• Nenhum resultado encontrado

Expresse gratidão com palavras e atitudes Sua vida mudará muito de modo positivo.

No documento Acredite Você Pode Mudar Sua Vida (páginas 40-49)

CONSTRUIR UMA VIDA FINANCEIRA EQUILIBRADA é um assunto fundamental. Talvez tudo aquilo que escrevi anteriormente venha abaixo, se a questão nanceira esver em desequilíbrio. Porque é uma questão de sobrevivência. Necessidade básica. Trabalhamos a maior parte da nossa vida para nos alimentar, vesr, morar, planejar, diverr-se, realizar...

O equilíbrio nanceiro produz melhores resultados em todas as áreas de nossas vidas. Quantos relacionamentos agonizam como consequência de desentendimentos nanceiros. Quantos projetos são abortados pelo descontrole ou má administração nanceira. Até mesmo para fazer caridade o dinheiro é necessário.

Quando essa área está organizada é possível aproveitar boas oportunidades que vão surgindo, o contrário impede até mesmo a visão das oportunidades. Isso gera frustração, insasfação, desentendimentos, medo, uma vida de escassez.

Quanto você precisa ganhar para ter uma vida nanceira equilibrada? Você já fez as contas? Querer receber mais como resultado do seu trabalho ou buscar um trabalho melhor remunerado é saudável. Mas acredite... Quanto mais se ganha, mais se gasta.

O mais importante é gastar menos do que se ganha. Esse é o segredo. Seja qual for o valor. Viva de acordo com suas possibilidades. Freie os seus insntos de gastar.

Vida nanceira é algo para ser levado a sério. Anote todas as despesas, diariamente. Faça o balanço mensal. Planeje as despesas e seja el. Tenha uma planilha detalhada de todos os gastos. Saiba quanto ganha e o quanto gasta. Isso parece lição básica, mas a maioria das pessoas não mantêm esse hábito.

Conheço pessoas que compram sabendo que não terão condições de pagar. Evite esse comportamento, porque quem não honra os compromissos que assumiu não é uma pessoa livre, ao contrário, sofrerá além do necessário.Será mal vista, limitada, viverá com medo e vergonha. Isso é desperdício de energia. Dívida escraviza.

Honrando os seus compromissos sua atude será irrepreensível e você viverá em paz. As diculdades nanceiras devem ser tratadas com disciplina, dedicação e compromisso. Isso faz

diculdades nessa área.

Ocupe-se em planejar. Mantendo essa atude, novas ideias irão surgir e ao colocá-las em práca você terá condições de ganhar mais. Isso é canalizar a energia para o que realmente importa.

Saiba que, ou você controla o dinheiro que recebe ou é o dinheiro que irá controlar você. Adquirir o hábito de administrar o seu dinheiro é uma habilidade que desvia você de muitas situações diceis.

Portanto, tenha uma planilha de despesas. Gaste menos do que você ganha.

Economize uma parte para as emergências. Faça uma poupança.

Evite dívidas, principalmente aquelas sem planejamento. Invista em educação nanceira.

Reserve suas energias para dedicar-se a novas ideias geradoras de rendas.

Se precisar, busque ajuda prossional ou de alguém que você conheça que seja bom administrador da própria renda, para ajudá-lo a sair da crise. Talvez sozinho você não consiga. Não deixe as coisas piorarem.

Evite reclamações do po: o que eu ganho é tão pouco... Se eu ganhasse mais... Ganho uma merreca... A questão não é essa. O problema é como administrar a quana que você ganha, com responsabilidade.

Tenha uma atude agradecida, por ter capacidade de desempenhar a tarefa que lhe é conada. Seja grato por sua renda é ela quem proporciona a vida que você leva. A vontade de melhorar de vida é fundamental para nos impulsionar para frente. Mas aquilo que você já conquistou deve ser valorizado também.

O segredo é saber gastar o dinheiro que você recebe com tanto trabalho de forma responsável.

Perceba se as compras que você vem fazendo são realmente necessárias ou é uma via de escape para a própria insasfação com sua vida.

