• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS

Anexo 5 Ficha de avaliação

Disciplina: Língua Portuguesa Data:

Nome: Nº Turma:

C Ano:5.º

Prof: Class. Enc. Ed.

Ficha de Avaliação Texto I

O Planeta Azul acordou.

Todos os dias, mira-se nos espelhos das águas dos grandes oceanos: o Atlântico, o Índico, o Pacífico e ainda no oceano Glacial Ártico e no Antártico. Desta vez, ficou deveras assustador com a imagem que o espelho lhe deu: já não estava todo azul… Estavam a aparecer-lhe manchas vermelhas.

Intrigado, pensou:

- Eu, de cor vermelha, como pode lá isso ser?... Não quero que me chamem Planeta Vermelho. Sou o Planeta Azul… e, como o Pedro, o Paulo, a Francisca e a Catarina, não quero ter outro nome! É preciso, e com urgência, arranjar uma solução.

Resolveu então fazer uma cimeira. Juntou as duas mais prestigiadas forças da Terra: o Sol e o Vento.

(…)

O Planeta Azul viu que o sol e o Vento eram da mesma opinião: a culpa não era da Natureza, mas sim de alguém que a estragava…

(…)

Finalmente, já um tanto desanimado, aproximou-se de um cão velho e triste:

- Dizem que os cães são os melhores amigos do homem… Mas… saberás tu dizer-me quem fez o Vento tão rabugento, o Sol tão violento e porque estou eu a ficar cada vez mais vermelho?

O cão habituado a ter um dono, já viu e ouviu muita coisa. Por isso, deu ao Planeta Azul uma resposta muito diferente:

- Quanto a sermos os melhores amigos do homem, é bem verdade. O homem é que nem sempre é o nosso melhor amigo. Senão, não nos prendia em canis, não nos batia nem nos obrigava a lutar com os nossos irmãos. Não nos deixava ao frio e à fome. E, quando fôssemos velhos como eu, não nos abandonava nas matas nem em sítios ermos… Até os meus filhos morrem às matilhas… E, se procuras respostas para quem fez o Vento tão rabugento, o Sol tão violento e porque estás tu a ficar cada vez mais vermelho, o melhor é procurares o bicho

Homem. Ele é o único a quem deram inteligência. Se ele não souber, não acredito que mais alguém saiba.

O coração do Planetazinho encheu-se de esperança. Foi em busca do bicho Homem, daquele que era considerado o mais inteligente à face da Terra.

(…)

- Basta, basta! – disse o Planeta Azul. – Já sei o suficiente!... Como pode o bicho Homem, sendo o mais inteligente, destruir-se a si próprio? Mas que disparate!... Onde está, afinal, a sua grande inteligência?

- Agora, já não me surpreendo por ver o Vento tão rabugento, o Sol tão violento e por estar eu a ficar cada vez mais vermelho!... – exclamou ele, depois de todos os argumentos que lhe deram o engenheiro, a cabeleireira, o homem do lixo e o bombeiro.

Por estas razões tão graves e porque não queria que tais coisas acontecessem, o Planeta Azul resolveu alertar os Homens. Reuniu-os a todos e contou tudo o que viu e ouviu.

Depois perguntou-lhes:

- Já descobriram quem fez o Vento tão rabugento, o Sol tão violento e porque estou eu a ficar cada vez mais vermelho?

Todos, e ao mesmo tempo, gritaram: - A culpa é da poluição!

- Aí sim?!... – exclamou o Planetazinho com ar de troça. - Mas, afinal, quem provoca a poluição?

Os Homens entreolharam-se envergonhados… De repente iluminados, perceberam que tinham de trabalhar em conjunto para acabarem, de uma vez por todas, com os aerossóis e os perigosos produtos químicos, os esgotos e os lixos nos rios e nos mares, os fumos, os gases no ar e os incêndios nas florestas.

