• Nenhum resultado encontrado

3. S ISTEMA DE G OVERNAÇÃO

3.7 Funções-Chave

Nos termos dos Artigos 65.º e 66.º da Lei n.º 147/2015 de 9 de setembro compete às Companhias de Seguros e Resseguros a identificação dos responsáveis na Companhia pela avaliação da adequação das pessoas que desempenham ou exercem funções-chave.

Inicialmente a pessoa responsável pela avaliação da referida adequação será o Chief Executive Officer (CEO) da Companhia, cabendo ao Presidente do Conselho Fiscal a avaliação da adequação do CEO.

É expectável que com o crescimento da estrutura, as funções sejam transferidas inicialmente para um Diretor de Recursos Humanos (DRH) e, desejavelmente, num futuro próximo, será criado um Comité de Avaliação das pessoas que desempenham ou exercem funções-chave.

Os requisitos de adequação são aqueles que resultam do ponto 3.2 Requisitos de Qualificação e de Idoneidade do presente documento, envolvendo os procedimentos de avaliação adotados atualmente diversas entrevistas pessoais entre o Chief Executive Officer (CEO) da Companhia e o candidato, precedidas por um processo de triagem previamente executado por uma Companhia de Head Hunting.

Com o crescimento da estrutura é natural que os procedimentos de avaliação adotados venham a assumir um formato cada vez mais padronizado, com relatórios de avaliação objetivos.

3.7.1 Auditoria Interna

A Auditoria Interna (tal como a externa) exerce atividades de monitorização, avalia e comprova se os mecanismos e processos adotados, em termos de controlo interno, são adequados aos níveis de atividade da Companhia.

Importa sumarizar alguns aspetos igualmente mencionados ao longo do presente documento relativamente à Auditoria Interna:

o As funções de Controlo e Auditoria Interna são totalmente independentes (a supervisão do funcionamento dos controlos recai numa entidade independente, a Direção de Auditoria Interna da Abarca Seguros).

o Nos procedimentos de Auditoria Interna, estão igualmente previstas metodologias de análise e controlo dos processos implementados ao nível dos sistemas informáticos da Abarca Seguros e sua articulação com as competências e funções atribuídas a cada direção e colaborador da Companhia (sobre esta matéria, há um enfoque bastante grande em todos os aspetos relacionados com os acessos básicos aos sistemas de gestão e informação e com os perfis de segurança aplicáveis aos respetivos utilizadores).

Dada a recente constituição da Companhia no exercício transacto, apenas no exercío de 2017 a função de auditoria interna iniciou as suas funções.

3.7.2 Função Atuarial / Atuário Responsável

A Lei n.º 147/2015 de 9 de setembro prevê que as Companhias de seguros e de resseguros devem dispor de uma função atuarial eficaz, devendo nomear um Atuário Responsável para efeitos de certificação, face à técnica seguradora ou resseguradora, dos elementos que sejam definidos em norma regulamentar pela ASF (artigos 76.º e 77.º).

São competências do detentor da Função Atuarial:

o A validação do cálculo das provisões técnicas, assegurando a adequação das metodologias, modelos de base

e pressupostos, bem como a suficiência e qualidade dos dados utilizados;

o A comparação do montante da melhor estimativa das provisões técnicas com os valores efetivamente observados;

o Emitir parecer sobre a política geral de subscrição e a adequação dos acordos de resseguro;

o Contribuir para a aplicação efetiva do sistema de gestão de riscos, em especial no que diz respeito à modelização do risco em que se baseia o cálculo do requisito do capital de solvência e do requisito de capital mínimo, bem como da autoavaliação do risco e da solvência (ORSA);

o Disponibilizar apoio atuarial na definição das bases técnicas dos produtos;

o Elaborar os relatórios trimestrais de provisionamento de prémios e sinistros;

o Elaborar o Relatório Atuarial anual;

o Ser nomeado e registado na ASF como Atuário Responsável para efeitos de certificação, face à técnica seguradora, dos elementos que venham a ser definidos por Norma Regulamentar daquela sobre a matéria.

Por sua vez, o Atuário Responsável fará a certificação, face à técnica seguradora ou resseguradora, dos elementos que sejam definidos em norma regulamentar, isto é:

o Emitirá opinião de índole atuarial, independente face a funções operacionais, em especial face à função atuarial, sobre a adequação às disposições legais, regulamentares e técnicas aplicáveis do cálculo das provisões técnicas, dos montantes recuperáveis de contratos de resseguro e de entidades com objeto específico de titularização de riscos de seguros e das componentes do requisito de capital de solvência relacionadas com esses itens;

o Apresentará ao órgão de administração o relatório de certificação nos moldes definidos em norma regulamentar, devendo incluir a formulação de recomendações para a eventual melhoria da adequação referida no número anterior e, sempre que detete situações de incumprimento ou inexatidão

materialmente relevantes, propor àquele órgão medidas que permitam regularizar tais situações, devendo o atuário responsável ser informado das medidas adotadas na sequência da sua proposta.

Conforme referido, o Atuário Responsável elabora anualmente relatório atuarial no âmbito do qual avalia e emite uma opinião independente e certificada sobre a adequação das provisões técnicas, as tarifas praticadas, o resseguro das responsabilidades existentes e a solvência, tendo como base legislação e restantes normas em vigor sobre esta matéria.

3.7.3 Gestor de Riscos

Decorre da Lei n.º 147/2015, de 9 de setembro, a necessidade de as Companhias de seguros e de resseguros disporem da função de Gestão de Riscos, estruturada de modo a facilitar a implementação de um sistema de gestão de riscos eficaz que compreende estratégias, processos e procedimentos de prestação de informação que permitem, a todo o tempo, identificar, mensurar, monitorizar, gerir e comunicar os riscos, de forma individual e agregada, a que a

Companhia está ou pode vir a estar exposta e as respetivas interdependências.

3.7.4 Compliance

O objetivo do Compliance é evitar o risco legal e o risco reputacional que lhe está associado.

Fruto do recente início da sua atividade, a 31 de dezembro de 2016, a função Compliance ainda não se encontrava plenamente implementada na Abarca Seguros, o que veio a ocorrer no decurso de 2017.

Neste sentido, a área de Compliance teve como missão, neste exercício de 2017, assegurar que a Companhia cumpre a legislação e as regras que deve observar. Para tal, implementaram-se os seguintes princípios:

o Criou-se um mapa com os agendamentos das obrigações declarativas da Abarca Seguros, sendo que incumbe ao Compliance a verificação do cumprimento das mesmas.

o O Compliance passou a alertar o órgão responsável (interno ou em outsourcing) para a necessidade de cumprimento da obrigação em questão, com a antecedência necessária.

o Cada órgão responsável pelo cumprimento da obrigação comunicou ao Compliance o efetivo cumprimento da mesma, comprovadamente, até 5 dias após o referido cumprimento.