• Nenhum resultado encontrado

3. Apresentação da empresa

3.3. Família de produtos Amtrol-Alfa, S.A

A Amtrol-Alfa, S.A. segue uma filosofia baseada na constante inovação, focada na conceção de produtos inovadores, diferenciados e personalizados, com o objetivo de satisfazer as necessidades e superar as expectativas dos seus clientes.

De uma maneira resumida, a gama de produtos da Amtrol-Alfa, S.A. pode ser dividida em cinco tipos, diferenciando-se, entre eles, pela sua geometria, finalidade e composição:

1. Garrafas retornáveis ou garrafas tradicionais; 2. Garrafas descartáveis;

3. Garrafas Comet;

4. Garrafas de alta pressão; 5. Garrafas X-Lite.

Capítulo 3. Apresentação da Empresa

De seguida apresenta-se cada tipo de produto produzido na Amtrol-Alfa, S.A. 3.3.1. Garrafas retornáveis ou tradicionais

As garrafas retornáveis, também conhecidas como garrafas tradicionais, são garrafas de aço soldadas transportáveis e recarregáveis. São as garrafas de utilização mais comum e podem ter uma capacidade compreendida entre três e cento e trinta e quatro litros.

Estas podem ser divididas em dois tipos: garrafas retornáveis de duas peças (Figura 13 – (a)) e garrafas retornáveis de três peças (Figura 13 – (b)).

Figura 13: Modelos de garrafas de gás retornáveis. Retirado da plataforma interna da Amtrol-Alfa, S.A.

3.3.2. Garrafas descartáveis

As garrafas soldadas de aço descartáveis permitem o armazenamento de gases refrigerantes, hélio e material adesivo. Têm inúmeras utilizações diferentes, tais como, o enchimento de balões de hélio, o carregamento de ar condicionado, equipamentos médicos, entre outros.

Tal como o nome indica, este tipo de garrafas só pode ser utilizado uma vez. Estas são equipadas com um tipo de válvula específica, munidas de um mecanismo preparado para não permitir o reenchimento, que preserva ao mesmo tempo a integridade do produto. Um disco de segurança é soldado à coquilha superior, como mecanismo adicional de segurança, que abre em caso de auqmento de pressão, o que evita a rotura da garrafa.

Na Figura 14 é possível observar um exemplo de uma garrafa de gás descartável, fabricada para armazenar gás hélio, para o enchimento de balões.

(b) Garrafa retornável de três peças (a) Garrafa retornável de duas peças

(a) Garrafa retornável de duas peças (b) Garrafa retornável de duas peças (c) (b) Garrafa retornável de duas peças

Capítulo 3. Apresentação da Empresa

Figura 14: Modelo de garrafa de gás descartável. Retirado da plataforma interna da Amtrol-Alfa, S.A.

3.3.3. Garrafas Comet

As garrafas de aço Comet, abreviatura de Composite Metal Cylinder, são garrafas híbridas, desenvolvidas com o objetivo de reduzir o seu peso sem comprometer a sua capacidade, resistência e segurança. À família deste tipo de garrafas pertence o modelo Pluma, da Galp Gás (Figura 15 – (a)), e o modelo K6, da Repsol (Figura 15 – (b)). O corpo deste tipo de garrafas é equivalente ao das garrafas tradicionais, mas produzido com um aço mais fino.

Figura 15: Modelos de garrafas de gás Comet. Retirado da plataforma interna da Amtrol-Alfa, S.A.

O conceito de garrafa híbrida advém do facto de o corpo ser enrolado através de um processo automatizado em fibra de vidro. Esta compartilha com o liner metálico a resistência da garrafa e reduz o peso da mesma. Este tipo de fibra compósita apresenta uma baixa condutividade térmica, o que se reflete nas perdas térmicas reduzidas, funcionando como um isolante térmico.

Posteriormente, o corpo da garrafa enrolado é inserido no interior de um invólucro de plástico de duas partes, designado por jacket, em que a parte inferior contém um padding de amortecimento no seu

(b) Modelo K6, da Repsol (a) Modelo Pluma, da Galp Gás

Capítulo 3. Apresentação da Empresa

interior, para um melhor acondicionamento (Vieira, Tenreiro, & Oliveira, 2010). Na Figura 16 é possível observar todos os componentes de uma garrafa Comet.

Figura 16: Componentes de um modelo de garrafa Comet. Adaptado de Vieira et al. (2010)).

Ao contrário das garrafas tradicionais, as Comet possuem um chip eletrónico, designado por Tag, onde é registada toda a informação relevante sobre a garrafa, tal como o número de série, a tara da garrafa com e sem válvula, o nome do fabricante, a data de requalificação, a data de fabrico da garrafa e da válvula, entre outras informações.

3.3.4. Garrafas de Alta Pressão

As garrafas de alta pressão, representadas na Figura 17, são preparadas para o transporte de gases industriais, normalmente com pressão de trabalho de 300 bar, comparativamente às garrafas tradicionais, sujeitas a valores próximos dos 20 bar.

Capítulo 3. Apresentação da Empresa

O produto representado na Figura 17, designado por Genie, foi desenvolvido em parceria com a empresa Linde AG, líder no mercado de gases industriais. É composto por um corpo de duas peças enrolado em fibra de carbono, através de um processo automático. A fibra de carbono confere resistência à garrafa e estabilidade dimensional.

Posteriormente, o corpo enrolado é introduzido num invólucro de plástico próprio, com dois paddings para um melhor acondicionamento.

Um conceito inovador ligado a este produto é a instalação de um ecrã eletrónico chamado de Digital Intelligence Unit, como é apresentado na Figura 18. Este ecrã permite o acesso do utilizador a informações variadas sobre a garrafa, como o tipo de gás que contém, a pressão de trabalho, para além de avisar o utilizador quando a quantidade de gás na garrafa atinge os 25% e 10%, através de um aviso sonoro e uma luz intermitente.

Figura 18: Ecrã Digital Intelligence Unit. Retirado da plataforma interna da Amtrol-Alfa, S.A.

3.3.5. Garrafas X-Lite

As garrafas Extra-Light, também designadas por X-Lite, são garrafas extraleves, com cerca de metade do peso de uma garrafa tradicional, produzidas sem comprometer a capacidade das mesmas (Figura 19).

Capítulo 3. Apresentação da Empresa

Esta leveza é conseguida através da utilização de um aço de elevado limite elástico que, por sua vez, é mais resistente, com uma espessura de disco de chapa muito inferior (mais ou menos de 1 mm) em comparação com as garrafas tradicionais, incorporando um enrolamento filamentar de materiais compósitos termoendurecíveis.

A gola é feita de um polímero e é moldada de forma a facilitar a sua utilização. No entanto, tem de ser montada uma gola de metal para permitir o encaixe e a fixação da gola de plástico ao corpo da garrafa. Este tipo asas são ergonómicas e não escorregadias, desenvolvidas para proporcionar conforto e segurança ao utilizador. A válvula deste tipo de garrafas contém um mecanismo de segurança, que liberta pressão quando a pressão interna atinge uma determinada referência.

Documentos relacionados