• Nenhum resultado encontrado

Gabarito comentado

No documento Direito Previdenciário (páginas 68-100)

4. Questões de concursos

4.1 Gabarito comentado

Questão 01 (AOCP - EBESRH – ANALISTA ADMINISTRATIVO – 2017) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade. De acordo com a Constituição Federal de 1988, compete ao Poder Público organizar a seguridade social com base no(s) seguinte(s) objetivo(s):

a) pluralidade e distinção dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

b) igualdade na forma de participação no custeio.

c) redutibilidade do valor dos benefícios, quando necessário, respeitando a reserva do possível.

d) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

e) caráter discricionário e centralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

COMENTÁRIOS: A alternativa correta é a “d”, pois, conforme previsão do art. 194, parágrafo único, III, da CF, é objetivo (ou princípio) da seguridade social a seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

Questão 2 – (IBFC - EBESRH – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – 2017) Segundo a Constituição, a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Considerando os objetivos da seguridade social, expressos na Constituição, assinale a alternativa correta.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 68 a) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo

b) Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais

c) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais

d) Participação da comunidade e) Gratuidade

COMENTÁRIOS: A alternativa correta é a “c”, pois, conforme previsão do art. 194, parágrafo único, II, da CF, é objetivo (ou princípio) da seguridade social a uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

Questão 3 - (Cespe – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue os itens seguintes.

A seguridade social é organizada mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados.

COMENTÁRIOS: Amigos, o item está correto! É o que dispõe o parágrafo único do art. 194 da CF, inciso VII, que inclui dentre os princípios/objetivos da Seguridade Social o caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

Questão 04 – (Cespe – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue os itens seguintes.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 69

existentes no país uma caixa de aposentadoria e pensões para os respectivos empregados, foi o primeiro ato normativo a tratar de seguridade social no Brasil.

COMENTÁRIOS: A Lei Eloy Chaves (Decreto-Legislativo nº 4.682, de 24/01/1923) é considerada o marco da previdência social brasileira, pois, a partir dessa norma, houve avanços na estruturação da previdência, com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões - CAPs, para os ferroviários, garantindo-lhes aposentadoria por invalidez, aposentadoria ordinária, pensão por morte e assistência médica. Contudo, anteriormente a essa lei, a questão previdenciária e securitária já havia sido tratada por outros documentos, a exemplo do Decreto – Legislativo nº 3.742, de 1919, que estabeleceu o seguro obrigatório de acidente do trabalho. Também, a Constituição de 1891 previu a aposentadoria por invalidez aos servidores públicos.

Questão 05 – (Cespe – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue os itens seguintes.

A CF define seguridade social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinadas a assegurar direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

COMENTÁRIOS: O item está correto! É o que dispõe o caput do art. 194 da CF: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

Questão 06 – (Cespe – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) Com relação ao conteúdo e à autonomia da legislação previdenciária, julgue o item abaixo. Lei complementar editada pela União poderá autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões específicas relacionadas à seguridade social.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 70

COMENTÁRIOS: Sim, amigos, o item está correto. A competência para legislar sobre seguridade social, conforme art. 22, XXIII, é privativa da União. E Lei Complementar, nos termos do parágrafo único desse artigo, poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas da matéria de seguridade social.

Questão 07 – (Cespe – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) Com referência a arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social, julgue os itens que se seguem.

Compete à Receita Federal do Brasil arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuições sociais previstas na CF.

COMENTÁRIOS: É isso, amigos! O item está correto. Compete à Secretaria da Receita Federal do Brasil, e não mais ao INSS, arrecadar e fiscalizar o recolhimento das contribuições sociais previstas na CF.

Questão 08 – (Cespe – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) Com base no disposto na Lei n. 8.213/1991, que trata dos planos de benefícios da previdência social e dá outras providências, julgue os itens seguintes.

