• Nenhum resultado encontrado

3 Metodologia 26

3.4 Garagem João Gomes 38

A história da Garagem João Gomes inicia-se com os primeiros passos de João Gomes, no ofício da mecânica, como aprendiz numa oficina em Ponte de Lima. Prossegue nesta arte por terras do Minho até ser chamado a cumprir o serviço militar, altura em que ruma a Lisboa. Ingressa na Sociedade Comercial Guerin, empresa que à época responsável pela importação das marcas Porsche e Volkswagen, entre outras.

Realiza extensa formação que procura e lhe é disponibilizada pela empresa prosseguindo simultaneamente os seus estudos académicos. Em 1960 integra o departamento Porsche da Sociedade Comercial Guérin, situação que lhe permite intensificar a ligação a marca, através de inúmeras visitas as instalações da casa mãe, em Estugarda. Participa em todas as acções de formação, enfrentado as naturais barreiras linguísticas que acabam por funcionar como um estímulo a rentabilização da aprendizagem, permitindo a elaboração de vários cadernos de formação cuidadosamente preservados.

A sua carreira progride com naturalidade permitindo-lhe passar por diversas posições e marcas, tais como a Volkswagen, a Lancia, e até mesmo a Ferrari, chegando posteriormente à chefia do departamento técnico do importador Porsche em Portugal, corre o ano de 1982. Cargo que ocupará até 1992, altura pela qual passa à situação de reforma.

A sua personalidade não lhe permite ficar afastado por muito tempo dos automóveis, primeiro numa muito pequena garagem em que apenas pode receber um carro de cada vez, depois uns metros mais acima mesmo junto a A-dos-cãos, aonde já pode ter um pouco mais de liberdade de movimentos e nos dias que correm nas instalações em Pinteús, perto de Loures, com cerca de 460 m2 de espaço disponível, onde vai partilhando com a restante equipa e clientes, as suas vivências do mundo Porsche.

Desde muito cedo aprendendo com o pai, José Carvalhosa Dias aprende a conhecer os sons e os cheiros de um Porsche, aprende a sentir o funcionamento destas máquinas e têm hipótese de experimentar e a analisar os resultados da competição. Para cimentar o que aprendia de uma forma prática na garagem, decide prosseguir os estudos ingressando na licenciatura em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico.

Passa por algumas empresas, e em 2007 decide criar a Garagem João Gomes. Procurando melhorar as condições de trabalho de seu Pai e garantir a sua colaboração por muitos e bons anos, não desperdiçando tudo o que este ainda tem para partilhar.

É uma empresa que se dedica ao restauro de viaturas clássicas, especializada em Porsche, realizando também trabalhos noutras marcas como Ferrari, Mercedes, Triumph, entre outras. Realiza também a preparação de viaturas para ralis de clássicos e as habituais manutenções periódicas e reparações mecânicas, eletrónicas e de colisão e pintura.

Em 2011 facturou cerca de 260 mil euros, com os seus seis funcionários, dos quais quatro são produtivos. Tem cerca de dez entradas por mês, sendo importante referir que algumas viaturas ficam em reparação vários meses. As reparações de chapa e pintura são realizadas em parceiros escolhidos pela elevada qualidade dos seus serviços.

Uma área interessante do negócio é que venda peças Porsche para clientes externos, sendo procurado pelos clientes devido aos seus conhecimentos e facilidade em encontrar as peças necessárias.

O Engenheiro José Carvalhosa apesar de trabalhar num nicho de mercado está a par das tendências do mercado Pós Venda. A evolução que considera mais relevante é o aumento dos intervalos de manutenção das viaturas, que reduzem o número de visitas dos clientes às oficinas. No que diz respeito às posições Pós Venda considera que se reduziram, o mercado de venda nos habituais fornecedores caiu cerca de 30%. A satisfação de clientes e o evitar das reclamações por parte dos clientes é muito importante para a Garagem João Gomes, sendo muito importante melhorar a reputação para se conseguir trazer mais clientes à oficina. Os clientes são muito exigentes devido à nossa reputação.

O impacto dos autocentros que chegaram ao mercado recentemente será reduzido, uma vez que apenas farão reparações simples, de manutenção. Na Garagem João Gomes são feitas também as revisões a viaturas novas, sempre com material e lubrificantes originais e em termos da escolha do material a trabalhar utilizam preferencialmente material original.

Para 2012 os objectivos da empresa são chegar ao final do ano com as contas equilibradas, minimizando o aumento de custos de transportes e energia e a redução dos descontos obtidos por parte dos fornecedores estrangeiros, devido à percepção de risco que Portugal agora apresenta. A médio prazo tem como objectivo finalizar o projecto de venda de peças via internet, afirmando-se como o principal fornecedor de peças de clássicos Porsche em Portugal, contratar um chapeiro para deixar de enviar os trabalhos para o exterior e chegar a valores de facturação mais elevadores, obtendo em 2015 25% mais facturação que em 2012.

A nova legislação BER trás mais escolha aos clientes finais, mas esta escolha é limitada pela maior complexidade tecnológica das viaturas, que defende os importadores e os concessionários e ataca as oficinas independentes, que não realizarem formação e não invistam em equipamento, que deixarão de conseguir reparar as viaturas mais recentes.

O que mais preocupa o Engenheiro José Carvalhosa são os negócios de reparação de vão de escada, que trabalham sem pagar impostos, sem cumprir legislação ambiental, de porta fechada, fazendo concorrência desleal, apesar do nicho de mercado que a

Garagem João Gomes não ser dos mais afectados por este fenómeno, que tem vindo a crescer, fechando algumas oficinas que passam a trabalhar ilegalmente.

As recomendações para a Garagem João Gomes são um pouco diferentes das deixadas para as restantes empresas, tendo em conta que trabalha numa área de nicho, tanto pela restauração dos clássicos como pelo conhecimento e interesse na marca Porsche sem ser seu representante oficial.

3.4.1 Desafios, ameaças e recomendações Garagem João Gomes

A Garagem João Gomes é uma empresa recente, com uma facturação ainda reduzida, sendo importante tomar as decisões estratégicas necessárias para ganhar mais alguma dimensão e conseguir impor-se no mercado de nicho, como especialista de recuperação de viaturas clássicas mas também na reparação de viaturas de alta cilindrada e preço, apresentando-se como uma opção de qualidade, capacidade técnica e preço competitivo face aos representantes oficiais dessas marcas.

Como empresa de nicho as alterações que afectam todo o mercado apresentam um impacto reduzido na sua actividade, sendo talvez a oportunidade de reparar as viaturas desde que são vendidas e não só após o final do período de garantia a oportunidade que pode explorar.

A gestão da satisfação de clientes e de reclamações é muito personalizada devido ao tratamento cara a cara que a gestão tem com os clientes o que permite manter elevados níveis de qualidade, assim como a elevada capacidade técnica de pai e filho, pela sua experiência e formação.

O amadurecimento da ideia de criar a loja online para as peças de viaturas clássicas ajudará a empresa a entrar noutra área de negócio e a criar sinergias decorrentes desta diversificação.

Divulgação da empresa e dos serviços tanto em revistas da especialidade como em blogs e nas páginas do Google;

Criação da loja online de venda de Peças da Porsche, assumindo-se como um especialista na área e um apoio para quem não encontrar a peça para o seu clássico

Criação de um serviço de check up anual, para verificar se está tudo em ordem com as viaturas restauradas;

Participação em feiras da especialidade e em corridas, com uma viatura própria, para divulgação.