• Nenhum resultado encontrado

Definição 4 : O coeficiente de aglomeração de um gráfico G é dado pela média de

4.2. G RANDE C ANÔNICO M INORITY G AME ( GCMG )

4.2.4. GCMG COM REDES SCALE FREE

Nas figuras de 4.14(a) até 4.14(f) são apresentados os resultados das simulações do grande canônico minority game com redes scale-free, utilizando o segundo algoritmo de imitação de estratégias. Os parâmetros para simulações são: N=101, T=500, m=3, s = 2, r = 4 e p = 0.2, µ0=10, k=1 e k=10. As figuras 4.13(a-b) representam o comportamento dinâmico dos preços x[t], as 4.13(c-d) a função da distribuição de probabilidades e as 4.13(e-f) a QQ- plot da distribuição normal. Observa-se que a volatilidade do sistema é maior quanto maior for o parâmetro k, isso se dá pela própria topologia da rede scale-free, a qual é caracterizada por alguns nós altamente conectados e outros com poucas conexões. Um agente bem informado sendo altamente conectado repassa suas estratégias para um grande número de agentes, causando o fenômeno do efeito manada no sistema.

Fig. 4.14(a) – GCMG: comportamento dinâmico dos preços x[t] – 2º algoritmo.

Fig. 4.14(c) – Função de distribuição de probabilidade – 2º algoritmo.

Fig. 4.14(e) – QQ-Plot da distribuição normal – 2º algoritmo.

Na figura 4.15(a) são apresentados os movimentos de preços simulados pelo grande canônico minority game (GCMG), através da utilização de todas as topologias de redes, e também em sua versão padrão. As legendas representam o seguinte: gcmg (grande canônico minority game), sw (rede small-world), sf (rede scale-free), rn (rede regular), rg (rede aleatória).

Os resultados demonstram que as simulações utilizando rede scale-free, para dirigir a imitação das estratégias, causam maior volatilidade no sistema. Isso se dá pela existência de agentes bens informados altamente conectados, e pelo fato de que no segundo algoritmo de imitação, a imitação transborda a vizinhança do agente. Assim sendo, um agente bem informado vai influenciar a decisão de outros agentes, a ele conectado, por intermédio da conexão com outros agentes.

5. C

ONCLUSÃO

Neste trabalho apresentamos duas versões para minority game, onde a troca de informações locais é dada pela topologia de uma rede complexa. A primeira versão do modelo é a sua versão padrão, chamada no trabalho de minority game padrão modificado, onde os agentes participantes dos negócios lutam por recursos escassos e devem escolher entre comprar ou vender seus ativos. Na segunda, conhecida como grande canônico minority game, é incorporado um escore mínimo para que o agente participe dos negócios, sendo assim, cada agente poderá optar por comprar, vender ou não executar nenhuma ação.

Em ambos os modelos, os agentes imitam as estratégias de seus vizinhos mais bem informados, a vizinhança é constituída através da estrutura de uma rede complexa, onde cada agente é alocado em um nó. A imitação das estratégias se dá de duas maneiras. Na primeira, a qual denominamos de primeiro algoritmo da imitação, os agentes imitadores tem acesso somente ao escore da melhor estratégia de seu vizinho mais bem informado e a segue, porém o vizinho mais bem informado pode seguir a estratégia de outro agente, só que o imitador não possui acesso a essa informação e segue a estratégia original de seu vizinho mais bem informado. Sendo assim, a troca de informação se dará somente na vizinhança mais próxima. Por outro lado, o segundo algoritmo da imitação permite acesso às ações dos vizinhos mais bem informados dos agentes, nesse caso, se um vizinho mais bem informado segue a estratégia de outro agente mais bem informado do que ele, o primeiro agente imitador também o segue. Assim sendo, a imitação se espalha por toda a rede gerando assim o fenômeno conhecido como efeito manada.

modificado maior do que a volatilidade do MG padrão, podendo ser a fonte de largos movimentos de preços e também crashes.

A análise gráfica dos resultados do modelo modificado utilizando o segundo algoritmo demonstra que a cooperação entre os agentes é menos eficiente do que o apresentado no primeiro algoritmo. Isto é fortemente relacionado com o fluxo de informação e com o grau de imitação presente no algoritmo.

Em todas as simulações do modelo padrão modificado, quando a imitação emerge, a fase de memória -alta é alta ment e afetada, apesar do número de estratégias serem enormes, isto acontece porque o número de estratégias que os agentes de fato usam é pequeno quando comparado com o número total de agentes. Além disso, nota-se que o valor de cé quase o mesmo em todas as simulações quando o comportamento de imitação está presente. Porém, o valor de cnesta situação é maior que o valor encontrado no MG padrão. Por outro lado, em todas as simulações, o valor de c aumenta quando a conectividade da vizinhança aumenta.

