• Nenhum resultado encontrado

Existem dois tipos de metas de faturamento que são: o orçado e o programado. O orçado é a visão de vendas que o comercial pode ou não alcançar, ele depende da demanda e dos movimentos de mercado, da abertura de novos clientes e da atuação das equipes de vendas e representantes. Esse faturamento não é da competência dessa análise, pois não foi

avaliado o mercado. Já o faturamento programado é o que realmente precisa ser feito, pois foi vendido, é compromisso.

Para isto, foi realizado um brainstorming e construído um Diagrama de Ishikawa. No

brainstorming foram evidenciadas as seguintes causas:

Excesso de Paradas de máquinas; Excesso de Paradas de moldes; Excesso de trocas;

Mix de produção;

Baixo comprometimento da mão-de-obra; Falta de engenharia de processo.

No Diagrama de Ishikawa, representado na Figura 3.5, ficou determinado que os problemas de paradas de máquinas e de moldes, falta de capacitação, falta de especialização, falta de suporte técnico de engenharia e os problemas de motivação e comprometimento são importantes para o baixo faturamento, porém todos já foram tratados. Há uma situação que também é muito importante e que trata do mix de produção e do excesso de troca.

Figura 3.5: Diagrama de Ishikawa para Faturamento abaixo da Meta Fonte: O Autor (2007)

Causa 1: mix de produção versus excesso de troca

O mix de produção afeta o número de trocas de produtos. Lotes pequenos são feitos rapidamente, lotes grandes, muitas vezes, precisam ser interrompidos, para que lotes menores de outros produtos sejam produzidos ou, ao contrário, não param de ser produzidos, deixando

MEDIDA MÃO-DE-OBRA CAPACITAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO DESMOTIVAÇÃO COMPROMETIMENTO MÉTODO EQUIPE DEENGHARIA MIX PRODUÇÃO EXCESSO TROCAS

MOLDE MÁQUINA MEIO AMBIENTE

FATURAMENTO ABAIXO DA

META

PARADAS

os menores na vez, esse último pode não entrar no momento desejado. Existem períodos que a seqüência de produtos é tão complexa que pequenas paradas atrapalham todo o programa de produção.

- Ação de Curto Prazo:

A área comercial deve estipular lotes mínimos maiores (de 50.000 para 100.000 peças), essa ação deve ser revertida em épocas de baixa produção, é preciso ter esta flexibilidade.

Prazo: 60 dias.

Custo: impacto no faturamento de 3% a menor.

- Ação de Médio Prazo:

Melhorar o sistema de informação entre as áreas comerciais e de planejamento que já estão unificadas. Sugere-se a aquisição de um sistema de informação, mais robusto.

Prazo: 1 ano.

Custo: 0,2% do faturamento.

- Ação de Longo Prazo:

Aumentar a capacidade de produção da empresa com a aquisição de máquinas. Poderia ocorrer aumentando o número de máquinas ou substituindo as máquinas atuais por máquinas maiores. A intenção é manter capacidade adicional, sobra de reserva.

Prazo: 2 anos.

Tabela 3.2: Viabilidade da ações propostas de curto, médio e longo prazo Fonte : O Autor (2007)

RESUMO DAS AÇÕES PROPOSTAS

Ação Comentário Nº de citações Sim Não

Avaliação da mão-de-obra (comprometimento)

É fundamental que a empresa saiba com quem está fazendo parceria, nesse sentido manter os que gostam da empresa e tirar os permanentemente descontentes é uma ação importante e viável, envolve todas as áreas da empresa 5 X Ações de treinamento (inclui estágios, preparação de novatos, reciclagem, plano de carreira etc.)

Os treinamentos e o plano de carreira são de grande importância seja na formação dos iniciantes, na capacitação em novas tecnologias e processos e na reciclagem, deve ser uma ação contínua e feita com seriedade, profissionais que sabem onde podem chegar trabalham com mais interesse

10 X

Contratar especialistas do Sul/Sudeste do país

A falta de especialistas é critica, afeta o resultado, porém a contratação de profissionais do Sul/Sudeste precisa ser avaliada com profundidade, pois o investimento é grande e o resultado pode não ser o esperado, nessa relação qualquer um dos lados podem querer voltar atrás. A questão é achar a pessoa certa e garantir o investimento até onde seja necessário, a falta de especialistas acontece em todas as seções . Na montagem do setor de engenharia seria preciso sim contratar pessoas capacitadas do Sul/Sudeste.

5 Necessita de avaliação mais detalhada por parte da empresa Reavaliar a política de recursos humanos (inclui projeto de cargos e salários, elenco de benefícios e descontos, carreira etc.)

A empresa cresce e as necessidades de mudanças chegam, novas posturas precisam ser assumidas, isso pode envolver até a cultura da empresa, é importante a empresa enxergar seu capital humano de forma moderna, entendendo que eles são os parceiros que fazem o negócio andar, e como parceiros esperam contra partidas equivalentes. 12 x Ações de investimento (Incluem aquisição de equipamentos para CQ, ferramentaria, terceirização, máquinas para melhorar o mix de produção, construção e instalações)

Essas ações são importantes e devem fazer parte dos investimentos que são determinados nos orçamentos semestrais. Não há muitas dificuldades em se realizar essas ações, mesmo a compra de equipamentos de produção podem ser planejados (Finame etc.)

7 x

Os 6 indicadores com baixo desempenho são fundamentais para a competitividade da empresa, quando eles estão positivos, a empresa está ganhando. As ações propostas são de complexidade significativa, sobretudo aquelas que necessitam investimentos, com relação às ações que envolvem modificações na gestão de recursos humanos, elas são fundamentais, pois

influenciam no desempenho da mão-de-obra, na motivação e no comprometimento. Segundo Chiavenatto (1999), quando a equipe esta desmotivada, o resultado é sempre ruim.

Algumas ações já desencadeadas pela empresa: Criação da área de Gerência de RH;

Implantação do sistema de cargos e salários; Ajustes dos salários fora de faixa;

Estudos para a alteração do plano de premiação para a adoção do PPR (Plano de Participação nos Resultados);

Melhoria da capacitação com o início do centro de treinamento.