• Nenhum resultado encontrado

Trata-se de uma unidade morfológica com influência direta das ações marinhas. É formada de sedimentos holocênicos constituídos por areias quartzosas. Esses sedimentos são acumulados pela ação das ondas e marés, que proporcionam a deriva litorânea regionalmente de leste para oeste. A ponta rochosa (serrote da Pedra Furada) interage com a faixa de praia orientando a deriva litorânea e gerando setores de estirâncio com largura, declividade e granulação das areias diferenciadas.

As praias são ambientes considerados frágeis e instáveis principalmente devido à alta vulnerabilidade à erosão, uma vez que são parcialmente cobertos pelas marés, sendo sujeitos aos intensos processos litorâneos. Dessa maneira, o uso da faixa de praia é limitado quanto à ocupação, uma vez constatado que o

processo do transporte de sedimento é sempre ativo. A ocupação inadequada compromete o processo dinâmico, marinho e eólico, importante para a manutenção da linha de costa, ocasionando erosão e recuo da faixa de praia. Por isso, as principais potencialidades de uso da faixa praial são a de conservação, recreação e turismo controlado, pelo fato dessas atividades não serem riscos potenciais para a dinâmica costeira (SOUZA, 2003).

Utilizando como critérios fatores relacionados à fisionomia da linha de costa, aos processos morfogenéticos, à morfologia do serrote da Pedra Furada, à presença de rochas no estirâncio e à área-fonte de sedimentos para a origem dos campos de dunas, foram definidos três distintos setores em escalas diferenciadas (geofácies) de praias presentes no Parna-Jeri, as praias leste, norte e oeste de Jericoacoara.

Praia Leste de Jericoacoara: A faixa de praia do setor leste do promontório

de Jericoacoara possui 8,2km de comprimento, do ponto de limite leste do Parque Nacional de Jericoacoara com o município de Cruz, localizado na Vila do Preá, até o serrote da Pedra Furada. A faixa praial é extensa, recebendo incidência de ventos fortes, predominantemente de leste e a uma velocidade média de 3,2m/s. A disponibilidade de areia e a intensidade dos ventos favorecem a acumulação de sedimentos nas faixas de praia (durante a maré baixa) e de berma.

A disposição sudeste-noroeste deste setor de praia, a disponibilidade de sedimentos na zona de estirâncio e a intensidade dos ventos, principalmente no segundo semestre, proporcionou a origem da principal fonte de areia para a formação do campo de dunas móveis e fixas disposto ao longo da planície costeira de Jericoacoara. Este setor de praia apresenta intenso fluxo de veículos automotores que transitam no principal percurso de acesso à Vila de Jericoacoara conduzindo moradores da região, do Município de Cruz e da Vila do Preá, e principalmente turistas que vêm de Fortaleza. São encontradas também feições de pequenas falésias próximas da linha de praia, apresentando a formação barreiras exposta e em processo de erosão. Essa praia é também muito utilizada por pescadores da região que instalam barracas para servir de apoio às pescarias. Foram registradas em fotografias digitais e marcadas em pontos no GPS as marcas das trilhas dos automóveis, as barracas dos pescadores e o canal fluvial do Riacho Doce, sangradouro da lagoa de Jijoca de Jericoacoara.

Praia Norte de Jericoacoara: Esse setor de praia encontra-se associado

ao promontório denominado de serrote da Pedra Furada. Com uma extensão de aproximadamente 2,8km, a faixa de intermaré é estreita e rochosa, reflexiva, com alguns setores apresentando uma fina cobertura de areia. Durante os eventos de preamar as ondas quebram no sopé do serrote cristalino, dando continuidade ao processo de erosão, com a formação de uma plataforma de abrasão atual na base do relevo.

A formação rochosa chamada Pedra Furada é uma das principais atrações turísticas de Jericoacoara. É acessada tanto pela faixa de praia (somente na maré baixa) ou pelas encostas do relevo do serrote. Pela faixa de praia não é possível o acesso por veículos devido à estreita faixa praial que na maré cheia fica totalmente submersa. Na vertente sul do serrote ainda se fazem presentes as trilhas originadas pelo acesso de veículos, atualmente inviabilizado, o que está promovendo a recuperação natural dos sulcos erosivos (recomposição da cobertura vegetal, minimizando a mobilização da dos sedimentos pelo vento).

Na praia da Malhada encontra-se a maior ocorrência contínua de areia na zona de estirâncio. A origem desses sedimentos está relacionada ao processo erosivo das ondas sobre as rochas cristalinas e sedimentares (rochas de praia) dispostas na zona de estirâncio. É também proveniente da deriva litorânea associada ao setor de praia leste.

Figura 4 – Faixa de praia com uma larga zona de estirâncio

frequentemente utilizada como acesso à vila de Jericoacoara.

Figura 5 – Presença de áreas com pequenas falésias, formação

Barreiras exumada e em processo de erosão.

Praia oeste de Jericoacoara: A praia do setor a oeste do promontório

possui 10km de extensão, desde a vila de Jericoacoara até a desembocadura do estuário do rio Guriú, onde encontra-se o limite oeste do Parna-Jeri na linha de costa. Sua forma é de pequena enseada, rica em materiais arenosos por ser receptora de sedimentos eólicos do processo de by-pass promovido pela migração das dunas. Há presença de dunas barcanas próximas à linha de praia que evidenciam o transporte das areias através do promontório para novamente alimentar as praias do setor oeste pela deriva litorânea. Nesse setor ocorre a presença de paleomangue (com troncos de árvores) evidenciando processos erosivos relacionados com os eventos de mudanças do nível relativo do mar (Meireles, 2001). O perfil de praia é dissipativo, com presença de flechas de areia originadas pelo aporte e acúmulo de sedimentos provenientes das dunas de segunda geração.

Este setor de praia é o mais freqüentado por banhistas, uma vez que está associado à vila de Jericoacoara, onde estão instalações de hotéis e restaurantes, e à duna do Pôr-do-sol, chamada assim, por ser local de encontro de turistas nos crepúsculos. As várias edificações (bares e hotéis) instaladas na linha de praia (ocupando antigos setores de berma) apresentam interferências na dinâmica praial, principalmente através da construção de muros de enrocamento (contenção) paralelos à linha de preamar, objetivando evitar a ação erosiva do mar.

Figura 6 – Vista parcial do setor norte no Serrote, ausência de faixa praial na maré cheia.

Figura 7 – Parte da trilha de acesso de pedestres à Pedra Furada, formação rochosa visitada por turistas.