• Nenhum resultado encontrado

1) (ESAF MPOG-EPPGG 2009) Ao adotar o estilo de liderança da Teoria Y, um gestor de pessoas:

a) estimula a criação de várias equipes de trabalho, fazendo questão de presidir todas elas.

b) não se furta a usar o poder da autoridade para resolver um conflito, se necessário.

c) como principal instrumento motivacional, vale-se de punições ou recompensas salariais.

d) estimula o desenvolvimento de competências, já que boa parte dos indivíduos não se interessa por novos aprendizados.

e) ao mesmo tempo que empodera os indivíduos e enriquece suas tarefas, centraliza as decisões.

2) (ESAF DNIT 2013) Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:

a) a motivação extrínseca encontra-se no interior de cada pessoa e está normalmente associada a um desejo. O desejo é que impulsiona os indivíduos para uma ação.

b) segundo a definição de motivação intrínseca, as pessoas somente podem ser motivadas por outra pessoa, o individuo não é capaz de motivar-se sozinho.

c) motivos cognitivos são baseados no conhecimento, nas opiniões ou crenças de uma pessoa.

d) Maslow define cinco necessidades básicas para o comportamento humano: fisiológicas, segurança, conhecimento, estima e poder.

e) a necessidade de poder é positiva quando o gerente quer comandar o grupo pela persuasão e convencimento de suas ideias e negativa quando utiliza o poder para manipular o grupo.

3) (ESAF RECEITA FEDERAL 2012) Na questão abaixo, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. Os fatores motivacionais, mesmo que mantidos, não são os responsáveis pela retenção das pessoas nas organizações.

II. É um pressuposto do processo de motivação humana que o comportamento humano é orientado para objetivos pessoais.

III. Em relação ao ciclo motivacional humano, uma necessidade pode ser satisfeita ou frustrada, não sendo possível nenhuma forma de compensação. a) E - E - C

b) C - E - E c) C - C - E d) C - E - C e) E - C - E

4) (ESAF TESOURO 2012) No mundo atual, as organizações vivem mudando seus modos de gerir pessoas, mudando suas estratégias, repensando suas estruturas. Para dar conta desse mundo em constante mudança, as organizações precisam de pessoas motivadas para alcançar os resultados esperados. É correto afirmar que:

assim como a participação dos grupos familiares e sociais, a cultura e a origem, contribuem sobremaneira para que se obtenha influência positiva na direção da motivação.

b) verifica-se que aquilo que motiva uma pessoa pode motivar outra, visto que cada pessoa possui um conjunto de valores e crenças, interesses e necessidades diferentes.

c) as pessoas são motivadas pelo que seja exógeno ao seu próprio ser, e o seu aproveitamento em prol da realização de feitos variam de pessoa para pessoa. d) os meios externos apresentados aos indivíduos constituem-se em si formas de motivação.

e) a motivação das pessoas é influenciada pela cultura, valores e crenças da organização, assim aquilo que motiva uma pessoa na organização motiva a outra.

5) (ESAF TESOURO 2012) A respeito das Teorias sobre motivação, é correto afirmar que:

a) Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: fatores higiênicos e fatores motivacionais.

b) David McClelland desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas. Para ele, tais necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção.

c) a teoria da expectativa de J. Stacy Adams relaciona desempenho com recompensa.

d) Maslow tomou como eixo de sua teoria a questão das necessidades. Diferentemente de McClelland, ele argumenta que não nascemos com necessidades, elas são adquiridas socialmente, ou seja, a diferença é que Maslow diz que as necessidades podem ser aprendidas.

e) a teoria da equidade de Victor Vroom considera que nos sentiremos mais ou menos motivados para o trabalho na medida em que percebemos ou não a

presença da justiça, da igualdade nas relações do trabalho.

6) (ESAF CVM 2010) Os estilos de administração dependem das suposições e crenças que os administradores têm a respeito da natureza humana e do comportamento das pessoas dentro da empresa. McGregor apresentou-nos importante contribuição com as Teoria X e Teoria Y. São pressupostos da Teoria Y:

a) as pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. b) a imaginação, a criatividade e a engenhosidade são comuns. c) as pessoas preferem ser controladas e dirigidas.

d) o trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar. e) as pessoas são criativas e competentes.

