• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.4 A UTO CAD

2.4.1 Funcionalidades do AutoCAD 2000

Este projeto recebeu apoio, na criação do modelo 2D, de um arquiteto. Isso foi indispensável pela necessidade de conhecimentos específicos da área como termos, escalabilidade e da própria ferramenta utilizada por ele, nesse caso, o AutoCAD 2000. A partir do conhecimento obtido pelo acompanhamento da criação do modelo 2D, as funcionalidades principais na criação dessa etapa serão apresentadas a seguir.

Figura 23: Tela do programa AutoCAD 2000.

42 comandos são apresentados na Tabela 2:

Tabela 2: Comandos fornecidos pelo menu standard do AutoCAD 2000.

3D Orbit Proporciona uma visualização 3D sobre o ambiente.

Properties

Abre uma janela que possui vários itens para configuração, como:

manipulação de layers, largura, altura, posicionamentos X, Y e Z, entre outros.

2 Barra de Ferramentas Snap:

É um dos conjuntos de comandos de maior importância, pois permite que pontos específicos de uma determinada entidade sejam localizados. Alguns desses comandos são explicados na Tabela 3:

Tabela 3: Comandos da barra de ferramenta Snap.

Temporary Tracy Point Localiza um ponto a partir de um ou uma série de pontos temporários.

Center Centro de círculos e arcos.

Perpendicular Atrai para o ponto de um

43

3 Barra de Propriedades:

Essa ferramenta permite que layers sejam criados e modificados. Os layers tratam os traços do projeto como objetos, organizando-os e fornecendo recursos onde a manipulação dos mesmos pode ser realizada de forma otimizada e organizada. Pode-se, por exemplo, deixá-los invisíveis, escolher uma cor para cada tipo de objeto e nomeá-los. Um exemplo prático de utilização de layers, com o intuito de obter uma maior organização do projeto, poderia ser dado durante a criação de uma planta baixa e juntamente com o modelo do sistema elétrico. Dessa forma, seria criado um layer raiz com o nome planta baixa , aonde todos os seus objetos seriam referenciados dentro dela. Depois disso, um outro layer raiz de nome sistema elétrico deveria ser criado. Deixando o layer da planta baixa invisível, o usuário poderá trabalhar melhor. Assim, vários layers podem ser criados no mesmo arquivo sem que isso torne o projeto desorganizado.

Tabela 4: Comandos da barra de ferramenta Snap.

Layers Abre uma janela como sendo de algum tipo de layer criado.

4 Dimensão:

Uma das etapas mais importantes do processo de desenho técnico é a cota (medida).

O AutoCAD permite uma cotagem automática com amplas possibilidades de estilo e edição. Quando se faz uma cota, são determinados os pontos nos quais a medida deve ser

44

realizada. O AutoCAD guarda as coordenadas dos pontos marcados e faz o cálculo da distância entre dois pontos e gerando, dessa forma, a cota.

Tabela 5: Comandos da barra de ferramentas que trabalha com a dimensão.

DIM Linear - Cria cotas verticais (y) e horizontais (x), em quatro direções em relação aos pontos de origem.

DIM Align - Cria cotas alinhadas com direção foram da pelos pontos de origem.

DIM Radius - Cria cotas através do Raio Tolerance- Define tipos de tolerância em relação ao acabamento e qualidade de precisão da peça a ser trabalhada.

Update - Faz atualizações das Cotas para um novo tipo de estilo de cotas, tamanhos, etc.

5 Comandos para a criação de modelos 3D.

Os menus selecionados pelo número 5 da Figura 23, representam alguns dos comandos existentes no AutoCAD 2000 para a criação de modelagem 3D. As ferramentas apresentadas são: Render, que apresenta funções de acabamento (aplicação de texturas, cálculo de luz, por exemplo); Solids, fornecendo comandos para o desenho de sólidos; 3D Orbit e Shade, o qual fornece várias formas de visualização do desenho 3D (com a texturização, somente o traçado, entre outras). Alguns destes apresentados através da Tabela 6:

Tabela 6: Comandos para modelagem 3D.

Comando que proporciona a renderização do ambiente

Cria um Box

Após selecionar um ponto, o AutoCAD possibilita girar o ambiente proporcionando uma visão mais otimizada Oculta as linhas dos desenhos, apresentando somente as cores.

45

6 Draw:

Essa ferramenta é mais conhecida como barra de criação. Através dos comandos que essa barra apresenta, podem-se criar retas, arcos, círculos, polylines (arcos concordando com retas), retângulos, elípses, polígonos, entre outros. Alguns destes comandos podem ser melhor compreendidos através da Tabela 7:

Tabela 7: Comandos da barra de criação.

Line Desenha uma linha

Polyline Desenha segmentos de arcos, linhas, triângulos, etc.

Chamfer Comando que permite cortar os cantos de duas linhas que se cruzam.

Define um retângulo.

Arc Define um arco com 3 pontos de sua circunferência

Circle Desenha um círculo.

Spline Conjunto de uma ou mais curvas concordantes definidas por uma seqüência de pontos, editadas pela tangente das curvas componentes ou pelos pontos externos.

7 - Prompt de comandos:

Permite a digitação de comandos específicos do AutoCAD que permitem, por exemplo, desenhar e modificar as coordenadas de um objeto, listando tudo que é realizado dentro do programa, inclusive respostas às ações realizadas caso sejam inválidas.

A Figura 24 apresenta um exemplo de criação de desenhos (nesse caso um retângulo 300x100), no AutoCAD 2000, através do prompt de comandos.

Figura 24: Exemplo de criação de retângulo através de comandos.

46

8 - Barra de Status:

Logo depois do prompt de comandos, está localizada a barra de status, que é o contador de coordenadas dos pontos (de acordo com a posição do cursor) e se estão selecionadas ou não, certas condições de trabalho. Algumas dessas condições de trabalho podem ser melhor apresentadas através da tabela 8:

Tabela 8: Comandos da barra de status.

Coordenadas Controlador das coordenadas do cursor (F6)

Snap Permite um deslocamento pré-estabelecido do cursor (F9) Grid Cria uma malha de pontos

imaginários na tela gráfica (F7).

Polar Exibe as posições atuais em coordenadas polares (F10).

2.5 3D Studio Max

O software 3D Studio Max da Discreet, divisão da Autodesk, foi utilizado nesse projeto, depois da criação do modelo 2D através do AutoCAD, para gerar o modelo tridimensional através do levantamento de paredes (extrusão), texturização e iluminação.

Essa ferramenta é a mais popular para a criação de imagens e animações realistas de excelente qualidade. É um software de modelagem tridimensional e animação utilizado, por exemplo, para produzir vinhetas para TV, efeitos especiais para filmes ou produções cinematográficas, logotipos 3D, simulação de objetos, cenários virtuais, maquetes eletrônicas, animação de personagens e construção de jogos.

Existem diversos pacotes para o 3D Studio Max, mas a sua maioria visa à melhoria na aplicação de iluminação, materiais e na própria renderização. Na próxima seção será apresentado um protótipo do projeto em desenvolvimento utilizando esta ferramenta juntamente com o AutoCAD 2000.

47

Documentos relacionados