• Nenhum resultado encontrado

7 FUNCIONAMENTO DA LUZ DO SAL

No documento MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA EVO3 (páginas 41-46)

Primeira instalação, máquina de lavar loiça nova.

O compartimento do sal está vazio e a respectiva luz mantém-se acesa

durante cinco ciclos consecutivos (só na primeira vez e mesmo metendo o sal no 1°, 2°, 3°, 4° ciclo) quer na máquina de 60 cm, quer na de 45 cm.

Encha o compartimento do sal com água e introduza cerca de 1,5 - 2 kg de sal.

Contactor do consumo de sal

O algoritmo (na BIT 100) conta a activação da electroválvula de regeneração no fim de cada ciclo. No fim do 29° ciclo, a máquina de lavar loiça carrega 600 cc de água e acende a luz “S” (sal).

No início do ciclo seguinte o utilizador deverá recarregar o reservatório,

efectuando as seguintes operações: • Abertura da tampa do sal

N.B. Aguarde o início do ciclo seguinte para inserir sal no respectivo compartimento.

600 cc. de água

COLECTOR

• Enchimento do reservatório com cerca de 1,5 - 2 kg de sal, de modo a fazer sair cerca de 600 cc de água. Estes, somados aos anteriores carregados pela máquina, farão passar o pressóstato do estado de vazio ao estado de cheio. Mal o ciclo começa, o temporizador reconhece o

impulso de pressóstato cheio e apaga a luz do sal, ajustando novamente

o contactor a zeros.

Nota:

• Se, durante a primeira instalação, não se verificar o carregamento do sal nos cinco ciclos, a luz apaga-se, de qualquer forma.

• Sempre que a luz do sal se acender depois da primeira instalação, ela não se apagará enquanto o carregamento do sal não for efectuado conforme descrito no parágrafo “Contactor do consumo de sal”.

• Aquando da primeira instalação, o compartimento do sal deverá ser completamente enchido, primeiro de água e depois de sal.

• O compartimento do sal permite regular o consumo do sal (+ / -) consoante o grau de dureza da água. Por consequência, se a seta situada no colar do reservatório apontar para o sinal “-” obter-se-á um menor consumo de sal e vice-versa se a mesma apontar para o sinal “+”. Em todo o caso, o contactor acenderá sempre a luz no 29° ciclo.

• Se, no início do 29° ciclo (com a luz apagada), se efectuar o carregamento completo do sal, a luz acender-se-á igualmente no ciclo seguinte. Teoricamente, dever-se-ia repetir o processo de carregamento de sal. Não sendo possível fazê-lo (descalcificador cheio de sal), a luz permanecerá sempre acesa.

• Se se introduzir o sal no compartimento antes do 29° ciclo, por exemplo no 15°, a luz do sal acender-se-á, de qualquer forma, no fim do 29° ciclo.

600 cc.

1200 cc. SAL

COLECTOR

• Para remediar a situação, dever-se-á carregar manualmente, no fim do ciclo, um litro de água para o interior da cuba, por forma a que o temporizador reconheça o impulso de pressóstato cheio, para que se apague, assim, a luz.

Sensor de alta pressão

Elemento novo e determinante na gestão, por parte do SW, das situações de sujidade mais crítica. Está inserido na manga de descarga inferior onde, em condições de funcionamento correcto, lê uma pressão de 0,26 bar.

O sensor consiste num micro-interruptor ligado a uma membrana accionada pela água.

Mal a pressão dentro da máquina desce abaixo de valores que não permitem uma boa lavagem (abaixo dos 0,15 bar), devido a um eventual entupimento dos filtros, a membrana desengata o micro-interruptor, o qual envia um sinal ao temporizador. O SW desencadeia o procedimento de “limpeza dos filtros” por impulsos (procedimento A ou B conforme o programa definido; ver tabela respectiva), para remover a sujidade dos filtros e fazer continuar o ciclo sem que a m.l.l. accione o alarme.

1litro de água

7.1 Descrição da regeneração.

A regeneração das resinas (regeneração) é efectuada na fase de enxaguamento (o momento preciso depende do ciclo).

Accionando a electroválvula de regeneração, a água contida no compartimento air break (cerca de 200 cc) desce para o compartimento do sal, enquanto que a água já presente se desloca para o compartimento de resinas para a regeneração (troca dos iões de cálcio e magnésio com os iões de sódio do sal). O tempo necessário para completar a troca de iões é de cerca 20-25'. Posteriormente, são efectuadas 2 lavagens por resinas, carregando 1 litro de água de cada vez, o qual atravessa as resinas e remove a água salgada presente. Carrega-se 1 litro de cada vez para evitar que a água salgada saia do colector e interaja com a cuba de aço.

7.2 ITR

(termóstato de segurança)

Para proteger a máquina de lavar loiça e, mais concretamente, a resistência de aquecimento, é utilizado um termóstato de segurança cuja função é desligar a fase correspondente ao elemento de aquecimento, caso a temperatura ultrapasse os valores de segurança.

Temos dois ITR diferentes. Na resistência à vista, é visível na cuba entre os elementos da resistência; na resistência retráctil está incorporado no próprio elemento.

A tabela seguinte indica os valores de intervenção:

7.3 Distribuidor

O distribuidor é accionado por um actuador de bobina tanto para a distribuição do detergente como do abrilhantador. Os componentes do mecanismo de actuação são:

bobina A

alavanca da porta B alavanca oscilante C

alavanca do abrilhantador D

Nota:Se o sal não for introduzido no momento em que a luz se acende, as resinas conseguem garantir o amaciamento da água durante 5 ciclos no máximo. Posteriormente, apresentar-se-ão vestígios de calcário.

ITR (res. retráctil) TR (res. à vista)

98±5°C 78±1,5°C

Retirando a corrente, a alavanca regressa à posição de repouso e engata a alavanca oscilante. Com uma nova excitação, a alavanca oscilante move a alavanca do abrilhantador, a qual abre a bomba, permitindo que o abrilhantador caia na cuba.

O abrilhantador a distribuir está contido num compartimento regulável que se enche completamente aquando da abertura TOTAL da porta. Quando a bomba se abre, o abrilhantador cai na cuba por gravidade.

Anomalias possíveis:

se a m.l.l. não distribui o abrilhantador, seca mal ou não apaga a luz do abrilhantador

• verifique se o reservatório contém abrilhantador • certifique-se de que a alavanca funciona correctamente • certifique-se de que a bomba se levanta

• verifique a excitação da bobina.

DISTRIBUIDOR VISTA POSTERIOR

No documento MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA EVO3 (páginas 41-46)

Documentos relacionados