• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Categoria 1 Funcionamento psicológico:

No que diz respeito ao funcionamento psicológico dos jovens, todos eles reconhecem e enumeram de forma distinta as capacidades que consideraram ser mais significativas. Assim, no que diz respeito à questão 1- Consegues descrever quais são as tuas melhores habilidades, todos referem qualidades, mostrando que as reconhecem e valorizam. As respostas referem-se quase todas a qualidades relacionadas com o trabalho, como podemos observar pelas suas respostas:

Gerir a casa e cozinhar. J1

Gerir o negócio e interagir com os clientes. J2 Sei lá, fazer o meu trabalho. J3

Realizar o meu trabalho e pescar. J4

Gerir a compra de animais em grande número J6 A minha maior habilidade é manusear máquinas J7 É ser bombeiro J8

Trabalhar com animais e organizar os estudos J9 Costurar, Cozinhar, e cuidar de crianças J10

Apenas um jovem refere uma habilidade não relacionada com o trabalho, mas sim com lazer:

68 

A minha maior habilidade é jogar computador. J5

No que diz respeito à questão 2. Consegues descrever quais são as tuas maiores dificuldades, nem todos os entrevistados responderam de forma similar, pois alguns deles entendem que não têm dificuldades:

Não sinto grandes dificuldades. J1

Não encontro assim grandes dificuldades. J4 Não, acho que não tenho dificuldades. J5

Não encontro grandes dificuldades, porque consigo fazer tudo. J7 Não tenho nenhuma dificuldade. J8

Os participantes J2, J3, J9 e J 10 apontam algumas dificuldades: Chegar a horas a algum local. J2

Ler e escrever. J3

Leitura, sobretudo de grandes textos. J6

Gerir o tempo que gasto em cada tarefa, e ser pontual. J9

Às vezes na compreensão das palavras, quando as pessoas falam muito baixo ou muito rápido. J10

Na questão 3. Como descreves as tuas relações com as outras pessoas? tentou-se perceber como os jovens veem o relacionamento deles com as outras pessoas.

As respostas obtidas dividem-se em dois grupos, num os entrevistados vêm o relacionamento deles com terceiros, de forma positiva/ aberta. Noutro os entrevistados vêm de forma fechada, ou seja, relacionam-se, mas com restrições/barreiras nesses relacionamentos embora o número de entrevistados que respondeu de forma restritiva seja muito inferior ao que respondeu de forma positiva.

Boa, mas sou um pouco tímida. J1 Boa. J2

Tenho uma boa relação. J3

Tenho um bom relacionamento com as outras pessoas. J4 Dou-me bem com as pessoas. J5

69 

Tenho boas relações. Dou-me bem com toda gente. J6 Dou-me bem com toda gente. J7

Sempre me dei bem com toda gente J8

Os entrevistados que responderam de forma restritiva, são ambos do sexo feminino. Com algumas pessoas tenho boas relações, com outras nem por isso. J9 Boa, mas sou um pouco reservada. J10

A questão 4. Tens namorado(a)? pretende saber se existe um relacionamento amoroso por parte dos jovens.

A esta pergunta os entrevistados responderam em grande número positivamente e em menor número negativamente, sendo que estes são ambos do sexo masculino.

Sim, tenho. J1, J2, J4, J7, J8, J9 e o J10. Sim e um filho. J3

Não tenho. J5 e J6

No que diz respeito à autonomia pessoal, todos os jovens não só reconhecem ser autónomos, como ainda se mostram independentes na forma como executam as atividades básicas da vida diária.

Assim, no que diz respeito à questão 1- Que responsabilidades assumes em casa, a maioria refere capacidades mostrando que são autónomos e até em algumas das respostas percebe-se que o seu desempenho é imprescindível no seio familiar. As respostas referem quase todas a qualidades relacionadas com o trabalho doméstico em ambos os sexos, como podemos observar pelas suas respostas:

Todas as de mãe e de mulher. J1 Assumo toda. J2

A minha responsabilidade é arrumar o meu quarto. J5

Como vivo sozinho, faço tudo, às vezes é que a minha mãe vai lá a casa fazer uma limpeza maior, fora isso eu limpo, arrumo a casa e faço comida quando ela termina. J6