Essa é uma atude equivocada e muito perigosa, pois compras desnecessárias e gastos excessivos, com o intuito de encontrar alívio para a própria dor, traz prazer imediato, mas passageiro, que não resolve o problema da insasfação e ainda piora, pois aumenta a falta de dinheiro para bens necessários, ou então, a aquisição de dívidas.

Educação nanceira não é matéria aprendida na escola. Essa lição também não é transmida pelos pais, com raras exceções. MAS CHEGA UM MOMENTO QUE VOCÊ DEVE DECIDIR SE CONTINUA ESCRAVO DO DINHEIRO, OU DA FALTA DELE, OU SE APRENDE A DOMINÁLO.

CONQUISTAR UMA VIDA SAUDÁVEL é determinante para usufruirmos de tudo o que construímos nessa vida.

Uma boa qualidade de vida é resultado do equilíbrio entre a saúde sica, mental e espiri - tual, porque a pessoa é constuída de corpo, mente e espírito. Cada uma dessas dimensões do ser humano possui necessidades próprias.

Bons hábitos são essenciais para manter o equilíbrio dessas três dimensões que torna o indivíduo, um ser completo e feliz. Esse estado é capaz de evitar doenças, minimizar sofri - mentos e impulsionar para o sucesso, m desejado frente aos nossos esforços.

Um indivíduo consciente de sua dimensão espiritual terá muito mais condições de enfrentar situações que muitas vezes lhe são incompreensíveis. Aceitar o inevitável. Conar no invisível. Vencer seus medos. É a conexão entre o seu eu interior e uma força superior, que para mim é Deus.

De outro lado, a mente humana é capaz de criar maravilhas, mas também a própria ruína. Não desejo aqui adentrar na seara médica psiquiátrica. O que me encanta é a capacidade que a pessoa tem de criar sua própria realidade com base na mudança de comportamento.

São os senmentos, pensamentos e crenças de cada um, que determina seu desno. Nas páginas anteriores escrevi sobre isso. Pare, pense, mude, corrija sua rota, persista e viva feliz.

A saúde sica consiste no bom funcionamento do organismo e de suas funções vitais. Pesquisas médicas têm mostrado que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de avidade sica e a maus hábitos alimentares.

Com base nisso podemos melhorar nossa qualidade de vida. Não importa a idade. Não é dicil, mas algumas mudanças são necessárias. Mudar o eslo de vida implica mudar hábitos adquiridos há muito tempo. Isso envolve adotar algumas medidas que, incorporadas à rona de forma disciplinada, trarão grandes benecios.

O importante é ter uma nova postura diante da sua vida, de maneira equilibrada. Pode ser gradual. Faça aos poucos. Programe-se. Nada de dietas exageradas que não proporcionam reeducação alimentar. Não vá correr uma maratona sem antes se preparar para enfrentá-la.

se senr bem, que contribua para, além dos efeitos sicos, melhorar a sua autoesma. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que a práca de avidades sicas pode evitar doenças como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), problemas cardio - vasculares, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, depressão, como também diversos pos de câncer, etc.

Ou seja, a avidade sica é considerada uma aliada na prevenção de doenças. Além disso, melhora a disposição sica para as avidades do dia-a-dia. Melhora a força muscular, a estéca corporal e regula o sono. Produz autoimagem posiva. Aumenta a autoconança e o omismo frente aos desaos. Regula o humor. Promove um profundo senmento de recompensa pelos esforços e muito mais...

Outra questão fundamental é a reeducação alimentar. Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o quê e como devemos comer, com nossos pais e pessoas da nossa convivência. Esses alimentos, nem sempre são saudáveis.

Entretanto, quando camos mais velhos ou enfrentando alguma doença como hiper - tensão, colesterol, sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida saudável e descobrimos que não nos alimentamos de forma adequada.

Com a reeducação alimentar não deixamos de comer tudo aquilo que gostamos, como dizem alguns, e passamos a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, aprende-se que é possível comer de tudo, mas sem exageros e de for - ma equilibrada.

Alguns itens são básicos, tais como, distribuir melhor as refeições durante o dia, começan - do logo pela manhã, ingerir água, evitar alimentos gordurosos, reduzir açúcar e sal, comer fru - tas, legumes e saladas, reduzir carne vermelha, acrescentar peixe, evitar refrigerantes.

