• Nenhum resultado encontrado

5. Atividades de Natureza Científico-Pedagógica

5.1. Ação Científico-Pedagógica Individual (ACPI)

5.1.2. Fase de Planeamento

No início do ano letivo, na reunião com o orientador cooperante, fomos alertados para a necessidade de escolhermos um tema, para dinamizar junto do grupo de Educação Física, apelando à necessidade de escolhermos um tema que fosse diferente dos anos anteriores, para que usufruíssemos de um maior número de participantes. Foi, ainda, sugerido que aproveitássemos a oportunidade de termos um especialista na área da canoagem para abordar este tema.

Logística

A nossa ação foi planeada no sentido de obter o maior número de presenças dos professores de EF da EBSAAS. Deste modo, decidimos incluir as duas ações no mesmo dia e no mesmo horário para rentabilizarmos o espaço, o tempo e a deslocação dos docentes. Assim, foi-nos proposto pelo orientador que esta se realizasse na hora da habitual reunião do grupo de Educação Física da escola.

Foi, ainda, necessário realizar pedidos de autorização para o espaço, o material, a recolha de imagens e a utilização da sala.

Divulgação

Com o objetivo de chegar a todo o nosso público-alvo, desenvolvemos algumas estratégias de divulgação para atingir todos os professores, pelo que começámos por divulgar a nossa ação numa das reuniões antecedentes, onde já tínhamos uma folha de inscrição. Utilizámos, ainda, os seguintes meios de comunicação: e-mail, SMS, Ficha de inscrição, contacto direto e um cartaz (anexo 6).

Métodos e Procedimentos

Durante as reuniões com o nosso orientador cooperante, definimos os possíveis dias da ação, sendo que ficou pensado para uma quinta-feira entre as 16h30 e às 18h00, horário normal das reuniões dos professores.

Posteriormente, contactámos os responsáveis do Complexo de Piscinas da Penteada, com a colaboração do Prof. Rui Cunha, e agendámos a ação para o dia 7 de

69 fevereiro.

Assim, conseguimos reservar o espaço na piscina para este dia, definimos as temáticas e, já que o colega ia trabalhar na canoagem, achei pertinente fazer no mesmo âmbito e rentabilizar a deslocação dos professores.

Depois, realizei alguns contactos, nomeadamente com o núcleo de atividades náuticas da escola da Levada, através da Profª. Susana Barreto, com o Prof. Eduardo e com o Prof. Gino (especialistas nesta área), para aprofundar um pouco os conhecimentos sobre a modalidade de Kayak Polo. Modalidade, essa, que eu conhecia muito pouco (daí a necessidade de assistir a alguns treinos com o Prof. Eduardo nos Reis Magos).

Em relação à divulgação, elaborámos um cartaz, um programa da ação e a ficha de inscrição para os professores, que afixámos na sala do material, de modo a que todos os professores tivessem acesso. Realizámos, ainda, um convite endereçado aos professores, que foi enviado por e-mail, em diferentes dias, e através de mensagem escrita para os telemóveis, nos dias que antecederam a ação para relembrar. O contacto direto com os professores, incentivando-os a participar na ação, foi contínuo.

Antes do dia da ação, fomos conhecer o espaço na piscina e os procedimentos para entrar com o material. O responsável da piscina recebeu–nos de forma muito simpática e atenciosa, alertou-nos para a necessidade de solicitar autorização para recolher imagens e para a utilização da sala dos juízes. Realizámos, posteriormente, o pedido à Direção Regional de Juventude e Desporto, da qual obtivemos autorização através de e-mail.

Foi necessário solicitar, também, o material ao desporto escolar, pelo que, na impossibilidade de utilizar o material existente na piscina (já requisitado por outra escola), tivemos de articular com o prof. Gino, de modo a utilizar os materiais existentes nos Reis Magos, nomeadamente, os coletes, os kayaks e as pagaias, para que não se inviabilizasse a ação.

Foi necessário solicitar a colaboração do Clube Escola da Levada para disponibilização da carrinha para o transportar o material, e devolvê-lo logo que terminasse a ação. Todo o processo de transporte do material foi realizado por mim, com a cedência da carrinha, pela parte da Profª. Adelaide, e à qual fico muito grata.

A bola foi adquirida por mim, visto não termos conseguido uma bola para a ação. E utilizámos as balizas de Pólo Aquático existentes na piscina.

5.1.3. Operacionalização Organização

A ação decorreu no dia 7 de fevereiro de 2019, no Complexo de Piscinas da Penteada, tendo início pelas 16h30, onde houve duas componentes: uma mais teórica e outra mais prática. Cada estagiário teve cerca de 15 minutos para a apresentação teórica e cerca de 30 minutos para a parte prática, o que, no total, perfez 45 minutos para cada estagiário.

Demos início à ação com um ligeiro atraso de 5 minutos, pois estivemos a receber os professores na porta principal e aguardámos a chegada de alguns elementos. No total, contámos com a presença de 15 professores e com os orientadores: cooperante e científico.

As apresentações teóricas decorreram de forma natural e como previsto. Já na componente prática tivemos de proceder a uma alteração do plano, uma vez que os alunos do núcleo de atividades náuticas da Escola da Levada já estavam na água, e para que não ficassem com frio, decidimos abordar primeiro a minha ação e depois a do colega. Assim, seguiu-se a parte prática, com uma demonstração por parte dos alunos do núcleo de atividades náuticas da Escola da Levada, entre os quais integrámos os três professores que participaram na componente prática.

Assim que terminámos a parte prática, pedimos aos professores para preencherem um inquérito de satisfação, com o intuito de melhor compreendermos a pertinência e importância da nossa ação para os professores. Realizámos, também, um documento de apoio para os professores do grupo da disciplina com as principais regras, sugestão de recursos materiais, bem como algumas sugestões de exercícios para uma possível aplicação desta abordagem nas aulas de Educação Física, tentando reforçar a nossa intervenção.

Foi, ainda, realizado um artigo (anexo7), para ser publicado no livro de atas do Seminário de Desporto e Ciência da Universidade da Madeira, e um poster (anexo 8), que foi apresentado neste seminário.

Documentos relacionados