• Nenhum resultado encontrado

3 A IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS

3.1 PROPOSTA DE INTERVENÇAO: IMPLEMENTANDO DE UMA REDE

3.1.2 Formações continuadas para equipe escolar

A análise das entrevistas nos apontaram também equívocos no uso dos dados advindos das avaliações em larga escala. Esses equívocos produzem um conceito inadequado dos resultados de desempenho dessas avaliações, apontando para indícios de adequações para o “treino para os testes” e também para um reducionismo do currículo, vez que as matrizes de referência têm sido utilizadas para o estabelecimento do conteúdo ministrado e avaliado. Esses aspectos desconsideram a importância de uma análise pedagógica a partir dos resultados de desempenho dos alunos e das escolas, como uma possibilidade de avanços significativos na aprendizagem dos estudantes.

Visando capacitar toda a equipe escolar, para que possam desempenhar a gestão pedagógica de resultados com excelência, a formação propõe uma reflexão sobre os processos de apropriação dos resultados das avaliações externas. A seguir, apresentamos o quadro 14 que sintetiza esse processo formativo, apresentando a proposta de formação continuada para a equipe escolar, com ênfase nas apropriações de resultados das avaliações externas.

Quadro 14 – Plano de ação para a formação continuada da equipe escolar What – O que será feito? Encontros com as equipes pedagógicas e

professores do Ensino Fundamental I sobre as avaliações externas e apropriação dos resultados.

Why – Por que será feito? Para melhorar a atuação da equipe pedagógica

no processo de apropriação dos resultados de suas escolas para que possam dar suporte aos seus professores. Assim, os dados advindos dessas avaliações poderão ser utilizados no planejamento pedagógico da escola.

Where – Onde será feito? Nas três escolas estaduais da CDE 7, com agendamento prévio.

When – Quando será feito? Um encontro anual, em abril de 2017.

Who – Por quem será feito? Professores do CEPAN, sendo um formador de

Matemática e outro formador de Língua Portuguesa. (continua)

How – Como será feito? Através de encontros pedagógicos no qual os gestores, pedagogos, apoios pedagógicos e professores serão capacitados para o trabalho com os resultados das avaliações externas da própria escola.

How much – Quanto custará fazer? Sem custos, para as escolas e para a CDE 7. FONTE: Elaborado pela autora.

Essa formação poderá contribuir com a formação de toda a equipe escolar (gestor, apoios pedagógicos e professores) das escolas pesquisadas sobre o processo de apropriação de dados das avaliações externas, uma vez que pode proporcionar uma reflexão acerca da compreensão dos indicadores de desempenho. O quantitativo de pessoas no grupo varia de acordo com a escola. Na Escola B, serão os 34 docentes, os dois apoios pedagógicos e a gestora. Na Escola C, serão os 30 professores, os três apoios pedagógicos e o gestor, de forma que todos possam refletir conjuntamente, sobre os processos de ensino e de aprendizagem.

A proposta de formação profissional é a realização de encontro presencial uma vez no ano, com duração de quatro horas cada encontro, no primeiro semestre. Esses encontros serão realizados nas próprias escolas, com agendamento prévio. A formação não será ofertada para a Escola A em virtude de a instituição deixar de atender, em 2017, ao Ensino Fundamental I. Todavia, destacamos que essas formações podem ser adaptadas para outras escolas.

A proposição é que o encontro ocorra no turno matutino e vespertino (no período de 8h às 12h e das 13h às 16h). A proposta de conteúdos será de acordo com o quadro 15, que explicita o que será abordado nessa formação.

Quadro 15 – Conteúdos da formação para a equipe escolar

Assuntos Horário

Objetivos das avaliações em larga escala 08h às 09h

Matriz de referência de Língua Portuguesa e Matemática 09h às 10h

Escala de Proficiência e Padrões de Desempenho 10h às 12h

Resultados da escola: como realizar um trabalho diagnóstico?

13h às 16h

FONTE: Elaborado pela autora.

Os conteúdos elaborados enfocam os objetivos das avaliações em larga escala, pois obter diagnósticos das redes de ensino para construção de políticas públicas constitui-se como uma demanda. Nesse sentido, objetiva-se diferenciar os objetivos das avaliações internas e os das avaliações externas. Os conteúdos de matriz de referência de Língua Portuguesa e Matemática perpassam pela necessidade de conhecimento das matrizes de referência como um recorte mínimo dos currículos escolares. Ao tratar da escala de proficiência e dos padrões de desempenho, esperamos que haja um entendimento de processos diagnósticos dos resultados escolares. Ao trabalhar os resultados de cada escola, a finalidade é que os dados fornecidos por essas avaliações possam contribuir para o seu planejamento pedagógico.

A formação será ministrada por professores do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (CEPAN), que oferecerão oficinas à equipe escolar. Para a realização dessa formação, é possível estabelecer a parceria das escolas com o CEPAN. Assim, não haverá custos para as escolas, pois o CEPAN já possui essas formações em sua equipe de professores formadores, com uso de Datashow para projeção de slides. Para que isso ocorra, será necessário que os gestores escolares encaminhem um ofício para a Secretaria de Educação solicitando essa formação.

Esperamos, com essa formação, que os profissionais da equipe escolar se apropriem do conteúdo estudado a fim de poderem compreender o processo de avaliação externa, apropriando-se dos resultados de desempenho nas avaliações externas de suas escolas, objetivando um trabalho diagnóstico.

A seção seguinte apresentará a formação continuada para os professores do Ensino Fundamental I.

Documentos relacionados