• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury

3.5 FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Filosofia da Ciência é o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências. Sua importância consiste em refletir criticamente sobre o conhecimento científico, para conhecer e analisar o processo de construção da ciência do ponto de vista lógico, linguístico, sociológico, político, filosófico e histórico. Ciência e tecnologia são frutos da cultura do nosso tempo e envolvem o universo empirista e pragmatista da pesquisa aplicada. A Filosofia da Ciência nos mostra que o conhecimento científico é provisório, jamais acabado ou definitivo, sempre tributário de fundamentos ideológicos, religiosos, econômicos, políticos, históricos e metodológicos.

Vivemos um momento de ufanismo da ciência. Temas como genoma, transgênicos e clonagem estão em nosso cotidiano e são apresentados de forma cristalizada, definitiva, e indicam que fazemos parte de uma civilização que elabora, sob medida, as condições ideais de nossa existência numa perspectiva técnico-científica. A Filosofia da Ciência se oferece como um conteúdo capaz de questionar tal concepção.

No Ensino Médio, portanto, importa estudar a Filosofia da Ciência na perspectiva da produção e do produto do conhecimento científico, problematizar o método e possibilitar o contato com o modo como os cientistas trabalham e pensam.

3.6 ESTÉTICA

A atitude problematizadora e investigativa, característica da Filosofia, volta-se também para a realidade sensível. Compreender a sensibilidade, a representação criativa, a apreensão intuitiva do mundo concreto e a forma como elas determinam as relações do homem com o mundo e consigo mesmo, é objeto do conteúdo estruturante da Estética.

Voltada principalmente para a beleza e à arte, a Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada.

Na contemporaneidade, a Estética nos conduz para além do império da técnica, das máquinas e da arte como produto comercial, ou do belo como conceito acessível para poucos, na busca de espaço de reflexão, pensamento, representação e contemplação do mundo.

Aos estudantes do Ensino Médio, a Estética possibilita compreender a apreensão da realidade pela sensibilidade, perceber que o conhecimento não é apenas resultado da atividade intelectual, mas também, da imaginação, da intuição e da fruição, que contribuem para constituir sujeitos críticos e criativos.

1 – Idade: ____ 2 - Gênero - M ( ) F ( )

3 – Há quanto tempo atua na profissão docente ___________________________________

4 – Há quanto tempo atua como professor de

filosofia____________________________________________________________________ 5 – Em relação à formação acadêmica:

( ) Possui formação completa em licenciatura em filosofia.

( ) Possui bacharelado em filosofia e licenciatura em outra área de atuação. ( ) Possui licenciatura em outra área de formação.

( ) Está cursando licenciatura em filosofia.

(. ) Possui bacharelado em outra área de formação em que teve carga horária mínima exigida pela SEED/PR para assumir aulas de filosofia

( ) Outros (especifique) _____________________________________________________ 6 – Possui formação a nível superior além das que foram citadas anteriormente?

( ) SIM ( ) NÃO Qual? ____________________________________________ 7 - Você cursou Universidade ou faculdade de Filosofia?

( ) Pública ( ) Privada

8 – Possui pós-graduação? ( ) SIM ( ) NÃO ( ) Cursando ( )

9 - Se a resposta for sim, em que área fez ou faz a pós-graduação? __________________________________________________________________________ 10- Caso você seja formado em outra área do conhecimento, possui algum curso específico de filosofia?

( ) SIM ( ) NÃO ome do Curso:____________________________________________ 11 – Em relação ao vínculo empregatício:

( ) Atua somente na rede pública de educação. ( ) Atua somente na rede privada de educação.

( ) Atua na rede pública e na rede privada de educação

12 – Em relação ao vínculo empregatício com a SEED/PR (forma de contrato). ( ) Quadro próprio do magistério (QPM) em filosofia

( ) Quadro próprio do magistério (QPM) em outra disciplina com aulas extraordinárias em filosofia

( ) Processo seletivo simplificado (PSS) em filosofia

( ) Outro__________________________________________________________________ 13 – Caso o seu vínculo seja “QPM em outra disciplina, com aulas extraordinárias em filosofia”, em qual área é sua habilitação ou concurso?______________________________ 14 – Qual é sua carga horária (horas/aulas) semanal na disciplina de filosofia?

