• Nenhum resultado encontrado

Formação contínua e desenvolvimento profissional

III. Análise Reflexiva da Atividade Profissional

3.3. Formação contínua e desenvolvimento profissional

(…) “um saber-mobilizar” que permita aos professores desenvolver a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos, conhecimentos, know-how, esquemas de avaliação e de acção, ferramentas e atitudes – a fim de enfrentar com eficácia situações complexas e inéditas” (idem). Não se trata, pois, da obtenção de mais um saber ou de mais uma técnica, mas, sim, do desenvolvimento de processos pessoais que viabilizem práticas de acção/intervenção originais e integradas (…)”

(Perrenoud, citado por Leite, 2003, p.2).

Procuro orientar a minha forma de agir enquanto docente por estas perspetivas, pois penso que um professor deverá estar em constante atualização profissional e que, entre outros objetivos, vise contribuir para o sucesso escolar e educativo, sendo exigente consigo próprio, pois tal como referi anteriormente, não podemos deixar que o comodismo nos coloque em posição de estagnar na nossa ocupação profissional.

Assim, relativamente à realização de formação para a minha melhoria enquanto docente, priorizei a conclusão do Mestrado em Atividade Física (na especialidade de motricidade infantil), concluído em 2011 assim como a realização do curso de Doutoramento em Estudos da Criança, na especialização de Educação Física, Lazer e Recreação, tendo toda a acreditação atribuída pelo

Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho sido anexada ao meu processo individual.

A formação/certificação de competências do pessoal docente e não docente”, é uma prioridade do Projeto Educativo, é nesse sentido que tenho procurado frequentar ações de formação que respondam às diretrizes da escola e também às minhas necessidades formativas para o exercício da função docente. Por outro lado, procuro complementar a minha formação através do estudo individual e do trabalho colaborativo com colegas de profissão, fundamental para a aquisição/atualização de conhecimento e desenvolvimento profissional.

Estou consciente de que só um contínuo investimento no domínio da formação me permite aprofundar os conhecimentos em diversas áreas do saber e me ajudarão a ser um profissional cada vez mais competente e informado, a fim de melhorar as minhas práticas educativas e otimizar o ensino da Educação Física e o sucesso do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas de Arganil.

CONCLUSÃO

A elaboração do presente relatório constituiu um momento de reflexão sobre a prática profissional desenvolvida ao longo da carreira docente de professor de Educação Física, com especial incidência nos cinco últimos anos letivos.

Consciente da importante função da Educação Física na Escola, enquanto um meio privilegiado de promover o desenvolvimento físico, mental, pessoal, social, espiritual e emocional de crianças e jovens, tenho procurado ser um professor de Educação Física atento, informado e atualizado.

Acredito que é através da formação contínua e da disponibilidade para aprender ao longo da vida que é possível melhorar os conhecimentos científicos, didáticos e pedagógicos, sendo a procura do saber uma constante na vida de um professor.

A experiência que advém dos anos de prática em diferentes contextos, a continuidade no processo educativo que se torna possível quando há um corpo docente estável e o conhecimento da comunidade em que a Escola se insere e que constituiu a realidade dos alunos têm-se revelado uma mais-valia na minha prática profissional. Não tenho dúvidas de que sou hoje um melhor profissional. O conhecimento que tenho da Escola, dos alunos e da minha disciplina permite- me um maior controlo sobre as diversas variáveis do processo de ensino e aprendizagem e consigo analisar e atuar sobre as situações com uma perspetiva radicalmente diferente, mantendo o sentido de profissionalismo, a ética profissional e os princípios de humanismo e cidadania que procuro transmitir aos meus alunos.

Bibliografia

Bento, J. (2003). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.

Brás, J. & Monteiro, J. (1998). A importância do Grupo para o desenvolvimento da Educação Física. Horizonte, 15 (86), Dossier.

Cruz, I., Branco, A., Leite, C., Ferreira, I., Ponte, J., Trindade, V. (2002). A Declaração de Bolonha e a formação inicial de professores nas Universidades Portuguesas. Relatório elaborado a pedido do CRUP, por grupo da comissão adhoc para a Formação de Professores, doc. policopiado (18 pp.).

Durão, I. (2013) Relatório Detalhado Sobre a Atividade Profissional dos Últimos

Cinco Anos (2008/09 a 2012/13). Relatório Final de Mestrado.

(Elaborado com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário). Universidade de Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana. Escola Luís Madureira, Projeto Educativo de Escola 2010/2013

Jacinto, J.; Comédias, J.; Mira, J. & Carvalho, L. (2001). Programa de Educação

Física (Reajustamento), Ensino Básico 3º ciclo. Lisboa: Ministério da

Educação – Departamento da Educação Básica.

Ferraz, M., Carvalho, A., Dantas, C., Cavaco, H., Barbosa, J., Tourais, L., Neves, N. Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa: IIE, 1994. Marques, A. (2010). A escola, a educação física e a promoção de estilos de vida

ativa e saudável: estudo de um caso. Dissertação de Doutoramento.

Cruz Quebrada: Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.

Marques, R., (2001). Saber Educar - Guia do Professor. Lisboa: Editorial Presença.

Marques, R., (1997). O Diretor de Turma, O Orientador de Turma - Estratégias e

Morgado, J. (1997). Uma Relação Pedagógica: Diferenciação e Inclusão.Lisboa: Editorial Presença.

Mouraz, A. (2012). A contextualização curricular nas disciplinas de Expressão no

Ensino Básico. Centro de Investigação e Intervenção Educativa da

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Nóvoa, A. (1992), Formação de Professores e Profissão Docente. Lisboa. IIE – D.Quixote.

Onofre, M. (1996). Supervisão pedagógica no contexto da formação didáctica em Educação Física. In F. C. Costa, L. M. Carvalho, M. Onofre, J. A. Diniz & C. Pestana (Eds). Formação de professores em Educação

Física: concepções, investigação, prática (pp 75-118). Cruz Quebrada:

Edições FMH.

Ramos, T. (2011), Relatório Detalhado Sobre a Atividade Profissional dos Últimos Cinco Anos (2006/07 a 2010/11). Relatório Final de Mestrado. (Elaborado com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário). Universidade de Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

Rosado, A. (1998). Nas margens da Educação Física e do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH.

Seabra, A. F. (2008). Determinantes biológicos e sócio-culturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Rehabilitation, 24(4), 721- 736

Valadares, A. (2013), Relatório Detalhado Sobre a Atividade Profissional dos Últimos Cinco Anos (2007 – 2012). Relatório Final de Mestrado. (Elaborado com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário). Universidade de Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

Legislação consultada:

Despacho Normativo n.º 1/2005, Diário da República, 1ª série B - N.º 3 — 5 de Janeiro de 2005.

Decreto-Lei n.º 41/2012, Diário da República, 1.ª série — N.º 37 — 21 de fevereiro de 2012.

Decreto-Lei nº 75 /2008, Diário da República, 1ª série – N.º 79 – 22 abril de 2008. Decreto-Lei n.º 115-A/98, Diário da República — 1ª série A – N.º 102 — 4 de maio de 1998.

Decreto-Lei n.º 139/2012, Diário da República, 1.ª série — N.º 129 — 5 de julho de 2012.

Despacho n.º 13981/2012, Diário da República, 2.ª série — N.º 208 — 26 de outubro de 2012.

Despacho nº. 14420/2010, Diário da República, 2.ª série — N.º 180 — 15 de setembro de 2010.

ANEXO I

Documentos relacionados