• Nenhum resultado encontrado

Fez parte de grupo de pesquisa da área de Ciência da Informação ou de Terminologia?

FICHA LEXICOGRÁFICA DE DICIONÁRIOS, GLOSSÁRIOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS

5. Sobre a edição e publicação

1.2. Fez parte de grupo de pesquisa da área de Ciência da Informação ou de Terminologia?

Não é mencionado.

1.2. Fez parte de grupo de pesquisa da área de Ciência da Informação ou de Terminologia?

Não é mencionado.

1.3. Qual a formação acadêmica do autor principal e dos participantes do grupo de pesquisa?

Gaetano Lo Monaco é licenciado em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras de São João Del-Rei (MG), bacharel em Pedagogia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e fez curso de Terminologia no Departamento de Linguística da Universidade de Brasília (UnB). Hagar Espanha Gomes e Marisa Bräscher Basílio são bibliotecárias, Sérgio Ricardo Pereira dos Santos, linguista, Francisco Salatiel de Alencar Barbosa, sociólogo e não é mencionada a formação acadêmica dos demais membros da equipe.

1.4. Qual a profissão exercida na época da publicação da obra em análise????

O Professor Gaetano era técnico em Assuntos Educacionais no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC) na época da publicação da obra em análise. A obra foi elaborada por um grupo de profissionais, dentre as mais reconhecidas há Hagar Espanha Gomes e Marisa Bräscher Basílio, da área de Ciência da Informação. A equipe que elaborou o esquema conceitual do âmbito educacional da obra foi formada por uma comissão interinstitucional composta pelos servidores Gaetano Lo Monaco (coordenador) e Lidia Alvarenga Nery, do Inep; Diogo José Ayrimoraes, do Conselho Federal de Educação (CFE); Lauro de Barros Silva Filho, da Secretaria de Ensino de Primeiro e Segundo Graus (SEPS); e Elza de Oliveira, da Funarte. O trabalho passou por 3 fases de avaliação por parte de consultores especialistas. A primeira fase da avaliação, de caráter semântico, feita pelo linguista Sérgio Ricardo Pereira dos Santos, constatou que, na redação apresentada, o aspecto epistemológico predominava sobre o semântico, fugindo dos padrões de uma metalinguagem que deveria estar baseada nos princípios linguísticos. A segunda fase da avaliação, de caráter técnico, feita por Hagar Espanha Gomes e Marisa Bräscher Basílio Medeiros, bibliotecárias e, à época, mestres em Ciência da Informação, constatou a necessidade de, primeiramente, conceituar cada termo para melhor estabelecer as relações entre eles. A terceira fase da avaliação, de caráter epistemológico, feita pelo sociólogo Francisco Salatiel de Alencar Barbosa, convalidou, de modo geral, a matriz conceitual do Thesaurus, mas sugeriu algumas modificações na estrutura temática e a introdução de novos termos para completar algumas cadeias conceituais.

2. SOBRE A APRESENTAÇÃO DA OBRA PELO AUTOR

2.1. Há introdução na qual apareçam claramente: a) os objetivos da obra?

Um dos objetivos do Brased é atender às exigências teóricas e concretas do pensar, fazer e gerir educação dentro de uma sociedade em desenvolvimento, facilitar a pesquisa em educação. Além disso, foi criado a fim de permitir a indexação e a recuperação de informações de modo sistematizado, possibilitando a otimização de seu uso por pesquisadores, gestores e estudiosos. Possibilita tanto o desenvolvimento das relações conceituais entre os termos utilizados, quanto a busca por novas formas de análise do contexto educacional.

b) o público para o qual o conteúdo se dirige?

área. Destina-se também, a ser utilizado principalmente pelos serviços de documentação institucionais, pelos centros de análise e de indexação e pelos produtores de bancos de dados documentais da área de educação.

c) as informações sobre como consultar a obra?

No site onde o Thesaurus pode ser encontrado, há a seção Thesaurus Brasileiro da Educação na qual há breves instruções sobre como a pesquisa terminológica pode ser feita. Há a explicação de que o usuário pode pesquisar o que deseja, ao clicar sobre um termo genérico na categorização dos termos, ou ao digitar um termo específico no campo de pesquisa de termos na caixa de busca. A pesquisa por meio da caixa de busca permite digitar o termo desejado, que remete a outros termos e a suas relações, conforme a figura subsequente nos mostra. A pesquisa por meio do uso da caixa de busca funciona como um índice alfabético, pois relaciona os termos apresentados em forma de hipertexto e em ordem alfabética, de modo que remete o usuário para a parte sistemática.

Pesquisar termos

Termo: Buscar

Figura 56: Campo de pesquisa de termos do Brased (2001) Fonte: (BRASIL, 2001).

Na seção Matriz Conceitual, há esclarecimentos para que o usuário compreenda a lógica de categorização da obra regida pela matriz conceitual. É preciso que ele compreenda a ordem de disposição das informações a fim de que possa encontrar o que procura. A classificação tem a vantagem de deixar em evidência as relações conceituais estabelecidas entre os termos que compõem a nomenclatura da obra. A maior desvantagem, todavia, é clara: para poder encontrar a informação desejada, o usuário deve primeiro compreender a organização interna da obra para depois poder utilizá-la com eficiência.

d) referências à bibliografia de onde foi extraído o corpus?

Sim. Na seção o que é thesaurus?, há a subseção Histórico do Thesaurus Brased, informando que, em 1980, foi iniciada a recolha da listagem dos termos coletados durante a análise de documentos e por meio da consulta de fontes como Thesaurus Eudised e o Thesaurus da Educação da Unesco. As definições dos termos foram elaboradas por meio de consulta a várias obras. Para compor as definições, são apresentadas citações de autores. No entanto, falta a lista com todas as referências bibliográficas de forma acessível ao usuário online.

e) delimitação da área específica que a obra cobre?

A obra cobre a área da educação e inclui outras áreas, que diretamente são relacionadas com a Educação, constituindo um conjunto interdisciplinar. Apesar do Brased parecer pluridisciplinar, os vários aspectos abordados servem para possibilitar a compreensão total da educação, que é interpretada como um fenômeno humano pluri e interdisciplinar. 2.2. Há bibliografia de consulta justificada pelo autor?

Não é mencionado.

3. SOBRE A APRESENTAÇÃO MATERIAL DA OBRA

3.1. As ilustrações, se houver, estão adequadas à microestrutura informacional?

A única ilustração que há é a da matriz conceitual, a qual é adequada à microestrutura informacional, tendo em vista que essa matriz que rege a organização dos termos.

3.2. A utilização de negrito, de itálico e de outros recursos gráficos está de acordo com o equilíbrio visual da obra?

Sim. Na obra, há o uso de cores e alguns termos são destacados em negrito ou em caixa alta, de modo atrativo.