• Nenhum resultado encontrado

1) (CESPE – SEAD/ADEPARÁ /2004 – Analista de TI) Em um microcomputador do tipo PC, a BIOS é um programa instalado na memória permanente do computador cujo objetivo é o gerenciamento das atividades básicas de entrada e de saída; a RAM é uma memória volátil, enquanto a ROM é uma memória permanente (não-volátil) que possui, geralmente, códigos ou programas gravados pelo fabricante do equipamento.

Comentário:

Este item do Cespe dispensa maiores comentários. O único errinho da questão foi ter chamado o sistema BIOS de “a” BIOS. Esse é um vício comum dos profissionais de informática brasileiros (eu também faço isso).

Gabarito: item correto.

2) (FCC – UFT 2005) O disco rígido (HD) é o dispositivo de hardware:

A) no qual residem os arquivos do sistema operacional e todo o espaço de trabalho das memórias principal e cache L1.

B) que contém apenas os arquivos do sistema operacional.

C) que contém apenas os documentos resultantes da execução dos softwares instalados no computador.

D) onde residem os arquivos do sistema operacional e todo o espaço de trabalho das memórias principal e cache L2.

E) no qual podem ser gravados os arquivos do sistema operacional, os arquivos decorrentes dos aplicativos instalados no computador e os documentos produzidos pelo Office.

Comentário:

Alternativa A. O disco rígido é onde normalmente ficam guardados os arquivos do sistema operacional. Devemos dizer “normalmente”

porque, por exemplo, há várias distribuições do sistema operacional Linux que são carregadas a partir de um CD-ROM, sem que seja necessária a sua instalação no disco rígido. A questão erra ao afirmar que o disco rígido guarda todo o “espaço de trabalho” da memória principal (RAM) e da cache L1. Essa expressão “espaço de trabalho”

também foi muito infeliz.

Alternativa falsa.

Alternativa B. O disco rígido, além do sistema operacional, também guarda os arquivos dos programas que foram instalados (planilhas, jogos etc) no computador e os arquivos de dados (documentos, músicas, vídeos etc).

Alternativa falsa.

Alternativa C. Quando a questão fala em documentos resultantes da execução dos softwares instalados no computador, dá a idéia de se referir aos arquivos de dados que normalmente geramos em programas como editores de texto e planilhas eletrônicas, por exemplo. A redação ficou bem ruim, mas, de qualquer forma, como vimos, o disco rígido guarda, além desses arquivos, os arquivos do sistema operacional e os arquivos dos programas instalados no computador.

Alternativa falsa.

Alternativa D. Aqui houve uma variação da alternativa “A” igualmente errada.

Alternativa falsa.

Alternativa E. Essa é a alternativa correta.

Gabarito: alternativa E.

3) (CESPE – SEAD/ADEPARÁ /2004 – Analista de TI) Em uma arquitetura de computador do tipo von Neumann, nenhum programa fica armazenado na memória, além dos dados.

Comentário:

Uma das contribuições do modelo de von Neumann foi conceber o armazenamento de programas e de dados na memória do computador. Verificamos esse funcionamento observando que armazenamos programas e arquivos nos discos rígidos, por exemplo, e os carregamos para a memória RAM, quando em uso.

Os projetos de computadores anteriores à máquina de von Neumann armazenavam os programas diretamente em seus circuitos eletrônicos. Esses circuitos tinham que ser reconfigurados para que houvesse a troca dos programas.

Nas chamadas máquinas de von Neumann temos, portanto, a união dos dados e dos programas na memória do computador.

Gabarito: item errado.

4) (CESPE – BB – 2001 – com adaptações) Com o objetivo de adquirir um novo computador e com o auxílio de um navegador, um usuário acessou um site de busca para selecionar sites especializados na venda e na compra de computadores via Internet, obtendo a seguinte proposta para a aquisição de seu novo computador.

Hardware:

Processador Intel Pentium 4 1,5 GHz 128 MB de memória RAM

Floppy disk de 1,44 MB de 3 ½"

Winchester de 20 GB

Acerca das especificações e da possibilidade de aquisição do computador da proposta acima, julgue o item a seguir:

Dada a capacidade de memória do winchester, é possível dispensar a aquisição de memória RAM, barateando o preço do computador e mantendo as mesmas características de desempenho da configuração original apresentada acima.

Comentário:

É muito comum encontrarmos questões que exploram o conhecimento de hardware do candidato utilizando configurações de PC e solicitando a análise de um ou outro item dessa configuração.

Esse item do CESPE não trouxe maiores dificuldades. Basta sabermos que a memória RAM é imprescindível a um computador, ou seja, não podemos deixar de adquiri-la como argumento para baratear o preço.

Situação diferente seria se a questão perguntasse se poderíamos diminuir a quantidade de memória RAM, o que é perfeitamente possível.

Gabarito: item errado.

