• Nenhum resultado encontrado

Expressividade do fenômeno da autoajuda e sua circulação na formação inicial

No documento Professores &Livros de Autoajuda (páginas 50-59)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1.2 Expressividade do fenômeno da autoajuda e sua circulação na formação inicial

No Brasil, a partir da década de 80, os livros de psicologia popular foram muito difundidos e, dentre seus autores, dois escritores do gênero

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

PROFESSORES & LIVROS DE AUTOAJUDA:

Reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade 51

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

destacaram-se, a saber, Lauro Trevisan e Lair Ribeiro (CHAGAS, 2002).

Esses dois autores brasileiros tiveram livros de sua autoria no topo do ranking internacional dos livros mais vendidos. Nas últimas décadas, outros autores figuram com o mesmo propósito de ofertar um discurso sedutor e fascinante, supostamente em sintonia com o imaginário do leitor, o que permite afirmar que a literatura de autoajuda encontra nos dias de hoje um campo cada vez mais fértil para difusão de livros e conquista de mais leitores.

A pesquisa intitulada Retratos da Leitura no Brasil12, promovida pelo IPL – Instituto Pró-Livro, com o apoio das entidades fundadoras (ABRELI-VROS – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, CBL – Câmara Brasileira do Livro, e SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros), realiza levantamentos sobre o comportamento leitor do brasileiro em todas as regiões do país. A primeira edição realizou-se no ano 2000, posteriormente em 2007, 2011, 2015 e, a última, a quinta edição, em 2019.

De acordo com a quarta edição da pesquisa, no ano de 2015, o brasileiro leu em média 4,96 livros por ano, considerando 2,43 livros inteiros e 2,53 em partes. Na Região Sul do Brasil cada indivíduo leu em média 4,41 livros por ano. A Bíblia aparece em primeiro lugar como “último livro lido ou que está lendo” e “livro mais marcante”, desde a segunda edição da pesquisa, realizada no ano de 2007.

Alguns dados gerados por essa pesquisa de âmbito nacional, em 2015, mostram-se especialmente representativos para esta pesquisa. O primeiro refere-se ao fato de que 21% dos participantes, com 18 anos ou mais e com o ensino médio completo, são professores ou já atuaram na área de Educação, totalizando 353 participantes da pesquisa. Estes 353 participantes, profissio-nais da área da Educação, responderam duas perguntas: “E qual é o último livro lido que o(a) sr(a) leu ou que está lendo?” e “E quem é o autor deste último livro que o(a) sr(a) leu ou está lendo?”:

12 Disponível em: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/. Acesso em: 15 set. 2021.

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

Figura 1 – Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil: Último livro lido ou que está lendo e autor, para os professores (4ª edição)

Fonte: Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/07/

Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015pdf Acesso em: 15 set 2021

Depreende-se do levantamento que o último livro lido, ou lido parcial-mente, para os professores participantes, é a Bíblia, resposta igualmente atri-buída pelos demais participantes da pesquisa que apresentarei a seguir. Tal igualdade de respostas também ocorre com a segunda pergunta, na qual o autor Augusto Cury é citado como “autor do último livro lido, ou lido par-cialmente”, tanto para os professores como para os demais participantes da pesquisa, conforme exposto a seguir:

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

PROFESSORES & LIVROS DE AUTOAJUDA:

Reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade 53

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

Figura 2 – Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil: Autor do último livro lido ou que está lendo (4. edição)

Fonte: Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/07/

Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015pdf Acesso em: 15 set 2021

Augusto Cury comparece como o autor mais citado entre os autores dos últimos livros lidos, ou lidos parcialmente. Esse resultado mostra-se represen-tativo para esta pesquisa, pois afirma que, a partir dos dados apresentados, Cury possui expressiva representatividade como autor mais citado, não somente entre professoras da Região Sul13, mas também nas demais regiões do país.

