• Nenhum resultado encontrado

3.2 FÓRUM

3.2.2 FÓRUM MÓDULO 2 PESQUISA FONTES DE IDENTIFICAÇÃO

Os fóruns tiveram diferentes formas de utilização no decorrer dos três módulos do Curso, alguns para os pequenos grupos, outros com todo o grupo para discussão das temáticas e também para construção das produções em cada módulo. O Fórum – Fontes de Pesquisa – realizou-se como parte da webquest, em que os participantes puderam realizar uma pesquisa colaborativa com o grande grupo, para indicar os documentos legais onde buscariam os elementos de identificação de sua prática profissional, e neste sentido, todos os participantes puderam contribuir com o material de estudo e pesquisa.

FÓRUM MÓDULO 2 0 17 57 0 10 20 30 40 50 60 1

AMBIENTES VIRTUAIS APRENDIZAGEM COLABORATIVA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Deste modo pode-se perceber novamente uma grande evidência da categoria desenvolvimento profissional e alguns indicativos da aprendizagem colaborativa. A categoria do desenvolvimento profissional novamente se mostrou nas colocações a respeito das reflexões sobre a prática e bem mais motivadas pela relação que a atividade de pesquisa tinha com a realidade deles – pesquisar registros, onde pudessem destacar os elementos de identificação profissional. Também se mostrou como forma de entender a própria prática buscando o significado legal e também histórico pelos próprios funcionários. Já o despontar da aprendizagem colaborativa que se mostrou nas colocações de contribuição entre os participantes, cada um trazendo novas possibilidades e idéias para busca de informações sobre sua prática profissional. Nesse sentido, houve um movimento de interação não só entre as duplas de trabalho, mas uma mobilização para o grande grupo na construção coletiva. Destacaram-se aqui as subcategorias da aprendizagem colaborativa.

3.2.2.1 APRENDIZAGEM COLABORATIVA

A aprendizagem colaborativa se revela na proposta pedagógica revelando maior ou menor interação entre os participantes. Neste fórum a metodologia da webquest e o significado atribuído da atividade à prática profissional proporcionaram uma maior interação entre eles para busca da solução. De maneira que a própria atividade do Curso passou a se incorporar de maneira produtiva no ambiente de trabalho, os documentos coletados por eles no Fórum foram utilizados nas suas

reuniões da construção do Projeto Político Pedagógico Administrativo – situação profissional em que se encontravam no momento.

Essa relação entre a atividade do Curso e a situação de trabalho também foi percebida nas interações do Fórum e ressaltadas para que se situassem e voltassem com a postura metodológica na busca de seus objetivos da Proposta. E assim idéias surgiram no sentido de buscar respostas através do próprio grupo.

A atividade de pesquisa neste fórum foi importante para o desenvolvimento de uma postura crítica na escolha dos documentos e no delineamento de seu percurso para busca da construção do registro. E além do mais houve uma evolução no sentido de que o desenvolvimento foi uma construção do grupo em favor da coletividade.

3.2.2.1.1 DIÁLOGO E PRODUÇÃO EM DUPLAS

O diálogo das duplas e entre elas se motivou para a construção da proposta da webquest. Como etapa inicial da webquest os participantes trouxeram indicações de fontes de pesquisa na Web ou em outros locais, além das indicações dos sites e fontes, foi sugerido por eles que se fizesse um questionário com funcionários com mais tempo de serviço, sendo o próprio questionário construído colaborativamente por eles.

Este diálogo colaborativo tornou-se mais significativo para eles, pois se demonstrou como uma possibilidade de utilização para sua prática profissional, na construção de um acervo da história da Educação de Trânsito em Pernambuco. Verificamos na categoria Aprendizagem Colaborativa o destaque para as subcategorias diálogo e produção em duplas, motivados para a aplicação do conhecimento na realidade profissional.

“Acredito que neste momento focar a Escola Pública pode causar uma certa confusão. É importante que relatemos o que já construímos enquanto educadores de trânsito pernambucanos. Muitas ações, projetos já foram desenvolvidos. O DETRAN-PE já é uma referência em Educação de Trânsito, não precisamos explanar sobre o que, ainda, não está definido, afinal já temos muita história pra contar. NOSSA IDENTIDADE JÁ EXISTE, só é necessário construir um grande acervo formal sobre a mesma. Em busca desse registro, o Grupo 1 sugeriu que fizéssemos entrevistas com os

servidores mais antigos da Educação de Trânsito. Aqui vai nossa contribuição”. P17

“Oi pessoal,

Encontramos o regimento do Detran-PE, de 2007, que explana sobre a competência da Gerência de Educação de Trânsito. Acreditamos que este documento servirá como fonte histórica, mostrando a evolução concernente à Educação de Trânsito no Estado. Abaixo estão os compromissos assumidos por este órgão:...” P17 e P19

3.2.2.1.2 ORGANIZAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO EM DUPLAS/GRUPOS

Este fórum teve uma característica especial, do seu planejamento a sua realização. A proposta inicial para pesquisa das fontes para identificação da educação de trânsito, que poderia ser encarada como uma tarefa difícil de realizar, foi evidenciada como um desafio para o grupo para sua busca. Na implementação deste fórum verificou-se o surgimento de várias idéias pelos participantes e da aceitação do grupo para realizar o desafio de encontrar tais fontes e de como elas serviriam para eles. De tal maneira que no próprio diálogo estabelecido pelas duplas e grupos houve uma reorganização da atividade pelos próprios participantes de idéias e sugestões de como poderiam realizar o trabalho de pesquisa para exposição no fórum. As interações para produção colaborativa e organização/sistematização do trabalho com o grande grupo foi motivado pela relação com sua prática e a perspectiva de aplicar estes conhecimentos.

3.2.3 FÓRUM MÓDULO 3: AVALIAÇÃO PARA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE