• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 – O ESTÁGIO

2.2 Atividades

2.2.1 Formatação de conteúdos

Durante o estágio na AYR Consulting Trends & Innovation, realizei uma diversidade de atividades, e uma delas foi a formatação de conteúdos, que engloba livros, artigos, apresentações em power point, e o Cool examples. A Formatação destes é feita da seguinte forma:

 Livros

A AYR adquire livros com alguma frequência e tem uma pequena biblioteca com exemplares dentro das mais diversas temáticas relacionadas com Tendências e Inovação. A escolha do livro fica ao critério do estagiário e deve ser lido e resumido num documento com cerca de 15 a 30 páginas, onde a narração é feita sempre na 3ª pessoa. Este documento deverá incluir um pequeno sumário, uma conclusão e a devida referência bibliográfica. Os resumos dos livros que realizei na AYR foram os seguintes, e com eles apresento uma pequena conclusão desses mesmos:

- “Aprenda a ser Feliz” - Tal Ben-Shahar, Ph.D. (Anexo nº I): “Sê tu a mudança que queres ver no mundo.” (Ghandi)

Tal Ben-Shahar, é otimista quanto á possibilidade de mudança para uma sociedade emocionalmente mais próspera. Acredita que as pessoas podem encontrar um trabalho que lhes proporcione benefícios presentes e futuros, que podem descobrir que a educação é uma fonte rica em termos da moeda final e que podem encontrar relações significativas e agradáveis. Acredita que a revolução da felicidade acontecerá, mas não acredita que estas mudanças aconteçam de um dia para o outro.

Fazer a transição entre a teórica e a prática é difícil: mudar hábitos profundamente enraizados, transformarmo-nos a nós mesmos e ao nosso mundo exige muito esforço. Se queremos encontrar a felicidade, temos de empenhar-nos e trabalhar arduamente para a encontrar, porque, apesar de existir um passo fácil para a infelicidade, ou seja, não fazer nada, não existem passos fáceis para a felicidade.

Kim, uma amiga de Tal, que também trabalhou neste livro dizia: “ A calma tem de estar no interior. Se és feliz, essa felicidade é transportável - leva-a contigo para onde fores.” E ainda acrescentou: “Isto não quer dizer que o exterior não seja importante, mas não nos faz felizes.” Uma vida feliz, ou mais feliz, raras vezes é conformada por algum acontecimento extraordinário que a mude, antes pelo contrário, é construída de forma progressiva, experiência a experiência, momento a momento.

- “Compre este porque...vai saber como fazer da sua marca a preferida dos consumidores” - Henrique Agostinho (Anexo nº I):

Existem várias palavras-chave que fazem com que a sua marca seja a preferida dos consumidores, tais como: Motivo de Compra, Herança, Concorrência, Clareza, Excelência, Apropriação, Diversificação, Grupo Alvo, Adequação, Mensagem, Personalidade, Nome, Logotipo, Assinatura, Imagem de Marca, RTB (Reason To

Believe), Benefício, Barreiras ao Benefício, Insight, Mapa Mental, Advertising Idea,

Drama, Imagem-chave, Formato da Comunicação, Saliência, Avaliação da Comunicação, Meio, Sensibilidade ao Meio, Patrocínios, Eventos, Promoção, Inovação, Passa-palavra, Fidelização, Experimentação, Preço, Tamanho de Venda e Distribuição e são todas estas ideias chave que deve aplicar ao seu negócio para que assim a sua marca atinja o sucesso, e assim tornando-se a melhor no seu Motivo de Compra, ou seja, a razão que faz com que os consumidores devam preferir a sua marca em relação á concorrência, e esse motivo tem de saltar á vista do consumidor, e só assim é que as marcas conseguem vender.

- “Marcas Cool. Como criar produtos que se destacam e modas que permanecem“ -

Noah Kerner e Gene Pressman (Anexo nºI):

Ser Cool não é uma moda nem um estado de espírito, mas sim um negócio, é esta a ideia que retiramos deste livro.

Cool, é algo inesperado, genuíno, único, inovador, inteligente e moderno.

Temos de criar produtos que se destaquem no mercado e que se distingam da concorrência; não copiar os sucessos desta, não contratar agências de publicidade nem caçadores de tendências, não contratar celebridades para os anúncios, tudo isto para gerir um bom negócio.

40 As pessoas que procuram o Cool, estão atentas ao mercado e ás tendências, confiam na sua visão interna e no seu instinto, desenvolvendo uma estética do produto, não apenas física mas de qualidade, ser uma marca autêntica, correr riscos mas ao mesmo tempo saber geri-los, e criar estratégias para conquistarem os clientes e o mercado.

Andar atrás do Cool não é o correto, mas inspirar-se nele, sim.