7) (ESAF CGU 2006) Escolha a opção incorreta.

a) O desempenho na realização de qualquer tipo de trabalho é influenciado por forças chamadas motivos.

b) Por motivação se entende o esforço intelectual ou físico aplicado por uma pessoa para obtenção de um resultado.

c) O desempenho depende de motivos internos, tais como necessidades, aptidões, interesses, valores, habilidades, frustações.

d) As tarefas a serem realizadas, o clima organizacional e as recompensas recebidas são identificadas como fatores externos de motivação.

e) O enriquecimento de cargos, autogestão e programa de incentivos estão relacionados a formas usadas para obter melhor desempenho.

8) (IADES EBSERH 2013) Segundo Abraham Maslow (1908-1970), as necessidades humanas obedecem uma ordem de importância e podem ser dispostas numa hierarquia como em uma pirâmide: na base, estão as necessidades básicas e, no topo, as mais importantes, como ilustra figura a seguir.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) Necessidades fisiológicas referem-se à busca pela proteção contra a ameaça e, à fuga, ao perigo.

b) Necessidades de segurança são as necessidades intrínsecas ao indivíduo. Estão ligadas à sobrevivência e surgem, quando o nível anterior é razoavelmente satisfeito.

c) Necessidades sociais ou de relacionamento são as necessidades de afeto, de participação e de aceitação por parte do grupo.

d) Necessidades de autoestima estão ligadas ao autodesenvolvimento pessoal e profissional.

e) Necessidades de realização são relacionadas com o modo como o indivíduo se vê e se avalia. Sua não satisfação pode levar ao desânimo, o que pode refletir no rendimento do funcionário.

9) (CESGRANRIO PETROBRÁS 2010) Uma diretora executiva de uma multinacional brasileira trabalha mais de 12 horas diárias. Constantemente, visita as subsidiárias em diversos países para acompanhar o desenvolvimento das estratégias. A alta direção está desenvolvendo um plano de reestruturação

da sua diretoria para que ela possa viajar menos, trabalhar um número inferior de horas e se dedicar mais a seus projetos pessoais e familiares. A executiva não aceitou a proposta, sugerindo que outras pessoas não conseguiriam realizar suas funções executivas adequadamente. Adicionalmente, afirmou que não poderia abrir mão de sua posição para, em troca, se dedicar

aos seus projetos pessoais e familiares.

Conclui-se que sua motivação está na satisfação de necessidades a) básicas.

b) de segurança. c) de participação. d) de estima.

e) de autorrealização.

10) (IADES EBSERH 2013) Motivação define-se pelo desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais. Assinale a alternativa correta, sobre a motivação e as teorias motivacionais. a) Segundo a teoria do reforço, de Frederic Skinner, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado por meio do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas.

b) De acordo com a teoria das necessidades de Abraham Maslow, conhecida como “Pirâmide das Necessidades”, as necessidades sociais estão na base da pirâmide.

c) O salário, de acordo com a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, é um fator motivacional.

d) A motivação extrínseca está relacionada à recompensas psicológicas, como o reconhecimento, o respeito e o status.

e) Na motivação intrínseca, as causas estão baseadas em recompensas tangíveis, como os salários, os benefícios e as promoções.

11) (CESGRANRIO BACEN 2010) O horário de uma funcionária de uma empresa de seguros é flexível e permite que ela tenha alguma liberdade

quanto ao horário em que chega e sai do trabalho; é ela quem decide quando fará sua jornada de oito horas de trabalho dentro de um expediente de abertura da organização às 7 horas e fechamento às 19 horas. Relacionando os esquemas flexíveis de trabalho, como exemplificado acima, com as teorias sobre motivação, verifica-se que o(a)

a) horário de trabalho flexível pode ser relacionado à aplicação da teoria dos dois fatores de Herzberg, já que promove os fatores intrínsecos do trabalho. b) horário de trabalho flexível é a aplicação prática da teoria da fixação de objetivos, já que ela enfatiza a fixação participativa de metas.

c) crescimento e a expansão das habilidades das pessoas são coerentes com a teoria ERG, uma vez que os esquemas flexíveis de trabalho as estimulam para o aprendizado.

d) teoria da expectativa trata, indiretamente, da questão da flexibilidade no que se refere à importância dada ao equilíbrio entre recompensas e metas pessoais.

e) situação da funcionária ilustra o papel que a equidade tem na motivação, no desempenho e na produtividade organizacional.

