• Nenhum resultado encontrado

4 O PERIÓDICO CIENTÍFICO

4.2 Funções do periódico científico

Para Pinheiro (2000), considerando a importância da comunicação científica e da disseminação da informação, os periódicos, enquanto canais formais de comunicação, “são um meio imprescindível para transformação da produção científica da área em ‘conhecimento público’. Já quanto à função e à importância do periódico, este pode ser considerado um dos elementos básicos para a comunicação e a pesquisa, uma vez que permite não apenas a divulgação de novos resultados, mas, também, trazer sugestões de temas a serem aprofundados em outras pesquisas. Influenciando talvez indiretamente, o aumento de pesquisas científicas.

Outra função do periódico científico que destacam Pinheiro, Brascher e Burnier (2005, p. 4), “é servir de fonte de informação e material de pesquisa, uma vez que, a partir de bases de dados, podem ser realizados estudos de bibliometria e informetria [...] entre os quais os de citação e fator de impacto20, além de indicadores de Ciência e Tecnologia em geral (cientometria)”.

O periódico científico, segundo Biojone (2001, p. 24), é o principal instrumento de difusão cientifica. “Publicar aumenta a possibilidade de que o resultado de uma pesquisa seja lido por seus pares, legitimando-a”. Para os autores Miranda (1998) e Mueller (1994), as principais funções dos periódicos são a de memória e arquivo do conhecimento e a de instrumento responsável pela comunicação entre os membros de diversas comunidades além, da formalização do conhecimento.

Biojone (2001, p. 27) acentua que, ao considerar a função de memória e arquivo da informação científica, “os periódicos passam a ser um meio de preservação e documentação do conhecimento científico, favorecendo a leitura e as citações dos artigos por outros pesquisadores em qualquer época [...]”

Ao discutirem sobre o tema, Miranda e Pereira (1996, p. 375) consideram o periódico em duas vertentes, que podem ser tomadas como duas relevantes funções: a comunicação do conhecimento científico e a comunicação entre os pares de uma comunidade científica. Considerando estes dois aspectos, o periódico científico é observado no que respeita a visibilidade e a credibilidade.

Por meio deste breve levantamento na literatura científica, podem-se definir algumas das funções dos periódicos:

• comunicação do conhecimento científico;

• transformação da produção científica em ‘conhecimento público’; • divulgação dos resultados de pesquisas;

• fonte de informação e material de pesquisa;

_____________

20 O fator de impacto, formulado por Garfield, fundador do Institute of Scientific Information – ISI; consiste em “dividir o número total de citações obtidas por um periódico em um ano qualquer pelo número de artigos publicados naquele ano”. Baseando-se no primeiro índice de citações, o Science Citation Index – SCI. (RODRIGUES, 1981, p. 10 apud ARAÚJO, 2006, p. 19).

• visibilidade ao cientista para efeito de promoção, reconhecimento e conquista de ‘poder’ em seu meio;

• memória e arquivo do conhecimento;

• instrumento responsável pela comunicação entre membros de comunidades científicas;

• formalização e legitimação do conhecimento.

Para Garvey (1979, p. 69), “o artigo científico é, e assim permanecerá por algum tempo vital, para a comunidade cientifica. Ele é a unidade básica do periódico científico, o qual abastece o sistema formal, público, e regulamenta a comunicação entre os cientistas”.21 O autor

acrescenta que

a regularidade dos periódicos está fundamentada na seleção dos seus artigos, fundamentados nos princípios do mérito científico: pesquisa informada está perfeitamente organizada; seus resultados são relevantes para o progresso científico no sentido de que eles têm nitidamente continuidade em relação ao trabalho e predizer o progresso futuro das investigações da frente de pesquisa22 (GARVEY, 1979, Tradução nossa).23

Contudo Ziman (1976) ainda afirma que o periódico científico cumpre funções que permitem ascensão do cientista para efeito de promoção, reconhecimento e conquista de ‘poder’ em seu meio. O ato de publicar pode vir a trazer a confirmação da dedicação dos pesquisadores dos programas de pós-graduação, para a área em que estes estejam inseridos, além de suas contribuições para a mesma.

De acordo com Puerari e Pereira (1989), o periódico científico “transformou-se de um veículo, cuja função consistia em publicar notícias científicas, em um fascículo de divulgação do conhecimento que se origina das atividades de pesquisa”. Para Biojone (2001, p. 35), “os periódicos refletem, também, de maneira clara, as transformações tecnológicas presentes nos _____________

21 They scientific article is, and Will remain for sometime, vital to the scientific community. It is the basic unit of the scientific journal process which provides a system for formal, public, and orderly communication among scientists.

22 Frente de pesquisa são autores que recebem maior número de citações. Para um autor se enquadrar na frente de pesquisa, é necessário que este tenha no mínimo uma citação a cada ano, variando o recorte temporal para análise. Sendo o objetivo definir a frente de pesquisa para os próximos cinco anos, contabiliza-se apenas as citações recebidas referentes a trabalhos publicados nos últimos cinco anos. ‘

23 The orderliness of journals is founded on their articles being selected on the basis of scientific merit, which means that (a) the research reported is flawlessly conducted and (b) its results are relevant to scientific progress in the sense that they have explicit continuity with previous work and foreshow the future course of work on the research front.

progressos sociais de comunicação, que influenciam a comunidade científica e suas exigências de atualização”.

Segundo Solla Price (1976, p. 14), “a publicação de artigos curtos por autores individuais foi uma evidente inovação na vida da ciência e, como todas as inovações, encontrou nos cientistas uma resistência considerável [...]”. Não são todas as áreas que conseguem sintetizar suas pesquisas em curtos artigos.