• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS

No documento Direito Constitucional (páginas 24-35)

1. (CESPE - AC /TCE-PR/Administração/2016) Tratados e convenções internacionais recepcionados pela República Federativa do Brasil, em geral, têm status equivalente ao das emendas constitucionais.

Cuidado ao ler rápido uma questão! Os tratados e convenções internacionais recepcionados pela República Federativa do Brasil, em

geral, têm status equivalente às leis ordinárias. Somente os tratados

internacionais que versem sobre direitos humanos e que forem

aprovados pelas duas Casas do Congresso Nacional por 2 turnos e 3/5

dos votos é que possuem status de Emenda à Constituição. Gabarito: Errado.

2. (CESPE – AJ/TRE PI/Judiciária/2016) Por constituírem direitos relativos às pessoas naturais, os direitos e garantias fundamentais não são extensíveis às pessoas jurídicas.

Negativo! Os direitos fundamentais se aplicam a TODOS os brasileiros e

estrangeiros, residentes ou não no Brasil. Aplicam-se a pessoas físicas

e jurídicas, ao Estado e nas relações entre particulares.

Gabarito: Errado.

3. (CESPE – AJ/TRE PI/Judiciária/2016) Enquanto os direitos civis e políticos se baseiam em abstenções por parte do Estado, os direitos sociais pressupõem prestações positivas do Estado.

Isso aí! Os direitos de 1ª geração são chamados de liberdades

negativas, pois são uma limitação ao poder de ação do Estado. Já os

direitos de 2ª geração são chamados de liberdades positivas justamente porque implicam um dever de agir do Estado.

Gabarito: Certo.

4. (CESPE – AJ/TRE PI/Judiciária/2016) De acordo com o STF, um direito fundamental constitucionalmente previsto possui caráter absoluto e se sobrepõe a eventual interesse público.

A maior parte da doutrina diz que os direitos fundamentais não são

absolutos, podendo haver limitações quando um direito fundamental entra em confronto com outro.

  www.pontodosconcursos.com.br  |  Prof. Roberto Troncoso    25

Gabarito: Errado.

5. (CESPE - ATA/DPU/2016) Para que direitos e garantias expressos em tratados internacionais ratificados pelo Brasil sejam formalmente reconhecidos no sistema jurídico brasileiro, é necessária a aprovação de cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.

Pegadinha! Essas exigências (aprovação em 2 turnos por 3/5 dos votos)

só servem para que o Tratado Internacional tenha validade de Emenda

à Constituição. Caso contrário, o Tratado segue o trâmite normal de

aprovação. Além disso, não é qualquer tratado internacional... ele tem que ser sobre direitos humanos.

Gabarito: Errado.

6. (CESPE - TJ /TRE PI/Administrativa/2016) A doutrina moderna classifica os direitos civis e políticos como direitos fundamentais de primeira geração.

Isso mesmo. As liberdades públicas, os direitos civis e políticos são direitos de 1ª geração.

 Direitos de 1ª Geração - Liberdade

- Liberdades negativas - Pressupõem uma não ação do Estado - Liberdades públicas e direitos políticos

- Direitos individuais

- Contexto histórico: Liberalismo

Gabarito: Certo.

7. (CESPE - TJ /TRE PI/Administrativa/2016) Os direitos sociais, econômicos e culturais são, atualmente, classificados como direitos fundamentais de terceira geração.

Os direitos sociais, econômicos e culturais são direitos de 2ª geração, e não de 3ª, como afirma a questão.

 Direitos de - Igualdade

2ª Geração - Direitos sociais (trabalhadores, educação, saúde, moradia...) - Direitos culturais e econômicos

- Liberdades positivas: o Estado tem que agir - Contexto histórico: Revolução industrial

8. (CESPE - TJ /TRE PI/Administrativa/2016) O direito ao meio ambiente equilibrado e o direito à autodeterminação dos povos são exemplos de direitos classificados como de segunda geração.

Esses são direitos de 3ª geração, que se referem a direitos difusos.

