• Nenhum resultado encontrado

QUESTÃO 110: PGE - RO - Procurador do Estado Substituto [FCC] - 01/05/2011.

Como preconizado pelo Código de Processo Civil, se o autor requerer na peça inicial a citação pelo correio ela poderá ser normalmente realizada

a) nas ações de estado.

b) quando for ré a Fazenda Pública do Estado de Rondônia. c) quando for ré empresa pública.

d) nos processos de execução. e) quando for ré pessoa incapaz.

QUESTÃO 111: TJ - PE - Juiz Substituto [FCC] - 27/03/2011. No tocante às nulidades processuais, é INCORRETO afirmar:

a) Sob pena de preclusão, a nulidade dos atos processuais deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte manifestar-se nos autos, mesmo quando deva o juiz decretá-la de ofício.

b) Em ação na qual haja interesse de incapaz, a não intervenção do Ministério Público acarreta a nulidade do processo.

c) Pelo princípio da instrumentalidade das formas, realizado o ato processual de modo diverso ao previsto em lei, sem nulidade estabelecida, o juiz terá tal ato como válido se alcançar sua finalidade.

d) Ao pronunciar a nulidade, o juiz declarará os atos atingidos, ordenando as providências necessárias para que sejam repetidos ou retificados.

e) São nulas as citações e intimações, quando feitas sem observância das prescrições legais.

QUESTÃO 112: TRE - RN - Analista Judiciário – Administrativa [FCC] - 06/02/2011.

feira) receberam oficial de justiça para citá-los em ação ordinária de cobrança. Neste caso, em regra, o oficial de justiça

a) deverá citá-los normalmente, não havendo impedimento legal.

b) não poderá citá-los, tendo em vista que o casal contraiu matrimônio ontem. c) deverá citá-los, mas fornecerá prazo de quarenta e oito hora para assinatura do mandato.

d) só poderá citá-los se decorreram vinte e quatro horas da cerimônia matrimonial, tendo em vista a proteção legal existente no Código de Processo Civil.

e) só poderá citá-los se decorreram doze horas da cerimônia matrimonial, tendo em vista a proteção legal existente no Código de Processo Civil.

QUESTÃO 113: TRT 22ª - Analista Judiciário – Judiciário [FCC] - 14/11/2010.

A carta precatória

a) poderá ser dirigida a cumprimento por juiz subordinado ao que a expediu ou a autoridade judiciária estrangeira.

b) não poderá ser apresentada a juízo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato, pois não tem caráter itinerante.

c) que tiver por objeto exame pericial sobre documento deverá ser instruída com cópia deste, ficando nos autos o original.

d) não poderá em nenhuma situação ser recusada pelo juízo deprecado, ainda que através de despacho motivado.

e) poderá ser transmitida por telefone, havendo urgência, entre o escrivão do juízo deprecante e o do juízo deprecado.

QUESTÃO 114: TRT 8ª - Analista Judiciário – Judiciário [FCC] - 24/10/2010.

A citação poderá ser feita pelo correio a) quando o réu for pessoa incapaz. b) nas ações de estado.

c) quando o réu for pessoa jurídica de direito público. d) quando o réu residir em outra comarca do país. e) nos processos de execução.

QUESTÃO 115: TRT 9ª - Téc- Judiciário – Administrativa [FCC] - 25/07/2010.

Os atos processuais que devam ser cumpridos no exterior, em outra comarca ou por juiz subordinado a tribunal, serão requisitados, respectivamente, através de carta

a) rogatória, carta precatória e carta de ordem. b) precatória, carta rogatória e carta de ordem. c) de ordem, carta precatória e carta rogatória. d) rogatória, carta de ordem e carta precatória. e) de ordem, carta rogatória e carta precatória.

QUESTÃO 116: TRF 4ª Região - Técnico Judiciário – Administrativa [FCC] - 17/04/2010.

Considere as seguintes assertivas a respeito da citação:

I. Não se fará a citação aos noivos, salvo para evitar o perecimento do direito, nos sete primeiros dias de bodas, incluindo o dia das núpcias.

II. A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.

III. Quando, por duas vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família de que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

IV. Para a validade do processo é indispensável a citação inicial do réu. O comparecimento espontâneo do réu supre, entretanto, a falta de citação.

