• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÃO GEOMORFOLÓGICA: Ilustração:

130 FICHA DE AVALIAÇÃO DE

POTENCIAIS LOCAIS DE INTERESSE GEOMORFOLÓGICO

AUTOR: Bárbara Brandão DATA: 24 de Junho de 2009

LOCAL:

Praia Grande do Rodízio Referência: GR® 11 - 3

Tipo de local: isolado  área  panorâmico 

Localização do local de interesse geomorfológico na folha 415 – Colares da carta militar 1:25 000

131

DESCRIÇÃO GEOMORFOLÓGICA:

Ilustração:

Praia Grande do Rodízio observada do topo da arriba Sul no ponto 38°48'31.34"N 9°28'55.81"W (Outubro 2008).

Fotografias de aspectos das arribas Sul da Praia Grande do Rodízio. À esquerda vêem-se as bancadas quase verticais com inclinação

sub-paralela à linha de costa. À direita o percurso para as pegadas

encerrado e degradado (Março 2009).

Fotografia de satélite sobre as arribas Sul da Praia Grande do Rodízio. É observável a posição sub-vertical das bancadas calcárias e a erosão litoral das bancadas mais brandas. Fonte: Google Earth, 2009.

Síntese:

Litologias As arribas Sul são talhadas em calcários do Cretácico (bancadas alternadas de calcários, margas e arenitos), enquanto as arribas Este e Norte se formaram em materiais do “Complexo de Benfica”: arenitos e conglomerados, com intercalações de argilas e calcários do Terciário. A praia é composta por areias quaternárias, de origem predominantemente marinha.

132

Interesses geomorfológicos principais

Tectónico: pela observação de bancadas calcárias com inclinações superiores a 80º.

Litoral: pela influência que a dinâmica litoral exerce na evolução geomorfológica da praia e das arribas.

De vertente: pela erosão por processos de dinâmica de vertente, em particular nas arribas Sul.

Evolução geomorfológica

A posição quase vertical (> 80º) das bancadas da arriba Sul está associada à ascensão do maciço vulcânico de Sintra. A actual “estrutura com uma inclinação muito elevada expõe bancadas com diferente resistência à acção dos agentes erosivos; salienta-se o papel fundamental exercido pela acção das ondas na exploração da fragilidade das bancadas mais brandas e na individualização das bancadas mais resistente de calcário que evoluem principalmente por desabamento ou balançamento” (Neves, 2004: 492).

A praia estreita e alongada alojou-se numa reentrância da linha de costa talhada em materiais brandos (facilmente erodíveis pela acção marinha) do Complexo de Benfica. Actualmente a arriba no sector centro da praia deixou de evoluir por processos marinhos devido à construção de uma estrada longitudinal que separa a praia da arriba.

Interesse patrimonial:

Tipos de valor Científico: elevado devido à posição quase vertical de bancadas com resistências distintas, à morfologia particular da linha de costa que esta estrutura favorece e à exposição das pegadas de dinossáurios.

Ecológico: baixo; na praia não se estabeleceu nenhum ecótopo específico, apenas nas arribas é possível, por vezes, observar aves de rapina.

Cultural: elevado, pela importância desta praia para a actividade balnear no concelho. A prática de desportos náuticos a nível nacional e internacional, também é muito significativa.

Estético: elevado pela dimensão, encaixe e forma do areal em conjugação com as arribas sul.

Grau de importância

É um local importante porque apresenta vários factores e processos de evolução geomorfológica (tectónico e litoral) e pegadas de dinossáurios.

Referências:

Carvalho, G. (1985) – O Paleogénico da praia Grande do Rodízio (Colares). Boletim da

Sociedade Geológica de Portugal, XXIV. Sociedade Geológica de Portugal, Lisboa: 203-207

Carvalho, G. (1999) – Geomonumentos - Uma reflexão sobre a sua caracterização e

enquadramento num projecto nacional de defesa e valorização do Património Natural. Liga de

Amigos de Conímbriga, Lisboa: 30pp.

Madeira, J.; Dias, R. (1983) - Novas pistas de dinossáurios no Cretácico Inferior. In

Comunicações dos Serviços Geológicos de Portugal, tomo 69 (I), Lisboa: 147-158

Neves, M. (2004) - Evolução actual dos litorais rochosos da Estremadura Norte. Estudo de

Geomorfologia. Tese de Doutoramento em Geografia Física apresentada à Universidade de

Lisboa, Lisboa: 554 pp.

133

USO E GESTÃO

Acessibilidade Acessível por uma estrada local, embora sem saída. Tem transportes públicos (2 carreiras) e bastantes lugares de estacionamento. A circulação viária é demorada e o estacionamento insuficiente durante a época balnear devido à elevada procura. As pegadas são acessíveis a pé, a menos de 500 m do final do estacionamento.

Visibilidade A visibilidade na praia é bastante boa embora por vezes se reduzida devido à elevada salsugem e/ou nevoeiro que não permitem observar toda a extensão. A partir da praia é possível observar todos os elementos em destaque, sendo o ponto 38°48'36.32"N 9°28'48.56"W o mais aconselhável para a observação das arribas e das pegadas.

Outros tipos de valor

Turísticos, de lazer e paisagísticos. A morfologia e pegadas de dinossáurio das arribas Sul adicionam o valor paleontológico.

Usos actuais A área tem uso balnear, turístico e didáctico, acolhendo pontualmente campeonatos de desportos náuticos (surf e bodyboard, por exemplo).

Estado de conservação

O estado de conservação da praia e dos seus acessos é, no geral, bom. Há problemas de estabilidade da bancada que contém as pegadas de dinossáurios, devido a processos de evolução naturais, embora as arribas Sul se encontrem bastante degradadas em resultado dos processos de evolução natural. Algumas infraestruturas de apoio encontram-se em elevado estado de degradação. As escadas instaladas para observação das pegadas encontram-se bastante deterioradas.

Vulnerabilidade O estado actual de degradação é consequência de factores naturais. A utilização da área como local de interesse geomorfológico não compromete a sua estabilidade.

Estatuto legal Parque Natural de Sintra-Cascais: Decreto-Lei n.º 8/94, de 11 de Março.

Povoações e equipamentos

Junto ao estacionamento da praia encontram-se serviços de restauração e quiosques com jornais e artigos de praia. As localidades mais próximas (raio de 2km) são Almoçageme, Praia das Maçãs e Banzão.

Intervenção necessária e/ou possível

A intervenção possível passa pela remodelação das infraestruturas de apoio. O painel informativo necessita de ser substituído.

Deveriam, também, ser realizados estudos de medição e monitorização da erosão das bancadas, em especial a bancada que apresenta os trilhos de pegadas de dinossáurios. Considera-se necessária a reestruturação e reabilitação da escadaria que dá acesso às pegadas.

134