• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

4.2 Fluxo de Valor Futuro

Em um primeiro momento, após ser finalizado o fluxo de valor atual, as equipes de cada um dos elos foram chamadas para avaliar os tempos e verificar quais seriam os processos que poderiam ser reduzidos e quais os planos de ação poderiam ser feitos para alcançar essa redução. Esse estudo buscou eliminar ao máximo os desperdícios verificados e não se baseará numa definição de takt e sim em reduzir o tempo de ciclo de cada elo.

O foco de redução foram as atividades que ocorrem paralelo com outras e estavam elevando o tempo daquele grupo. Assim, tentou-se deixar esse grupo de atividades com o tempo mais próximo possível.

Por exemplo, as atividades E1 – Lixamento do Ba, E2 - Lixamento do BF e 300 BF Intra e E3 - Lixamento do Bordinho do 13000 ao 42000 acontecem em paralelo. Contudo, enquanto as atividades E1 e E3 possuem tempos de 19 min e 25 min, respectivamente, a atividade E2 possui um tempo de 1h1min. Isso significa que a atividade E2 eleva muito o tempo daquele grupo de atividades e os operadores não terminam juntos a realização das 3 atividades. Logo faz-se necessário nivelar esse grupo para um tempo de atividade próximo.

Uma especificação importante a ser esclarecida é que de acordo com a posição da pá no Gira Pá são realizados alguns processos. Logo para que o Gira Pá mude de posição e faça outro grupo de processos em outra região da pá é necessário finalizar todos do grupo anterior, por isso a importância de as atividades que acontecem em paralelo finalizarem juntas.

A equipe de Preparação avaliou que os seguintes processos poderiam ser agrupados com outras atividades ou melhorados. Foram eles:

• Lixamento do BF e 300 BF Intra; • Limpeza e Aplicação do Putty no BA; • Limpeza e Aplicação do Putty no BF Intra;

• Limpeza e Aplicação do Putty no Bord. 13000 ao 42000; • Lixamento do Putty no BA;

• Lixamento do Putty no BF Intra;

• Lixamento do Putty no Bord. 13000 ao 42000;

• Preparação, Aplicação e Lixamento de Putty e Aplicação de Porefiller no Bordinho 42000 ao TIP.

• Aplicação de Porefiller nas Cascas Intra e Extra;

As equipes estabeleceram quais as metas de redução de tempo para a algumas das atividades e onde fariam as atividades que decidiram agrupar com outras. Nessa reunião foi identificado, por exemplo, que a equipe da Preparação conseguia aplicar Porefiller nas Cascas Intra e Extra enquanto a pá estava parada na máquina de Corte e Furação, que atua apenas na região da raiz. Isso significa que 1h42min desse processo seria eliminado do tempo de ciclo da preparação. O tempo total que a pá fica na máquina de Corte e Furação é cerca de 6h, logo não existiria aumento do tempo de ciclo do outro elo.

Dessa forma, foi elaborado um Quadro de Melhorias dividido em 3 categorias: Agrupamento de Célula, Redução de tempo e Problemas. O somatório dos ganhos com Agrupamento de Célula e Redução de tempo representam os ganhos total no tempo de ciclo do Elo e os problemas representam as principais dificuldades enfrentadas pelas equipes e que devem ser solucionados para o alcance da redução de ciclo.

Figura 23 – Quadro de Melhorias da Preparação

TEMPO ATIVIDADECICLO DE PROCESSOLEAD TIME (72 hrs)

1h 42min - 10,3% 2,4% 1h 34min - - - 13 min - - - 33 min - - - 1 h - - - 33 min - - - 32 min - - - 30 min 43% 3,0% 0,7% 19 min 43% 1,9% 0,4% 7 min 41% - - 17 min 43% - - 31 min 53% - - 20 min 40% - - 34 min 53% 3,4% 0,8% 8h 48min - 19% 4,3%

AGRUPAMENTO DE CÉLULASAPLICAÇÃO DO POREFILLER DA CASCA EXTRA EM PARALELO AS ATIVIDADES DE CORTE E FURAÇÃO/PORTAL

REDUÇÃO TEMPO (CÉLULA) REDUÇÃO DO LIXAMENTO DO PUTTY BF INTRA EM 53% REDUÇÃO TOTAL

REDUÇÃO

APLICAÇÃO DO POREFILLER DA CASCA INTRA EM PARALELO AS ATIVIDADES DE CORTE E FURAÇÃO/PORTAL PREPARAÇÃO DO BORDINHO DO 42 AO TIP EM PARALELO AS ATIVIDADES DE CORTE E FURAÇÃO/PORTAL APLICAÇÃO DO PUTTY NO BORDINHO DO 42 AO TIP EM PARALELO AS ATIVIDADES DE CORTE E FURAÇÃO/PORTAL LIXAMENTO DO PUTTY NO BORDINHO DO 42 AO TIP EM PARALELO AS ATIVIDADES DE CORTE E FURAÇÃO/PORTAL