- “Marcas de A a Z. Como construir e manter marcas de sucesso. Um Guia para fazer da sua marca a principal força do seu negócio” – Rafael Sampaio (Anexo nº I):

A marca é estrutural e holística, e não existem grandes marcas sem o amparo de estratégias inteligentes para o negócio (produto, serviço, empresa ou instituição, são estas (as marcas) o principal património da empresa. A marca, é percebida e funciona para os consumidores e para as empresas. A gestão orgânica da empresa e o seu reflexo para construir e manter marcas fortes e sólidas é muito importante, e o posicionamento competitivo também é fundamental para as marcas, partirem de um foco, selecionarem o target e concentrarem forças para atuar sobre o mercado. Existe a necessidade de construir a sigma curve das empresas, produtos, serviços e marcas; e de harmonizar o ciclo de vida das marcas com o ciclo de vida dos consumidores (suspects, prospects, compradores, clientes e advogados). As empresas ao utilizarem as técnicas de RFM e CRM, vai trazer benefícios em termos de relacionamento com os clientes. A comunicação de marketing é essencial á tarefa de branding, pois este está ligada á gestão de marcas de uma empresa; e a mídia viveu três grandes revoluções modernizadoras: a Era da Imprensa, a Era da Comunicação de Massa e a presente Era das Networks. As principais ferramentas evolutivas das ferramentas de comunicação são: propaganda, promoção, eventos, design e embalagem, merchandising, relações públicas, incentivo, atendimento ao consumidor, endocomunicação, marketing direto e merchandising. O PlaCIM Brand, levará a grandes resultados, pois este dará inputs mais ricos e numerosos á criação e maior segurança àqueles que tenham a maior responsabilidade de aprovar as propostas feitas. Todas estas ferramentas, farão com que a sua marca, seja a principal força do seu negócio.

- “Marketing Verde” – Teresa Paiva e Reinaldo Proença (Anexo nº I):

Este livro retrata a evolução do consumidor verde e como as suas práticas de consumo podem influenciar as empresas, mas consequentemente, também se explica a evolução do paradigma ecológico no mundo empresarial. Define-se o marketing verde, dando a conhecer o seu conceito, e como se aplica estrategicamente e operacionalmente, mostrando também um plano de marketing estratégico verde. Este tipo de marketing, não é algo que ajuda a aumentar as vendas, mas sim, uma ferramenta de gestão que defende que os gestores de marketing devem também ser parte integrante de um esforço coletivo, que tem como objetivo deixar um planeta mais saudável ás gerações futuras.

- “O Futuro tem Futuro” – Jácques Séguela (Anexo nº I):

Este livro, retrata como serão as décadas entre o século XX e o século XXI. Com muitas mudanças nas empresas e no mundo. Os escritórios, os patrões, a produção dos produtos, a publicidade, a comunicação, a informação e até as mentalidades, tudo será diferente. O mundo está em constante movimento, é preciso pôr as ideias, as palavras e os objetivos em movimento. O marketing foi inventado para determinar, segmentando- o, o produto ideal para maior número de pessoas. No terceiro milénio residirá a individualização dos produtos; de avanço em avanço, ela passará da produção em série á produção quase por medida, ou seja, reinará a personalização, mas também a interatividade, pois já nada se fará sozinho.

Também as marcas têm a preocupação em se aperfeiçoar, serão numerosas e novas. Os novos media vão dar origem a novas formas de compra que não podem deixar de provocar uma explosão da oferta, alguns escolhendo a exclusividade da venda ao domicílio, outros das redes hiperespecializadas.

A publicidade fará publicidade sem parecer fazê-la. Todas as campanhas terão de misturar imagens, notoriedade, marketing direto, promoção, relações públicas, coisa que já fazem, e acrescentar patrocínio e programação.

O início do século XXI, criou as suas linhas de força. Do Velho Mundo para o Novo, do Mediterrâneo ao Atlântico, do espiritualismo ao materialismo. Aquele que se adiantar, construirá um planeta diferente.

42  Artigos

Os colaboradores da AYR, são leitores assíduos de diversos artigos que saem em revistas, jornais ou online. Para armazenar estes artigos e permitir o acesso aos mesmos pelos nossos utilizadores, é necessário traduzi-los para português quando a sua versão original está em outra língua. Os artigos devem ser traduzidos integralmente, sem comprometer nenhuma informação neles contida. Como tal, se o artigo estiver na 1ª pessoa, é natural que se mantenha como tal. Pela mesma razão, todos os gráficos e imagens originais devem manter-se e, no caso de haver texto, este deve também ser traduzido em legenda.

As traduções dos artigos que realizei na AYR foram os seguintes: - 10 Mega tendências em Negócios e Tecnologia (Anexo nº II); - Como vender para a geração Y (Anexo nº II);

- Planeamento estratégico é diferente de planear projetos (Anexo nº II); - Planners – vão para a rua (Anexo nº II);

Apresentações

Existem, pontualmente, apresentações em PowerPoint para clientes, que são selecionadas para ser inseridas na Ayr Insights, adaptadas a um layout próprio para o efeito. Existem templates disponíveis com um Master Slide para ser adaptado à informação. Na AYR realizei uma apresentação em Power Point, sobre as Cool

Mentalities que a AYR dispõe. Esta apresentação não a posso facultar pois não fiquei

Documentos relacionados