• Nenhum resultado encontrado

Garantir à Criança e Jovem o direito à palavra e sua proteção.

ATIVIDADES 2019

ATIVIDADES RESULTADOS DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE / AVALIAÇÃO QUALITATIVA

LINHAS SOS – CRIANÇA

SOS – Criança - to- dos os dias úteis das 9.00h às 19.00h (116111, E-mail, Chat e WhatsApp). - 1848 pedidos de apoio diretos; - 1166 crianças: Sexo Feminino: 512 Sexo Masculino: 531 Sexo Não Identificado: 123.

No âmbito da Linha de Apoio SOS-Criança, é possível cons- tatar um total de 1848 apelos efetivos, cuja área de origem do apelante incide sobretudo no distrito de Lisboa. Tendo em conta a especificidade do caráter anónimo deste serviço, destaca-se a impossibilidade de, num elevado número de ca- sos, não ser possível identificar o distrito do apelante.

É possível verificar que existe uma certa homogeneidade no tipo de apelante que contacta este serviço via Chat, ou seja, não existe uma diferença significativa entre adultos e crianças, ao contrário do que é possível verificar no Atendimento Tele- fónico, em que predominam os apelos de adultos, bem como no E-mail.

Relativamente à caracterização das crianças referenciadas nos apelos existe uma distribuição homogénea, quanto ao sexo e à idade, abrangendo todas as faixas etárias desde o nascimen- to até à maioridade.

Face à multiplicidade e diversidade do conteúdo exposto nos apelos, destaca-se a problemática “Falar com alguém”, resultando numa intervenção de Apoio. É ainda de realçar a prevalência de problemáticas referentes a “Crianças em Ris- co”, bem como situações de “Negligência” que, em termos da nossa intervenção, requerem a orientação e o encaminha- mento das mesmas.

SOS – Criança De- saparecida - todos os dias úteis das 9.00h às 19.00h (116000, E-mail, Chat e WhatsApp)

e das 19.00h-9.00h reencaminhamento das chamadas para PJ(24/7). - 30 pedidos de apoio diretos; - 27 casos encaminha- dos; - 10 parceiros envolvi- dos.

Relativamente ao número de crianças e jovens sinalizados à Linha da Criança Desaparecida 116 000, é possível verificar uma predominância do sexo feminino comparativamente ao masculino, cujas idades se destacam em dois intervalos etá- rios. As sinalizações rececionadas correspondentes à primeira infância poder-se-ão correlacionar com o rapto parental, ao passo que na faixa etária da adolescência predomina a correla- ção com a fuga dos jovens, de casa ou instituição. Foi possível identificar a zona de Lisboa e Vale do Tejo como sendo a área geográfica de origem da maioria das Crianças Desaparecidas. Em termos conclusivos, apura-se que, na maioria dos casos, o seu paradeiro foi localizado.

ATIVIDADES 2019

ATIVIDADES RESULTADOS DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE / AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Articulação com os servicos da comuni- dade, com compe- tência em matéria de infância e juven- tude para encami- nhamento dos ape- los recebidos. E N C A M I N H A - MENTO. - 464 crianças encami- nhadas; - 312 casos encaminha- dos para parceiros; - 19 parceiros envolvi- dos;

- 1443 contactos com parceiros.

No que concerne ao encaminhamento das situações sinali- zadas, importa referir que cada caso pode englobar mais do que uma criança. Neste sentido, nos processos em que foi possível apurar as características específicas da(s) criança(s) envolvida(s), existe uma ligeira predominância do sexo femini- no, em comparação ao masculino. Em relação à idade, a distri- buição mantém-se homogénea, havendo um número residual de casos em que não foi possível apurar a idade.

À semelhança de anos anteriores mantém-se a prevalência de casos de crianças em risco e de maus-tratos físicos e psicoló- gicos na família. Evidencia-se também um número significativo de casos de abuso sexual e de pedofilia.

No âmbito do encaminhamento, os serviços com competên- cia em matéria de infância e juventude, com os quais o nosso serviço articulou foram, sobretudo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, as Autoridades Policiais e os Tribunais. É de realçar que, na maioria dos casos encaminhados, a nossa intervenção foi a que originou a abertura de processo jun- to dessas entidades, a respectiva averiguação da veracidade e acompanhamento da mesma.

Atualização da base de dados de recur- sos por temática, a nível nacional.

A atualização da base de dados de recursos é permanente e a restruturação da mesma por temáticas está em desenvolvi- mento. Monitorização dos processos encami- nhados. REAVALIAÇÃO. - 153 processos reava- liados; - 7 parceiros envolvidos.

Relativamente aos processos alvo de reavaliação durante o ano de 2019, verifica-se que, na sua maioria, eram casos refe- rentes ano de 2018, aos quais não foi dada uma resposta ao encaminhamento.

No que concerne à articulação com as diversas instituições com competência em matéria de infância e juventude, des- tacam-se as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa e Vale do Tejo, da zona Centro e do Norte, bem como o Instituto da Segurança Social.

No decorrer do processo de reavaliação foi possível apurar que, na grande maioria das situações que haviam sido sinaliza- das, a problemática foi confirmada.

ATIVIDADES RESULTADOS DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE / AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Conceção de dois folhetos informati-

vos do SOS Criança. - Em elaboração.

Estes dois documentos serão em formato de livro explicativo: um específico para o Atendimento Telefónico e Psicológico do SOS – Criança; e outro para o Projeto da Escola Alfaiate. O conteúdo teórico destes dois folhetos informativos está na fase final da elaboração, para a posteriori ser remetido à área do Marketing.

Participação nas atividades desenvol- vidas pelo Child Hel-

pline International e International Centre for Missing and Ex- ploited Children Missing Children Eu- rope.

- Participação em 3 ini- ciativas promovidas por outras entidades;

- 145 participantes; - 61 parceiros envolvi- dos.

- Assembleia Geral do Missing Children Europe, e participação em sessão plenária no Parlamento Europeu, no âmbito das Crianças Desaparecidas.

- Conferência regional do CHI, no âmbito das Linhas de Apoio à Infância.

- Encontro organizado pelo ICMEC, PJ e IAC, no âmbito das Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente.

Organização do Encontro Nacional Criança Desapare- cida.

O Dia Internacional da Criança Desaparecida foi assinalado com outro tipo de incitativas, nomeadamente a participação em eventos internacionais.

Por motivos de agenda, que coincidiu com as eleições no Par- lamento Europeu, o IAC empenhou-se na realização de um único grande Encontro, sobre os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, e o 36.º aniversário do IAC, realizado em outubro de 2019.

5.7.2. sos – C

A

tenDimento

p

ersonAlizADo

objetiVos gerais

Avaliar e /ou acompanhar a nível psicológico, social e jurídico Crianças e Jovens