12) (FCC TRT-PA e AP 2010) Indivíduos cuja necessidade principal é a de buscar a excelência, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situações nas quais possam assumir a responsabilidade de encontrar soluções para os problemas, são considerados, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade básica é a necessidade de

a) poder. b) afiliação. c) realização. d) autoestima. e) segurança.

13) (FCC MPE-AP 2012) Maslow estabeleceu sua teoria baseada na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir as suas necessidades

mais imediatas. As necessidades que surgem no comportamento humano quando outras estiverem satisfeitas, são aquelas relacionadas à participação em grupos, aceitação por parte dos companheiros, amizade, afeto, amor etc. Dá-se a estas necessidades o nome de

a) fisiológicas. b) sociais. c) segurança. d) estima.

e) autorrealização.

14) (FCC MPE-PE 2012) A teoria da hierarquia das necessidades parte do princípio de que as pessoas são motivadas continuamente pela satisfação de suas necessidades, que obedecem a uma hierarquia. As necessidades que têm relação com as possibilidades de desenvolvimento das capacidades e talentos das pessoas são conhecidas por:

a) auto-realização. b) estima e prestígio. c) sociais.

d) segurança.

e) fisiológicas e de sobrevivência.

15) (CESGRANRIO PETROBRÁS 2010) Nos anos 50, do séc. XX, Frederick Herzberg entrevistou centenas de trabalhadores e desenvolveu a teoria de motivação denominada Teoria dos Dois Fatores, na qual os fatores higiênicos estão associados a

a) dedicação, esforço e recompensa. b) centralização, criatividade e inovação. c) conservação, participação e engajamento. d) autorrealização, saúde e qualidade de vida. e) inserção social, segurança e reconhecimento.

16) (FGV TRE-PA 2011) Segundo a Hierarquia das Necessidades de Maslow, a amizade dos colegas no trabalho é uma necessidade do tipo

a) fisiológica. b) de segurança. c) social.

d) de estima.

e) de autorrealização.

17) (CESGRANRIO CEFET-RJ 2014) Por já estar há dois anos desempregado, um profissional inscreveu-se em um concurso público para uma área que não era de seu interesse pessoal. O motivo que o levou a fazer essa inscrição é a dificuldade em manter financeiramente o sustento de sua família.

A situação acima descrita envolve uma motivação baseada em uma necessidade a) social b) fisiológica c) de estima d) de segurança e) de realização

18) (CESGRANRIO LIQUIGÁS 2012) João, o melhor aluno do seu curso, acabou de se formar em Administração de Empresas, e foi contratado como trainee numa grande empresa. Ele estava muito satisfeito com o seu novo emprego, que era cheio de desafios e oferecia um salário muito acima do praticado no mercado de trabalho para o seu nível.

Doze meses depois, sua chefia direta estava muito satisfeita com o seu desempenho, e ele foi efetivado na organização.

No mesmo período, João soube da contratação de outro recém-formado em Administração, com um ano a menos de experiência do que ele e com um salário superior ao seu salário atual. A partir desse momento, o nível motivacional de João diminuiu drasticamente e ele pensou até em mudar de emprego.

Essa mudança de João se explica porque

que as pessoas estão motivadas para trabalhar quando elas esperam poder alcançar aquilo que desejam do seu trabalho.

(B) as pessoas são organismos motivados pelo desejo de satisfazer determinados tipos de necessidades, as quais são universais e se dispõem de forma sequencial ou hierárquica.

(C) as organizações têm um papel importante em proporcionar oportunidades de forma que os seus colaboradores percebam o trabalho como um elemento central da sua própria identidade.

(D) os fatores motivacionais têm um papel importante, já que os colaboradores estarão motivados, se lhes forem atribuídas tarefas verdadeiramente interessantes e ricas em termos de conteúdo.

(E) a equidade tem um papel importante na motivação, já que os funcionários fazem comparações relativamente a si próprios e aos outros funcionários, tanto do seu trabalho quanto dos resultados obtidos.

Gabarito:

1) B 2) C 3) E 4) A 5) A 6) X 7) B

8) C 9) D 10) A 11) D 12) C 13) B 14) A 15) E 16) C 17) B 18) E

Documentos relacionados