• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV. A OFERTA DE PRODUTOS FINANCEIROS

IV. 2. Caraterização da oferta de produtos financeiros

IV. 2.2. Fundos de investimento

Os fundos de investimento são um instrumento financeiro que visa a diversificação do investimento, reduzindo a exposição direta a cada ativo. A sua composição e gestão são feitas por especialistas – os gestores de fundos – de uma forma autónoma e sob a

supervisão da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. Na maioria dos fundos disponíveis não existe capital nem renumeração garantida.

As sociedades gestoras de fundos de investimento – organismos de investimento coletivo – têm como objetivo realizar o investimento dos capitais dos investidores, atuando de forma a salvaguardar os interesses destes através da diversificação do risco. A sua representação e coordenação são feitas pela respetiva Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP).

A subscrição dos fundos de investimento é realizada em unidades de participação, através das quais o investidor é coproprietário do total do fundo. A variação no valor das unidades de participação reflete a rendibilidade e ganho do fundo, podendo esta ser positiva, negativa ou nula.

Para cada fundo de investimento estão estabelecidas as respetivas condições, nomeadamente, subscrição, pré-aviso de reembolso, comissões e regras de gestão do fundo. Todas estas condições são expressas no Prospeto Simplificado ou IFI – Informações Fundamentais Destinadas aos Investidores e de uma forma mais extensa no Prospeto Completo, cujos exemplos apresentamos, respetivamente, nos anexos 3 e 4. É obrigatória a apresentação e conhecimento destas condições antes da subscrição do fundo.

São várias as classificações que se podem atribuir aos fundos: o tipo de ativo predominante, a possibilidade de resgate ou a sua natureza, por exemplo. É importante referir que esta divisão nem sempre é unânime, havendo algumas adaptações por parte das sociedades gestoras de fundos de investimento.

Seguindo a classificação efetuada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, podemos começar por dividir os fundos em fundos abertos e fundos

fechados, isto é, quanto à variabilidade do capital. Os fundos abertos permitem a subscrição e resgate a qualquer momento. Nos fundos fechados a subscrição só é possível num determinado período estabelecido e o resgate na data de liquidação do fundo. Nestes fundos fechados se um investidor pretender sair do fundo durante o decorrer do prazo poderá efetuar a venda em mercado secundário das unidades de participação (em vez do resgate), caso estas unidades estejam admitidas para negociação em mercado secundário.

No que concerne à natureza dos ativos subjacentes, podemos agrupar os fundos em imobiliários e mobiliários.

Nos fundos imobiliários existe maioritariamente um investimento em imóveis ou em valores mobiliários de sociedades que se dedicam à atividade imobiliária.

Os fundos mobiliários investem essencialmente em valores mobiliários transacionáveis consoante a política de investimento, a natureza dos seus ativos mobiliários, o horizonte temporal, o risco e/ou a rendibilidade.

Os Fundos de Tesouraria apresentam uma política de investimento de curto prazo, em ativos com elevada liquidez, nomeadamente ativos mobiliários com prazo inferior a um ano, papel comercial ou depósitos bancários. Estes fundos são constituídos ao abrigo do Decreto-Lei nº 276/94 de 2 de novembro. Pelo menos 35% dos ativos têm de ter maturidade inferior a 1 ano, não sendo permitido o investimento em ações ou em obrigações que possibilitem a aquisição de títulos de participação ou ações. Se menos de 10% dos ativos estiver exposto ao risco cambial podem designar-se fundos de tesouraria euro. Caso contrário, assumem a designação de fundos de tesouraria internacionais.

Os Fundos do Mercado Monetário são caraterizados por investirem pelo menos 85% dos seus ativos em depósitos bancários.

Os Fundos de Ações investem essencialmente em ações (pelo menos 70% do total de ativos). Têm um maior potencial de crescimento e de risco associado e um horizonte temporal mais alargado. Consoante a origem das ações podem ainda classificar-se em nacionais, se pelo menos 70% das ações são transacionadas em mercado nacional e pelo menos 90% dos ativos são expressos em euros. Se pelo menos 90% dos ativos forem expressos em euros e 70% das ações forem transacionadas em mercados da União Europeia designam-se fundos da União Europeia. Nas restantes situações chamam-se fundos internacionais.

Os Fundos de Obrigações investem em ativos de rendimento fixo, sendo pelo menos 50% em obrigações de médio e longo prazo, não devendo investir direta ou indiretamente em ações ordinárias. Se pelo menos 50% do investimento for em obrigações de taxa fixa, assumem esta mesma designação. Nos restantes casos designam-se fundos de taxa variável. Caso 90% dos ativos sejam expressos em euros subdividem-se em fundos euro ou em internacionais nos restantes casos.