Rede pública de educação: _________Hora/aula em filosofia Rede privada de educação: _________Hora/aula em filosofia 15 – Em relação à carga horária de trabalho em outras disciplinas ( ) Todas as aulas são de filosofia

( ) A quantidade de hora/aula em outra disciplina é maior que a quantidade de hora/aula em filosofia

( ) A carga horária em outra disciplina é a mesma carga horária em filosofia ( ) A carga horária em outra disciplina é menor que a carga horária em filosofia

16 – Além da atuação profissional como professor, você atua em outra atividade?

( ) SIM ( ) NÃO Qual? ___________________________________________________ 17 – Está satisfeito com a profissão docente?

( ) SIM ( ) NÃO Comente._________________________________________________ 18 – Assinale a sua maior motivação para escolher cursar licenciatura ou bacharelado em filosofia?

( ) Sempre me interessei pelas temáticas da filosofia e pelas ideias de alguns filósofos ( ) Esta foi a formação oferecida pela Igreja, pois fui seminarista.

( ) Após a volta do ensino de filosofia ao currículo da educação básica, surgiram muitas aulas e, consequentemente, oportunidade de emprego.

( ) Já possuía uma licenciatura e pretendia cursar outra.

( ) Outros – Qual? __________________________________________________________ 9 – Se possui a formação superior (bacharelado ou licenciatura em filosofia), responda: Em sua formação, a quais filósofos você dedicou mais tempo de estudo? Enumere os 5 principais em ordem crescente, sendo o 1º o de maior tempo de estudo e o 5º o de menor tempo de estudo. 1º - ______________________________________ 2 º- ______________________________________ 3 º- ______________________________________ 4 º- ______________________________________ 5 º- ______________________________________

20 - Se possui a formação superior (bacharelado ou licenciatura em filosofia), responda: Em sua formação, a quais temas você dedicou mais tempo de estudo? Enumere os 5 principais em ordem crescente, sendo o 1º o de maior tempo de estudo e o 5º o de menor tempo de estudo. 1º - ______________________________________ 2 º- ______________________________________ 3 º- ______________________________________ 4 º- ______________________________________ 5 º- ______________________________________

21 – Qual foi sua maior motivação para assumir as aulas de filosofia, sendo formado em outra área?

( ) Sempre quis lecionar filosofia

( ) Facilidade em conseguir aulas diante do número de aulas disponíveis ( ) Teve contato com a filosofia na faculdade e gosta da área

( ) Proporcionar um pensamento crítico e criação de conceitos junto aos estudantes ( ) Complementar a carga horária

Outra_____________________________________________________________________ 22 – Você costuma ler alguma revista ou jornal de filosofia?

( ) Sempre ( ) Ás vezes ( ) Nunca

23 – Em relação às demais revistas ou jornais, qual você lê com mais frequência? __________________________________________________________________

24 – Entre os filósofos que você estuda com seus alunos, aos quais você dedica mais tempo de estudo? Enumere os 5 que mais se destacam, sendo o 1º o de maior destaque.

1º - ______________________________________ 2 º- ______________________________________ 3 º- ______________________________________ 4 º- ______________________________________ 5 º- ______________________________________

25 – Entre os temas que você estuda com seus alunos, aos quais você dedica mais tempo de estudo? Enumere os 5 que mais se destacam, sendo o 1º o de maior destaque.

1º - ______________________________________ 2 º- ______________________________________ 3 º- ______________________________________ 4 º- ______________________________________ 5 º- ______________________________________

26 – Assinale quanto às “Orientações Nacionais para o Ensino Médio”, elaboradas pelo MEC, relacionadas ao Ensino de filosofia:

( ) Conheço e já estudei ( ) Conheço, mas não estudei ( ) Não conheço

( ) Não sabia que existia

27 – Assinale em relação às Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Filosofia do Estado do Paraná:

( ) Conheço e já estudei ( ) Conheço, mas não estudei ( ) Não conheço

( ) Não sabia que existia

28 – Assinale em relação ao “Caderno de Expectativa de Aprendizagem” do Departamento de Educação Básica do Estado do Paraná:

( ) Conheço e já estudei ( ) Conheço, mas não estudei ( ) Não conheço

( ) Não sabia que existia

29 – Se sua atuação é apenas na rede privada de educação, quais orientações você segue em sua escola, em relação ao ensino de filosofia?