 Direitos de - Fraternidade / Solidariedade 3ª Geração - Diretos Difusos

- Meio ambiente, consumidores...

Gabarito: Errado.

9. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo) As cláusulas pétreas existentes na CF estão dispostas apenas em seu artigo quinto, referente aos direitos e às garantias fundamentais.

Excelente questão! Você deve se lembrar de que os direitos e garantias fundamentais não estão dispostos apenas no art. 5º da Constituição Federal, mas sim em todo o seu texto. Dessa forma, não é apenas o art. 5º que é uma cláusula pétrea. Como exemplo, temos o princípio da anterioridade eleitoral (art. 16) e o da anterioridade tributaria (art. 150, III, b).

Gabarito: Errado.

10. (CESPE - 2014 - TJ-SE - Analista Judiciário) A historicidade, como característica dos direitos fundamentais, proclama que seu conteúdo se modifica e se desenvolve de acordo com o lugar e o tempo. Por isso, os direitos fundamentais podem surgir e se transformar.

De fato, a historicidade é uma das características dos DGF. Segundo ela, tais direitos são criados e modificados ao longo do tempo, surgindo com o cristianismo e evoluindo e acompanhando o desenvolvimento e as revoluções da sociedade, até os dias atuais.

Gabarito: Certo.

11. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Agente de Polícia Legislativa) Os direitos e garantias individuais previstos na CF têm caráter absoluto.

Uma das principais características dos direitos fundamentais é a sua limitabilidade. Desse modo, essa característica garante que os direitos

fundamentais não são absolutos, sendo possível a aplicação de

  www.pontodosconcursos.com.br  |  Prof. Roberto Troncoso    27

Gabarito: Errado.

12. (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo) Historicamente, os direitos fundamentais de primeira dimensão pressupõem dever de abstenção pelo Estado, ao contrário dos direitos fundamentais de segunda dimensão, que exigem, para sua concretização, prestações estatais positivas.

É isso mesmo! Os direitos fundamentais de primeira dimensão ou

geração criam uma barreira contra as ações injustas do Estado. Dessa

forma nasceram as chamadas liberdades negativas (o Estado não pode agir para que seja assegurado o direito).

Já os direitos fundamentais de segunda geração, que surgem no período

da Revolução Industrial, demandam do Estado um dever de agir em prol

da melhoria de vida das pessoas, ou também conhecidas como as prestações positivas (o Estado deve agir para que sejam assegurados os direitos do trabalhador, por exemplo).

Gabarito: Certo.

13. (CESPE - 2014 - Instituto Rio Branco - Diplomata) O catálogo de direitos fundamentais na CF inclui, além dos direitos e garantias expressos em seu texto, outros que decorrem do regime e dos princípios por ela adotados, ou de tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

Essa questão é praticamente a cópia do art. 5º, § 2º, da CF. Esse comando nos diz que o rol dos direitos e garantias fundamentais não é taxativo, podendo ser incluídos novos DGF.

Gabarito: Certo.

14. (CESPE - 2014 - SUFRAMA - Nível Superior) O direito à vida, assim como todos os demais direitos fundamentais, é protegido pela CF de forma não absoluta.

Correto! Quando falamos a respeito de direitos e garantias

fundamentais devemos lembrar que eles não são absolutos. Assim,

existirão adaptações que garantam o equilíbrio entre um direito fundamental e outro, sendo sempre norteados pelo princípio da harmonização.

15. (CESPE - 2014 - SUFRAMA - Nível Superior) Os direitos previstos na CF alcançam tanto as pessoas naturais, brasileiras ou estrangeiras, no território nacional, como as pessoas jurídicas.

É isso aí! Tanto os brasileiros quanto os estrangeiros, tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas possuem direitos fundamentais. Lembre-se, no entanto, que eles não são aplicados a todas essas pessoas na mesma proporção. Vamos relembrar:

• Universalidade – destinam-se a TODOS os seres humanos, sem qualquer forma de distinção ou discriminação.