De acordo com o artigo publicado pelo site da Revista Veja14, no ano de 2009, Augusto Cury se consolidou como o maior vendedor editorial brasi-leiro desde o estouro de Paulo Coelho nos anos 90. Segundo a assessoria de Paulo Coelho, o autor vendeu 9,2 milhões de exemplares no país entre 1998 e 2008. De acordo com o site de Cury15, seus livros venderam 30 milhões de exemplares somente no Brasil. Paulo Coelho e Augusto Cury são considera-dos escritores de grande público16 (ROMANCINI, 2010), mas não foram os únicos autores a fazerem sucesso no mercado editorial.

13 De acordo com os dados apresentados em minha dissertação de mestrado (LOPES, 2012), 43% das professoras participantes leram ao menos um livro de Cury e, entre as demais professoras não leitoras de Cury, apenas 10% desconheciam as obras do autor.

14 Reportagem do dia 24 de agosto de 2009. Disponível em https://veja.abril.com.br/cultura/augusto-cury-o- vendedor-de-livros/. Acesso em: 15 set. 2021.

15 Disponível em: https://www.augustocury.com.br/. Acesso em: 15 set. 2021.

16 De acordo com ROMANCINI (2010), o termo escritor de grande público possui um tom neutro, pois “nota-se que certos autores absorvidos pelo cânone possuem determinada fase em que os aproxima desse grupo.

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

Posteriormente, no ano de 2011, identifiquei no site da Revista Isto É17 outra reportagem sobre Augusto Cury, que reforça o título de “maior vendedor de livros do Brasil”. O site informa “os números de Cury”: 28 livros escritos; 12 milhões de livros vendidos; publicado em mais de 50 países; 100 convites mensais para palestras (participa de, no máximo, quatro); cobra 20 mil reais por palestra.

O alto número de livros vendidos por Cury não o configura automati-camente como o autor mais lido no Brasil. De acordo com Chartier (1998), esse dado não significa imediatamente que o livro possuído seja o livro lido.

Assim, a disseminação dos títulos está diretamente ligada à sua aquisição, e não necessariamente a sua leitura.

Nesta pesquisa, optei por analisar as práticas de leitura das estudantes de cursos de Pedagogia, e não os livros e os autores da literatura de autoajuda.

Portanto, importa deixar claro que não irei analisar a vida e a obra de Augusto Cury, mas sim considerar sua expressividade dentre as práticas de leitura das futuras pedagogas e sua presença insidiosa no mercado editorial brasileiro.

Identifiquei que, nas últimas décadas, além de Cury, outros dez autores brasileiros dedicaram-se à escrita de livros de autoajuda especificamente para professores, totalizando cinquenta e três títulos já publicados. Interessa saber se estes livros comparecem na formação inicial de professores, ou seja, em cursos de Pedagogia.

Primeiramente, procurei indícios da circulação dos livros de autoajuda destinado a professores nas listas de livros disponibilizados pelas bibliotecas das cinco universidades participantes que são apresentadas na seção 2.2.1 Para tanto, utilizei como referência os autores e seus respectivos livros, destacados no questionário desta pesquisa (que será posteriormente apresentado), a saber:

Chalita (2001; 2003), Tiba (2002; 2011), Cury (2003), Werneck (1996) e Dou-glas e Gomes (2012). O levantamento resultou no número de exemplares de cada autor e o número de exemplares dos títulos indicados e tomados como referência18 nesta pesquisa, e o número total de exemplares de outros títulos destes autores19, mas que não estão mencionados nesta pesquisa:

Tal momento, entraria numa história da leitura como o recorte proposto” (p. 600).

17 Disponível em: http://istoe.com.br/142655_O+MAIOR+VENDEDOR+DE+LIVROS+DO+BRASIL. Acesso em: 15 set. 2021.

18 Foram considerados exemplares tanto livros impressos como demais suportes: e-books, áudio-books, entre outros.

19 O número total de exemplares refere-se aos outros títulos desses autores, não direcionados para o público docente, portanto, esses títulos não estão referidos nesta pesquisa. Tornou-se relevante identificar os núme-ros totais de exemplares desses autores pois alguns, como Augusto Cury, possuem númenúme-ros significativos de exemplares de seus outros títulos publicados nas bibliotecas universitárias.