(…)

Comovidos com tal descoberta, desataram a chorar. (…)

O Planetazinho agora sorri… Conseguiu salvar os cães, os camelos, os lobos, as ovelhas, as vacas, as abelhas, as aves e os peixes, além de todos os outros animais da Terra.

O Sol, agora sem o buraco de ozono, ficou menos violento e mais amigo do Planeta, e o Vento nunca mais ficou tão rabugento e passou a soprar de mansinho. Até vieram os dois dar um abraço de parabéns ao Planeta Azul!...

Grupo I

2.” - Mas, afinal, quem provoca a poluição?” Na frase transcrita, refere o valor do travessão. R:

3.Identifica, no texto, as três partes da narrativa. Justifica com frases do texto.

R: _______________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 4. Com a leitura da história “Planeta Azul?”, que lição podes retirar para o teu dia-a-dia?

R: _

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 5. Relembra e completa:

O Planeta Azul acordou, observou que algo era____________________; resolveu então fazer uma cimeira. Juntou as duas mais prestigiadas forças da Terra:___________ e o _______________. Todos juntos aperceberam-se de um grande problema: _______________________ , ____________________, __________________. A culpa era da __________________ e do___________________________.

Texto II

A casa estava silenciosa. Finalmente, os pais apagaram a luz. Maria, a sua única irmã, dormia no quarto ao lado.

Dava voltas e voltas na cama, esperava ansiosamente o sinal combinado. Sabia todas as senhas, revia-as uma a uma, não faltava sequer uma data.

- Anda, Afonso João, não tenhas medo - dizia uma voz que ele tão bem conhecia. - Anda comigo e viverás a mais fantástica aventura da tua vida. Viajaremos, juntos, no tempo e no espaço. Anda!

Saltou logo da cama. Eram as palavras combinadas e ditas à hora certa: Meia-Noite! Morando numa casa tão antiga, não era fácil descer as escadas sem elas rangerem. Desceu com os ténis na mão, cuidadosamente e tão bem que a família continuava a dormir.

Junto à porta, ela aí estava, a sua bela bicicleta verde-prata. Perdeu o resto do medo, nada o podia impedir de participar na aventura.

Mas pedalar era voar no espaço e no tempo. A sua bicicleta mágica elevava-o no ar e subia a grande velocidade até aos altos céus. Aí as estrelas eram um verdadeiro e natural fogo-de-artifício e a sua luz intensamente brilhante pintava em diversos tons todo o Centro Histórico de Guimarães.

- Prepara-te, Afonso João, vamos descer no Castelo.

Afonso João não compreende, o Castelo está mergulhado em penumbras. Viam-se, ao longo das muralhas, vultos de homens fortemente armados em posição de vigia.

- Nada receies, estamos em meados do Século X, no tempo da Condessa Mumadona Dias. Tens a senha!

Afonso João aproxima-se da porta de entrada, mas ela está fechada! - Vímara Peres, primeiro Conde de Portucale! - bradou.

Como por encanto a porta abre-se. Dentro, a famosa condessa Mumadona, governante do Condado de Portucale e senhora da Vila de Vimaranes, a mulher mais rica e culta do Noroeste Peninsular, tão vastos eram os seus domínios e preciosa a sua biblioteca.

- Entra, Afonso João! Alegrei-me ao ouvir o nome do meu famoso bisavô Vímara Peres, senhor da Vila de Vimaranes.

Grupo II

1.Refere o título e a autora da obra do texto II. R:

___________________________________________________________________________ 2. Como se chama a personagem principal da obra?