 Abrangência:

 Todos os brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no Brasil  Pessoa Física, Jurídica e Estado

o Ex: direito de propriedade

 Existem direitos fundamentais direcionados somente ao Estado o Ex: requisição administrativa

 Direitos fundamentais aplicam-se também nas relações entre particulares o Ex: trabalhador, danos morais

Gabarito: Certo.

16. (CESPE - 2014 - PM-CE - Oficial da Polícia Militar) Segundo a doutrina majoritária, os direitos fundamentais de terceira geração, também denominados de direitos de fraternidade ou de solidariedade, caracterizam-se por se destinarem à proteção de direitos transindividuais.

Os direitos de terceira geração, ou de terceira dimensão surgiram no período pós-Grande Guerra e são conhecidos como aqueles direitos que ultrapassam o indivíduo. De fato, envolvem temas como o meio

ambiente, comunicação, direitos relacionados à fraternidade e

solidariedade.

Gabarito: Certo.

17. (CESPE - 2014 - TJ-SE - Técnico Judiciário) Os direitos fundamentais têm o condão de restringir a atuação estatal e impõem um dever de abstenção, mas não de prestação

No que diz respeito às gerações de direitos fundamentais, podemos afirmar que esses direitos têm o propósito de restringir a atuação abusiva do Estado. É o que chamamos de liberdades negativas. No entanto, quando relembramos os direitos de segunda geração, podemos

  www.pontodosconcursos.com.br  |  Prof. Roberto Troncoso    29

afirmar que estes requerem uma ação do Estado, ou seja, situações nas quais o Estado deve agir / prestar / assegurar os direitos fundamentais. Gabarito: Errado.

18. (CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo) Embora a CF estabeleça como destinatários dos direitos e garantias fundamentais tanto os brasileiros quanto os estrangeiros residentes no país, a doutrina e o STF entendem que os estrangeiros não residentes (como os que estiverem em trânsito no país) também fazem jus a todos os direitos, garantias e ações constitucionais previstos no art. 5.o da Carta da República.

O único erro está na palavra “todos”. De fato, a regra é que os direitos e garantias fundamentais se aplicam aos brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no país. No entanto, nem todos os direitos do art. 5º se aplicam aos estrangeiros. Querem um exemplo? A ação popular é um instituto do qual somente os cidadãos brasileiros podem lançar mão. Gabarito: Errado.

19. (CESPE - 2012 - TJ-AL - Cargos de Nível Superior) O regime jurídico das liberdades públicas protege as pessoas naturais brasileiras e as pessoas jurídicas constituídas segundo a lei nacional, às quais são garantidos os direitos à existência, à segurança, à propriedade, à proteção tributária e aos remédios constitucionais, direitos esses que não alcançam os estrangeiros em território nacional.

Os estrangeiros residentes em território nacional estão expressamente protegidos pelas normas fundamentais da Constituição (veja no caput do art. 5º). Apesar de a Constituição ser omissa em relação aos estrangeiros não residentes no país, o entendimento jurisprudencial é que os mesmos também são titulares de direitos e garantias fundamentais, no que for possível.

Gabarito: Errado.

20. (CESPE - 2012 - TJ-AL - Cargos de Nível Superior) As normas que consubstanciam os direitos fundamentais democráticos e individuais são de eficácia e aplicabilidade mediata.

O §1º do art. 5º diz que “as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata”.

Gabarito: Errado.

21. (CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico) Os direitos fundamentais cumprem a função de direito de defesa dos cidadãos, sob dupla perspectiva, por serem normas de competência negativa para os poderes públicos, ou seja, que não lhes permitem a ingerência na esfera jurídica individual, e por implicarem um poder, que se confere ao indivíduo, não só para que ele exerça tais direitos positivamente, mas também para que exija, dos poderes públicos, a correção das omissões a eles relativas.

É isso mesmo! Os direitos fundamentais consistem na limitação do

poder do Estado de interferir na vida das pessoas, e ao mesmo tempo

conferem prerrogativas aos particulares de pleitearem ações Estatais

que contemplem seus direitos. Gabarito: Certo.

