• Nenhum resultado encontrado

INTRODUÇÃO

A

pós aprendermos sobre a compactação de arquivos, vamos conhecer outras formas de armazenamento destes documentos, podendo ser feitas usando a Internet, que difere do armazenamento tradicional nos dispositivos como o hd e pen-drive.

Atualmente a Internet é uma realidade em nossas vidas, principalmente para você aluno do Curso de Licenciatura em Computação. Utilizamos a Internet para troca de mensagens (e-mail), para buscar informações, para acessar o site do nosso banco, para entretenimento, enfim, para uma variedade de ações que realizamos todos os dias, especialmente com o uso de dispositivos móveis, tais como os

smartphones. Sendo assim, neste capítulo vamos estudar algumas ferramentas

que nos auxiliam a utilizar a Internet, especialmente as ferramentas do Google, incluindo o Gmail e o Google Drive.

Para descrever as possibilidades de trabalho, fazendo uso das principais fer- ramentas disponibilizadas pelo Google, este capítulo foi dividido em 3 seções. A seção 6.1 trata da criação e utilização do E-mail, bem como o envio de mensagens e arquivos. A seção 6.2 apresenta os métodos de busca. Por fim, a seção 6.3 apresenta a ferramenta Google Drive com a finalidade de armazenamento de informações.

O e-mail (ou correio eletrônico) é uma ferramenta de comunicação assíncrona, ou seja, não é necessário que emissor e receptor(es) da mensagem estejam conectados no mesmo momento (on line). Podemos enviar uma mensagem e o destinatário irá abri-la no momento em que achar mais conveniente. Existem várias ferramentas para utilização do correio eletrônico. Uma das mais conhecidas é o Gmail, que faz parte das ferramentas do Google. Ao criar uma conta no Gmail, que é gratuita, você poderá acessar outras ferramentas e serviços do Google, tais como o Google Drive que será abordado mas adiante nesta unidade.

Os exemplos que vamos mostrar aqui utilizam o Gmail. A Figura 101 apresenta a tela de acesso ao Gmail, por meio do link http://www.gmail.com.

O primeiro passo é clicar no link Criar uma Conta, destacado na Figura 101. Ao clicar neste link você será direcionado para uma tela de cadastro, apresentada na Figura 102. Nesta tela você precisará informar alguns dados, bem como definir o nome para sua conta do Gmail.

E-MAIL

6.1

figUrA 101: Tela de acesso ao Gmail.

Vamos fazer um exemplo de criação de uma conta no Gmail utilizando o nome fictício de Licenciatura em Computação. Definimos, como nome de usuário,

liccomputacaoead (Licenciatura em Computação EaD) e, como senha, eadlicomp,

como mostra Figura 103.

figUrA 102: Tela de cadastro do Gmail.

figUrA 103: Tela de cadastro do Gmail – Exemplo de Criação de Conta. foNTE: dos autores, 2016.

Após informar os dados para cadastro você deve clicar no botão Próxima Etapa na parte inferior da tela, rolando a tela para baixo. Assim, você será direcionado para uma tela onde é apresentada a política de privacidade do Gmail. Para concordar com a política de privacidade e dar continuidade à criação de sua conta é preciso rolar a tela para baixo para ler as informações e clicar no botão Concordo que ficará destacado na cor azul, como mostra a Figura 104.

Caso as informações de sua conta tenham sido digitadas corretamente e sua conta tenha sido criada, você visualizará uma mensagem de boas-vindas, como mostra a Figura 105. Você deve clicar, então, no botão Prosseguir para Gmail e será dire- cionado para a tela apresentada na Figura 106.

figUrA 104: Política de Privacidade do Gmail.

figUrA 105: Mensagem de boas-vindas do Gmail. foNTE: dos autores, 2016.

Ao acessar sua conta do Gmail pela primeira vez, você visualizará um guia com algumas sugestões informações sobre a ferramenta, como mostra a Figura 106. Se você preferir pode fechar este guia, clicando no ícone representando por um x (destacado na Figura 106).

Ao clicar no botão de fechar (x) na Figura 106 você visualizará a tela principal do

Gmail, apresentada na Figura 107. Na nossa caixa denominada Entrada (1), des-

tacada na Figura 107, já temos uma mensagem recebida com informações sobre a nossa conta.

figUrA 106: Guia de Instruções do Gmail.

figUrA 107: Tela Principal do Gmail. foNTE: dos autores, 2016.

As principais operações que podemos realizar em nossa conta do Gmail são: ler mensagens recebidas, responder mensagens, excluir mensagens e enviar mensa- gens. Vamos ver alguns exemplos. A partir da conta do Gmail de um dos autores deste livro, enviamos uma mensagem para o endereço liccomputacaoead@gmail.

com. Agora nossa caixa postal possui 2 mensagens na caixa de entrada (mensagens

recebidas), como mostra a Figura 108.

Para lermos uma mensagem basta clicarmos sobre o link da mesma (destacado no centro da tela na Figura 108). Se deixarmos o ponteiro do mouse sobre o nome do emissor da mensagem vamos visualizar uma caixa com as informações do e-mail do mesmo, no caso deste exemplo, Sidnei Renato Silveira. Ao clicar no link a men- sagem será aberta, como mostra a Figura 109.

figUrA 108: Caixa de Entrada do Gmail.

figUrA 109: Lendo uma mensagem. foNTE: dos autores, 2016.

