• Nenhum resultado encontrado

Lista de Questões 1 FCC – AFAP – Assistente Administrativo de Fomento – 2019)

16. FCC – TRT2– 2014)

Segundo Kaplan & Norton, o Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da organização. Ao se implantar essa ferramenta, a organização deve considerar os seguintes componentes:

a) objetivos estratégicos, metas, indicadores e responsabilidade social. b) financeiro, cliente, desenvolvimento de pessoas e processos.

c) objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos operacionais. d) planos de Ação, indicadores e ferramentas da qualidade.

e) mapa estratégico, objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos de ação.

17. FCC – METRÔ DE SP – Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – 2014)

A chamada Matriz BCG, utilizada no planejamento e orçamento de marketing,

a) parte do pressuposto que os produtos seguem uma trajetória semelhante aos seres vivos: nascem, crescem, amadurecem e perecem.

b) relaciona duas variáveis, que são o crescimento do mercado e a participação relativa de mercado de uma dada empresa.

d) é formada a partir da análise da força do negócio e dos elementos de atratividade do mercado.

e) considera, apenas, a unidade de negócio, não podendo ser utilizada nos níveis de linha de produto, de produto individual, ou marca.

18. FCC – TCE GO – Analista de Controle Externo – 2014)

Considere a Matriz GUT abaixo:

PROBLEMAS G U T

I 5 5 5

II 2 5 3

III 3 2 5

IV 5 5 4

Sobre a prioridade de resolução de problemas está correto o que consta em a) I, IV, II e III.

b) I, II, III e IV. c) II, III, I e IV. d) III, IV, II e I. e) II, IV, I e III.

19. FCC – TRT 1ª Região – Analista Judiciário/ Tecnologia da Informação – 2014)

A matriz GUT (Gravidade − G, Urgência − U, Tendência − T) é utilizada para avaliar as atividades prioritárias na condução de uma empresa. Utilizando-se esse tipo de matriz, a prioridade (P) das atividades é calculada de acordo com a expressão: a) P = (G ∗ U)/T b) P = G /(U ∗ T) c) P = G + T ∗ U d) P = G ∗ U + T e) P = G ∗ U ∗ T

20. FCC – SERGAS – Analista de Marketing – 2013)

Existem diversas ferramentas para análise do plano de portfólio de negócios de uma organização. Uma das mais populares é a Matriz BCG, proposta pelo Boston Consulting Group. Em relação a esta ferramenta de análise estratégica,

a) as duas dimensões que constituem as coordenadas de posicionamento das unidades analisadas na Matriz BCG são a atratividade do setor e a força comercial da organização no setor.

b) um dos aspectos de grande utilidade da Matriz é que ela prevê relações diretas entre participação de mercado e lucratividade.

c) de acordo com a Matriz, "Vacas Leiteiras" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) em mercados que apresentam crescimento rápido, nos quais a empresa tenha alta participação mas que, entretanto, tendem a atrair muita concorrência.

d) de acordo com a Matriz, "Estrelas" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) que apresentam crescimento lento, na qual a concorrência é menos intensa associada à liderança de mercado, mas que fornecem receitas contínuas e sustentáveis.

e) de acordo com a Matriz, "Pontos de Interrogação" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) da organização que ainda não apresentam resultados consistentes em termos de participação, mas que disputam mercados com alto potencial de crescimento.

21. FCC – MPE MA – Técnico Ministerial/Tecnologia da Informação – 2013)

Uma maneira de analisar o potencial estratégico dos sistemas de informação é considerar sua influência em uma ou mais das cinco forças apresentadas no modelo das forças competitivas de Porter. A internet influencia a concorrência neste modelo de algumas maneiras:

I. Ameaça de novos concorrentes: Para a maioria das empresas, a internet aumenta a ameaça de novos concorrentes, reduzindo as barreiras tradicionais de entrada, como a necessidade de uma força de vendas ou uma vitrine física.

II. Poder de barganha dos fornecedores: A Web aumenta significativamente o acesso de um comprador às informações sobre produtos e fornecedores, aumentando o poder de barganha do fornecedor.

III. Rivalidade entre concorrentes: A visibilidade das aplicações na Web e o uso de sistemas proprietários tornam mais difícil manter segredo, reduzindo as diferenças entre concorrentes.

Está correto o que se afirma em a) I e III, apenas.

b) I, II e III. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, apenas.

22. FCC – SERGAS – Analista de Marketing – 2013)

Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo:

a) Grau de inovação tecnológica dos mercados; Intensidade competitiva; Influência dos canais de distribuição. b) Custos de promoção da oferta no mercado; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores.

c) Pontos fortes; Pontos fracos; Oportunidades.

e) Grau de rivalidade no segmento ou mercado; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos substitutos.

23. FCC – BB – Escriturário – 2013)

A tabela abaixo apresenta em sua primeira coluna uma relação contendo as três “estratégias genéricas” que um banco pode escolher, a fim de enfrentar a concorrência. A segunda coluna apresenta três ações ligadas a cada uma delas.

Estratégias competitivas Ações

I. Liderança no custo total 1. Fusão bancária

II. Diferenciação 2. Privilégio ao financiamento rural III. Enfoque 3. Criação de produto considerado único

As estratégias e suas respectivas ações estão corretamente correlacionadas em: (A) I-1; II-3; III-2.

(B) I-2; II-1; III-3. (C) I-1; II-2; III-3. (D) I-2; II-3; III-1. (E) I-3; II-1; III-2.

24. FCC – BB – Escriturário – 2013)

Considere um setor bancário hipotético com as seguintes características: inexistência de economias de escala; clientes com baixo custo de troca de banco; baixa necessidade de capital para abertura do negócio; ausência de políticas públicas restritivas. Dentre as denominadas cinco forças competitivas de Porter, a mais relevante como ameaça a um banco em funcionamento, diante da estrutura setorial apresentada, é

(A) a ausência de rivalidade entre os concorrentes. (B) o baixo poder de negociação dos clientes. (C) a possibilidade de novos entrantes. (D) o poder de negociação dos fornecedores.

(E) a pressão de produtos e serviços complementares.

Documentos relacionados