• Nenhum resultado encontrado

1. (CESPE - 2015 – FUB) O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.

Isso mesmo. A CF estabelece nosso regime político como sendo um

Estado democrático de Direito, isso significa que o Estado deve obedecer às normas por ele criadas. Além disso, a CF diz que todo poder emana do povo e que os seus representantes devem ser eleitos (sistema representativo).

Gabarito: Certo.

2. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo) Não poderá ser objeto de deliberação a proposta de emenda constitucional tendente a abolir a forma federativa de governo, por se tratar de cláusula pétrea.

Meus alunos, a questão copia a letra da CF, utilizando-se, com o intuito de te confundir, a expressão “forma federativa de governo”, ao invés da maneira correta: “forma federativa de Estado”.

Gabarito: Errado.

3. (CESPE - 2014 - SUFRAMA - Agente Administrativo) O Poder Executivo federal é exercido pelo presidente da República e tem como um de seus fundamentos a soberania

Aí passou longe! Quem tem a soberania como um de seus fundamentos é a República Federativa do Brasil e não o Poder Executivo!

 Fundamentos - soberania; - cidadania

- dignidade da pessoa humana;

- valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

- pluralismo político.

Gabarito: Errado.

4. (CESPE - 2014 - TJ-CE - Analista Judiciário) Os fundamentos da República Federativa do Brasil incluem, entre outros, a dignidade da pessoa humana, o pluralismo político e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

A questão mistura, entre os fundamentos da República, um de seus objetivos. Dessa forma, vamos analisar os fundamentos da RFB, de acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 1º:

I - a soberania; II - a cidadania

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.

Já quanto aos objetivos fundamentais, vamos ao art. 3º da CF:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Gabarito: Errado.

5. (CESPE - 2014 – ANTAQ) A concessão de asilo político é princípio norteador das relações internacionais brasileiras, conforme expressa disposição do texto constitucional.

Vamos relembrar os princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais:

- Independência nacional - Autodeterminação dos povos - Não-Intervenção

- Igualdade entre os Estados

- Cooperação dos povos para o progresso da humanidade

- Prevalência dos direitos humanos

- Concessão de asilo político

- Defesa da paz

- Solução pacífica dos conflitos - Repúdio ao terrorismo e ao racismo

Gabarito: Certo.

6. (CESPE - 2014 - TJ-SE - Analista Judiciário) O pluralismo político traduz a liberdade de convicção filosófica e política, assegurando aos indivíduos, além do engajamento pluripartidário, o direito de manifestação de forma apartidária.

O pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, inserido na CF em seu art.1º, V. Além disso, como a questão trouxe, os cidadãos podem manifestar suas idéias, crenças e filosofias também de forma de apartidária.

Uma observação sobre um peguinha dessa questão: a questão não disse que uma pessoa pode se filiar a dois partidos, ok? O uso do termo “engajamento” é mais amplo e foi muito bem utilizado na questão.

Gabarito: Certo.

7. (CESPE - 2014 - TC-DF - Técnico de Administração Pública) Ao implementar ações que visem reduzir as desigualdades sociais e regionais e garantir o desenvolvimento nacional, os governos põem em prática objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil

A redução das desigualdades sociais e regionais e a garantia do desenvolvimento social estão inseridas nos objetivos fundamentais da RFB. Vamos relembrar todos os objetivos fundamentais estudados:

1 – Princípios ligados à independência nacional 2 – Princípios ligados à pessoa humana 3 – Princípios ligados à paz

- construir uma sociedade livre, justa e solidária;

- garantir o desenvolvimento nacional;

- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Gabarito: Certo.

8. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados – Consultor Legislativo) A democracia brasileira é indireta, ou representativa, haja vista que o poder popular se expressa por meio de representantes eleitos, que recebem mandato para a elaboração das leis e a fiscalização dos atos estatais.

A democracia brasileira é, na verdade, semidireta ou participativa. Isso significa que os representantes são eleitos pelo povo e elaboram

as políticas públicas. O PODER, dessa forma, é exercido diretamente

pelo povo e indiretamente pelos seus representantes. Relembrando:

 Democracia no Brasil: Semidireta ou participativa:

- o poder é exercido - Pelos representantes (indiretamente) E

- Pelo povo (diretamente)

Gabarito: Errado.

9. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados – Consultor Legislativo) A República Federativa do Brasil, constituída como Estado democrático de direito, visa garantir o pleno exercício dos direitos e garantias fundamentais, incluindo-se, entre seus fundamentos, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.

Objetivos fundamentais

• Sufrágio universal

• Voto direto, secreto e igualitário • Plebiscito

• Referendo

10. (CESPE - 2014 - SUFRAMA - Agente Administrativo) A CF propugna, de forma específica, a integração econômica, política, social e cultural do Brasil com os povos da América Latina.