22. (CESPE - 2011 - TJ-PB - Juiz) A jurisprudência do STF reconhece que os estrangeiros, mesmo os não residentes no país, são destinatários dos direitos fundamentais consagrados pela CF, sem distinção de qualquer espécie em relação aos brasileiros. No mesmo sentido, as pessoas jurídicas são destinatárias dos direitos e garantias elencados na CF, na mesma proporção das pessoas físicas.

Muito boa essa questão! Realmente, a regra é que os direitos e garantias fundamentais se aplicam aos brasileiros e aos estrangeiros. No entanto, alguns direitos fundamentais não se aplicam aos estrangeiros, por exemplo, a ação popular.

Da mesma forma, os direitos e garantias fundamentais se aplicam às pessoas físicas, jurídicas, nacionais e estrangeiras. No entanto, alguns não são aplicados às pessoas jurídicas, por exemplo a liberdade.

Gabarito: Errado.

23. (MPE-PR - 2011 - MPE-PR - Promotor de Justiça) Quando houver conflito entre dois ou mais direitos e garantias fundamentais, o operador do direito deve interpretá-los de forma a coordenar e combinar os bens jurídicos em dissenso, evitando o sacrifício total de uns em relação aos outros, realizando uma redução proporcional do âmbito de alcance de cada qual, de forma a conseguir uma aplicação harmônica do texto constitucional.

  www.pontodosconcursos.com.br  |  Prof. Roberto Troncoso    31

O item está perfeito. Os direitos fundamentais não podem ser suprimidos. Assim, quando houver conflito entre dois ou mais direitos, o aplicador do direito deve encontrar uma interpretação que equilibre os direitos em confronto, se utilizando do princípio da harmonização. Gabarito: Certo.

24. (MPE-PR - 2011 - MPE-PR - Promotor de Justiça) De acordo com autorizada doutrina, os interesses transindividuais se inscrevem entre os direitos denominados de primeira geração;

Os direitos de primeira geração são os direitos relacionados à liberdade. Os direitos transindividuais (que ultrapassam o indivíduo) são relacionados à fraternidade e são direitos de terceira geração.

Gabarito: Errado.

25. (MPE-PR - 2011 - MPE-PR - Promotor de Justiça) Em regra, as normas que definem os direitos fundamentais democráticos e individuais são de eficácia e aplicabilidade imediata.

Nem todos os direitos fundamentais são normas de eficácia plena. Lembrando que existem direitos e garantias fundamentais inseridos nos três tipos de normas: plena, contida e limitada. No entanto, em regra, eles possuem sim eficácia imediata. Além disso, a CF estabelece que: “art. 5º § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata”.

Gabarito: Certo.

26. (CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) As pessoas jurídicas de direito privado ou público são destinatárias dos direitos e garantias fundamentais compatíveis com sua natureza.

Os direitos e garantias fundamentais são universais. Dessa forma, se aplicam a todas as pessoas, nacionais ou estrangeiras, físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, de acordo a sua natureza. Como exemplo, existem alguns direitos aplicados somente às pessoas físicas, como a vida e a liberdade. Já outros direitos são aplicados somente aos nacionais, como a ação popular.

27. (CESPE - 2011 - STM - Técnico Judiciário - Segurança) Os direitos e as garantias expressos na Constituição Federal de 1988 (CF) excluem outros de caráter constitucional decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, uma vez que a enumeração constante no artigo 5.º da CF é taxativa.

A lista de direitos e garantias fundamentais (DGF) constante no art. 5º é exemplificativa. Assim, existem outros DGF esparramados no texto da Constituição. Como exemplo, o princípio da anterioridade eleitoral do art. 16. Além disso, os DGF podem estar implícitos no texto constitucional. Observe o art. 5º, § 2º: “Os direitos e garantias

expressos nesta Constituição NÃO EXCLUEM outros decorrentes do

regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.”

Gabarito: Errado.

28. (CESPE - 2011 - STM - Cargos de Nível) As liberdades individuais garantidas na Constituição Federal de 1988 não possuem caráter absoluto.

