• Nenhum resultado encontrado

Forças Nacionais Destacadas”

No documento MAJ Mendes Farinha (páginas 164-172)

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 10/ 2

Conf idencial QUESTIONÁRIO Enquadramento

Ultimamente as missões humanitárias internacionais têm vindo a crescer e com elas uma necessidade de apoio cada vez mais sofisticado do ponto de vista técnico e logístico. Doutrinariamente no seio da NATO, este apoio, sendo uma responsabilidade nacional é, em parte, materializado pela constituição de um “National Support Element” (NSE), órgão com capacidade de prestar o apoio no teatro de operações (TO), relativamente às várias funções logísticas, assim como a serviços de pessoal.

Portugal, só em 1996, quando da participação de uma FND na missão da IFOR na Bósnia- Herzegovina (BiH), constituiu um Destacamento de Apoio de Serviços da Brigada Aerotransportada Independente com tarefas específicas de um NSE. Posteriormente este foi extinto e as suas missões passaram a ser da responsabilidade do Agrupamento/Batalhão, força que desempenhava e desempenha tarefas de natureza operacional e teve necessidade de constituir e manter um núcleo de apoio, instalado em Sarajevo, denominado pelos próprios por NSE. Relativamente às missões da Organização das Nações Unidas (ONU), em Timor só recentemente foi extinto o Elemento de Apoio Nacional (PAAL), cujas tarefas parecem poder ser incluídas, naquilo que poderá ser função de um NSE.

Assim, parece-nos importante estudar qual o procedimento mais coerente e metódico a seguir pelo Exército Português, relativamente a este assunto.

Objectivo

O presente Trabalho Individual de Longa Duração, subordinado ao tema “O “National Support Element” no apoio logístico às Forças Nacionais Destacadas”, insere-se no âmbito do Curso de Estado Maior 2001-2003, com o qual se pretende efectuar uma investigação que possibilite conduzir a um conjunto de propostas que possam contribuir para a definição sobre qual deve ser a missão e a organização de um “National Support Element”, e quem, dentro da estrutura organizacional do Exército Português, deve ter a responsabilidade da sua constituição, organização, instrução e sustentação.

Estrutura do Questionário

Este questionário destina-se a oficiais que tenham desempenhado funções em FND, nomeadamente Comandantes e Oficiais de Logística, cujas opiniões possam contribuir para a consecução do objectivo do trabalho, e inclui duas partes. Uma primeira parte constituída por um

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 10/ 3

Conf idencial

conjunto de perguntas, através das quais se procura identificar as tarefas cuja responsabilidade deverá ser de um órgão como o NSE. Uma segunda parte com a qual se procura obter a informação necessária à realização de uma proposta sobre as responsabilidades do Exército Português na constituição, organização e sustentação de um NSE.

Os dados fornecidos serão mantidos CONFIDENCIAIS e utilizados exclusivamente no âmbito do presente Trabalho Individual de Longa Duração do CEM 2001-2003.

Solicita-se que o mesmo seja preenchido e devolvido num prazo de 7 dias após a sua recepção. Assinale as suas opções com um X.

Dados Pessoais

Identificação

Experiência profissional Missão em que participou

Qual a função que desempenhou? SFOR Período de duração KFOR Período de duração UNTAET Período de duração UNAVEM Período de duração MONUA Período de duração ONUMOZ Período de duração

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 10/ 4

Conf idencial PARTE I

1. Concorda que seja constituído um órgão de apoio de serviços (NSE) no teatro de operações, responsável por garantir o apoio a uma Força Nacional Destacada (escalão Batalhão ou Batalhão(+)), assim como aos militares portugueses que se encontrem no TO?

Justifique a sua opção:

2. Indique se tem igual opinião se a Força Nacional Destacada for uma Unidade escalão Brigada.

Na eventualidade da sua resposta ser negativa, indique porquê?

3. Tendo por base a sua experiência no teatro de operações, indique de uma forma sucinta qual o dispositivo logístico adoptado, de modo a serem garantidas as tarefas no âmbito do apoio de serviços, na ligação com o território nacional, na ligação com outras unidades logísticas de apoio no teatro estrangeiras ou no acesso ao mercado local. Se considerar ser necessário, aponte exemplos práticos. (exº: referir se foi necessário destacar algum militar ou grupos de militares para centros urbanos, pontos de entrada marítimos ou aéreos no TO, por forma a serem cumpridas as tarefas necessárias ao apoio à FND).

4. Diga, na sua opinião, dentro daquelas que são “doutrinariamente”1 as responsabilidades de apoio de serviços de uma FND, quais devem ser as “tarefas” que poderiam ser cumpridas por um órgão de apoio como o NSE, instalado no teatro de operações e servindo de “ponte” entre a Força e o território nacional (TN), e aquelas que poderiam ser garantidas pela Força. Baseie-se na sua experiência no cumprimento da sua missão e considere a Força uma Unidade escalão Batalhão.