O mais importante, caro leitor, é você reconhecer que precisa mudar seus hábitos ali - mentares e acrescentar avidade sica à sua rona.

MUDAR OS HÁBITOS REQUER ESFORÇO E DISCIPLINA, MAS É POSSÍVEL. QUANDO OS BENEFÍCIOS COMEÇAREM A APARECER VOCÊ VAI PERCEBER QUE TUDO VALEU A PENA. AFINAL DE CONTAS QUEREMOS VIVER MAIS, PORÉM DE MANEIRA SAUDÁVEL.

ISSO IMPLICA FAZER UM LEVANTAMENTO MINUCIOSO do ponto em que você está, e para onde quer ir, ou seja, o que está impedindo você de ser uma pessoa realizada, próspera e feliz?

Houve uma época em que eu me quesonava muito, havia algumas perguntas que não saiam da minha mente até eu conseguir a resposta. Eu me perguntava: Eu nasci para fazer o quê? Qual é a missão da minha alma? O que eu devo fazer que irá me realizar de tal maneira que possa dizer, a mim mesma e ao mundo, eu nasci para fazer isso? Eu amo fazer isso... Eu não poderia passar pela vida sem ter realizado isso...

Talvez você também esteja se fazendo essas perguntas, ou outras. A verdade é que as respostas a essas perguntas irá posicionar você no lugar em que deseja ocupar no mundo. Aquele que te proporcionará paz interior, fruto da certeza que está fazendo aquilo que nasceu para fazer.

E acredite, isso é fundamental para sua realização pessoal.

Realização pessoal está completamente ligada à conquista do objeto dos seus anseios mais ínmos. Então, é preciso ter isso bem claro. O que você quer realizar? Qual é o seu propósito de vida?

Ulize as ferramentas listadas nesse e-book para responder a essas perguntas. Veja o que você pode fazer:

Aceitar que a mudança começa em você Manter pensamentos posivos

Não deixar a negavidade dirigir sua vida Esquecer o passado

Exterminar ressenmentos, mágoas e o orgulho

tais. Atudes posivas. E isso é assim porque nascemos para pracar o bem, inuenciar posivamente as pessoas.

Ultrapassada essa fase, substua velhos padrões por um jeito novo de ser e de viver com foco naquilo que você quer de verdade. Elabore uma lista de desejos a conquistar e não meça esforços para realizá-los.

Pode ser que realização, prosperidade e felicidade, seja para você ser um bom pai, uma boa mãe. Talvez ser um atleta olímpico, um campeão de natação. Ou então, montar sua empresa ou viajar pelo mundo. Ser médico ou advogado. Fazer trabalho solidário. Ajudar as pessoas.

Desenvolva a visão daquilo que quer fazer ou de onde você quer chegar. Foque no que você deseja e não naquilo que não quer. Não perca tempo com aquilo que não deseja. Concentre sua energia naquilo que você quer.

Faça o que tem que ser feito. Faça o que for necessário para realizar o que planejou. Pague o preço que custar. Tenha iniciava e atude. Aja de maneira coerente com o objevo traçado. Isso signica ter a coragem de, mesmo diante do medo, das incertezas, desilusões, cansaço, angúsas, superar os obstáculos com esforço e dedicação, acreditando que tudo é passageiro e que, após transpor os obstáculos a vitória é certa. Porque você sabe onde quer chegar.

Perceba que a condição em que você se encontra atualmente é resultado de suas escolhas e ações do passado, acrescidas à falta de visão, portanto, o futuro depende de suas atudes no presente, mantendo-se el ao seu propósito de vida.

Nada impede que você seja uma pessoa realizada, próspera e feliz, a não ser você mesmo. Dena seu propósito de vida e empreenda ações voltadas para realizá-lo, pois é isso que fará sua existência valer a pena.

ENTÃO, VOCÊ JÁ SABE QUAL É O SEU PROPÓSITO DE VIDA?

Perceba que a condição em que você se encontra atualmente é resultado de

No documento Acredite Você Pode Mudar Sua Vida (páginas 40-49)

Documentos relacionados