APLICAÇÃO E CURA DO POREFILLER NO BORDINHO DO 42 AO TIP EM PARALELO AS ATIVIDADES DE CORTE E FURAÇÃO/PORTAL AGRUPAMENTO DE CÉLULAS AGRUPAMENTO DE CÉLULAS AGRUPAMENTO DE CÉLULAS AGRUPAMENTO DE CÉLULAS AGRUPAMENTO DE CÉLULAS PROBLEMA PROBLEMA

REDUÇÃO TEMPO (CÉLULA)

REDUÇÃO TEMPO (CÉLULA)

REDUÇÃO TEMPO (CÉLULA) REDUÇÃO DO LIXAMENTO DO PUTTY BA INTRA EM 53%

REDUÇÃO TEMPO (CÉLULA) REDUÇÃO DA LIMPEZA E APLICAÇÃO DE PUTTY REFORÇO BA EM 43%

REDUÇÃO TEMPO (CÉLULA) REDUÇÃO DO LIXAMENTO DO PUTTY BORDINHO 13 AO 42 EM 40% REDUÇÃO TEMPO (CÉLULA) REDUÇÃO DA LIMPEZA E APLICAÇÃO DE PUTTY BORDINHO 13-42 EM 41%

PREPARAÇÃO

LISTA E RESPOSTAS (FLUXO DE VALOR FUTURO PREPARAÇÃO) PERGUNTAS?

PROBLEMA

QUANTIDADE DE POROS NA SUPERFICIE DA CASCA DIFICULDADE NA REMOÇÃO DA RESINA NA RAIZ FALTA DE FERRAMENTAS (ESPATULAS, OSCILANTES)

REDUÇÃO DA LIMPEZA E APLICAÇÃO DE PUTTY BF INTRA EM 43%

EXCESSO DE RESINA NOS REFORÇOS QUANTIDADE DE REPAROS

PROBLEMA PROBLEMA

AGRUPAMENTO DE CÉLULASCURA DO PUTTY NO BORDINHO DO 42 AO TIP EM PARALELO AS ATIVIDADES DE CORTE E FURAÇÃO/PORTAL

REDUÇÃO DO TEMPO DO LIXAMENTO DO BF INTRA + 300 DO BF INTRA EM 43%

MISTURADOR MAIS POTENTE PRO PUTTY FALTA DE PLATAFORMAS

PROBLEMA PROBLEMA

FIXAÇÃO DAS LIXAS

TEMPO DE ESPERA DOS QUÍMICOS DEMORA NA ENTREGA DE FERRAMENTAS PROBLEMA

PROBLEMA PROBLEMA

REPAROS PENDENTES QUE SÃO EXECUTADOS EM PARALELOS COM A PREPARAÇÃO PROBLEMA

PROBLEMA POSICIONAMENTO DAS MANTAS DE AQUECIMENTO EM PARALELO COM A PREPARAÇÃO

AJUSTE DO PERFIL DO BF PROBLEMA

A atividade de Aplicação de Porefiller nas Cascas Intra (E40) e Extra (E41), como já dito, será realizada no posto de trabalho do Corte e Furação. Como elas acontecem em paralelo, reduziu-se somente o tempo da atividade de maior duração, E41 de 1h42min.

As atividades de Preparação, Aplicação e Lixamento de Putty e Aplicação de Porefiller no Bordinho 42000 ao TIP também foram selecionadas para ocorrer Corte e Furação. Contudo, como atualmente elas já são realizadas em paralelo com outras atividades e em nenhum desses processos elas possuem o maior tempo não impactando em um ganho no tempo de ciclo. Essa melhoria foi proposta devido nem sempre os 4 postos da Preparação possuírem pás disponíveis e as equipes tendo esse processo como uma possibilidade já podem ir adiantando o processo de preparação da pá.

Como uma das premissas iniciais desse projeto é fazer melhorias sem a necessidade de contratação de Hh, o alcance das metas estabelecidas para as atividades que exigem redução de lead time devem ser alcançados por meio da resolução dos problemas listados ou inovações no processo.

Finalizadas essas metas de agrupamento e redução de tempo pôde ser finalizado o Mapa de Fluxo de valor Futuro que segue na figura 24.

Figura 24 – Mapa de fluxo de Valor futuro digitalizado

Comparando-se os ganhos do fluxo valor futuro com o fluxo de valor atual têm-se uma redução de 29% como mostra a figura 25.

Figura 25 – Comparativo Fluxo de valor Atual x Fluxo de Valor Futuro

Fonte: arquivo da empresa (2018)

Somando-se todos os tempos de ciclo definidos em cada fluxo de valor futuro, têm-se o lead time de 52 horas como é mostrado na tabela 3.

Tabela 3 – Meta de tempos de ciclo para cada elo

Processo Tempo de Ciclo

Processo Ultrassom 7:30:00

Processo Laminação dos Bordos 7:58:00 Processo Corte e Furação e Lixamento 8:34:00 Processo Preparação para Pintura 11:40:00 Processo Pintura e Montagem Final 16:18:00

Meta Lead time total 52:00:00

Fonte: autora (2019)

Documentos relacionados