Os princípios que regem a previdência social incluem a uniformidade e a equivalência dos benefícios e serviços prestados às populações urbanas e rurais.

COMENTÁRIOS: Item correto. Está em conformidade com os princípios previstos no parágrafo único do art. 194 da CF. Esse princípio proíbe as diferenciações preconceituosas entre os direitos da população urbana e rural.

Questão 09 – (Cespe – 2016 – INSS – Técnico do Seguro Social) Com base no disposto na Lei n. 8.213/1991, que trata dos planos de benefícios da previdência social e dá outras providências, julgue os itens seguintes.

Compõem o Conselho Nacional de Previdência Social representantes do governo federal e da sociedade civil, a qual é representada por aposentados e

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 71 pensionistas, trabalhadores em atividade e empregadores.

COMENTÁRIOS: O item está correto! De acordo com o art. 3º da Lei 8.213/91, o Conselho Nacional de Previdência Social, órgão superior de deliberação colegiada, tem como membros representantes do governo federal e da sociedade civil. Nesta, a representação se dá pelos aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empregadores.

Questão 10 - (FCC – 2016 - Prefeitura de São Luiz/MA - Procurador do Município) No que diz respeito à organização do sistema de seguridade social,

a) o sistema de seguridade social pátrio compreende a proteção de direitos relativos à saúde, à previdência e à educação.

b) as ações e serviços públicos de saúde são de acesso universal, com participação da sociedade e permitindo o atendimento não integral.

c) as ações e serviços públicos de saúde estruturam-se por meio de um sistema único, com rede regionalizada e hierarquizada, além da descentralização e participação da sociedade.

d) a sistematização constitucional da previdência privada se caracteriza, dentre outros elementos, pela proteção do trabalhador contra os riscos sociais e filiação prévia e compulsória dos segurados.

e) as ações e serviços públicos na área da assistência social estruturam-se mediante um sistema único, com centralização político-administrativa da União, sem prejuízo de ações locais envolvendo as esferas estadual e municipal.

COMENTÁRIOS: Amigos, a alternativa correta é a “c”. De fato, dispõe o art. 198, da CF, que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único organizado de acordo com as seguintes diretrizes: descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 72

erra ao inserir a educação no rol dos direitos relativos à seguridade

social em lugar da assistência social. A “b” erra ao dizer que é permitido

o atendimento não integral. A “d” erra ao mencionar que a previdência

privada é compulsória; na verdade, é facultativa (art. 202, caput, da

CF). A “e” está incorreta, pois as ações governamentais na área da

assistência social serão organizadas com base na descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social (art. 204, I, da CF).

Questão 11 - (FCC – 2016 - Prefeitura de São Luiz/MA - Procurador do Município) O princípio da contrapartida:

a) pode ser definido como a diretriz que impõe a existência de prévia fonte de custeio para que um benefício ou serviço da seguridade social seja criado ou majorado.

b) é princípio que rege o orçamento público não aplicável ao sistema de seguridade social.

c) pode ser definido como diretriz que impõe ao sistema previdenciário observar o equilíbrio financeiro e atuarial.

d) trata-se de princípio aplicado exclusivamente aos sistemas de previdência. e) trata-se de princípio aplicado exclusivamente aos sistemas de previdência e assistência, mas não de saúde.

COMENTÁRIOS: Amigos, a alternativa correta é a “a”. Segundo esse princípio, também conhecido por Princípio da Preexistência, Antecedência da Fonte de Custeio, nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total (art. 195, §5, CF). O objetivo é garantir uma gestão responsável da seguridade social, pois a criação de benefícios e serviços exige a existência prévia de recursos públicos, devendo o ato instituidor indicar expressamente a respectiva fonte de

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 73

custeio, para que seja mantida a correspondência entre despesas e

receitas públicas. A “b” erra ao dizer que tal princípio não é aplicável à seguridade social. A “c” faz menção, na verdade, ao princípio do Equilíbrio Financeiro e Atuarial e não ao da Contrapartida. A “d” está errada, porque restringe a aplicação do princípio à previdência; na realidade, aplica-se à seguridade como um todo. A “e” erra ao excluir a

saúde do âmbito de incidência do princípio; conforme dissemos, ele se aplica à seguridade social.