_____________________________________________________________________ 30 – Na sua visão qual a contribuição do ensino de filosofia na formação do estudante do Ensino Médio? Enumere as 5 contribuições em ordem crescente, sendo a 1ª a mais importante. 1ª - ______________________________________ 2 ª- ______________________________________ 3 ª- ______________________________________ 4 ª- ______________________________________ 5 ª- ______________________________________

AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (MEC 2006) ABRANGEM AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO ESTUDANTE NESTA ETAPA DE ENSINO. A PARTIR DA SUA PRÁTICA DOCENTE, VOCÊ CONSIDERA QUE O ESTUDANTE SERÁ CAPAZ DE:

31 - Ler textos filosóficos de modo significativo ( ) Sempre

( ) Raramente ( ) Às vezes ( ) Quase sempre

32 - Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros; ( ) Sempre

( ) Raramente ( ) Às vezes ( ) Quase sempre

33 - Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo; ( ) Sempre

( ) Raramente ( ) Às vezes ( ) Quase sempre

34 - Debater, tomando uma posição, defendendo, argumentativamente, e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.

( ) Sempre ( ) Raramente ( ) Às vezes ( ) Quase sempre

Investigação e compreensão:

35 - Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.

( ) Sempre ( ) Raramente ( ) Às vezes ( ) Quase sempre

Contextualização sociocultural:

36 - Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.

( ) Sempre ( ) Raramente ( ) Às vezes ( ) Quase sempre

37 – Você relaciona os conteúdos filosóficos ao cotidiano?

( ) SIM ( ) NÃO – Comente________________________________________________ 38 – Você incentiva os estudantes a se engajarem em ações políticas da escola como Grêmio Estudantil, entre outras?

( ) SIM ( ) NÃO

Comente _________________________________________________________________ 39 – Você incentiva os estudantes a se envolverem com as questões políticas na sociedade, com os movimentos sociais, entre outros?

40 – Você utiliza o livro didático em suas práticas docentes?

( ) SIM ( ) NÃO - Por que? _______________________________________________ 41 – Com qual frequência utiliza o livro didático?

( ) Sempre ( ) Às vezes ( ) Quase nunca ( ) Nunca

42 – Você utiliza outros materiais em suas práticas docentes? ( ) SIM ( ) NÃO

Qual?_____________________________________________________________________ 43 – Conhece a “Biblioteca do Professor” de sua escola?

( ) SIM ( ) NÃO

44 – Se a resposta for positiva, utiliza os livros disponíveis?

( ) SIM ( ) NÃO – Comente _______________________________________________ 45 – Você acessa os recursos didáticos, materiais de apoio e outros conteúdos da disciplina de filosofia no portal “Dia a dia Educação”?

( ) SIM ( ) NÃO ( ) Não conheço

Comente: _________________________________________________________________ 46 – Na ditadura militar o ensino de filosofia foi proibido. A que você atribui essa proibição? __________________________________________________________________________ 47 – No mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado o retorno do ensino de filosofia, porém, mesmo aprovado nestas instâncias, foi vetado pelo então Presidente. Em sua opinião, qual a razão desse veto? __________________________________________________________________________ 48 – O Ensino de filosofia ao longo da história da educação no Brasil, em alguns momentos, integrou o currículo, em outros foi proibido e em alguns foi praticado. Mais recentemente, no Estado do Paraná, o governo do Estado em 2012, tentou diminuir o número de aulas de filosofia. A que você atribui a entrada e saída do ensino de filosofia no currículo da educação básica?

__________________________________________________________________________ 49 – Na ocasião do retorno do ensino de filosofia ao currículo do ensino médio como disciplina obrigatória em todas as séries, alguns meios de comunicação reagiram contrariamente. A que você atribui esta reação?