70 

Todas, vivo sozinha arrumo, limpo cozinho. J10

Ajudo a companheira na limpeza, aspiro e lavo o chão. J7 Dois jovens referem ter apenas tarefas laborais e não domésticas:

Nada, a minha mulher faz tudo eu só trabalho na Câmara. J3 A minha responsabilidade é sustentar a casa. J4

O Jovem 8 é o único que afirma não ter qualquer responsabilidade em casa. Nenhuma, não tenho responsabilidades em casa. J8

Na questão 2 Caminhas sozinho pela cidade? pretendia-se saber qual a autonomia dos jovens quanto à sua movimentação, ou seja, se estes a executavam de forma independente. A esta pergunta, todos os entrevistados responderam de forma positiva à exceção de um:

Não J5

Sim J1 J7 J9 J10 Sim, claro J2 J6 Sim sem problema J3

Sim, sem qualquer tipo de problema J4 Sim, caminho. J8

Na questão 3- Mudas sozinho para outra povoação, à semelhança da questão anterior, onde se perguntou aos entrevistados se caminhavam sozinhos pela cidade, também responderam de modo positivo, há exceção de um, sendo este o mesmo jovem a responder de forma negativa.

Não. J5

Sim sem problema nenhum. J1 Sim. J2 J3 J4 J7 J10

Sim, foi o que fiz quando fui para a universidade J6 Sim, não tenho nenhuma dificuldade. J8

71 

Na 4.ª questão pretendia perceber-se se o jovem utiliza bem as novas tecnologias, nomeadamente o telemóvel, para tal efeito colocou-se a seguinte questão - Utilizas bem o telemóvel?

A esta pergunta todos responderam de forma favorável: Sim, sem dificuldades. J4

Sim. J1, J2, J5, J6, J7, J8, J9, J10

Apenas o jovem J3, fez uma referência a alguma dificuldade quanto à utilização dos telemóveis mais recentes,

Mais ou menos, estes mais novos não. J3

Na 5.ª questão, continua-se a tentar perceber se os jovens são autónomos, no que diz respeito a saídas. A questão foi colocada da seguinte forma - Vais ao cinema sozinho com os teus amigos?

A esta pergunta, os entrevistados responderam da seguinte forma: Um jovem refere que não está habituado:

Não costumo ir J1

Quatro jovens declaram não gostar de cinema: Não gosto muito de cinema. J2 Não gosto de ir ao cinema. J3 Não gosto de cinema. J4 J8

E cinco jovens declaram frequentar regularmente: Sim, vou sem nenhum problema. J5 Sim, vou sempre que posso. J6 Sim, quando tenho tempo. J7 Sim. J9, J10

Na questão 6 Utilizas multibanco? pretendia-se perceber qual a autonomia dos jovens quanto a manipulação de tecnologias e manuseamento de dinheiro.

A esta pergunta, a maioria respondeu que sim, e três responderam que não.

72 

Não tenho. J3 Não. J5

Destacamos os resultados mais importantes referentes ao funcionamento psicológico:

i). No que diz respeito a qualidades relacionadas com o trabalho todos referem qualidades, mostrando que as reconhecem e valorizam. As respostas referem-se quase todas a qualidades relacionadas com o trabalho e apenas um jovem refere outro tipo de capacidades;

ii). No que diz respeito às dificuldades, nem todos os entrevistados responderam de forma similar, pois alguns deles entendem que não têm dificuldades. Apenas dois referem dificuldades;

iii). No que diz respeito ao relacionamento deles com as outras pessoas as respostas obtidas dividem-se em dois grupos, num os entrevistados vêm o relacionamento deles com terceiros, de forma positiva/ aberta. Noutro os entrevistados vêm de forma fechada, ou seja, relacionam-se, mas com restrições/barreiras nesses relacionamentos embora o número de entrevistados que respondeu de forma restritiva seja muito inferior ao que respondeu de forma positiva.

iv). No que diz respeito à autonomia pessoal, todos os jovens não só reconhecem ser autónomos, como ainda se mostram independentes na forma como executam as atividades básicas da vida diária. As respostas referem-se quase todas a qualidades relacionadas com o trabalho doméstico.

Documentos relacionados