Os Fundos Mistos têm uma política de investimento diversificada, quer em ativos de rendimento fixo (como as obrigações) ou rendimento variável (como as ações), sem que estejam estabelecidos limites para cada ativo. Quando pelo menos 70% dos ativos forem transacionados nos mercados da União Europeia e 90% dos ativos expressos em euros classificam-se em fundos mistos euro. Nas restantes situações são classificados como fundos mistos internacionais.

Os Fundos de Fundos são compostos em pelo menos ʹȀ͵ por unidades de participação de outros fundos ou ações de outras sociedades gestoras de fundos. Caso

90% dos ativos sejam de instituições domiciliadas na União Europeia e 90% dos ativos expressos em euros, então denominam-se fundos euro. Nas restantes situações assumem a designação de fundos internacionais.

Os Fundos Poupança-Reforma têm em vista o complemento da reforma da Segurança Social do Estado e das empresas, havendo, por isso, um tratamento fiscal diferenciado. São constituídos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de julho. O investimento é feito sobretudo em ativos de baixo risco, sendo pelo menos 50% dos ativos dívida pública com maturidade superior a 1 ano.

Os Fundos Poupança Ações têm um horizonte temporal de longo-prazo, através da dinamização do mercado acionista nacional, e usufruindo de benefícios fiscais, de acordo com o Decreto-Lei n.º 204/95, de 5 de agosto. Podem investir até 75% do total de ativos em ações ou títulos de participação cotados na bolsa de valores nacional ou em unidades de participação de fundos cujo investimento seja de pelo menos 50% em ações cotadas na bolsa nacional. Poderão investir também em numerário, depósitos e aplicações no mercado monetário interbancário.

Os Fundos Garantidos são fundos que se distinguem por terem garantia de capital e uma determinada política de rendibilidade, independentemente da política de investimento.

Além das referidas classificações, podemos ainda distinguir os Fundos Especiais de Investimento, caraterizando-se estes por não terem como objetivo no fim de determinado prazo atingirem pelo menos a cotação inicial da unidade de participação, não seguindo, por isso, as regras aplicadas aos demais fundos.

O agrupamento de fundos é uma modalidade especial de comercialização de fundos mobiliários abertos, com exceção dos fundos de fundos. Esta modalidade

permite o resgate e subscrição simultâneos de unidades de participação de fundos que integram este agrupamento. São designados de sub-fundos ou compartimentos cada um dos fundos que constitui o agrupamento.

A divisão quanto ao espaço de atuação pode ser feita a três níveis. Os fundos nacionais são geridos por entidades com domicílio em território nacional e investem na sua maioria em valores mobiliários do mercado nacional. Os fundos internacionais mantêm o domicílio em território nacional, mas investem em ativos de mercados de valores internacionais. Os fundos estrangeiros são geridos por entidades com domicílio no estrangeiro, mas comercializados em território nacional.

Os fundos podem ter duas políticas quanto à forma de renumeração. Caso optem por distribuir periodicamente os rendimentos gerados, mantendo o valor da unidade de participação, chamam-se fundos de rendimento. Em oposição, nos fundos de capitalização, os rendimentos gerados são adicionados ao valor da unidade da participação, sendo possível obter o respetivo rendimento pelo resgate das unidades de participação.

A distinção dos fundos pode ainda ser feita em fundos harmonizados e não harmonizados. No primeiro caso os fundos obedecem a legislação nacional, estão vinculados juridicamente a este regime legal e estão sujeitos à Diretiva Comunitária nº 85/611/CEE de 20 de dezembro, estando definidas as suas regras no Título III do Regime Jurídico dos OIC aprovado pelo Decreto-Lei n.º 63-A/2013, de 10 de maio. A comercialização destes fundos em Portugal é feita mediante comunicação prévia à CMVM. Os fundos não harmonizados não obedecem à diretiva comunitária referida. São fundos não harmonizados os fundos imobiliários, os fundos especiais, fundos cuja

entidade gestora tenha sede fora da União Europeia, os fundos garantidos, os fundos de tesouraria, os fundos de fundos e os fundos fechados.

Seguindo a classificação dos fundos quanto à natureza dos seus ativos, apresenta-se na tabela 4 a oferta de fundos disponíveis nos sítios da internet de cada um dos seis bancos em estudo.

Tabela 4. Oferta de fundos de investimento por banco BPI BCP2 Novo Banco Santander Totta CGD Montepio Fundos Imobiliários X X X Fundos de Tesouraria X X X X X X Fundos do Mercado Monetário Fundos de Ações X X X X X X Fundos de Obrigações X X X X X Fundos Mistos X X X X X Fundos de Fundos X X X X X Fundos Poupança Reforma X X X X Fundos Poupança Ações X X X X Fundos Garantidos Agrupamento de fundos X X X

Documentos relacionados