• Nenhum resultado encontrado

6.5 PROTOTIPAGEM DE ALTA FIDELIDADE

6.5.2 Ficha do Paciente

6.5.2.1 Localização da ficha do paciente

A Figura 52 apresenta a interface de listagem das fichas dos pacientes. Na barra de ações, o ícone do aplicativo é substituído pelo ícone das fichas empilhadas; o título recebe o nome de ‘Fichas dos pacientes’; e são permitidas duas ações: pesquisar/localizar (ícone de lupa) e cadastrar uma nova ficha do paciente (ícone de ficha com um sinal de adição).

Na área de conteúdo é exibida uma listagem dos pacientes cadastrados. Cada paciente é representado pelo seu nome, idade, data do primeiro atendimento e sua foto (caso possua). O usuário pode rolar a listagem para cima ou para baixo para navegar pela listagem

(a Figura 52b mostra a barra de rolagem entre as fotos do paciente e a barra de navegação que surge apenas quando a tela é tocada – comportamento padrão do Android).

Figura 52 - Listagem das fichas dos pacientes.

Fonte: Autoria própria (2014).

Para localizar a ficha de um paciente manteve-se o padrão de design ‘busca dinâmica’ usado no primeiro protótipo. A Figura 53a e Figura 53b ilustram o funcionamento da filtragem dinâmica ocorrida ao pesquisar pela paciente de nome ‘maria’. O ícone em X no lado direito da barra de ações limpa o termo pesquisado.

Figura 53 - Localização de paciente pela busca dinâmica.

6.5.2.2 Cadastro da ficha do paciente

No cadastro da ficha do paciente (Figura 54) foram adicionados os campos de contato (e-mail, telefone e celular) conforme solicitado pelos usuários. Seguindo o padrão do ambiente Android os botões de confirmação ou cancelamento do cadastro se localizam na barra de ações, na parte superior da tela.

Figura 54 - Tela de cadastro da ficha do paciente.

Fonte: Autoria própria (2014).

Com intuito de oferecer maior eficiência na tarefa de preenchimento do formulário da ficha do paciente, definiu-se que o campo de data de nascimento será informado através do elemento de interface mostrado na Figura 55a; os campos de sexo, estado civil e escolaridade, por se tratarem de informações pré-estabelecidas, serão escolhidos a partir dos diálogos exibidos na Figura 55 itens b, c, e d respectivamente, oferecendo, portanto apoio a seleção de opções (CYBIS, BETIOL & FAUST, 2010). Para os demais campos, será apresentado o teclado virtual mais adequado para o tipo de informação. De modo que para o campo de nome, será exibido o teclado da Figura 56a; para o campo de e-mail o teclado Figura 56b; e para os campos de telefones e celular o teclado numérico da Figura 56c.

Figura 55 - Diálogos para facilitar a entrada de dados.

Fonte: Autoria própria (2014).

Figura 56 - Formas de apresentação de elementos para entrada de dados.

Fonte: Autoria própria (2014). 6.5.2.3 Visualização da ficha do paciente

A visualização da ficha de um determinado paciente é apresentada na Figura 57. A barra de ações é composta pela foto do paciente seguida de seu nome. Os ícones de ação variam de acordo com a aba selecionada. A alternância entre as abas pode ser realizada ao interagir diretamente com um toque – tap – sobre a aba, ou passando o dedo na tela – flick – para a direita ou esquerda.

A ficha do paciente foi dividida em três visões: dados – contém os dados cadastrais da ficha do paciente (Figura 57a); avaliações – contém uma lista com todas as avaliações de intensidade de dor realizadas no paciente (Figura 57b); e evolução – apresenta um gráfico de linhas dos valores aferidos representando a evolução do tratamento (Figura 57c).

Ao selecionar a aba ‘Dados’, a barra de ações oferece a ação de editar a ficha – ícone ‘lápis’ – e de excluir a ficha do paciente – opção no overflow. Decidiu-se disponibilizar a opção de excluir a ficha do paciente no overflow por ser uma opção pouco utilizada e evitar que seja acionada por engano. Destaca-se que o diálogo de confirmação da exclusão ainda é exibido ao usuário conforme o primeiro protótipo em papel.

Figura 57 - Visualização da ficha do de paciente.

Fonte: Autoria própria (2014).

Quando selecionada a aba ‘Avaliações’, é disponibilizada na barra de ações a ação de realizar uma nova avaliação – ícone com sinal de adição. Na área de conteúdo são listadas todas as avaliações realizadas no paciente, sendo exibidos: a data, o valor (ou média) apontado, e o ícone de ação para visualizar o gráfico de intensidade de dor (apenas se avaliação da fibromialgia).

Já quando a aba ‘Evolução’ é selecionada, exibe-se na barra de ações a ação de compartilhar o gráfico. O conteúdo é formado por um gráfico de pontos ligados e um filtro por período, que foi modificado para adequação as recomendações de Neil (2012). O gráfico visualizado pode ser compartilhado enviando-o para e-mail do paciente. Neste caso é gerado um arquivo em formato PDF (Portable Document Format) com os dados do paciente e um gráfico semelhante ao visualizado no momento da ação. O paciente pode, então, imprimi-lo e apresentá-lo ao seu médico.

Observou-se, durante o teste de avaliação da interface, o usuário executar o movimento de rotação do dispositivo para a horizontal na expectativa de que o gráfico pudesse ser visto em tela cheia. Decidiu-se oferecer, nesta versão do protótipo, tal possibilidade. Assim, foi posto um ícone no canto superior do gráfico convidando o usuário a girar o aparelho para que dessa forma tenha uma visão expandida do gráfico conforme a Figura 58. Além da filtragem por períodos (1 mês, 2 meses, 3 meses, 6 meses, 9 meses e 1 ano), o usuário também pode interagir com o gráfico ao tocar cada ponto (padrão de design ‘detalhes do ponto de dados’). Ao interagir com um ponto é exibida a data e o valor aferido (ou média, caso avaliação da fibromialgia) para aquele ponto do gráfico.

Figura 58 - Gráfico das avaliações na horizontal apresentando detalhes do ponto.

Fonte: Autoria própria (2014).

O gráfico apresenta pontos em duas cores: vermelha e azul. A primeira representa o primeiro procedimento de aferição da dor, chamado de avaliação, enquanto que a segunda representa os procedimentos realizados após a intervenção, chamado de reavaliação. Cada ponto no gráfico representa uma avaliação. No caso do tratamento da fibromialgia, cada ponto é calculado pela média dos valores de intensidade de dor dos tender points aferidos. O ponto de reavaliação apenas será exibido se esta tiver sido realizada, e não haverá linhas ligando tais pontos se, no período exibido, algum deles estiver faltante.