Podemos responder esta mensagem, enviando alguma resposta ao emissor ou encaminharmos para outro destinatário. Para respondermos à mensagem deve- mos clicar no link Responder, destacado na Figura 109. Ao clicar no link Responder vamos visualizar uma janela com o destinatário (quem nos enviou a mensagem) e um espaço para digitarmos nossa mensagem, como mostra a Figura 110.

Após digitarmos a mensagem de resposta devemos clicar no botão Enviar destacado na cor azul (Figura 110). Se clicarmos no campo correspondente ao endereço de

e-mail do destinatário veremos duas informações cc e cco, como mostra a Figura 111.

figUrA 110: Respondendo uma mensagem.

figUrA 111: Opções cc e cco. foNTE: dos autores, 2016.

As opções cc e cco permitem que sejam enviadas cópias das mensagens, sejam elas novas mensagens que estamos criando ou respostas à mensagens recebidas. A opção cc significa com cópia e cco com cópia oculta. A cópia oculta significa que só o emissor e o receptor informado no cco saberão quem recebeu a mensagem. Os endereços informados na opção cc são visualizados por todos os envolvidos no envio da mensagem. Para informarmos os endereços para cópia devemos clicar em

cc e cco (lembrando que isto é opcional). Por exemplo, vamos enviar nossa resposta

com cópia para o e-mail de um dos autores deste livro (Fábio José Parreira) com a opção cc e para um dos colegas do Departamento de Tecnologia da Informação, Cristiano Bertolini com a opção cco, como mostra a Figura 112. Nesse caso, o Prof. Fábio não saberá que o colega Cristiano foi copiado na resposta.

Quando você recebe uma mensagem que foi enviada para vários endereços ao mesmo tempo, você pode clicar no link Responder (para responder apenas ao emissor da mensagem) ou no link Responder a todos (todos os copiados na mensagem original receberão sua resposta). Tome cuidado ao responder para um grupo de e-mails caso queira que apenas o emissor receba sua resposta. Além disso, não escreva toda a mensagem em letras maiúsculas pois, na Internet, escrever em letras maiúsculas significa que você está gritando.

Após enviarmos nossa resposta, a mensagem enviada ficará armazenada no

link Enviados, como mostra a Figura 113.

figUrA 112: Exemplo utilizando as opções cc e cco.

Para enviar uma mensagem devemos clicar no botão Escrever, destacado na Figura 114. Você visualizará uma tela para preencher os dados da mensagem (como mostra a Figura 115).

figUrA 113: Mensagens enviadas.

figUrA 114: Envio de mensagens. foNTE: dos autores, 2016.

figUrA 115: Exemplo de envio de mensagens.

figUrA 116: Escolha do(s) arquivo(s) para anexar. foNTE: dos autores, 2016.

foNTE: dos autores, 2016.

Ao enviar uma mensagem um recurso bastante útil é o de anexar um ou mais ar- quivos. Para isso devemos clicar no botão representando por um clips (destacado na Figura 115 com o texto Anexar Arquivos). Ao clicar neste botão você visualizará uma tela para escolher o local (disco e pasta) e o arquivo(s) que deseja anexar. Esta tela é apresentada na Figura 116.

Após escolher o(s) arquivo(s) você deve clicar no botão Abrir. O(s) arquivo(s) anexado será apresentado na tela contendo a mensagem, como mostra a Figura 117. Você pode excluir o arquivo anexado, clicando no botão x ao lado do nome do arquivo. Para enviar a mensagem você deve clicar no botão Enviar, destacado na cor azul.

figUrA 117: Mensagem com arquivo em anexo.

figUrA 118: Excluir mensagem. foNTE: dos autores, 2016.

foNTE: dos autores, 2016.

Caso você queira excluir alguma mensagem de sua caixa postal você deve selecioná- -la (marcando-a no caixa de verificação existente no lado esquerdo da mensagem) e clicar no botão excluir, representado por uma lixeira, como mostra a Figura 118.

Atualmente, buscar informações na web é algo comum. Utilizamos ferramentas de busca (ou buscadores) para lermos notícias, saber a previsão do tempo, acom- panharmos programas de Tv, baixarmos artigos científicos, procurar produtos, enfim, as ferramentas de busca são extremamente úteis. Uma das ferramentas de busca mais conhecidas atualmente é o Google (http://www.google.com.br). Anti- gamente existiam outras ferramentas, tais como o AltaVista e o Cadê. Nesta seção vamos estudar algumas formas para realizarmos a busca por informações na web utilizando o Google.

A Figura 119 apresenta a tela inicial da ferramenta de busca Google. Nesta tela você encontra uma caixa de texto para digitar alguma palavra ou expressão que identifique o assunto que você está buscando. Abaixo desta caixa de texto existem dois botões: Pesquisa Google e Estou com Sorte.

Por exemplo, se você não digitar nenhuma palavra e clicar no botão Estou com Sorte visualizará informações sobre as datas comemorativas mundiais. Nestas datas a identidade visual do Google é modificada (conhecida como Doodle). A Figura 120 apresenta o doodle relativo ao 100º aniversário da música pelo telefone, correspon- dente à data em que realizamos esta consulta (27 de novembro de 2016).

MÉTODOS DE BUSCA

Documentos relacionados