Na versão do grande canônico minority game que foi configurado como um modelo de mercado, utilizando topologia de rede complexa e os algoritmos de imitação, os resultados repetem os mesmos fenômenos descritos na teoria sobre o modelo canônico sem imitação onde estão presentes fatos estilizados comuns nos mercados do mundo real. Detecta-se a ocorrência de caudas-grossas nas distribuições dos retornos e dependência de longo prazo na volatilidade. Muito embora o modelo não tenha uma medida de eficiência, como é o caso da curva de volatilidade do modelo padrão. Por isso a análise de seus resultados fica um tanto

quanto prejudicada. Assim sendo, devemos considerar os resultados do modelo canônico somente como ilustração.

De maneira geral, nossos resultados estão de acordo com o postulado pela teoria econômica, financeira e física estatística, apresentada nas referências bibliográficas deste trabalho. E ainda, com a incorporação da imitação de estratégia de vizinhos mais bem informados conectados através da estrutura de uma rede complexa, acreditamos ter dado uma boa contribuição para a teoria.

Para fins de trabalhos futuros, sugerimos que novas simulações sejam efetuadas, principalmente incrementando os parâmetros a fim de buscar novas propriedades econômicas para o modelo e uma medida de eficiência. Outras estruturas de redes podem ser estudadas, além da simulação do modelo utilizando dados consolidados da economia mundial, a fim de identificar correlação entre mercados reais e o minority game.

R

EFERÊNCIAS

B

IBLIOGRÁFICAS

ANDERSEN, J.V., SORNETTE, D. The $-game. European Physical Journal B. V. 3, p. 141-145, 2003.

ANDERSON, J.A. Minority games - Interacting agents in financial markets. Economic

Record. V. 81, p. 444-445, 2005.

ANGHEL, M., TOROCZKAI, Z., BASSLER, E. K. e KORNISS, G. Competition-Driven Network Dynamics: Emergence of a Scale-Free Leadership Structure and Collective Efficiency. Physical Review Letters, V. 92, p. 1-4, 2004.

ARTHUR, B. W. El farol bar Problem. American Economic Review. V. 84, p. 406-411, 1994.

BARNETT, V. Probability Plotting Methods and Order Statistic. Applied Statistics. V. 24, p. 95-108, 1975.

BARABASI, A. L., ALBERT, R. Emergence of scaling in random networks. Science. V. 286, p. 509-512, 1999.

BIKHCHANDANI, S, SHARMA, S. Herd Behavior in Financial Markets. IMF staff

papers. V. 47, p. 279-310, 2001.

BOLLOBÁS, B. Degree sequences of random graphs. Discrete Mathematics. V. 33, p. 1-19, 1981.

BOTTAZZI, G., DEVETA G. G., DOSI, G. Adaptive learning and emergent coordination in minority games. Simulation Modelling Practice And Theory . Society for Computational

Economics. V. 10, p. 321-347, 2002.

BRANDOUY, O. Stock markets as Minority Games: cognitive heterogeneity and

equilibrium emergence. Physica A-Statistical Mechanics and Its Applications. V. 349, p. 302-328, 2005.

CAJUEIRO, D. O. The agents’ preferences and the topology of networks. Physical Review

CAJUEIRO, D. O; DE CAMARGO, R. S. Minority game with local interactions due to the presence of herding behavior. Physics Letters A. V. 355, p. 280-284, 2006.

CHALLET, D., GALLA, T. Price return autocorrelation and predictability in agent-based models of financial markets. Quantitative Finance. V. 5, p. 569-576, 2005.

CHALLET, D., MARSILI, M. Relevance of memory in minority games. Physical Review E. V. 62, p.1862-1868, 2000.

______. Criticality and market efficiency in a simple realistic model of the stock market.

Physical Review E. V. 68, p. 036132, 2003.

CHALLET, D., MARSILI, M., DE MARTINO. A Stylized facts in minority games with memory: a new challenge. Physica A-Statistical Mechanics and Its Applications. V. 338, p. 143-150, 2004.

CHALLET, D., MARSILI, M. AND OTTINO, G. Shedding light on El Farol. Physica A-

Statistical Mechanics and Its Applications. V. 332, p. 469-482, 2004.

CHALLET, D., MARSILI, M., ZECCHINA, R. Statistical mechanics of systems with

heterogeneous agents: Minority games. Physical Review Letters. V. 84, p.1824-1827, 2000. CHALLET, D., MARSILLI, M. e ZHANG Y. C. Modeling Market Mechanism with Minority Game. Physica A-Statistical Mechanics and Its Applications. V. 276, p. 284-315, 2000. ______. Stylized facts of financial markets and market crashes in Minority Games. Physica

Documentos relacionados