• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIO DE DETERMINAÇÃO DO SIMBOLISMO DAS CASAS

No documento Astrologia Horária - Adonis Saliba - pdf (páginas 148-153)

Respostas dos Exercícios de Astrologia Horária

EXERCÍCIO DE DETERMINAÇÃO DO SIMBOLISMO DAS CASAS

Verificar no Dicionário de Regências das Casas. QUESTIONÁRIO 2

1. Mercúrio representa sempre um comunicador e alguém que gosta de conversar e ter respaldo para suas ideias. Não sabe ouvir muito. Admira, no entanto, a lógica e a inteligência, bem como a capacidade de ser versátil. Caso fosse Júpiter, teríamos alguém que gostaria de saber sobre as nossas filosofias e os nossos direcionamentos na vida; admiraria a nossa capacidade de falar em línguas estrangeiras, bem como ler uma visão global e cultural do mundo. Saturno, seria uma figura que nos cobraria responsabilidade, empenho e uma rotina impecável. Mas que também, admiraria nosso senso de organização e de aquisições ao longo da vida. Teria lido e relido o nosso currículo.

2. Vênus é um competidor impossível de se vencer no amor, portanto deve-se esperar que seja uma pessoa que atrai pelo charme, beleza, elegância e harmonia de relacionamento. Já, o Sol representa mais do que um amante, representa um elemento complementar de ego e vitalidade; deve-se considerar que é mais um troféu de vitória do que um par sentimental. O amante representado

149

pela Lua mostra um pessoa que gosta de proteger e dar apoio sentimental; alguém que lembra o passado ou as origens.

3. Câncer traz informações sobre doenças na área estomacal ou nos seios, mas psicologicamente, pode levar a doenças somatizadas por falta de apoio e insegurança. Libra, leva a problemas na área renal, mas psicologicamente, pode somatizar doenças originárias de mal relacionamento e carência afetiva que podem canalizar para os órgãos genitais. Aquário na sexta traz problemas circulatórios, hipertensão (por excesso de sal), psicologicamente, pode somatizar doenças que refletem a falta de liberdade, portanto levando-se a fobias.

4. Peixes representa um local de água e um terreno não firme ou um ambiente religioso ou hospitalar; pode simbolizar local de bebidas ou ligado a uma certa confusão. Gêmeos representa sempre um local aerado, alto, tais como colinas e quartos superiores; ambientes de brincar e ler. Virgem representa locais próximos ao chão e secos, aonde se faz armazenagem de alimentação; locais descampados, tais como trigais; ambientes de trabalho de rotina; escritórios.

5. Touro na décima sempre espelha a necessidade de se conseguir algo material com perseverança e paciência; delineia uma profissão que lembre harmonia, tranquilidade, mas com realizações concretas. Sagitário mostra que a pessoa tem de

150

desenvolver um trabalho que se baseie em situações culturais, editoriais e que tenham de fundo uma filosofia de vida ou religião; pede otimismo e muitas viagens. Áries pede atividade incessante e muitas decisões que levam a se iniciar projetos; não quer a rotina e precisa assessoria contínua para as suas determinações; precisa ser líder.

6. Marte demonstra que o candidato é agressivo com seus oponentes e acha que a luta e a batalha contra eles é a única forma de se ganhar uma eleição. Júpiter mostra uma pessoa baseada em princípios de justiça e honra e que quer mostrar um otimismo nos seus atos; tende a não ser realista.

7. Conjunção > ênfase; sextil > oportunidade; quadratura > dificuldade; trígono > facilidade; quincúncio > desajuste; oposição > confronto/ tensão.

8. A partir de 6 minutos de longitude zodiacal do aspecto partil.

9. Um aspecto em formação entre dois planetas,

antes que ocorra a oposição entre eles. Por exemplo, a Lua a 20°b e Marte a 25°SS!, estão formando uma quadratura antes de ocorrer a oposição, portanto tem-se uma quadratura aplicativa crescente. Essa quadratura, na questão horária, tende a trazer dificuldades futuras em assuntos relativos às bases ou família da pessoa representada por Marte. Isto porque, o planeta mais lento

151

ocupa como se fosse o ascendente e o outro toma conotações da casa em que cairia, nesse caso, a casa quatro.

10. Um aspecto em separação do ponto partil, após a oposição entre os dois planetas. Por exemplo, Júpiter em 15°^l e Marte em 18°T e ambos em movimento direto, ainda estão em orbe de um trígono, mas já passados do ponto partil e da oposição entre eles. Nesse caso, a pessoa representada por Júpiter recebeu (separativo) um favorecimento cultural ou por justiça (casa nove) de alguém decidido e impulsionador (Marte).

QUESTIONÁRIO 3

1. Lua fora de Curso é aquela que não forma mais nenhum aspecto ptolomaico futuro com outros planetas, antes de mudar de signo. A astrologia clássica disse que o fato da Lua não estar em curso nos signos de Touro, Câncer, Sagitário e Peixes não é tão negativa, mas de qualquer forma deve-se compreender que a Lua fora de curso sempre traz dificuldades na solução dos problemas. Ela normalmente inviabiliza a leitura do mapa horário. 2. Deve-se ver se há translação ou captação de luz ou

152

3. Oposição é um aspecto que gera confronto entre as partes, portanto gera tensão; indica normalmente uma necessidade de negociação e finalização. Quadratura define uma grande dificuldade de compreensão entre as partes; tende a gerar um luta desgastante e de perda para ambos os lados.

4. Deve-se entender a sociedade comercial em uma questão horária, como se fosse uma firma comercial, tendo o ascendente na casa 7 e a partir daí, por casas derivadas, teríamos os seguintes significados:

Casa 1 - A própria organização do negócio, a

situação e a atitude ao pessoal. Planetas que estão nesta casa tendem a ser os mais descritivos em relação a todo mapa. Por exemplo, Marte na 1 traz força e competitividade no negócio; Júpiter traria conotações de viagens e de despachos; Plutão simbolizaria mudança de proprietário ou mudanças profundas na situação geral.

Casa 2 - O orçamento; bens líquidos; ganhos e

poder de compra; pessoas que lidam com a área financeira.

Casa 3 - Telefone e comunicações, mensagens,

transportes e departamentos.

Casa 4 - A matriz e as propriedades, os

153

No documento Astrologia Horária - Adonis Saliba - pdf (páginas 148-153)

Documentos relacionados