De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que consta APENAS em

a) II, III e IV. b) I, II e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) I e IV.

QUESTÃO 117: TRE - AM – Administrativa [FCC] - 31/01/2010. Considere as assertivas abaixo a respeito das cartas.

I. Cumprida a carta, será devolvida ao juízo de origem, no prazo de 30 dias, mediante traslado e pagamento das custas pela parte.

II. A carta tem caráter itinerante; antes ou depois de Ihe ser ordenado o cumprimento, poderá ser apresentada a juízo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato.

III. Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este será remetido em cópia fotográfica de alta resolução, ficando nos autos o documento original.

IV. A carta de ordem, carta precatória ou carta rogatória pode ser expedida por meio eletrônico, situação em que a assinatura do juiz deverá ser eletrônica, na forma da lei.

De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II e IV. d) III e IV. e) II, III e IV.

QUESTÃO 118: TRE - AM – Judiciária [FCC] - 31/01/2010. Com relação as nulidades é INCORRETO afirmar:

a) Quando a lei prescrever determinada forma, sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.

b) O erro de forma do processo acarreta a nulidade absoluta de todos os atos nele praticado em razão da inobservância legal pré-determinada, sendo vedado o aproveitamento de atos.

c) Em regra, a nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.

d) Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras, que dela sejam independentes.

e) Se o processo em que deva intervir tiver corrido sem conhecimento do Ministério Público o juiz o anulará a partir do momento em que o órgão devia ter sido intimado.

QUESTÃO 119: TRT - 7ª Região - Analista Judiciário – Administrativa [FCC] - 11/10/2009.

O despacho que ordenar a citação se prolatado por juiz

a) incompetente, constitui em mora o devedor e suspende prescrição. b) competente, constitui em mora o devedor e suspende a prescrição.

c) competente ou incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.

d) incompetente, constitui em mora o devedor mas não interrompe a prescrição.

e) competente, não constitui em mora o devedor mas suspende a prescrição. QUESTÃO 120: TJ - PI - Analista Judiciário – Administrativa [FCC] - 06/09/2009.

Manifestação do princípio do contraditório, a citação constitui o ato de integração do réu na relação processual e sua validade é essencial para possibilitar a regularidade da prestação jurisdicional. Por tal razão, deve ser a) realizada, ainda que o réu se encontre gravemente doente.

b) dirigida pessoalmente ao réu, apenas.

c) realizada, ainda que o oficial de justiça constate ser o réu demente.

legalmente autorizado.

e) realizada, ainda que no dia do falecimento do cônjuge do réu.

QUESTÃO 121: TJ - PI - Analista Judiciário – Administrativa [FCC] – 06/09/2009.

É correto afirmar que a intimação aos advogados das partes a) não precisa ser realizada quando houver revelia.

b) pode ser realizada através do órgão oficial, sempre.

c) deve ser feita pessoalmente, em caso de antecipação da audiência. d) pode ser dispensada, a critério do juiz.

e) não se faz necessária no procedimento sumário.

QUESTÃO 122: TJ - SE - Técnico Judiciário – Judiciária [FCC] – 23/08/2009.

Com relação a citação podemos afirmar que começa a correr o prazo, da data a) da sua publicação, se a citação for por edital.

b) do cumprimento do mandado, se a citação for por oficial de justiça. c) da citação pessoal de cada réu, se houver vários.

d) do carimbo do correio, se a citação for por carta.

e) de juntada aos autos devidamente cumprida, se a citação for por carta precatória.

QUESTÃO 123: MPE - SE - Técnico do Ministério Público – Administrativa [FCC] – 19/04/2009.

Se o processo tramita perante Tribunal de Justiça, o ato processual, cuja execução deva ser feita por Juiz de Comarca do interior do Estado, deve ser requisitado através de carta

a) simples. b) registrada. c) precatória. d) rogatória.

e) de ordem.

QUESTÃO 124: DPE - MA - Defensor Público [FCC] – 29/03/2009. A citação poderá ser feita pelo correio, para qualquer comarca do País

a) quando o autor residir em local não atendido pela entrega domiciliar de correspondência.

b) quando for ré pessoa incapaz.

c) quando for ré pessoa de direito público. d) nos processos de execução.

e) nas ações de estado.

QUESTÃO 125: TRT - SP - Analista Judiciário – Judiciária [FCC] – 16/11/2008.