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

PROFESSORES & LIVROS DE AUTOAJUDA:

Reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade 55

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

BIBLIOTECA/UNIVERSIDADE ZETA: (Pesquisa realizada em junho de 2016)

CHALITA, Gabriel Nº total de exemplares: 04

Educação: a solução está no afeto

---Pedagogia do Amor 2 exemplares

TIBA, Içami

Nº total de exemplares: 9

Quem ama educa 4 exemplares

Pais e Professores de alta performance ---CURY, Augusto

Nº total de exemplares: 56

Pais brilhantes, Professores fascinantes 18 exemplares WERNECK, Hamilton

Nº total de exemplares: 16

Como vencer na vida sendo professor 5 exemplares DOUGLAS, Willian; GOMES, Nataniel

Nº total de exemplares: 1

A arte da guerra para professores

---BIBLIOTECA/UNIVERSIDADE BETA: (pesquisa realizada em junho de 2016)

CHALITA, Gabriel Nº total de exemplares: 3

Educação: a solução está no afeto

---Pedagogia do Amor 2 exemplares

TIBA, Içami

Nº total de exemplares: 11

Quem ama educa

---Pais e Professores de alta performance ---CURY, Augusto

Nº total de exemplares: 30

Pais brilhantes, Professores fascinantes 2 exemplares WERNECK, Hamilton

Nº total de exemplares: 29

Como vencer na vida sendo professor 2 exemplares DOUGLAS, Willian; GOMES, Nataniel

Nº total de exemplares: 0

A arte da guerra para professores

---Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

BIBLIOTECA/UNIVERSIDADE GAMA: (Pesquisa realizada em junho de 2016)

CHALITA, Gabriel Nº total de exemplares: 11

Educação: a solução está no afeto 1 exemplar

Pedagogia do Amor 1 exemplar

TIBA, Içami

Nº total de exemplares: 24

Quem ama educa 6 exemplares

Pais e Professores de alta performance ---CURY, Augusto

Nº total de exemplares: 32

Pais brilhantes, Professores fascinantes 5 exemplares WERNECK, Hamilton

Nº total de exemplares: 19

Como vencer na vida sendo professor 4 exemplares DOUGLAS, Willian; GOMES, Nataniel

Nº total de exemplares: 0

A arte da guerra para professores

---BIBLIOTECA/UNIVERSIDADE DELTA: (Pesquisa realizada em junho de 2016)

CHALITA, Gabriel Nº total de exemplares: 21

Educação: a solução está no afeto 2 exemplares

Pedagogia do Amor

---TIBA, Içami

Nº total de exemplares: 9

Quem ama educa

---Pais e Professores de alta performance ---CURY, Augusto

Nº total de exemplares: 74

Pais brilhantes, Professores fascinantes 3 exemplares WERNECK, Hamilton

Nº total de exemplares: 1

Como vencer na vida sendo professor ---DOUGLAS, Willian; GOMES, Nataniel

Nº total de exemplares: 0

A arte da guerra para professores

---Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

PROFESSORES & LIVROS DE AUTOAJUDA:

Reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade 57

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

BIBLIOTECA/UNIVERSIDADE ALPHA: (Pesquisa realizada em junho de 2016)

