• Nenhum resultado encontrado

Fábrica em Seropédica abole o amianto prejudicial à saúde e ao meio ambiente

C

ondenado pelos órgãos ambientais por seus da-

nos à saúde e ao meio ambiente, o amianto cedeu lugar à tecnologia do fio sintético à base do poli- propileno da Brasilit, empresa usuária de água da Bacia Hidrográfica do Guandu, em Seropédica (RJ), instalada - fábrica e centro de treinamento -, no bairro Santa Ali- ce, desde agosto de 2015.

O amianto - variedade fibrosa de sais minerais meta- mórficos encontrados na natureza -, foi identificado como nocivo ao meio ambiente, além de ser um pro- vável causador do câncer, explica a empresa do Grupo Saint Gobain. Por isso, o amianto foi totalmente banido da Europa, dos Estados Unidos e de cerca de 60 países. No Brasil, os estados que proíbem a comercialização de

RESPONSABILIDADE

produtos à base da substância amianto são: Rio de Ja- neiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso.

A fábrica de Seropédica, ao procurar manter compro- missos ambientais e do uso sustentável e consciente dos recursos naturais no processo produtivo, segue diretrizes, como:

- Monitoramento de recursos naturais utilizados (água, gás, energia), buscando, constantemente, ações que re- duzem o consumo.

- Realização de controles operacionais que visam a eli- minar, ou reduzir, impactos ambientais das atividades produtivas, além de minimizar quaisquer riscos de saú- Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da unidade Brasilit/Seropédica (RJ): trata 20 m³/hora

Fot

o: Osw

aldo S. N

et

RESPONSABILIDADE

de, ou segurança para os trabalhadores.

- Implantação de programas voltados à Qualidade Total. A unidade fabril de Seropédica, segundo o Gerente Oswaldo Sousa Neto, é a primeira da Delegação Brasil, Argentina e Chile a obter a certificação CARE:4 (Com-

pany Actions for the Reduction of Energy by 4).

Esclarece que essa certificação visa reduzir em 75% o consumo energético e emissão de gases das novas edificações até 2040 e, no caso da nova unidade de Seropédica, foi aplicado nos dois edifícios adminis- trativos.

Para atingir os objetivos, o projeto considerou o uso de iluminação, sistemas de ar-condicionado mais eficien- tes e tecnologias construtivas que economizam o uso de energia elétrica, já que promovem máxima performan- ce em isolamento térmico.

A fábrica reutiliza água da chuva no processo industrial, com captação da água pluvial do telhado do galpão in- dustrial para um reservatório de 120 mil litros; mantém a preservação de 2.000 m2 da área com árvores de es-

pécies nativas da região, como Pau-Brasil e Pau-Ferro.

Conforme acordo com a Prefeitura Municipal de Seropé- dica, a empresa adota compensação ambiental em área de 10.000 m2, reflorestada com espécies nativas.

O prédio administrativo encontra-se dentro do conceito CARE 4 - SG; utiliza-se sistema de aquecimento solar para água do vestiário; a coleta seletiva encontra-se implanta- da na unidade; existe instalado circuito de água industrial fechado, sem descarte de água para o meio ambiente; ocorrem treinamentos sobre o uso dos recursos naturais de forma sustentável para os colaboradores.

Ainda ocorrem palestras sobre o meio ambiente na SI- PATMA, de prevenção de acidente; uso da telha térmica de fibrocimento Topcomfort da Brasilit, nas edificações, gerando uma redução de 4°C na temperatura interna, em relação à externa, vantagem que vai além do conforto térmico, pois permite economia de energia elétrica em ambiente climatizado; utilização de motores elétricos de alto rendimento, com menor consumo de energia. A unidade de Seropédica mantém Estação de Tratamen- to de Esgoto (ETE), com capacidade para 20 m³/hora, evitando o lançamento de dejetos nos cursos d’água. A empresa possui 85 colaboradores.

Nova fábrica da Brasilit em Seropédica (RJ)

Fot

o: D

ivulgaç

C

onsumo inteligente, água, resíduo zero e desen- volvimento, são metas claras da plataforma de sustentabilidade da Ambev, uma das empresas usuárias de água da bacia hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, com unidade fabricadora de cerveja em Nova Iguaçu, na antiga Rio-São Paulo, ao lado do rio Guandu-Mirim.

A preservação da água é, desde a criação da Ambev, a principal causa ambiental da companhia, diz o Gerente de Meio Ambiente da Fábrica Nova Rio da Ambev, no Rio de Janeiro, Dalço Renato Simoni. Frisa que a água representa mais de 90% do principal produto, a cerveja. Preservar a água faz todo o sentido; é o nosso enten- dimento do conceito de “sustentabilidade empresarial”, para diminuir o impacto no meio ambiente com ações que também contribuem para a perenidade do negó- cio; aumentar a disponibilidade hídrica no Brasil é um dos nossos maiores desafios.

A Ambev trabalha há mais de 20 anos para preservar a água e diminuir o índice de consumo em suas cerveja- rias. Para isso, conta com um time de técnicos, gestores e especialistas. Durante todos esses anos, investiram continuamente em tecnologia de ponta, com o desen- volvimento e compra de equipamentos sob medida que garantem maior economia de água. Os profissionais da cervejaria sempre foram estimulados a criar inovações e novos procedimentos operacionais para diminuir o consumo de água na produção.

Internamente, a companhia já reduziu, nos últimos 13 anos, em 40% o índice de consumo no processo pro- dutivo e, hoje, leva o título de cervejaria global mais eficiente no consumo de água do grupo do qual faz parte - Anheuser-Busch InBev. Fecharam 2015 com a meta de 2017 mais do que cumprida. O objetivo era chegar ao fim desse ano, utilizando 3,2 litros de água

para produzir 1 litro de bebida.

Mas a operação brasileira foi além e terminou 2015 com o índice de 3,17 litros de água para cada litro de cerveja produzido. Agora, a companhia terá novos desafios e trabalhará constantemente para a redução desse índi- ce, que diminuiu 40,85%, entre 2002 e 2015. A Ambev obteve uma redução do índice de consumo de água de 3,35%, em 2015, se comparado com o ano anterior. E esse resultado não foi conquistado do dia para a noite. Esse trabalho pressupõe, na opinião do Gerente Dalço, atuação constante e perene, com ações sistemáticas de treinamento e conscientização. As metas de economia de água não são estabelecidas apenas aos times de meio ambiente. Elas são desdobradas para todos da

Preservação da água: a causa ambiental da

Documentos relacionados