Questão 12 - (TRF 3 – 2016 – TRF 3ª Região - Juiz Federal Substituto)

Estabelece o artigo 194 da Constituição Federal que “A seguridade social

compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência

e à assistência social”. Assinale a alternativa correta sobre os princípios

constitucionais específicos que regem a Seguridade Social:

a) Universalidade da cobertura e do atendimento pode ser destacada como subjetiva e objetiva e refere-se ao direito dos contribuintes à cobertura das necessidades nas situações socialmente danosas.

b) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais impõe que, diante de idênticas situações de necessidade, haja diversidade de proteção, em forma de benefícios e serviços.

c) Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços indica que o sistema de proteção social deve oferecer todas as prestações, sem exceções, a quem delas necessite, para a consecução da igualdade e da justiça social.

d) Diversidade da base de financiamento refere-se à busca da seguridade social pela pluralidade de recursos, com participação individual e social e decorre do solidarismo social, pelo qual devem ser adotadas técnicas de proteção social e conjugados esforços de todos para a cobertura das contingências sociais.

COMENTÁRIOS: Amigos, a alternativa correta é a “d”. De fato, a diversidade da base de financiamento significa que as fontes de custeio

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 74 e financiamento da Seguridade Social devem ser as mais variadas possíveis. O objetivo é garantir a sustentabilidade do sistema, evitando-se que a crievitando-se num evitando-setor prejudique a solvibilidade financeira de toda a Seguridade. A alternativa “a” está incorreta, pois, na realidade, o princípio que visa à cobertura das necessidades nas situações socialmente danosas é o da seletividade e da distributividade. A “b” erra ao dizer que a uniformidade e equivalência impõem diversidade de proteção em idênticas situações de necessidade; na realidade, tal princípio impede o tratamento citado. A “c” traz conceito equivocado do princípio da seletividade e distributividade; na realidade, segundo esse princípio, considerando que os recursos são limitados, selecionam-se os riscos de maior relevância social a serem protegidos. Depois, selecionam-se as pessoas que deverão ser prioritariamente protegidas pela Seguridade Social.

Questão 13 – (Cespe – 2016 – DPU – Analista Técnico - Administrativo) A respeito da conceituação, dos princípios e das disposições constitucionais acerca da seguridade social, julgue o seguinte item.

O princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento implica no entendimento de que o Estado deve prover, por meio da seguridade social, gratuitamente e independentemente de contribuição, assistência social, saúde e previdência a todos que necessitam desses benefícios e serviços.

COMENTÁRIOS: Amigos, o item está errado, por não trazer o conceito do princípio citado e por mencionar que a Seguridade Social será sempre gratuita e independente de contribuição! Na verdade, segundo o princípio citado, a Seguridade deve conferir ampla cobertura, abrangendo os riscos sociais (a exemplo da invalidez, idade avançada, morte) – aspecto objetivo, bem como deve garantir o atendimento de todos – aspecto subjetivo. Portanto, deve encampar o maior número possível de eventos, garantindo atendimento às pessoas que se enquadrarem nos requisitos legais. Vale lembrar que a Seguridade

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 75 compreende os direitos relativos à saúde, assistência e previdência social. Esta última é contributiva, enquanto as duas primeiras não exigem contribuição. A saúde será destinada a todos e a assistência a quem dela necessitar.

