• Nenhum resultado encontrado

Neste anexo, é apresentada uma visão geral sobre as ferramentas utilizadas no decorre dos experimentos. Nas ferramentas de geração de tráfego são mostrados os parâmetros de configuração utilizados nos ensaios.

1) Breezenet DS.11

O software utilizado para verificação da qualidade do sinal de radiofreqüência e adequação da configuração e performance do enlace sem fio o Breezenet DS.11 – Versão 2.0.9 for Windows (http://www.alvarion.com), fornecido juntamente com os equipamentos wireless.

2) Chrony

Para sincronizar os relógios das estações geradora e receptora de tráfego, as estações envolvidas no experimento tiverem seus relógios sincronizados (RTC), com base na ferramenta Chrony (http://www.chrony.org).

Chrony é um conjunto de programas usados para manter a precisão do relógio de sistema em um computador. Os dois programas são chamados chronyd e chronyc. Chronyd é um daemon que pode ser iniciado a qualquer momento. Chronyc provê uma interface para o usuário utilizar o Chronyd monitorando desempenho e ajustando configuração.

3) Mgen

A ferramenta Mgen (http://manimac.itd.nrl.navy.mil/MGEN/) utilizada foi a versão 3.2 e é composta pelos módulos mgen, drec e mcal para geração de tráfego, recepção do tráfego na estação remota e extração das informações a partir do arquivo gerado pelo módulo drec, respectivamente. Esta ferramenta permite a geração controlada de tráfego UDP pela variação da taxa de bits, do tempo do experimento e do tamanho do pacote utilizado. Foi utilizada para obter informações referentes a atraso,

/usr/local/MGEN/mgen –b ip:port –r taxa –s tamanho –d duração –i interface –p porta

Onde:

-b → endereço IP e porta UDP da estação receptora do tráfego; -r → taxa de geração de pacotes por segundo;

-s → tamanho do pacote em bytes;

-d → tempo de geração do tráfego, em segundos;

-i → nome da interface pela qual o tráfego será gerado; e -p → número da porta pela qual será gerado o tráfego.

/usr/local/MGEN/drec –b ipaddr –i interface –p porta logFile

Onde:

-b → endereço IP da estação que irá gerar o tráfego; -i → nome da interface pela qual o tráfego será gerado;

-p → número da porta que receberá o tráfego gerado pelo Mgen; logFile → nome do arquivo que receberá as informações de tráfego.

/usr/local/MGEN/mcalc logFile

Onde:

logFile → nome do arquivo que contém as informações de tráfego gerado pelo drec.

/usr/local/MGEN/allcalc logFile Arqcalc

Onde:

logFile → nome do arquivo que contém as informações de tráfego gerado pelo drec.

Arqcalc → nome do arquivo gerado pelo allcalc a partir das informações de tráfego gerado pelo drec.

4) Mib Browser Professional Edition

A ferramenta utilizada para aquisição dos dados, via SNMP, foi a Mib Browser Professional Edition da empresa MG-SOFT (http://www.mg-soft.com). Esta ferramenta permite monitorar e administrar qualquer dispositivo de SNMP em uma rede, como por exemplo: arquivos ou servidores de banco de dados, modem, switches, roteadores e impressoras através do uso de protocolo padrão SNMPv1, SNMPv2 e SNMPv3. O software pode executar operações SNMP GET, SNMP GETNEXT, SNMP GETBULK e SNMP SET. Pode ainda monitorar vários dispositivos via SNMP simultaneamente.

5) NetPerf

A ferramenta Netperf (http://www.netperf.org) utilizada foi a versão 2.1 e é composta pelos módulos netperf e serserver sendo classificada como uma ferramenta de benchmark para medir o desempenho de rede de computadores. Ela foi desenvolvida pela Divisão de Informação de Redes da Hewlett Packard Company, baseada no esquema monitor-refletor, onde o tráfego é gerado de uma estação monitora com o módulo netperf e refletido pela estação receptora com o módulo Netserver. Esta ferramenta foi utilizada para geração controlada de tráfego TCP e UDP, visando obter- se estimativa de vazão variando o tempo do experimento e o tamanho do pacote utilizado. O Mgen foi executado em ambiente Linux. Os formatos dos comandos netperf (monitor) e netserver (refletor) são mostrados abaixo:

Para recepção de tráfego

/usr/local/Netperf/netserver

Para geração de tráfego

/usr/local/Netperf/netperf –l duração –t proto –H ip –f k -- -r x,y

Onde:

-f → apresentação dos resultados em Kbits por segundo (-f k);

-r → tamanho do segmento a ser enviado pelo netperf e a ser respondido pelo netserver, em bytes;

Para estimativa da vazão

/usr/local/Netperf/netperf –l duração –t proto –H ip –f k -- -m

Onde:

-l → tempo de geração do tráfego, em segundos;

-t → protocolo e tipo de medição a ser realizada. TCP_STREAM e UDP_STREAM para medir estimativa de vazão do sistema;

-H → endereço IP da estação que está executando netserver; -f → apresentação dos resultados em Kbits por segundo (-f k); -m → tamanho do segmento a ser enviado, em bytes.

6) Ntop

O software utilizado para caracterizar o tráfego foi o Ntop [DER99], versão 2.0.99, para plataforma Win32 (http://www.ntop.org).

O Ntop é uma ferramenta desenvolvida para plataforma Unix que mostra o uso de rede, e é baseada em biblioteca libpcap tendo disponibilidade para todas as plataformas Unix e portável para Win32. O Ntop pode ser usado de duas formas: o Ntop clássico, que vem com um servidor de web embutido e o Ntop interativo, que é basicamente um conjunto de ferramentas de rede. Usuários podem utilizar um browser, como por exemplo o Internet Explorer ou Netscape, para navegar pelo Ntop, já que ele atua como um servidor web, podendo obter informações referentes ao tráfego da rede, bem como o seu estado. Através do Ntop é possível:

• Ordenar tráfego da rede por diversos protocolos;

• Mostrar o tráfego da rede ordenado por vários critérios;

• Exibir estatísticas de tráfego;

• Apresentar a distribuição do tráfego IP por vários protocolos;

• Exibir matriz de tráfego IP por subrede (quem está falando com quem);

• Mostrar relatório IP por tipo de protocolo.

7) OziExplorer

O software utilizado para documentação das coordenadas geográficas das estações foi o OziExplorer, versão 3.85.4.4 para Windows (http://www.oziexplorer.com). Através deste software é possível plotar informações em um mapa devidamente calibrado das coordenadas obtidas pelo GPS, possibilitando obter informação, em escritório, sobre localização, distância entre pontos etc.

Documentos relacionados