5) (CESPE – ANATEL/2004 – Analista Administrativo) Um usuário acessou, por meio de uma conexão ADSL e utilizando o Internet Explorer 6 (IE6), o sítio da ANATEL http://www.anatel.gov.br e, após navegar pelas páginas desse sítio, obteve a página web mostrada na janela do IE6 ilustrada acima. Considerando essa situação e sabendo que o computador do usuário tem como microprocessador um Pentium 4 de 2,8 GHz, cache de 512 kB e 256 MB de RAM, julgue o item a seguir.

Se o computador não dispusesse de cache, não seria possível ter acesso à Internet por meio de conexão ADSL. Por outro lado, pelo fato de o computador dispor de cache de 512 kB, a conexão à

Internet mencionada pode atingir taxas de transmissão, no download de arquivos, de até 256 kbps.

Comentário:

Essa questão tem o enunciado meio longo e aborda alguns aspectos que ainda não estudamos, mas quis trazê-la para ilustrar a forma como os examinadores tentam confundir a cabeça do candidato mais desavisado (ou cansado). Apesar da confusão do texto, para respondê-la só precisamos saber que a cache não tem nada a ver com velocidade de download de arquivos, acesso a sítios na internet etc.

A única relação da memória cache é a de memória intermediária entre a memória principal e o processador, em qualquer tarefa que esteja sendo feita. Seria muito difícil fazer qualquer análise somente se partindo de um dado valor de memória cache, ou seja, não dá para afirmarmos praticamente nada baseados nisso. Entretanto, podemos estabelecer relações derivadas do aumento ou diminuição da quantidade de memória cache, já que essa variação promove um acréscimo ou decréscimo quase que direto na performance geral do computador.

Gabarito: item errado.

6) (ESAF - Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2004) Uma memória cache mantém os blocos de dados mais freqüentemente usados em uma memória pequena e rápida que é local à CPU.

Comentário:

Apenas recordo que em termos lógicos a memória cache é externa ao processador, mas fisicamente está integrada a ele (“é local à CPU”).

Gabarito: item certo.

7) (ESAF – Técnico Administrativo - MPU 2004) Um Cache miss ocorre quando o dado não está no cache e o processador precisa acessá-lo na memória RAM.

Comentário:

Quando o dado procurado é encontrado na memória cache, ocorre o chamado “cache hit”, caso contrário temos o “cache miss”. Cabe lembrar que esses termos podem referir-se à memória cache do processador ou a outros tipos de cache, como o cache de arquivos da internet (web cache).

Gabarito: item certo.

8) (ESAF – Técnico Administrativo - MPU 2004) A memória Cache L3 é a mais antiga das memórias cache, tendo surgido com os processadores 386 onde era localizada dentro do próprio processador.

Atualmente, esta memória cache vem sendo substituída gradativamente pelas memórias Cache L1 e L2 que são significativamente mais rápidas.

Comentário:

A cache L3 só existe em processadores mais modernos. Também não se pode dizer que um nível de cache substitui outro. Se um processador possui cache L3, certamente também possui cache L1 e L2. Não se tratam de gerações ou tecnologias diferentes de memória cache, mas simplesmente de indicadores de níveis subseqüentes dessa memória: L1, level1; L2, level2 etc.

Gabarito: item errado.

9) (CESPE – FHCGV – Técnico em processamento de dados) Memória virtual é uma funcionalidade que permite aos programas endereçar a memória de um ponto de vista lógico, sem considerar a quantidade de memória principal disponível fisicamente.

Comentário:

Esse item dispensa muitos comentários. Conceituação precisa de memória virtual. O maior propósito da memória virtual é aumentar artificialmente a quantidade de memória principal disponível no sistema, geralmente usando para isso áreas do disco rígido.

Gabarito: item correto.

10) (ESAF – AFRF 2002) Quando um disco magnético é utilizado como memória virtual, o tempo de acesso é inferior ao da memória cache.

Comentário:

Essa é uma questão simples, porém perigosa. A memória cache é aquela intermediária entre o processador e a memória RAM, utilizada preferencialmente pelo processador devido a sua alta velocidade. Em ordem de velocidade temos, da mais veloz para a mais lenta:

memória cache, memória RAM e disco rígido. O que acho que essa questão tentou foi confundir o candidato com o conceito de tempo de acesso superior/inferior.

Possui tempo de acesso inferior, aquela memória mais rápida. Possui tempo de acesso superior, aquela mais lenta. Portanto, o disco magnético, em qualquer condição de uso, possui tempo de acesso superior ao da memória cache.

Gabarito: item errado.

É isso. Por hoje ficamos por aqui.

Na próxima aula, concluiremos o estudo de memórias e dispositivos de armazenamento analisando os seus aspectos mais específicos - os detalhes desses dispositivos. Veremos tópicos como tipos de memória RAM, capacidade de armazenamento e velocidade dos dispositivos de memória.

Até lá.

Documentos relacionados