Questão 14 - (Cespe – 2016 - TCE-PR – Auditor) A respeito da natureza, dos princípios, das regras e do histórico da seguridade social, assinale a opção correta.

a) O STJ admite tanto a desaposentação quanto o despensionamento, espécies de renúncia ao gozo de benefício vigente em proveito de benefício mais vantajoso, sem que haja ofensa ao princípio da solidariedade.

b) As contingências sociais que interessam à previdência social são aquelas que repercutem negativamente na vida econômica do trabalhador e decorrem de fatores involuntários, como a invalidez, a idade e a doença.

c) A seguridade social caracteriza-se pela contribuição direta do beneficiário do seguro social, embora se admitam benefícios assistenciais como o seguro-desemprego.

d) O princípio da previdência social que visa conciliar a universalização, objetiva e subjetiva, do seguro social com a capacidade econômica do Estado, de modo a cobrir os riscos sociais reputados mais relevantes, é o da seletividade.

e) A CF veda peremptoriamente a concessão de anistia e remissão de contribuições previdenciárias.

COMENTÁRIOS: A alternativa correta é a “d”, pois o princípio da

seletividade, segundo o qual o legislador elegerá as prestações de acordo com as exigências sociais e o orçamento disponível, serve como parâmetro conciliador do princípio da universalidade de cobertura e

atendimento. A “a” erra ao afirmar que a jurisprudência do STJ tem

admitido renúncia da aposentadoria e da pensão por morte, quando, na realidade, admite-se tão somente a desaposentação (REsp 1334488/SC, Primeira Seção, DJe 14/05/2013 e AgRG no AREsp

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 76

somente as contingências relevantes para a previdência social são apenas aquelas decorrentes de fatores involuntários; na verdade, também os eventos voluntários são de interesse da previdência, a exemplo das adoções que geram salário-maternidade. A “c” erra ao

dizer que a seguridade social é contributiva e que o seguro-desemprego é assistencial; na verdade, a previdência social é que é contributiva e o seguro-desemprego não é assistencial. A “e” erra ao dizer que a CF veda

peremptoriamente, ou seja, definitivamente, em qualquer situação, a concessão de anistia e remissão das contribuições previdenciárias; na realidade, a vedação estabelecida pelo §11 do art. 195 da CF é para débitos em montante superior ao fixado em lei complementar.

Questão 15 - (CESPE – 2015 - STJ - Analista Judiciário - Serviço Social) Com relação à seguridade social no Brasil, julgue o item a seguir.

No contexto brasileiro de adesão às medidas neoliberais, ocorre um processo de restrição aos direitos sociais e privatização de serviços públicos essenciais. Como consequência dessa realidade, os direitos da seguridade social passaram a orientar-se pela seletividade e pela privatização, ao mesmo tempo em que ocorreu a ampliação dos programas assistenciais.

COMENTÁRIOS: O item está correto! De fato, ao longo dos últimos anos, houve restrição dos direitos sociais e privatização dos serviços públicos essenciais. Com isso, o princípio da seletividade, segundo o qual, considerando que os recursos são limitados, selecionam-se os riscos de maior relevância social para serem protegidos. A seletividade se relaciona, portanto, ao princípio da universalidade, trazendo a ideia

da “reserva do possível”: deve-se fazer aquilo que os recursos disponíveis proporcionam. Por outro lado, visando a promover acesso aos direitos sociais mínimos, houve ampliação dos programas assistenciais.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 77

Questão 16 - (Cespe – 2015 - TCE-RN – Auditor) Com relação à seguridade social e seu custeio, julgue o item a seguir.

De acordo com o princípio da seletividade, os objetivos constitucionais de bem-estar e justiça social devem orientar a escolha dos benefícios e dos serviços a serem mantidos pela seguridade social, bem como a concessão e a manutenção das prestações sociais de maior relevância.

COMENTÁRIOS: O item está correto. É esse o sentido do princípio da seletividade, previsto no inciso III, do art. 194, da CF: o bem-estar, as exigências e a justiça social norteiam a escolha das prestações da seguridade social. Além disso, serve como parâmetro a relevância das prestações a serem ofertadas, ou seja, selecionam-se aquelas importantes, que sejam necessárias no âmbito da seguridade social.

