• Nenhum resultado encontrado

2 O PROPÓSITO DO ESTUDO

5.2 ATIVIDADES DE ENSINO MEDIADAS POR ARTEFATOS HISTÓRICOS

5.3.3 Artefatos da Civilização Maia

5.3.3.1 Explorando o Códice de Dresden

Figura 12 - Códice de Dresden

O Códice de Dresden, provavelmente, escrito antes da conquista espanhola, é considerado o mais importante dos poucos códices (códigos) que ainda restam da civilização maia. O Código de Dresden é constituído de folhas dobradas em forma de álbum sanfonado e tem um comprimento total de 3,56m. É considerado o manuscrito mais misterioso e interessante. Contém tabelas astronômicas, dos eclipses do passado e do futuro, dos trajetos da lua e dos planetas. Este documento revela a sofisticação do conhecimento matemático e da astronomia do povo maia. É considerado o mais belo e mais completo documento da civilização maia. Contém 78 páginas escritas de um lado e do outro e foi, a partir de sua análise, que Ernest Forstermann (s/d) conseguiu decifrar o Calendário Maia. Esse código foi levado à Europa e comprado pela biblioteca real da corte da Saxônia, pertencente à cidade de Dresden no ano de 1739. Atualmente, os códices têm os nomes das cidades onde foram comprados. Antes de explorarmos algumas páginas desse artefato, faremos uma atividade de contextualização da civilização em estudo.

Atividade 1 – Um passeio na história da civilização maia

Pretendemos com esta atividade propiciar momento de pesquisa sobre aspectos históricos relacionados à civilização em estudo, no sentido de ampliar o conhecimento do aluno acerca da História e da Geografia desta civilização. Para tanto, foram selecionados diferentes artefatos como mapas, fotografia de objetos, figuras e imagens relacionados à civilização, bem como outros materiais necessários à realização das tarefas propostas aos grupos.

Procedimentos

1. Organização da sala de aula com as fotografias, imagens e mapas relacionados à civilização maia.

2. Construção de uma rede de ideias sobre a civilização maia a partir das questões orais: O que vocês conhecem sobre a Civilização Maia? Onde fica localizada essa Civilização? Quais foram as contribuições dessa civilização para a humanidade?

3. Exposição oral sobre os aspectos gerais da civilização em estudo por meio de transparências ou slides.

4. Convite aos alunos para dar um passeio na história dessa civilização através da exposição das fotografias, imagens, objetos e outros documentos que o representa.

5. Solicitação, após o passeio, que os grupos selecionem uma ou mais fotografias das que estão expostas na sala (aquela que chamou mais atenção), para realização de uma pesquisa sobre o artefato escolhido, criando um texto narrativo sobre o mesmo.

7. Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos pelos grupos.

Atividade 2 – Por dentro do artefato

O objetivo desta atividade é pesquisar sobre o Códice de Dresden, apresentando sua constituição, seus elementos e outros aspectos que o identifiquem, como também analisar uma página desse artefato para levantamento de hipóteses, com a finalidade de descobrir os valores dos símbolos da escrita maia presente no artefato. Para tanto, o professor deve providenciar cópia de uma página do artefato, e materiais necessários para construção de outro códice.

Figura 13 - Página do Códice de Dresden Fonte: <http://www.imagem.google.com.br>

Procedimentos

1. Levantamento dos conhecimentos prévios sobre o Códice de Dresden por meio de questionamentos orais: O que significa a palavra Códice? O que sabem sobre o Códice de Dresden? Qual o conteúdo do Códice de Dresden? Quem o decifrou?

2. Exposição oral sobre o Códice de Dresden.

3. Apresentação da cópia de uma página do Códice de Dresden, aos grupos, para análise e levantamento de hipóteses sobre o que está exposto.

4. Levantamento dos valores escritos em numeração maia, expostos no artefato.

5. Discussão no coletivo sobre as hipóteses levantadas pelos grupos. 6. Pesquisa em diferentes documentos, outras figuras que apresentam a escrita maia, comparando com o que foi observado na cópia da página do Códice de Dresden.

7. Apresentação no coletivo das pesquisas realizadas pelos grupos.

Atividade 3 – Conhecendo o sistema de numeração maia

Temos como objetivo nesta atividade, apresentar a forma de organização do sistema de numeração maia, explorando algumas escritas, bem como os símbolos que o representam. Para tanto, necessitamos de algumas réplicas contendo a escrita de alguns números utilizando a simbologia maia e a cópia dos procedimentos propostos na atividade, além da elaboração de slides sobre o sistema de numeração maia.

Procedimentos

1. Questionamentos iniciais, feitos oralmente, sobre a organização do sistema de numeração maia: Quais os símbolos utilizados para escrever os números nesta civilização? Qual é a base desse sistema de numeração? Apresenta símbolo para o zero? É posicional?

2. Exposição oral sobre o sistema de numeração maia, enfatizando os símbolos, a base e a forma de escrita dos números.

3. Apresentação de outros documentos, contendo escrita maia para desvendar os números escritos.

4. Exposição no coletivo dos números encontrados nos documentos.

Atividade 4 – Dando margem à criatividade

A Atividade tem como objetivo pesquisar em diferentes documentos históricos aspectos relacionados à civilização maia, para subsidiar a construção de uma réplica do Códice de Dresden. Para tanto, serão necessários livros didáticos de Historia e Matemática, papel, recortes de figuras, objetos relacionados a civilização em estudo, tesoura, cola, régua, coleção hidrocor, dentre outros.

Procedimentos

1. Realização de pesquisa em livros didáticos de História e na internet sobre os aspectos gerais e matemáticos da civilização maia.

2. Resumo das informações encontradas e recorte das figuras e objetos que retratem essa civilização.

3. Criação de uma réplica do Códice de Dresden colocando nas páginas as informações e recortes coletados sobre os diferentes aspectos dessa civilização.

4. Apresentação no coletivo das produções dos grupos.

5. Realização de uma avaliação, por escrito, do estudo realizado sobre a civilização maia.