• Nenhum resultado encontrado

Ferramentas de análise do Twitter

Capítulo II – A Internet e os novos media 2.1 O surgimento da Web 2

2.4 O microblogs e o Twitter: novas plataformas de influência pessoal

2.4.1 Ferramentas de análise do Twitter

A análise efetuada ao Twitter pode ter diferentes propósitos. Encontramos um conjunto de opções e ferramentas que permitem uma análise aprofundada a diferentes especificidades que existem nesta rede social (tweets, menções, etc.).

Uma das primeiras análises que se pode fazer é a contagem do número de seguidores. Esta é uma métrica importante, pois poderá ser necessário dividir este número por outros números. Para a contagem do número de seguidores basta aceder à página pessoal de cada pessoa. Um pensamento geral referente a esta métrica diz que quanto mais seguidores uma organização tive melhor. Um amplo número de seguidores tende a mostrar o grau de consciência de consumo (How To Gather And Use Twitter Metrics [s.d.]).

Outra análise que se pode efetuar é aos retweets. Se se fizer uma pesquisa com o nome da conta do Twitter e “RT”, e depois com o nome do Twitter e “retweet” o resultado mostrará quais as publicações que foram retweetadas e que são, por isso, interessantes o suficiente para serem partilhadas pelos seguidores. Quanto maior for a percentagem de retweets, melhor. Existe também uma ferramenta “Retweet rank” que permite saber quantos retweets se está a ter em comparação com outros utilizadores do Twitter (How To Gather And Use Twitter Metrics [s.d.]).

É também possível fazer o rastreamento de ligações. Ao criar-se as ligações personalizadas para o Twitter, criando um URL curto sob o seu domínio, é possível perceber-se a intensidade de tráfego que este gerou (How To Gather And Use Twitter Metrics [s.d.]).

O Twitterholic é outra das ferramentas que se podem utilizar para analisar o Twitter. Este método consiste num site que mostra o crescimento de uma conta do Twitter ao

60

longo do tempo em relação ao número de seguidores e seguintes. O ranking que esta métrica efetua por região pode ser útil para identificar se a conta tem a quantidade certa de reconhecimento para o tamanho da localização geográfica que representa (How To Gather And Use Twitter Metrics [s.d.]).

Google Analytics é uma ferramenta métrica comum, no entanto é necessário tê-la instalado num site e ter acesso a esta. Esta ferramenta ajuda a perceber a eficácia do Twitter a direcionar o tráfego, permite ver o número de visitas num dado período e calcular as visitas por seguidor. Se o número da pessoa ou organização estiver acima de 1.0 visitas por seguidor por mês, provavelmente está-se a fornecer informações úteis e convincentes para os seguidores. Se o número estiver abaixo de 1.0, poderá ser necessário a consideração de mudança de estratégia (How To Gather And Use Twitter Metrics [s.d.]).

A verdade é que o número de programas é bastante extenso. Temos, por exemplo o Twazzup que é um programa que permite saber quais as palavras-chave presente num tweet, o TwitterGrader que nos diz qual o poder do perfil no Twitter ou o Twitter Counter que oferece estatísticas detalhas e atualizadas dos seguidores, dos utilizadores que se segue, o que permite a comparação do crescimento das contas e consequente reajuste da estratégia.

Para a mediação de influência deve-se ter em consideração o programa Klout. Este programa mede a influência das pessoas baseando-se nos seus dados sociais (apresentados em diferentes redes sociais, mas pode optar-se por escolher só uma), numa escala de zero a cem. A média situa-se nos 40 pontos. Quanto maior for a capacidade da pessoa em gerir as conversas e fazer as outras pessoas serem socialmente ativas (como retweetar), maior será a pontuação. O programa tem como maior foco a quantidade de conversas produzidas e não o volume de publicações. (How it works [s.d.]).

Para a monitorização e gestão do Twitter foi criado o programa Tweetdeck, que permite o envolvimento no mundo social através de um quadro de colunas flexíveis. As colunas poderão ser geridas de acordo com as necessidades de cada uma. Desde as mensagens, ao perfil do próprio utilizador ou daqueles que ele segue, a menções ou Tweets o utilizador pode ver em tempo real todas as atualizações. Apenas de referir que o programa não é exclusivo do Twitter, podendo-se também utilizar os dados do

61

Facebook (Tweetdeck, [s.d.]). Esta é a aplicação mais popular do Twitter, com 23% da quota de mercado em Junho de 2009. Em 2011 a aplicação foi mesmo adquirida pelo Twitter, sofrendo nessa altura uma mudança ao nível do software (Tweetdeck, 2012). Para analisar a página de Twitter de alguém pode-se utilizar o programa Fanpage Karma. A análise efetuada por este programa permite que se possa envolver os seguidores de uma melhor forma, pois fornece insights valiosos sobre estratégia e desempenhos de posts e dicas para melhorar esse envolvimento. A análise fornece um histórico do envolvimento (About [s.d.]).

O programa Twitalyzer também fornece uma análise a uma página do Twitter ao combinar medidas básicas do Twitter com dados demográficos. Para além dos próprios resultados o Twitalyzer utiliza na sua análise programas como o Klout (Twitalyzer, [s.d.]). O resultado do Twitalyzer é medido por dez critérios: influência, impacto, envolvimento, velocidade, generosidade, sinal, influência, seguidores, quem eu sigo e listas. Para além disso, o programa desenvolve uma classificação do tipo de utilizador (líder, trendsetter, sociáveis, etc.) (Wang, 2011).

Já o programa TweetReach analisa tweets a partir do hashtag, marca ou URL e permite monitorizar uma marca, seguir eventos dos meios de comunicação ou executar campanhas de marketing O programa pode ainda ser utilizado para rastrear milhões de tweets a cada semana sobre tudo, desde as eleições a lançamentos de produtos, celebridades, programas de TV e anúncios (About Tweetreach, [s.d.]).

62

Capítulo III – Arianna Huffington no Twitter

Documentos relacionados