CHALITA, Gabriel Nº total de exemplares: 1

Educação: a solução está no afeto

---Pedagogia do Amor

---TIBA, Içami

Nº total de exemplares: 5

Quem ama educa

---Pais e Professores de alta performance ---CURY, Augusto

Nº total de exemplares: 3

Pais brilhantes, Professores fascinantes 1 exemplar WERNECK, Hamilton

Nº total de exemplares: 3

Como vencer na vida sendo professor ---DOUGLAS, Willian; GOMES, Nataniel

Nº total de exemplares: 0

A arte da guerra para professores

---De acordo com este levantamento, identifiquei nas diferentes bibliotecas das IES participantes 58 exemplares dos títulos de autoajuda tomados como referência nesta investigação. O livro Pais brilhantes, Professores fascinan-tes (CURY, 2003a) é o único título presente em todas as bibliotecas e com o maior número de exemplares, totalizando 29 exemplares, ou seja, 50% dos exemplares identificados. Em segundo lugar, com 11 exemplares, consta o livro Como vencer na vida sendo professor (WERNECK, 1996), e, com 10 exemplares, o livro Quem ama educa (TIBA, 2002). Os livros publicados mais recentemente, Pais e professores de alta performance (TIBA, 2011) e A arte da guerra para professores (DOUGLAS; GOMES, 2012), não apresentaram exemplares nessas bibliotecas.

Novamente, Cury comparece como autor do maior número de exemplares nas bibliotecas participantes. No total, identifiquei 362 exemplares de títulos dos autores citados, dos quais 195 são exemplares de diferentes títulos de Cury.

O mapeamento desses títulos, em circulação nas bibliotecas univer-sitárias participantes, portanto, à disposição dos estudantes em geral, mas, sobretudo de estudantes de curso de Pedagogia, apontam que esses títulos possivelmente se encontram indicados nas referências de disciplinas acadê-micas, ou são procurados pelos usuários dessas bibliotecas universitárias.

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

Além disso, evidenciaram a forte presença dos exemplares de Cury nestes espaços universitários.

Após constatar que os livros de autoajuda destinados especificamente ao público docente estão disponíveis nas bibliotecas universitárias pesqui-sadas, interessou saber de que forma esses livros chegaram às estantes das bibliotecas, a saber: por indicação de professores, por doação ou através de aquisição da própria biblioteca. Disso decorreu o contato com os responsáveis pelas bibliotecas das IES participantes. Em todos os contatos, obtive a mesma resposta, a saber:

Os livros são adquiridos pela própria biblioteca (compra), doação ou negociação (ao invés de pagar a multa em dinheiro, o usuário regula-riza seu débito trazendo livros indicados pela biblioteca). O sistema não extrai relatório de empréstimo pelo curso dos alunos, somente por área do conhecimento. Sobre os livros indicados, foram comprados por solicitação de professores. O sistema não identifica a disciplina para a qual foram adquiridos (Bibliotecário, Univ. DELTA/privada, grifos meus).

Desse modo, não foi possível identificar se estudantes de cursos de Pedagogia buscam a leitura desses títulos através da utilização das bibliotecas universitárias. No entanto, para este estudo, importa considerar que esses títulos se encontram à disposição para leitura em todos os acervos universi-tários pesquisados. Outra questão envolve a indicação de aquisição desses livros por parte de professores. Não há dados sobre as disciplinas que indicam a leitura dos livros, mas, de acordo com os bibliotecários contatados, esses livros chegam até à biblioteca por meio de doação e através de solicitação de professores vinculados a determinada disciplina que possivelmente solicita a leitura das obras. Ou seja, há indícios consistentes de que livros de autoajuda encontram-se presente no campo acadêmico, seja nas bibliotecas ou atra-vés de indicações de professores em sala de aula. No caso das solicitações de aquisição pelas bibliotecas, não é possível afirmar que sejam feitas por parte de professores que atuam no curso de Pedagogia. Porém, a partir das entrevistas realizadas com estudantes de cursos de Pedagogia participantes, como será exposto no capítulo 3, confirma-se que esses livros são indicados por professores de cursos de Pedagogia.

Editora CR V - Pr oibida a impr essão e/ou comer cialização

CAPÍTULO 2

No documento Professores &Livros de Autoajuda (páginas 50-59)