A RFB rege-se, nas suas relações internacionais, por princípios previstos no art. 4º da CF. Assim, no parágrafo único do mesmo artigo, o texto constitucional nos traz a informação de que o Brasil buscará, de fato, a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, objetivando formar uma comunidade latino-americana de nações.

Atenção! O Brasil buscará essa integração com os povos da América LATINA e não da América do Sul, nem do MERCOSUL ou América.

Gabarito: Certo.

11. (CESPE - 2014 - CADE) Os valores sociais da livre iniciativa e a livre iniciativa são princípios da República Federativa do Brasil; o primeiro é um fundamento, e o segundo, um princípio geral da atividade econômica.

É isso aí! Encontramos o primeiro como um fundamento da RFB no art.

1º, IV da CF. Já a livre iniciativa, como princípio geral da atividade

econômica, está localizado no art. 170 da CF88. Gabarito: Certo.

12. (CESPE - 2014 - Polícia Federal – Nível Superior) A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, municípios e Distrito Federal (DF), adota a federação como forma de Estado.

A federação é a forma de Estado adotada no Brasil. Dessa forma, a

federação se baseia na descentralização de unidades autônomas, os

estados e municípios e uma unidade central, a União. O texto é quase a cópia do art. Art. 1º: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...)”.

Gabarito: Certo.

13. (CESPE - 2014 - Polícia Federal – Nível Superior) O estabelecimento pela CF de que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos seus termos, evidencia a adoção da democracia semidireta ou participativa.

É esse o conceito de democracia semidireta ou participativa. Os representantes são eleitos pelo povo e, através dos seus mandatos, elaboram as leis e demais políticas públicas. O art. 14 da CF nos diz como o povo exercerá diretamente o poder:

Gabarito: Certo.

14. (CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Civil) A República Federativa do Brasil rege-se em suas relações internacionais de acordo com o princípio da não intervenção.

A Constituição Federal elenca no art. 4º os princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais. Um deles é o princípio da não intervenção, que está ligado à independência nacional. Vamos relembrar os demais:

- Independência nacional - Autodeterminação dos povos - Não-Intervenção

- Igualdade entre os Estados

- Cooperação dos povos para o progresso da humanidade

- Prevalência dos direitos humanos - Concessão de asilo político

- Defesa da paz

- Solução pacífica dos conflitos - Repúdio ao terrorismo e ao racismo

1 – Princípios ligados à independência nacional 2 – Princípios ligados à pessoa humana 3 – Princípios ligados à paz • Sufrágio universal

• Voto direto, secreto e igualitário • Plebiscito

• Referendo

Os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil estão explícitos nos arts. 1º a 4º da Carta Magna.

A dignidade da pessoa humana está no rol dos fundamentos da

República (art. 1º). A construção de uma sociedade livre, justa e

solidária se encontra entre os objetivos (art. 3º). Por último, a prevalência dos direitos humanos está nos princípios que regem as relações internacionais do Brasil (art. 4º).

Gabarito: Certo.

16. (CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo) Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil incluem a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

A igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso é trazida na Constituição Federal no art. 7º, na parte que trata dos direitos sociais, portanto, não está no rol do art. 3º da CF.

Vamos relembrar os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

- construir uma sociedade livre, justa e solidária;

- garantir o desenvolvimento nacional;

- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Gabarito: Errado.

17. (CESPE - 2013 - TCE-RO - Auditor de Controle Externo) Violaria o princípio da separação de poderes norma da Constituição do Estado de Rondônia que determinasse que os conselheiros do TCE/RO fossem previamente aprovados pela assembleia legislativa do estado.

O princípio da separação dos poderes está calcado no sistema de freios e contrapesos, que determina que, apesar de serem independentes entre si, os poderes devem se contrabalancear, com o fim de evitar excesso e abuso de poder.

Objetivos fundamentais

Desse modo, a escolha dos conselheiros do TCE/RO ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado não ofende tal princípio, uma vez que os ministros do TCU são aprovados pelo legislativo federal. Assim, essa norma da CF foi repetida na CE.

Gabarito: Errado.

18. (CESPE - 2013 - MS - Administrador) Promover o bem de todos, erradicar a pobreza e garantir o desenvolvimento nacional são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil expressos no texto da Constituição Federal de 1988.

Os objetivos trazidos pela questão correspondem aos incisos IV, III e II do art. 3º, respectivamente. Vamos revisar:

- construir uma sociedade livre, justa e solidária;

- garantir o desenvolvimento nacional;

- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Gabarito: Certo.

19. (CESPE - 2013 - MS - Administrador) Com a promulgação da Emenda Constitucional n.º 73/2013, são considerados Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Tribunal de Contas.

A Emenda Constitucional n.º 73/2013 cria os Tribunais Regionais Federais da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões, ou seja, nada a ver!

