• Nenhum resultado encontrado

Fase 2 Tarefa em Grupo Responder ao Questionário de Atitudes no

Na fase de respostas ao questionário observou-se os tipos de interações que se mostraram predominantes em cada momento dos 12 grupos observados. Na tabela 3 pode-se visualizar o tempo em que cada grupo foi observado interagindo.

TABELA 3: Caracterização dos participantes: quantidade de integrantes e tempo de observação por grupo que respondeu ao questionário (Apêndice I) no site da exposição.

Grupo Qtd. de integrantes Tempo de observação

1 12 1:59 2 13 4:56 3 14 5:30 4 12 3:18 5 11 3:23 6 14 --- 7 12 3:05 8 12 2:47 9 12 2:05 10 12 --- 11 11 5:07 12 8 4:58 TOTAL 151 37:08

45 A partir da observação dos participantes respondendo ao questionário, registrou-se

categorias de interação para negociar respostas do questionário e categorias de interação com a tarefa. Também nesta etapa, como na anterior, fez-se a descrição

operacional dos tipos de comportamentos que foram observados, a fim de delimitar que interações descrevem cada uma destas categorias.

Desta forma, as categorias de interação para negociar respostas do questionário

(IR) são descritas da seguinte maneira:

- Resposta rápida com emissão de opiniões (RO): o grupo responde uma pergunta rapidamente, sendo que os integrantes do grupo apenas dizem suas respostas e a resposta é registrada sem que haja discussão elaborada.

- Resposta rápida sem emissão de opiniões (RS): a pessoa que responde à pergunta no computador não dá qualquer atenção às opiniões do grupo e responde de acordo com sua própria opinião.

- Resposta discutida em que há tentativa de obter consenso (RDC): o grupo discute a pergunta de forma elaborada, sendo que os integrantes do grupo manifestam suas opiniões de forma organizada e prolongada. A pessoa que responde a pergunta no computador somente o faz após a maioria do grupo afirmar claramente que concorda com uma resposta.

- Resposta discutida em que não há tentativa de obter consenso (RDS): o grupo discute a pergunta de forma elaborada, sendo que os integrantes do grupo manifestam suas opiniões de forma organizada e prolongada. A resposta do grupo não está próxima de consenso: há integrantes do grupo manifestam respostas contrárias à resposta final.

Por sua vez, as categorias de outras interações com a tarefa (OI) compreendem os seguintes comportamentos:

- Escutar pessoa que está lendo pergunta (EP): o grupo mantém-se predominantemente em silêncio, enquanto um indivíduo lê o enunciado de um item. - Discussão prolongada (D): o grupo discute uma questão sem chegar a uma resposta

após trinta segundos.

- Rir: a maioria dos participantes do grupo ri simultaneamente.

- Olhar para computador (OC): a maioria dos integrantes do grupo possui olhar voltado para o computador, sem falar.

46 Retomando-se o contexto da passagem pelas fotos e banners, foram elaboradas quatro categorias de interação com objetos e cinco categorias de interação com objetos e outros participantes. As categorias de interação com objetos foram Olhar para foto, Olhar para banner, Aproximar-se de foto e Aproximar-se de banner. As categorias de interação com objetos e outros participantes foram Comentar próximo a foto, Comentar próximo a banner, Apontar e comentar foto, Apontar e comentar banner e Rir.

Na resposta ao questionário, por sua vez, dos tipos de interações que se mostraram predominantes em cada momento dos grupos, foram elaboradas categorias de interação para negociar respostas do questionário e outras categorias de interação com a tarefa. Em síntese, as categorias de negociação de resposta foram quatro: Resposta rápida do grupo (RO), Resposta direcionada por um único membro do grupo (RD), Resposta discutida em que há tentativa de obter consenso (RDC) e Resposta discutida sem tentativa de obter consenso (RDS). As outras categorias também foram um total de quatro: Escutar pessoa que lê (EP), Rir (R), Discussão prolongada (D) e Olhar silenciosamente para o computador (OC). As freqüências e proporções de ocorrências em relação ao total de interações de cada grupo voltadas para a negociação das respostas nos grupos são apresentadas na Tabela 4.