1

Constam nos planos Administrativo-Logísticos para cada missão de uma FND, assim como nas tarefas essenciais que foi necessário cumprir.

Sim Não

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 10/ 5

Conf idencial

Na eventualidade de considerar que alguma das tarefas não se enquadra em nenhuma das

alternativas indicadas, justifique a sua opção, utilizando para isso o espaço localizado abaixo

do quadro de tarefas.

TAREFAS NSE Força

Reabastecimento de todas as classes de abastecimentos

Armazenamento e controlo dos níveis de abastecimentos (DOS)

aprovados superiormente a permanecer no TO (da maior quantidade de DOS)

Assegurar a exploração dos recursos locais através de serviços limitados de compras e contratos

Inspecção de alimentos

Constituir ponto de entrada no TO de todo o material e assumir a responsabilidade do seu controlo

Garantir a Manutenção Intermédia de Apoio Directo Transportes no TO em apoio da Força com capacidade de:

- transporte de contentores de carga geral - transporte de pessoal

Operações de terminal em pontos de entrada aéreos e marítimos Assumir a responsabilidade pelos procedimentos no TO relativos ao desalfandegamento de material

Assumir a responsabilidade pelos procedimentos para embarque e desembarque de pessoal em Voos TAM (Transportes Aéreos Militares) e Civis

Recompletamento de pessoal Serviço postal militar

Apoiar o pessoal em trânsito no TO

Estabelecer “secretarias” de apoio a militares portugueses no TO não integrados na FND

Proceder à contratação de pessoal civil no TO

Proceder à evacuação sanitária de militares desde o TO para o TN Apoio sanitário de nível 2

Tratamento de águas OUTRAS:

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 10/ 6

Conf idencial

5. Considerando o referido na alínea anterior, diga quais os “módulos” necessários à constituição de um órgão deste tipo, referindo se são importantes no apoio a prestar a uma Força inserida numa missão da OTAN e da ONU, ou pelo contrário se existem diferenças. (coloque o X nas duas opções, só numa, ou em nenhuma caso considere não serem necessários)

MÓDULOS OTAN ONU

Reabastecimento Serviços Manutenção Transportes Terminal Apoio sanitário Finanças Serviços de Pessoal OUTROS:

Justifique as suas opções:

PARTE II

1. Indique, na sua opinião, qual a “Unidade” no Território Nacional que deve garantir o apoio logístico a uma Força Nacional Destacada, seja o seu fluxo realizado através do NSE no TO ou directamente para a FND:

A Brigada responsável por constituir a FND, como se processa actualmente

Uma das Unidades de Apoio Geral, activada pelo actual Comando Administrativo-Logístico2, que garanta o apoio a todas as Forças Nacionais Destacadas

Uma Unidade Logística que seja constituída para garantir o apoio a todas as Forças Nacionais Destacadas

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 10/ 7

Conf idencial Justifique a sua opção:

2. Na sua opinião, qual ou quais as Unidades dentro da Organização do Exército Português, à qual

ou às quais deve ser atribuída a responsabilidade de aprontar um órgão de apoio que se constitua como NSE no TO, no apoio a Forças Nacionais Destacadas: (coloque o X em mais do que uma das opções caso considere ser necessário)

A Brigada responsável por constituir a FND

Uma das Unidades de Apoio Geral, activada pelo actual Comando Administrativo- Logístico,3 que de acordo com as Unidades responsáveis pelos encargos operacionais, constitua o NSE com base nos módulos necessários

A responsabilidade dos módulos de Reabastecimento e de Serviços seja atribuída à EPAM

A responsabilidade dos módulos de Transportes e de Terminal seja atribuída ao BST A responsabilidade do módulo de Manutenção seja atribuída à EPSM

A responsabilidade do módulo Sanitário seja atribuída ao BSS

A responsabilidade do módulo de Serviços de Pessoal seja atribuída ao Batalhão de Adidos

Uma Unidade Logística que seja constituída para garantir a constituição dos NSE´s Outra

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 10/ 8

Conf idencial

3. Diga, de acordo com a opinião manifestada anteriormente, qual deve ser o grau de comando, controlo ou de coordenação atribuído ao Comandante da Força apoiada, relativamente ao NSE no TO:

De Comando Completo De Comando Operacional

De Comando Administrativo-Logístico De Controlo Operacional

Autoridade para Coordenação

Não deve ser estabelecido qualquer vinculo de autoridade entre a Força apoiada

e o NSE Outra

Justifique a sua opção:

4. Aponte outras sugestões que entenda dever fazer sobre a assunto a ser trabalhado.

Maj I nf ª Nuno Far inha Apd 11/ 1

Conf idencial

Apêndice 11

Documento de orientação geral para a

No documento MAJ Mendes Farinha (páginas 164-172)