A maior parte da doutrina diz que os direitos fundamentais não são

absolutos, podendo haver limitações quando um direito fundamental entra em confronto com outro. Exemplo: direito de propriedade vs direito de desapropriação do Estado; direito à intimidade vs liberdade de expressão...

Gabarito: Certo.

29. (CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) O exercício dos direitos e garantias fundamentais está sujeito aos prazos prescricionais previstos na CF e no Código Civil brasileiro.

Os direitos e garantias fundamentais são imprescritíveis, assim, eles jamais serão perdidos caso não sejam usados. Vamos recordar as demais características dos direitos fundamentais.

  www.pontodosconcursos.com.br  |  Prof. Roberto Troncoso    33 • Historicidade – possuem caráter histórico, passando pelas diversas revoluções e chegando aos dias de hoje.

• Universalidade – destinam-se a TODOS os seres humanos, sem qualquer forma de distinção ou discriminação.

 Abrangência:

 Todos os brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no Brasil  Pessoa Física, Jurídica e Estado

o Ex: direito de propriedade

 Existem direitos fundamentais direcionados somente ao Estado o Ex: requisição administrativa

 Direitos fundamentais aplicam-se também nas relações entre particulares o Ex: trabalhador, danos morais

• Limitabilidade – os direitos fundamentais não são absolutos, podendo haver limitações quando um direito fundamental entra em confronto com outro.

 Não podem ser simplesmente suprimidos se houver conflito, pode apenas ser reduzida a eficácia

o Princípio da harmonização

 Nenhum Direito Fundamental é absoluto (maioria da doutrina)

 OBS: Gilmar Mendes: a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA apresenta-se alheia a qualquer outro confronto com outro princípio ou regra, em face da necessária interpretação de sua colisão somente consigo própria. Nessa medida, tem-se a dignidade

da pessoa humana como princípio de hierarquia SUPRACONSTITUCIONAL

• Concorrência – podem ser exercidos cumulativamente • Imprescritibilidade – não são perdidos se não forem usados.

• Irrenunciabilidade– eles podem não ser exercidos, mas nunca poderão ser renunciados.  Renúncia Temporária dos direitos fundamentais: Cabe

 Pode renunciar direito à intimidade e à vida privada, desde que não ofenda a dignidade da pessoa humana

o Ex: reality shows

• Inalienabilidade – não podem ser vendidos, são indisponíveis e não possuem conteúdo econômico-patrimonial.

• Aplicabilidade imeditada – art. 5o, §1o:“as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata”.

 Não tem nada a ver com normas de eficácia PLENA

 Lembrando: Existem direitos e garantias nos 3 tipos de normas (plena, contida e LTDA)

Características dos direitos e garantias fundamentais

 

30. (CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscópico) A característica de relatividade dos direitos fundamentais possibilita que a própria Constituição Federal de 1988 (CF) ou o legislador ordinário venham a impor restrições ao exercício desses direitos.

De fato, os direitos e garantias fundamentais não são absolutos (são relativos). Além disso, a própria Constituição pode impor restrições ao exercício desses direitos. Lembre-se, no entanto, que as emendas à Constituição devem sempre respeitar as cláusulas pétreas e o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

Além disso, a lei também pode impor restrições aos DGF. Tome como exemplo as normas constitucionais de eficácia contida. Elas produzem plenos efeitos até que uma lei posterior limite o exercício desses direitos.

  www.pontodosconcursos.com.br  |  Prof. Roberto Troncoso    35 Meus caros Técnicos do TRE/RJ, chegamos ao final de nossa aula de hoje. Continuem firmes e estudem de maneira simples, procurando entender o espírito das normas e não apenas decorando informações. Lembre-se que A SIMPLICIDADE É O GRAU MÁXIMO DA SOFISTICAÇÃO (Leonardo da Vinci).

Espero que todos vocês tenham muito SUCESSO nessa jornada, que é bastante trabalhosa, mas extremamente gratificante!

Abraços a todos e até a próxima aula.

No documento Direito Constitucional (páginas 24-35)

Documentos relacionados