O art. 2º da CF considera Poderes da União independentes e harmônicos entre si, apenas o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. O Tribunal de Contas é considerado órgão auxiliar do Poder Legislativo.

Objetivos fundamentais

O art. 60, §4º da CF estabelece quais são as cláusulas pétreas, ou seja, as normas constitucionais que não podem ser abolidas por meio de emenda constitucional. Tal vedação consiste em limitação material ao poder de reforma constitucional. A separação dos poderes consta neste rol, sendo inconstitucional proposta de EC que pretenda suprimi-la.

Gabarito: Certo.

21. (CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodoviário Federal) O mecanismo denominado sistema de freios e contrapesos é aplicado, por exemplo, no caso da nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), atribuição do presidente da República e dependente da aprovação pelo Senado Federal.

Eis um típico caso trazido pela Constituição (em seu art. 101, parágrafo único) que exemplifica perfeitamente o sistema de freios e contrapesos. Perceba que o STF é o mais alto Tribunal do Poder Judiciário, mas quem escolhe seus ministros é o Executivo (e o Legislativo ainda tem que aprovar). Assim como essas, existem uma série de “interferências” de um poder nos outros. É o sistema de freios e contrapesos agindo.

Gabarito: Certo.

22. (CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodoviário Federal) Decorre do princípio constitucional fundamental da independência e harmonia entre os poderes a impossibilidade de que um poder exerça função típica de outro, não podendo, por exemplo, o Poder Judiciário exercer a função administrativa.

O princípio da separação dos poderes é adotado pela CF. No entanto, esta separação não é rígida e absoluta. Cada Poder possui sua função típica, que predomina em suas atividades, mas também possui funções atípicas, excepcionalmente praticadas, mas plenamente possíveis.

A função administrativa do Poder Judiciário em relação aos seus órgãos é exemplo de função atípica do Judiciário, que possui como função típica o exercício da jurisdição.

Gabarito: Errado.

23. (CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodoviário Federal) No que se refere às relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se pelos princípios da

igualdade entre os Estados, da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e da concessão de asilo político, entre outros.

A Constituição estabelece dez princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Os três princípios citados na questão constam neste rol do art. 4º da CF.

Gabarito: Certo.

24. (CESPE - 2013 - MPU - Analista) A CF instituiu mecanismos de freios e contrapesos, de modo a concretizar-se a harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, como, por exemplo, a possibilidade de que o Poder Judiciário declare a inconstitucionalidade das leis.

A assertiva funciona como um típico exemplo do contrabalanceamento existente entre os Poderes, de modo a evitar excessos. Perceba que o legislativo é o responsável por editar as leis. No entanto, caso esse “extrapole” e edite uma lei que vá contra a Constituição, o Poder Judiciário pode retirá-la do ordenamento jurídico. Estão vendo que um poder equilibra o outro?

Gabarito: Certo.

25. (CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário) A República Federativa do Brasil rege-se, nas suas relações internacionais, pelos seguintes princípios: independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; e concessão de asilo político.

Questão perfeita! Literalidade do art. 4º da CF. Vamos relembrar:

- Independência nacional - Autodeterminação dos povos - Não-Intervenção

- Defesa da paz

- Solução pacífica dos conflitos - Repúdio ao terrorismo e ao racismo

Gabarito: Certo.

26. (CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental) O conceito de estado democrático do direito representa uma evolução do conceito de estado de direito e significa o Estado submetido a uma Constituição e aos valores nelas consagrados.

Um Estado que optou por ser democrático de direito tem como característica principal a obediência às suas leis, que serão elaboradas com a participação dos destinatários, ou seja, do povo. Assim, o Estado também deve obedecer às leis.

Gabarito: Certo.

27. (CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário) É fundamento da República Federativa do Brasil a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária é objetivo da República Federativa do Brasil e não fundamento. Vamos relembrar os demais objetivos, trazidos pelo art. 3º:

- construir uma sociedade livre, justa e solidária;

- garantir o desenvolvimento nacional;

- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

- promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Gabarito: Errado.

28. (CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Área Administrativa) A dignidade da pessoa humana e o pluralismo político são princípios fundamentais da República Federativa do Brasil.

Os dois princípios trazidos pela questão correspondem respectivamente aos incisos III e V do art. 1º da CF. Vamos revisar os demais fundamentos da RFB:

Objetivos fundamentais

3 – Princípios ligados à paz

 Fundamentos - soberania; - cidadania

- dignidade da pessoa humana;

- valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

- pluralismo político.

Gabarito: Certo.

29. (CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Área Administrativa) Embora a Federação seja um dos princípios fundamentais da CF, nada impede que o direito de secessão seja introduzido no ordenamento jurídico brasileiro por meio de emenda constitucional.

