• Nenhum resultado encontrado

6.1.1 Etapa 1: Definir missão, visão e valores da organização

Para realizar esta etapa, inicialmente, conheceu-se a estrutura geral do comércio varejista de materiais de construção civil, com os seus colaboradores e organograma hierárquico. A empresa é composta por vinte e oito colaboradores, sendo um diretor, três gerentes (Gerente Financeiro/Contábil, Gerente de Operações e Gerente de Vendas) e vinte e quatro funcionários (Motoristas, Analista de TI, Estoquista, Vendedores, Caixas e Carregadores). O organograma com os cargos e sua devida posição hierárquica do comércio varejista encontra-se no apêndice A, Figura 8.

Em seguida, realizou-se uma pesquisa a fim de levantar dados acerca da missão, visão e valores da empresa, os quais foram explicitados no Quadro 19 a seguir:

Quadro 19 - Identidade Organizacional do comércio varejista de materiais de construção civil

Fonte: comércio varejista de materiais de construção civil

6.1.2 Etapa 2: Elaborar Matriz SWOT/FOFA da organização

A segunda etapa do estudo foi a elaboração da Matriz SWOT da empresa. Para realizar esta etapa fez-se necessária a participação dos principais formadores de decisão da organização a fim de mapear os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças do comércio varejista.

Um dos pontos fortes do comércio varejista é a longa atuação no mercado, estando há 29 anos no interior do Ceará, proporcionando aos clientes um bom atendimento. Outros pontos fortes são a visão empresarial e a habilidade do Diretor em participar assiduamente nas operações, participando das vendas e atendendo aos clientes de maneira diferenciada. Além disso, o Comércio dispõe de um alto capital para realizar possíveis investimentos buscando a melhoria da organização.

Por outro lado, um dos pontos fracos da organização é a falta de participação efetiva de alguns colaboradores na melhoria contínua de todos os processos da empresa. Esse fator é causado, muitas vezes, pelo colaborador não distinguir a finalidade da organização e não possuir uma visão eficiente de mercado. O objetivo deste estudo é solucionar a falta de interesse dos colaboradores a fim de torná-los uma força na empresa. Um outro aspecto importante mencionado é a ausência de informações sobre estoques, vendas, compras, dentre outros processos dentro da empresa. Este fator resulta na falta de controle dos processos e desconhecimento do alcance de metas. Outro ponto fraco bastante evidenciado é a falta definição dos métodos de trabalho, ocasionando perdas de produtividade, tempo e gerando custos.

Sob o ponto de vista externo, uma oportunidade de crescimento da empresa, em relação ao seu mercado, é a possibilidade de atuação do comércio varejista de materiais de construção civil em outras cidades, expandindo o seu negócio. Além disso, outra oportunidade de crescimento é o aquecimento do mercado de construção civil, fomentado, principalmente, pelo Governo por meio de construções de habitações populares.

Missão Visão Valores

Ética Confiança Agilidade Qualidade Compromisso com o cliente

Respeito Pontualidade Responsabilidade Oferecer um mix completo de materiais

de construção civil de qualidade a um preço justo e através de um bom atendimento, visando à satisfação do

público alvo.

Aprimorar os processos da empresa, através de uma melhor gestão do negócio, abolindo os erros e fidelizando o maior número de clientes possível até

2020.

Em relação às possíveis ameaças da empresa, considera-se o mercado cada vez mais competitivo, com a presença de empresas que disputam o espaço na região interior do estado, principalmente em Quixadá. Além disso, há a ameaça de novos entrantes, considerados grandes empresas que podem reduzir a atuação do comércio varejista no mercado.

O Quadro 20 apresenta todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas aos concorrentes do comércio varejista de materiais de construção civil.

Quadro 20 - Matriz SWOT/ Matriz FOFA do comércio varejista de materiais de construção civil

Fonte: comércio varejista de materiais de construção civil

6.1.3 Etapa 3: Definir objetivos, formular estratégias e indicadores

Através das informações coletadas foi possível definir quais estratégias devem-se ser criadas para atingir os objetivos estratégicos, assim como estipular atividades necessárias para atingi-los e, por fim, estabelecer indicadores para medir o andamento das atividades.

Para elaborar as Estratégias da empresa, realizaram-se reuniões comandadas pelo Diretor e com presença de colaboradores com poder de decisão. Nessas reuniões estabeleceram quatro estratégias compostas por treze objetivos estratégicos e indicadores, cada um com sua meta.

No Quadro 21 é demonstrada, como exemplo, uma estratégia e seus respectivos objetivos estratégicos, indicadores e metas. Compondo, assim, uma parte da formulação estratégica do comércio varejista de materiais de construção civil. Os dados relativos às demais estratégias, objetivos estratégicos, indicadores e metas encontram-se no apêndice B, no Quadro 31.

Pontos Fortes (Strengths) Pontos Fracos (Weakness)

Não utiliza boas práticas de gestão consagradas na literatura.

Falta de informações de estoques, vendas, compras, financeiro, dentre outros...

Possui alguns funcionários que tornam a equipe bem competente. Falta de uso de indicadores. Como lucratividade, rentabilidade... Falta de estímulo de alguns colaboradores para melhoria contínua

da empresa

Falta de conhecimento sobre o mercado.

Falta de critérios na definição do mix, dos níveis de estoque, dos investimentos em marketing, etc...

Falta de organização dos métodos de trabalho. Grande capital para realizar investimentos. Falta de previsão de vendas, de comportamento do mercado, de planejamento...

Oportunidades (Opportunities) Ameaças (Threats)

Mercado de construção civil aquecido. Mercado se tornando cada vez mais competitivo, com grandes players disputando o mercado da região de Quixadá. Possibilidade de atuação em outras cidades. Novos entrantes como Normatel e outros que podem reduzir bastante o marketing share . MATRIZ SWOT / MATRIZ FOFA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Funcionários tem um bom conhecimento empírico do mercado. Muitos anos de atuação no mercado, possuindo um forte posicionamento como empresa de tradição e bom atendimento ao

cliente.

Visão empresarial e habilidade do diretor é o diferencial do comércio varejista, sempre atuando de perto no controle das operações, prezando pelo bom atendimento ao cliente e realizando

ótimos negócios. AN ÁL IS E IN T ER N A AN ÁL IS E EX T ER N A

Quadro 21 - Parte da Formulação Estratégica do comércio varejista de materiais de construção civil

Fonte: comércio varejista de materiais de construção civil

Documentos relacionados