Questão 17 – (Cespe – 2015 – AGU - Advogado da União) No que diz respeito à seguridade social, julgue o item a seguir.

De acordo com a CF, a gestão administrativa da seguridade social deve ser tripartite, ou seja, formada por trabalhadores, empregadores e governo.

COMENTÁRIOS: O item está errado. Na realidade, a gestão da seguridade social é quadripartite, formada por trabalhadores, empregadores, aposentados e governo, nos termos do art. 194, VII, CF.

Questão 18 – (Cespe – 2015 – AGU - Advogado da União) No que diz respeito à seguridade social, julgue o item a seguir.

Conforme a jurisprudência do STF, a irredutibilidade do valor dos benefícios é garantida constitucionalmente, seja para assegurar o valor nominal, seja para assegurar o valor real dos benefícios, independentemente dos critérios de reajuste fixados pelo legislador ordinário.

COMENTÁRIOS: O item está errado. Na verdade, a jurisprudência do STF entende que a irredutibilidade prevista no inciso IV, do art. 194, da

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 78

CF, apenas assegura o valor nominal dos benefícios, e não o valor real. Porém, para os benefícios da Previdência Social, conforme §4º, do art. 201, da CF, aplicam-se tanto a irredutibilidade nominal, quanto a irredutibilidade real.

Questão 19 – (Cespe – 2015 – AGU - Advogado da União) No que diz respeito à seguridade social, julgue o item a seguir.

De acordo com entendimento do STF, o princípio da preexistência do custeio em relação ao benefício ou serviço aplica-se à seguridade social financiada por toda sociedade, estendendo-se às entidades de previdência privada.

COMENTÁRIOS: O item erra ao afirmar que o princípio da preexistência do custeio estende-se às entidades privadas. No julgamento do Agravo Regimental no RE 583.687/RS, de 29/03/2011, o STF consagrou o entendimento de que o art. 195, §5º, da CF/88, somente diz respeito à seguridade social financiada por toda a sociedade, sendo alheio às entidades de previdência privada.

Questão 20 – (Cespe – 2015 – STJ - Analista Judiciário - Serviço Social) Com relação à seguridade social no Brasil, julgue o item a seguir.

Os princípios orientadores das políticas de seguridade social incluem a universalidade, principalmente na saúde; a uniformidade e a equivalência na previdência urbana e rural; a irredutibilidade do valor dos benefícios; e a diversidade da base de financiamento.

COMENTÁRIOS: O item está correto, pois contém princípios constitucionais da seguridade social, inseridos no art. 194 da CF. Segundo tal artigo, são princípios/objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV - irredutibilidade do valor dos benefícios; V - equidade na forma de

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Moisés Moreira 79

participação no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados. VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

Questão 21 – (FCC – 2015 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Juiz do Trabalho Substituto) No tocante à seguridade social, considere:

I. O princípio da equidade na forma de participação no custeio é um desdobramento do princípio da igualdade.

II. A diversidade da base de financiamento corresponde à diversidade de fontes de custeio.

III. Para a extensão de determinado benefício ou serviço da seguridade social é mister que exista previamente a correspondente fonte de custeio no mínimo parcial.

IV. A irredutibilidade do valor do benefício é a real e não a nominal, independendo de lei ordinária.

Está correto o que consta APENAS em a) I, III e IV.

b) I, II e IV. c) I e II. d) I, II e III. e) II, III e IV.

COMENTÁRIOS: Apenas os itens I e II estão corretos. O item I acerta ao afirmar que a equidade na forma de participação no custeio é um desdobramento do princípio da igualdade, por possuir caráter isonômico ao prever maior contribuição para quem dispõe de maiores recursos. O item II acerta, uma vez que o financiamento da seguridade social

No documento Direito Previdenciário (páginas 68-100)

Documentos relacionados