R:

3. A quem pertence a voz que chama a personagem principal para a aventura? A que horas começou essa aventura?

R:

______________________________________________________________ 4. A que século pertence o excerto que acabaste de ler?

R:

5.Qual foi a primeira senha que Afonso João teve de pronunciar? Por quem foi recebido? R:

Grupo III

As perguntas que se seguem são de escolha múltipla.Rodeia a alínea (letra) que achas mais

correta para cada uma das perguntas. 1. A autora da obra “Planeta Azul?” é:

a) Isabel Magalhães. b) Maria José Meireles. c) Luísa Ducla Soares. 2. As duas obras analisadas são:

a) Textos líricos. b) Textos narrativos. c) Texto dramáticos. 3. Um conjunto de abelhas é: a) Cáfila. b) Bando. c) Enxame.

4. Uma manada é um conjunto de: a) Vacas.

b) Ovelhas. c) Camelos.

5. Qual a designação, mais correta, pela qual são conhecidos os recursos energéticos existentes? a) Energia Solar, Energia eólica,

Energia hidroelétrica.

b) Energia do Vento, Energia da água, Energia do Sol.

c) Energia Radioativa, Energia solar, Energia Eólica.

6. O texto utilitário estudado foi: a) A carta.

b) A receita. c) A notícia.

7. Os séculos correspondentes a esta obra são: a) Séc. III, Séc. V, Séc. VII e Séc. XI. b) Séc. X, Séc. XII, Séc. XIII e Séc. XIV. c) Séc. X, Séc. XI, Séc. XII e Séc. XIII.

8. A segunda personagem que João Afonso encontra é?

a) Mumadona.

b) D. Afonso Henriques. c) Mestre de Avis.

9. O que deixou Mumadona ao seu povo?

a) As suas Terras. b) Um testamento. c) Um monumento.

10. A batalha de S. Mamede deu-se a: a) 24 de junho de 1138.

b) 24 de junho de 1128. c) 24 de julho de 1128.

11. D. Afonso Henriques apresenta a sua esposa. Como se chamava? a) D. Teresa.

b) D. Mafalda. c) D. Filipa.

12. Que objeto de fantasia usava Afonso João para viajar no espaço e no tempo?

a) Um tapete. b) Uma bicicleta.

c) Uma mota.

Grupo IV

1. Refere quais os recursos retóricos presentes nas seguintes frases.

Frases: Recurso retórico

a)“Afonso João, salta para o meu selim e pedala!...”(Voar em Guimarães)

b) “As estrelas eram um verdadeiro e natural fogo-de-artifício.”(Voar em Guimarães)

c) “- Anda, anda, anda Afonso João, não tenhas medo.”(Voar em Guimarães)

d)“… grandes oceanos: o Atlântico, o Índico, o Pacífico e ainda no oceano Glacial Ártico e no Antártico.”(Planeta Azul?)

e)” Sou o Planeta Azul… e, como o Pedro, o Paulo, a Francisca e a Catarina,…”? (Planeta Azul?)

f)” - Basta, basta! – disse o Planeta Azul.”

(Planeta Azul?)

2. Analisa, sintaticamente, as frases que se seguem:

a)“Finalmente, os pais apagaram a luz.”

b)“ Afonso João esperava, ansiosamente, o sinal combinado.”

c)“Apercebo-me, ó grande Astro, que estás muito poderoso…”

3. “O Planeta Azulacordou.”

Que tipo de verbo está presente na frase transcrita? R:

4.”Todos os dias, mira-se nos espelhos das águas dos grandes oceanos: …” Qual a sensação presente nesta frase? Justifica por palavras tuas.

R:

_____________________________________________________________________

Grupo V

Certa noite, Afonso João voltou a ser desafiado pela bicicleta, para viverem mais uma fantástica aventura numa viagem ao mundo da Fantasia. A senha para entrar nesse mundo era “Magia”.

Num texto de, aproximadamente, 20 linhas dá asas à tua imaginação. Escreve- o com correção, pontuação e coerência utilizando a estrutura da narrativa – introdução, desenvolvimento e

conclusão.

“Voar no mundo da fantasia”

________ Bom Trabalho! As professoras estagiárias

Anexo 6 - Exemplares de trabalhos realizados por alunos intervenientes no projeto

Documentos relacionados