O direito de secessão ofende o princípio do federalismo, que não só está consagrado no art. 1º da CF, como também é considerado pelo art. 60, §4º como cláusula pétrea, constituindo assim uma limitação material de emenda à Constituição e não podendo ser suprimido.

Gabarito: Errado.

30. (CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária) São fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, o pluralismo político e a prevalência dos direitos humanos.

Os três primeiros citados encontram-se no rol do art. 1º, ou seja, são

fundamentos da RFB. No entanto, a prevalência dos direitos humanos se enquadra como princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais, rol trazido pelo art. 4º.

Gabarito: Errado.

31. (CESPE - 2013 - DPE-ES) A configuração constitucional do princípio da separação de poderes impede que o presidente da República legisle, ainda que no exercício de função atípica.

32. (CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo) A independência nacional, a defesa da paz e a concessão de asilo político são princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil.

A questão aborda o art. 4º da CF. Os três princípios citados correspondem aos incisos I, VI e X, respectivamente. Vamos revisar os demais princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais:

- Independência nacional - Autodeterminação dos povos - Não-Intervenção

- Igualdade entre os Estados

- Cooperação dos povos para o progresso da humanidade

- Prevalência dos direitos humanos - Concessão de asilo político

- Defesa da paz

- Solução pacífica dos conflitos - Repúdio ao terrorismo e ao racismo

Gabarito: Certo.

33. (CESPE - 2013 - DPE-ES) Entre os princípios que regem as relações internacionais do Brasil incluem-se a solução dos conflitos mediante intervenção militar e a não concessão de asilo político.

A intervenção militar e a não concessão de asilo político não fazem parte do rol dos princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. É justamente o contrário! O correto seria não intervenção e concessão de asilo político!

Gabarito: Errado.

34. (CESPE - 2013 - DPE-ES) A República, a democracia, a federação e a dignidade da pessoa humana constituem princípios fundamentais expressos na CF.

A República, a democracia e a federação estão previstos no caput do art. 1º da CF. A dignidade da pessoa humana, por sua vez, está elencado nos fundamentos da República, inciso III do mesmo dispositivo. 1 – Princípios ligados à independência nacional 2 – Princípios ligados à pessoa humana 3 – Princípios ligados à paz

Gabarito: Certo.

35. (CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa) A República, a democracia, a federação, o parlamentarismo e os direitos humanos são princípios fundamentais expressos na atual Constituição brasileira.

Apesar de República, democracia, federação e direitos humanos estarem presentes como princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, o parlamentarismo não é adotado no Brasil, que, por sua vez, é um Estado presidencialista.

Gabarito: Errado.

36. (CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa) A intervenção humanitária e a proibição de concessão de asilo político são princípios constitucionais que regem o Brasil nas suas relações internacionais.

Dentre os princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais estão a não intervenção e a concessão de asilo político. Gabarito: Errado.

37. (CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Área Judiciária) A garantia do desenvolvimento nacional consiste em fundamento da República Federativa do Brasil.

A garantia do desenvolvimento nacional é um dos objetivos fundamentais e não um fundamento da RFB. Atenção!

Gabarito: Errado.

38. (CESPE - 2012 - PC-CE - Inspetor de Polícia) O Brasil adota a forma de governo, de acordo com o princípio republicano, em que o acesso aos cargos públicos em geral é franqueado àqueles que preencham as condições de

a moralidade para exercício do mandato e a normalidade e legitimidade das eleições. Alguém se lembrou da Lei da Ficha Limpa aí? Gabarito: Certo.

39. (CESPE - 2012 - MP - Analista de Infraestrutura) São fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e a autodeterminação dos povos.

A questão bem que tentou, mas não conseguiu nos enganar! A autodeterminação dos povos é um princípio que rege o Brasil nas relações internacionais e não um fundamento da RFB.

Gabarito: Errado.

40. (CESPE - 2012 - MP - Analista de Infraestrutura) Os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF) designam as características mais essenciais do Estado brasileiro.

Isso aí!! Adorei essa questão, que poderia ser resolvida com o simples raciocínio! Um princípio é o “início”, a “base”, o “ponto de partida” ou, como a questão disse, “as características mais essenciais” do Brasil. Gabarito: Certo.

41. (CESPE - 2012 - MP - Analista de Infraestrutura) O princípio da separação dos Poderes adotado no Brasil pode ser caracterizado como rígido, uma vez que todos os Poderes da República exercem apenas funções típicas

A separação dos poderes no Brasil é relativa. Isso significa que cada poder exerce sua função típica e também funções atípicas (ou seja, funções típicas de outros poderes).

Gabarito: Errado.

42. (CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio) Os princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais incluem a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e a concessão de asilo político.

Isso aí! Vamos revisar os princípios que regem o Brasil nas suas

Documentos relacionados