TABELA 4 - Distribuição de ocorrências e proporções das categorias específicas de interação para responder às perguntas do questionário no site da exposição.

Grupo RO RS RDC RDS TOTAL

Ocor. Prop. Ocor. Prop. Ocor. Prop. Ocor. Prop. Ocor. Prop.

1 6 1,00 --- --- --- --- --- --- 6 1,00 2 4 ,50 1 ,13 --- --- 3 ,37 8 1,00 3 5 ,50 --- --- 1 ,10 4 ,40 10 1,00 4 6 ,60 --- --- --- --- 4 ,40 10 1,00 5 7 ,64 1 ,09 --- --- 3 ,27 11 1,00 7 2 ,33 --- --- 3 ,50 1 ,17 6 1,00 8 14 1,00 --- --- --- --- --- --- 14 1,00 9 7 ,88 --- --- 1 ,12 --- --- 8 1,00 11 4 ,66 --- --- 1 ,17 1 ,17 6 1,00 12 10 ,71 --- --- --- --- 4 ,29 14 1,00

47 Na construção da tabela 4, contou-se a quantidade de ocorrências de interações de cada uma das categorias que apareceram em cada grupo. A partir daí foi calculado o percentual ou proporção de ocorrência de cada tipo de interação em relação ao total de interações ocorrido durante cada atividade. É importante ressaltar que foram contadas as interações realizadas por pessoas individualmente ou em grupos que puderam ser observadas na gravação.

Como resultados obtidos na atividade de resposta do questionário em grupo, as interações que apareceram com mais freqüência foram Escutar pessoa (EP) e Resposta rápida com emissão de opiniões (RO). Escutar pessoa foi a categoria mais freqüente em todos os grupos, e em dois grupos ocorreu com freqüência igual a Resposta rápida com emissão de opiniões. O percentual de ocorrência de Escutar pessoa em relação ao total de interações variou de 36% a 52%.

Considerando apenas as interações voltadas para a negociação das respostas da atividade, observa-se um padrão: em nove grupos (de um total de dez observados) o tipo de negociação que mais ocorreu foi a Resposta rápida com emissão de opiniões (RO). Em dois desses grupos, todas as respostas foram negociadas dessa forma.

Os resultados dos grupos 7, formado só por meninas, e 8, formado em sua totalidade por rapazes, permitem inferir diferenças de gênero quanto a formas de interação com a tarefa. Enquanto os rapazes responderam muitas questões e todas por meio de negociação na categoria interativa resposta rápida (RO), evitando qualquer debate mais aprofundado, os participantes do sexo feminino detiveram-se mais em cada questão e realmente discutiram o questionário. De suas respostas, dois terços foram discutidas; em metade houve busca por consenso. Portanto, as categorias de interação com a tarefa ficaram embutidas nas demais interações, o que não chegou a se evidenciar de modo significativo nas ocorrências.

Em síntese, podemos evidenciar o surgimento de três tipos de padrões de interação social que podem ser visualizados na Tabela 5.

48

TABELA 5 - Grupos observados e os padrões de interação mais apresentados. Padrões interativos resultantes

tabela 4 –interação com os computadores em resposta ao questionário de atitudes – 12 grupos. P1 – Proporção de categorias do padrão de interação com

respostas rápidas (RO)

P2 – Proporção de

categorias do padrão de respostas rápidas com emissão de opiniões (RO) e resposta discutida sem consenso (RDS)

P3 – Proporção de

categorias do grupo com resposta

discutidas com emissão de consenso (RDC) Grupo 1 1,00 Grupo 2 ,50 / ,37 Grupo 3 ,50 / ,40 Grupo 4 ,60 Grupo 5 ,64 Grupo 7 ,50 Grupo 8 1,00 Grupo 9 ,88 Grupo 11 ,66 Grupo 12 ,71

Total de grupos por categorias

07 02 01

Fonte: Dados do autor

Documentos relacionados