• Nenhum resultado encontrado

4.2 A aplicação das recomendações e procedimentos do Manual

4.2.5 Personalização da Interface de pesquisa

4.2.5.1 Formatos de visualização

Tendo por base as orientações do Manual, optamos por apresentar a informação sobre o objeto, a exemplo do que acontece nas outras coleções da BDArt, no formato de visualização simples e completo. Para o formato simples, selecionamos os seguintes campos, para todas as tipologias:

a) Autor

b) Título /Designação c) Cronologia – Data

e) Historial f) Descrição

g) Área, Designações, Tema h) Escola/Estilo/Movimento i) Incorporação j) Nr. de inventário k) Categoria l) Condições de acesso m) Coleção

n) Imagem (thumbnail e JPEG)

No DSpace, cada campo no padrão Dublin Core, pode ser apresentado ao utilizador, através de um nome de campo traduzido, ou seja, um nome atribuído de forma a facilitar a compreensão do utilizador sobre a natureza da informação que encontra-se registrada neste. No entanto, esse nome atribuído é comum a todas as coleções de determinado repositório, e aparece apenas quando visualizamos o registro no formato simples.

Portanto, para a relação de campos acima apresentados, devido a integração pretendida, sempre que o seu equivalente Dublin Core estiver em uso, no formato simples nas demais coleções, teremos de utilizar a nomenclatura corrente, evitando assim que sejam apresentados campos (ou informações) distintos sob a mesma nomenclatura, ao utilizador. Como consequência nossa coleção apresentará, para alguns campos, uma perda de especificidade na nomenclatura utilizada, conforme pode ser observado na tabela 5.

O DSpace permite que o utilizador aceda ao formato completo do registro a partir da visualização do formato simples, desta forma, se preferir, o utilizador poderá visualizar ainda as informações relativas à:

a) Materiais e Técnicas (dc.format) b) Medidas (dc.format.extent) c) Marcas e Inscrições (dc.text) d) Exposições (dc.event) e) Bibliografia (dc.references) f) Proprietário (dc.rights.holder)

g) Âmbito geográfico (dc.coverage.spatial) h) Estado de conservação (dc.format.medium) i) Data da incorporação (dc.acrrual.periodicity)

Para os campos que em nossa coleção, são mostrados apenas em formato Completo, não previmos alterações de nomenclatura, sendo que neste formato é mostrado o nome do campo no padrão Dublin Core, ao utilizador. No entanto, para os novos campos, incorporados a partir da ―Coleção Museu‖, definimos a nomenclatura a ser usada, em língua portuguesa e inglesa, tendo em conta sua adequação também a futuras coleções (tabela 6).

Tabela 6 - Nomenclatura sugerida para os novos campos Dublin Core incorporados

De maneira a disponibilizar estes novos campos no DSpace, foi necessário contatar a equipe da Universidade Digital, que providenciou a sua inserção no ―Directório de metadados‖, da versão de desenvolvimento, visto que, por se tratar de alterações que afetam todo o repositório e não apenas a BDArt, estão além do âmbito de nossas permissões de administração.

Alguns dos campos que selecionamos para serem exibidos no formato simples, não são comuns às demais coleções da BDArt, pois representam características de objetos museológicos, porém optamos por exibí-los, com a nomenclatura mais adequada possível, com a finalidade de conferir especificidade na representação de nossa coleção. Para tanto, solicitamos, à equipe da Universidade Digital, ainda, a inclusão no formato simples, dos seguintes campos: Incorporação (dc.accrual.method), e ao Âmbito cronológico (dc.coverage.temporal), e Escola\Estilo\Movimento (dc.coverage.spatial), que devem ser realizadas diretamente na pasta config do DSpace. Um exemplo de registro no formato simples e completo, com os novos campos incluídos, e em Língua Portuguesa e Inglesa, pode ser visto no anexo 14.

Quanto a apresentação dos resultados de pesquisa, considerando a natureza dos objetos museológicos, julgamos ideal ressaltar o aspecto visual, para tornar a coleção mais apelativa para o utilizador, a exemplo do que ocorre em outras coleções de natureza semelhante a nossa na web, como no caso da World Digital Library, onde os resultados de uma ação de navegação ou pesquisa, podem ser visualizados em lista (título) ou Galeria (imagem e título), mesmo para tipologias como livros ou manuscritos.

Apesar de julgarmos que esta alteração seria de interesse extensivo às demais coleções, estando inclusive prevista nas melhorias futuras do Manual, deparamo-nos com a impossibilidade de implementação de tal melhoria, no âmbito da produção deste protótipo, devido a contingências do serviço na Universidade Digital, visto que tal alteração requer uma componente de programação ao âmbito do DSpace, porém mantemos a alteração como uma sugestão de melhoria futura.

Desta forma, ficamos limitados ao formato tabular, que, na estrutura atual apresenta os dados relativos a ―Data‖, ―Título‖ (link direto para o registro), ―Autor‖ e ―Tipo do documento‖ (link para outros documentos de mesma tipologia). No entanto, baseado nas instruções quanto a possibilidade de alterações deste formato registradas no Manual, e nas melhorias e trabalhos futuros nele previstas, sugerimos, a inclusão no formato tabular da ―Sub-comunidade‖ na qual o documento está inserido, como forma de melhor situar o utilizador, principalmente quando da realização de uma operação de pesquisa ou navegação ao nível do repositório.

Iniciamos esta alteração, anteriormente, no XML gerado, onde previmos a inclusão do campo dc.subcommunity, atribuindo a este valor padrão ―BDA Museu‖, indicando a sub- comunidade a qual todos os registros exportados pertencem. Para que esta alteração cumpra o seu objetivo plenamente, deverá ser estendida as demais coleções do repositório. No âmbito deste trabalho, no entanto, estendemos a sua aplicação apenas as coleções da BDArt, visto que para interferir nas demais coleções, o processo é mais demorado, pois implica em obter a aprovação dos administradores das demais BDs. Portanto, o campo dc.subcommunity foi atribuído aos registros das sub-comunidades BDA Biblioteca e BDA Arquivo, e preenchidos via SQL com os respectivos valores, operação realizada pela equipe da Universidade Digital.

FIG. 19 - Apresentação do resultado de pesquisa no novo Formato Tabular, na BDArt