Numa ação ordinária movida contra cinco réus, Paulo foi pessoalmente citado por oficial de justiça, tendo o mandado de citação sido juntado aos autos em 10/09/2005; Pedro foi citado por edital, cujo prazo se expirou em 10/10/2005; João foi citado por carta rogatória, juntada aos autos em 13/11/2005; José foi citado por carta precatória, juntada aos autos em 15/11/ 2005; e Luiz foi citado pelo correio, tendo o aviso de recebimento sido juntado aos autos em 20/11/2005. O prazo para contestação em relação a Paulo começou a correr da data da juntada aos autos

a) da carta precatória expedida para citação de José. b) da carta rogatória expedida para citação de João.

c) do mandado da sua citação pessoal por oficial de justiça. d) do aviso de recebimento da carta de citação de Luiz. e) do decurso do prazo do edital de citação de Pedro.

QUESTÃO 126: DPU - Agente Administrativo [CESPE] - 30/05/2010. Artur, representado por sua mãe, ajuizou ação de investigação de paternidade em face de Pedro, seu suposto pai, declinando na inicial a qualificação e o endereço residencial do réu.

a) por meio eletrônico. b) pelo correio.

c) pessoalmente. d) com hora certa. e) por edital.

QUESTÃO 127: OAB - Exame de Ordem 2010-1 [CESPE] - 13/06/2010. Com relação aos atos processuais, assinale a opção correta.

a) Comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade da citação e sendo esta decretada, será considerada feita a citação na data em que for juntado aos autos o mandado de nova citação, devidamente cumprido, com os requisitos legais.

b) São requisitos da citação por edital, entre outros, a determinação, pelo juiz, do prazo, que variará entre vinte e quarenta dias, a partir da data da primeira publicação.

c) Tratando-se de ações de estado, a citação será feita pelo correio, nas localidades atendidas pela entrega domiciliar de correspondência.

d) Para a fixação do termo inicial da contagem de prazo processual, se a comunicação for feita por edital, o prazo para a prática do ato processual terá início a partir do termo final do prazo previsto no próprio edital para aperfeiçoamento da citação.

QUESTÃO 128: TJ - ES - Analista Judiciário 2 – Administrativa [CESPE] - 03/04/2011.

Para a validade do processo, é indispensável a intimação inicial do réu, a qual, mesmo ordenada por juiz incompetente, tornará prevento o juízo e interromperá a prescrição.

QUESTÃO 129: OAB - Exame de Ordem 2009-2 [CESPE] – 13/09/2009. São modalidades de citação ficta

a) a citação por via postal e a citação por edital. b) a citação com hora certa e a citação por edital.

c) a citação por oficial de justiça e a citação por meio eletrônico. d) a citação com hora certa e a citação por oficial de justiça.

QUESTÃO 130: TRT 17-ª Região - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 19/04/2009.

Em que pese a citação válida ser essencial para o desenvolvimento regular do processo, é possível que seja suprida a sua falta ou nulidade.

QUESTÃO 131: OAB - SP - 137º Exame de Ordem [CESPE] – 11/01/2009.

A interrupção da prescrição operada em razão da citação válida é o efeito material dessa espécie de comunicação dos atos processuais, o qual

a) não retroage.

b) retroage à data do despacho que ordena a citação. c) retroage à data da propositura da ação.

d) retroage à data da propositura da ação somente se o réu contestar.

QUESTÃO 132: OAB - SP - 136º Exame de Ordem [CESPE] – 14/09/2008.

Nas ações de estado, a citação pelo correio é inadmissível.

QUESTÃO 133: PGE- ES - Procurador do Estado de 1ª Categoria [CESPE] – 27/04/2008.

A respeito dos atos processuais, julgue os itens subseqüentes

Em se tratando de nulidade absoluta, o juiz é obrigado a declará-la, salvo quando o mérito possa ser decidido em favor da parte que aproveite a declaração de nulidade.

QUESTÃO 134: PGE- ES - Procurador do Estado de 1ª Categoria [CESPE] – 27/04/2008.

A citação ficta ocorre quando a parte requerida toma ciência da propositura da ação por meio de ficção legal, na pessoa de seu representante legal com poderes para representá-la judicialmente ou por edital. Nos demais casos, considera-se a citação como pessoal.

Documentos relacionados