• Nenhum resultado encontrado

O interesse e o gosto pela investigação foram fatores determinantes na decisão de estudar a corrupção, principalmente, em função dos acentuados problemas que o

4

Conjunto de fatores, como uma exagerada carga tributária, uma legislação fiscal ultrapassada, a excessiva burocracia administrativa e tributária, uma precária infraestrutura logística, e a própria corrupção, que atrapalham a competitividade das empresas e o desenvolvimento do país

6

fenômeno provoca no desenvolvimento do país e, em especial, na região do Nordeste brasileiro que se encetou nas atividades acadêmicas, nas palestras e cursos proferidos versando sobre o assunto. Sendo assim, o interesse em realizar um estudo sobre essa temática insere-se dentro de fatores pessoais, não só por estar fincada socialmente na região alvo da investigação, mas, também, pela experiência adquirida na área da ciência política como professora da disciplina e, também, pelo exercício da profissão, advogando na área, e, em particular, na motivação pela problemática que, naturalmente, desperta esse interesse investigativo, mormente em decorrência da preocupação latente com o meio social em que vive. Essa preocupação advém de uma visão crítica em relação às dificuldades que enfrenta a população nordestina que, por situar-se numa área semi-árida, convive com oscilações climáticas contraditórias.

Dessa forma, a presente tese busca oferecer um conjunto de reflexões e estudos que alcancem a compreensão da corrupção e suas consequências na vida das pessoas, principalmente, das que habitam a Região Nordeste do Brasil, para tanto, abordou-se um estudo direto dos casos recentes desse fenômeno, tentando oferecer ferramentas necessárias para uma abordagem que una ao estudo do presente, os de suas raízes culturais e históricas. Em síntese, uma das pretensões desta tese é investigar a questão da corrupção, abordando seus aspectos teóricos, fornecendo referenciais que permitam avançar na compreensão de um fenômeno que faz parte da história política, econômica e social do Brasil, avaliando o impacto que a corrupção provoca na política, na economia e nos relevantes níveis de pobreza e de analfabetismo, tendo como foco, mais especificamente, a Região Nordeste, com o objetivo de se obter uma visão realística a respeito do cenário atual, bem como analisar orientações, propostas e sugestões, que posam, no futuro, contribuir para o crescimento e a melhoria na qualidade de vida da população carente.

Serão destacados, neste trabalho, muitos momentos históricos que demonstram de que maneira a corrupção difundiu-se não só no mundo, mas, também, no Brasil e, especificamente, na Região Nordeste, e será feita, ainda, uma análise, de uma maneira abrangente, através de um estudo aplicado que partirá de entrevistas semi-estruturadas com políticos nordestinos. A partir dos resultados colhidos, será aprofundado o estudo, para que possa ser identificada e analisada as principais sugestões para o combate a esse fenômeno.

Nesse contexto, as discussões empíricas, ao longo do tempo, sobre a corrupção política, econômica e social, leva, necessariamente, à necessidade de se aprofundar com

7

maior grau de intensidade e de complexidade nesse estudo, dentro de uma abordagem mais teórica. A preocupação com essas questões conduz a uma série de questionamentos, para o entendimento dos seus efeitos na região estudada. Dessa forma, pode-se arguir, de maneira enfática, para a obtenção desse entendimento, se a causa da corrupção está atrelada aos fatores políticos, econômicos e sociais do Nordeste brasileiro, ou ainda, numa espécie de contraponto, se a causa do baixo desenvolvimento da região seria devido ao problema da estiagem quase que rotineira. Essas são algumas questões que despertam preocupação e a investigação realizada se propôs a encontrar respostas. Outro aspecto considerado na investigação reportou-se a um questionamento, cujo objetivo foi o de observar se a corrupção é mais presente na Região Nordeste em decorrência do atraso verificado em relação às demais regiões do país, ou seja, por ser menos desenvolvida, a região apresenta maiores índices de corrupção do que no restante do país.

Com base neste conjunto de preocupações foi formulada a seguinte questão de partida: Será que as formas de prevenção, repressão e combate a corrupção política, econômica e social são insuficientes e ineficazes, embora afetem o desenvolvimento do país e em especial a Região Nordeste? Ou seja, procurou-se investigar, primeiro, se os níveis de corrupção apurados na Região Nordeste é resultante de uma desigualdade econômica e social em relação às demais regiões do país e se as ações políticas – aprovação de medidas e projetos –, governamentais – implementação de políticas públicas de combate à pobreza extrema e ao analfabetismo – e judiciárias – julgamento de casos envolvendo práticas corruptas – ainda são tímidas e de pouco efeito prático, carecendo, portanto, de uma maior vontade política voltada ao combate efetivo ao fenômeno.

No sentido de operacionalizar esse questionamento de partida, apresentou-se, ainda, questões mais específicas a que o estudo pretende encontrar respostas, como, por exemplo:

a) Quais as características que as formas de controle e combate à corrupção têm para oferecer?

b) Como é elaborado e gerido o plano de combate e prevenção? c) Quais as formas para prevenir a corrupção?

8

Tendo como base, portanto, esses questionamentos iniciais acima elencados, a presente tem, como objetivos principais:

a) Investigar a corrupção em seus aspectos teóricos e empíricos, buscando referenciais que possibilitassem compreender o fenômeno.

b) Estudar e avaliar os impactos e efeitos da corrupção na política, na economia e na vida das pessoas, tendo como foco a Região Nordeste.

c) Investigar se as políticas públicas implantadas no Brasil, para a eliminação da extrema pobreza e do analfabetismo, contribuem para o combate à corrupção.

d) Avaliar se a corrupção que ocorre no restante do país assemelha-se à praticada no Nordeste, considerando as características da região e os baixos níveis de indicadores econômicos e sociais verificados na região.

Documentos relacionados