• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS

3.10. Fluxo de informações

Como mencionado, as informações coletadas são disponibilizadas, na maioria das vezes, para o superior imediato e, na seqüência da freqüência de resposta, ao gestor da rede corporativa da dependência e da IC corporativa, membros da rede de correspondentes da dependência e da área IC corporativa.

A forma de disponibilização mais utilizada é por meio do site de IC, justificável pela facilidade de acesso a um maior número de pessoas em menor tempo, o qual também possui controle do acesso quanto de acordo com o sigilo necessário para a informação. Os funcionários da área de IC, na seqüência, utilizam relatórios, ofícios e/ou notas. O e-mail é utilizado pelas duas funções, porém com mais freqüência pela rede de correspondentes.

Como observado anteriormente, poucas vezes as informações são repassadas pessoalmente ou por meio do grupo de discussão / fórum de IC. Parece que, desta maneira, há muito pouco contato pessoal entre os membros, o que de certa maneira explica, também, porque a rede parece funcionar mais formal que informalmente, já que contatos pessoais, convivência são geralmente necessários para propiciar comunicações menos formais (não escritas). Numa situação desta, onde a tecnologia disponível permite o não contato entre as pessoas no ato de comunicar, seria difícil o desenvolvimento de uma rede menos formal. Vale lembrar que para Dugal (1999), o grau de integração entre os dois canais (rede formal e rede informal) é preditor de eficácia da inteligência competitiva.

Na rede de correspondentes propriamente dita, a comunicação é realizada entre todos os correspondentes das áreas. Na gerência de IC corporativa, há comunicação prioritariamente entre o gestor da rede e os correspondentes.

Na análise das informações coletadas, há comunicação entre os coletores e pessoas de suas áreas e de outras áreas para tratamento das informações.

O correspondente de IC também se comunica com clientes e diretores por meio do SIC, ao disponibilizar o texto com análise e ações que a organização executará.

Pode-se dizer que o fluxo de informações na rede é hierárquico, uma vez que não há disponibilização simultânea das informações para todos da rede. Ele também pode ser descrito como circular, de acordo com o processo de IC, iniciando pelos tomadores de decisão, que definem o que se deve coletar, informação que chega aos correspondentes e analistas. Os correspondentes e analistas buscam as informações e, após análises, entregam-nas ao superior imediato, ao gestor da rede corporativa da dependência e da IC corporativa, membros da rede de correspondentes da dependência e da área IC corporativa. As informações que chegam à gerência de IC corporativa por meio dos correspondentes, SIC ou dos próprios analistas são disponibilizadas aos tomadores de decisão.

Uma das principais fontes de informação utilizadas são outros funcionários da organização. O quadro a seguir apresenta quem se comunica com quem e com qual(is) finalidade(s) dentro da rede.

Ator Com quem se comunica Finalidade

Superior imediato

Gestor da rede de IC (corporativa e da área) Membros da rede de IC (corporativa e da área) Diretores Profissionais da organização Disponibilizar informações coletadas para IC Outros profissionais da organização Clientes

Coleta de informações para IC

Tratamento de informações coletadas

Membro da rede de IC corporativa

Especialistas nas áreas e/ou fora da organização

Elaboração de relatório dos movimentos mais relevantes na indústria financeira

Superior imediato

Gestor da rede de IC (corporativa e da área) Membros da rede de IC (corporativa e da área) Diretores Profissionais da organização Disponibilizar informações coletadas para IC Outros profissionais da organização

Coleta de informações para IC

Tratamento de informações coletadas

Correspondente da rede corporativa de IC

Profissional que registrou informação para IC

Justificativa de não utilização para a pessoa que enviou a informação Profissional da área de IC

corporativa

Ator Com quem se comunica Finalidade

implantação de rede de IC Área interessada em implantar área

de IC Profissionais que atuarão como correspondes de IC de sua área Apresentação do projeto e site de IC corporativo, projeto de IC da área em que será implantada, técnicas de entrevista, elaboração do plano de ação do coletor.

Quadro 8: Comunicação entre os atores do processo de IC

Fonte: elaborado pela autora

Além disso, poucas vezes os respondentes recorrem aos amigos que não trabalham na instituição, assim como poucas vezes são consultados associações de profissionais / classes, consultores, fornecedores e advogados. Assim, percebe-se novamente maior foco da organização na rede formal, o que coincide com a proposição de Dugal (1996) e por Wee (1992) - segundo este autor, fluxo formal leva à maior extensão de atividades de inteligência competitiva. Também é congruente com o pouco contato pessoal apontado anteriormente, uma vez que os contatos pessoais levam mais tempo e investimento pessoal num relacionamento, limitando o número de pessoas que podem estar incluídas em uma rede informal.

Como já mencionado, poucos informaram no questionário a rede informal de IC, prejudicando assim o mapeamento desta rede. Sem estes dados, não é possível afirmar que coexistem as redes formais e informais na organização ou identificar com precisão os eventuais papéis informais assumidos.

É possível inferir que a aparente predominância da rede formal pode ser produto de alguns itens: 1) o pouco tempo de existência da rede de IC, não havendo tempo de desenvolver relações e ações além do prescrito; 2) a preferência por meios de comunicação que utilizam tecnologia da informação em detrimento dos contatos pessoais; 3) o desejo de abrangência dentro da organização.