• Nenhum resultado encontrado

Capitulo IV- A Rede social Instagram

4.4 Funcionalidades do Instagram

A plataforma contém uma panóplia de funcionalidades que para além de permitir aprimorar o conteúdo antes de ser colocado, através da edição, proporciona ainda uma interação com outros seguidores com gostos e interesses comuns. De seguida, são apresentadas as principais funcionalidades desta rede social.

O Instagram oferece aos seus utilizadores um centro de ajuda especializada onde é possível conhecer as ferramentas disponíveis e como as utilizar. Neste centro de ajuda é ainda possível conhecer a política de privacidade e segurança, e a resolução de problemas (Instagram Help Center, 2018).

As principais atividades disponibilizadas pelo Instagram são identificadas como a partilha de fotos e vídeos, o “teu perfil”, Instagram na web, edição de fotos e vídeos, Instagram Direct, Instagram Stories, feed notícias, igtv (vídeos), entre outras que vão sendo descobertas à medida que o utilizador vai explorando a aplicação. Dentro de cada uma existem características que as tornam mais interessantes e diferenciadoras (Instagram Help Center, 2018).

4.4.1 Publicação de fotografias/vídeos

Esta é a atividade principal do Instagram. Para a partilha de uma foto ou vídeo é possível que estes sejam captados através da própria aplicação, com a possibilidade de utilização de flash ou de rotação de câmara (câmara interna ou externa), e ainda, fazer upload na galeria do dispositivo móvel. Depois de escolhida a foto a plataforma oferece a possibilidade de edição de imagem, através de filtros, rotação de imagem ou ajustes da mesma. Antes da publicação, pode ainda introduzir uma legenda e a sua localização geográfica (Centro de ajuda Instagram, 2018).

-Edição e utilização de filtros

Depois de captada ou carregada a foto ou vídeo, existe a possibilidade de selecionar um dos 23 filtros que o Instagram disponibiliza. É possível a total personalização do conteúdo, editando o mesmo através dos seguintes efeitos: ajustar, luminosidade, constraste, estrutura, temperatura, saturação, cor, desvanecer, destaques, sombras, vignetter, definir, inclinação, cortar, endireitar e rodar (Centro de ajuda Instagram, 2018).

33

4.4.2 Instagram Web

Por se tratar de uma aplicação móvel e apesar de existir o Instagram web, esta não permite o upload da imagem através do computador. A funcionalidade Instagram web permite apenas a alteração da foto de perfil, o acesso ao feed de notícias e acesso do nosso perfil. Aqui, é também possível fazer pesquisas de outros perfis, e ainda, a denúncia de páginas inadequadas (Centro de ajuda Instagram, 2018).

4.4.3 Instagram Direct

Segundo Centro de ajuda Instagram (2018), através do Instagram Direct é possível manter um diálogo com qualquer pessoa que se segue. Algumas das funções desta atividade são, enviar fotos e vídeos temporários ou permanentes, partilhar publicações, enviar gifs, criar mensagens de grupo, enviar o perfil de outro utilizador, criar novas conversas, alterar o nome da conversa, criar uma sondagem privada ou enviar uma página de localização.

4.4.4 Explorar/pesquisar

-Feed de Noticias

O feed do Instagram permite a visualização de fotos ou vídeos partilhados por outros. Neste, é possível saber quando uma foto ou vídeo foi publicado, permite “gostar” de uma publicação ou “deixar de gostar”, guardar publicações de interesse para mais tarde rever, ativar ou desativar as notificações de alguém que se segue, comentar ou responder a alguém numa publicação, ativar ou desativar o som de um vídeo, amplicar fotos ou vídeos e ver anúncios (Centro de ajuda Instagram, 2018).

-Páginas de atividade, hashtag e local

Esta plataforma, oferece a hipótese de seguir a própria atividade ou a de outros, através da função “Atividade”. A utilização de hashtags é também uma funcionalidade bastante utilizada que permite segmentar através dos próprios interesses. É possível criar o próprio hashtag, introduzindo “#” antes da frase ou palavra, ou apenas ver páginas já criadas de hashtags, desde que as publicações estejam públicas.

A opção Pesquisar e Explorar apresenta publicações selecionadas automaticamente pela própria aplicação com base nas pessoas que seguem ou em publicações onde se fazem

34

“gosto”. Para pesquisar o que realmente pretendemos basta escrever no espaço de pesquisa. A funcionalidade “local” permite, tal como as hashtags, ver publicações que foram identificadas por essa localização (Centro de ajuda Instagram, 2018).

4.4.5 Instagram Stories

Esta atividade dá ao utilizador a possibilidade de publicar fotos e vídeos rápidos que podem ser editados e personalizados com emojis, texto e desenhos feitos à mão estando apenas disponíveis para visualização durante um período de 24 horas. As Stories podem ser eliminadas quando o utilizador pretende, podem ser partilhadas no próprio perfil, enviadas através do Instagram Direct e, saber quem as visualizou.

A Figura 6, apresenta o número de utilizadores ativos diários no Instagram Stories até junho de 2018. Compreende-se que a aplicação tinha, neste mês, 400 milhões de utilizadores diários nas Instagram Stories ativas no mundo, um crescimento elevado, quando comparado com o mês de outubro do ano anterior, 2017 (Statista, 2018).

Todas estas funcionalidades podem ser de interação com perfis de amigos e perfis de marcas. Estas atividades dão a possibilidade de os consumidores e as marcas se envolverem e criarem conteúdos que permitem gerar ligações com as marcas.

Figura 7 - Número de usuários diários ativos no Instagram Stories de Outubro de 2016 a junho de 2018 (em milhões)

35

4.4 Conclusão

O aumento crescente das plataformas sociais no dia a dia das pessoas, mostra que as redes sociais têm cada vez mais impacto a nível social. No meio das diversas plataformas, é distinguida neste estudo a rede social Instagram. O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo, tendo alcançado já a meta dos mil milhões de utilizadores. Vendo a sua populariadade a aumentar, o Instagram mostrou ser nos últimos anos um ótimo meio de comunicação para as marcas. Apesar da existência de diversos tipos de marcas a utilizarem esta plataforma para promover os seus produtos, as que adquirem maior visibilidade, devido à forte presença de imagens do Instagram são os setores automóvel, moda e beleza.

O Instagram oferece aos seus utilizadores funcionalidades que o faz diferenciar-se das restantes redes sociais. Entre elas, a publicação de fotografias/vídeos, edição e utilização de filtros, Instagram stories, partilha, Instagram direct, Feed de notícias, explorar/pesquisar e hastags. É através deste tipo de funcionalidades que os consumidores conseguem interagir com as marcas nos seus perfis.

36