• Nenhum resultado encontrado

Ninguém sabe se os índios brasileiros chutavam côcos, mas todos devem saber quem trouxe, de fato, o futebol para o Brasil, não é? Em 1894, um paulista descendente de ingleses e escoceses retornava da Inglaterra depois de passar 10 anos estudando por lá… Quem será?

Charles William Miller, é claro! E ele não voltou da Inglaterra de mãos vazias, não! Em sua bagagem havia 2 bolas de couro da marca Shoot, uma agulha, uma bomba de ar, dois uniformes e livros de regras. O "pai do futebol brasileiro" jogava no time inglês Southampton: ele era artilheiro nos jogos oficiais de seu colégio. E marcou 41 gols em 25 partidas!

A primeira partida de futebol brasileira foi disputada no dia 14 de abril de 1895 na Várzea do Carmo, em São Paulo. Quer saber o resultado desse jogo? São Paulo Railway (time de Charles Miller) 4 x Companhia de Gás 2! A partida agradou tanto que, em pouquíssimo tempo, foram fundados diversos clubes na capital paulista: o time da colônia inglesa era o São Paulo Athletic; o Germânia foi Germânia foi fundado pelo alemão Hans Nobiling; o Internacional foi criado por uma parte dos fundadores do Germânia; já o Mackenzie foi o primeiro clube formado exclusivamente para a prática do novo esporte.

No ano de 1901, foi criada a Liga Paulista de Futebol e, logo no ano seguinte, foi realizado o primeiro Campeonato Paulista. O time de Charles Miller, São Paulo Athletic, era um sucesso e foi tricampeão paulista nos anos de 1902, 1903 e 1904. Charles Miller foi o líder da equipe até 1910 e, depois, trabalhou durante um certo tempo como árbitro.

4

Curiosidades

A Bola:

A primeira Bola surgiu na China entre os anos 3000 e 2500 a C. e era feita de couro e usada em um jogo chamado de “tsu-chu” ( tsu= lançar com os pés e chu= objeto inflado de couro), para treinar soldados. Quando os Ingleses inventaram o futebol, a bola era feira de uma câmara de borracha, coberta por uma capa de couro chamada “capotão”, que era amarrada por cordões. Estes cordões machucavam tanto a cabeça que os jogadores usavam uma espécie de touca.

A primeira bola colorida foi usada na copa da França de 1998, chamava- se Tricolore e suas cores eram: azul, branco e vermelho, as mesmas cores da bandeira francesa.

As Técnicas:

Chuveirinho: É o nome utilizado para as jogadas feitas de cabeça na área adversária. Foi inventada pelos britânicos.

Bicicleta: Não se sabe quem inventou esta jogada, mas o primeiro brasileiro a utiliza-la foi Leônidas da Silva, nos anos 30 e 40. O jogador tenta acertar a bola com os pés, através de um giro no ar, imitando uma pedalada de bicicleta.

Chapéu: Maneira inteligente de passar a bola pelo adversário, jogando a bola por cima da cabeça dele e a pegando novamente mais a frente.

Drible da Vaca: O jogador lança a bola por um lado do adversário e corre pelo outro lado.

Matar no peito: Deixar que a bola bata no peito e só depois chutá-la, passá-la ou controlá-la. Essa jogada foi inventada em 1848 quando as regras do futebol proibiram o uso das mãos e dos braços no futebol.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a “gíria” do futebol, escolha uma das técnicas e desenhe na próxima folha.

5

As Táticas:

A tática é a hora que o treinador (ou professor) organiza seu time para jogar, dizendo a cada jogador a sua posição e sua função dentro do campo. Elas tornaram-se mais importantes a partir do momento em que o esporte tornou-se mais competitivo. O nome de cada tática é uma seqüência de três números que representa a formação em campo de zagueiros, médios e atacantes. A soma sempre é dez, já que o goleiro já possui uma posição fixa.

Um – Dois – Sete: Uma das táticas usadas pelos ingleses e escoceses no início do

futebol quando todo mundo queria atacar. Atrás, ficavam um zagueiro e dois médios. Na frente sete atacantes.

Dois – Três – Cinco: Chamado de sistema clássico, e foi usado a primeira vez em 1880,

pelos ingleses. Tinha dois zagueiros, três médios e cinco atacantes.

Quatro - Três – Três: Composta por quatro pessoas na defesa, três no meio de

campo e três no ataque. Essa tática foi muito usada de 1960 até início de 1980.

Quatro – Quatro – Dois: Sistema com quatro pessoas na defesa e uma dos atacantes

no meio de campo para ajudar na marcação. Na frente sobram dois atacantes, é uma tática que prioriza a marcação.

Três – Cinco – Dois: Três Zagueiros, cinco pessoas no meio de campo e dois atacantes.

Agora que você já entendeu que existem táticas diferentes, escolha uma delas e faça um lindo desenho de um campo de futebol e os jogadores nas posições de acordo com a tática que você escolheu.

6 Música: É uma partida de futebol (Skank)

(Samuel Rosa e Nando Reis) Bola na trave não altera o placar

Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na rede para fazer um gol

Quem não sonhou

Em fazer um gol, e ser um jogador de futebol? A bandeira no estádio é um estandarte

A flâmula pendurada na parede do quarto O distintivo na camisa do uniforme

Que coisa linda

Ë uma partida de futebol Posso “morrer” pelo meu time

Se ele perder, que dor, imenso crime Posso chorar se ele não ganhar Mas se ele ganha

Não adianta

Não há garganta que não pare de berrar

A chuteira veste a meia que veste o pé descalço O tapete da realeza é verde é o gramado

Olhando para bola eu vejo o sol Está rolando agora

É uma partida de Futebol

O meio campo é o lugar dos craques Que vão levando o time todo pro ataque O Centroavante, o mais importante Que emocionante

Ë uma partida de futebol

O meu goleiro é um homem de elástico

Só os dois zagueiros tem a chave do cadeado Os laterais fecham a defesa

Mas que beleza, com certeza... É uma partida de futebol!

7

Documentos relacionados