• Nenhum resultado encontrado

GEL PARA ULTRASSONOGRAFIA Fórmula utilizada em consultório para ultrassom.

No documento APOSTILA DE COSMÉTICOS VOLUME V (páginas 46-50)

Carbopol 940 0.83 %

Glicerina 5 %

Trietanolamina 0.83 %

Nipagin 0.15 %

Solução Azul de Metileno a 0,5 % 0.3 %

Água Destilada qsp 100 %

Procedimento: Fase I :

Dissolver o Nipagin em água quente; Fase II :

Dissolver o Carbopol e a Glicerina sob agitação; Fase III :

Preparar solução de azul de metileno a 0,5 % ; Fase IV :

Adicionar fases I, II, III e após a trietanolamina aos poucos com agitação. Obs: Acertar para pH=6 para proteção do aparelho ultrassom

GEL REDUTOR I

Carbopol 940 1,8 % Cânfora 2,0 % Mentol 2,0 % Álcool 12,0 % Trietanolamina 0,9 % Glicerina 2,0 % Nipagin 0,5 % Corante Vermelho a 3% 10,0 % Água Destilada qsp 100 % Procedimento: Fase I:

Dissolver o Nipagin em água quente. Fase II:

Lançamento 24 Setembro de 2007, Revisado 16/03/2018 Direitos Reservados Dissolver Carbopol + Água Destilada.

Fase III:

Triturar Cânfora e Mentol com o álcool. Fase IV:

Misturar Fase I + Fase II + Fase III com agitacão. Adicionar a Glicerina com agitacão.

Adicionar o Corante Vermelho com agitacão. Adicionar Trietanolamina com agitacão.

GEL REDUTOR II

Mentol 2% Cânfora 6% Nipagin 0,1% EDTA 0,05% Álcool Qsp Água Qsp Gel de carbopol a 3% qsp 100g

GEL REDUTOR III

Mentol 2%

Cânfora 2%

Extrato glicólico de Centella asiatica 2% Extrato glicólico de Algas marinhas 2%

Gel de carbopol base Qsp

GEL ANTICELULITE

Gel base de carbopol a 1,5% qsp

Extrato glicólico de Centella asiatica 1% Extrato glicólico de algas marinhas 1%

Mentol 2%

Cânfora 6%

Cafeína 0,5%

Tween 20 10%

Álcool etílico qsp Dissolver cânfora e mentol

GEL PARA MASSAGEM CORPORAL

Ext.glicólico de Cavalinha 3%

Ext.glicólico Castanha da índia 5% Ext.glicólico Centella asiática 5%

Mentol 0,5% Cânfora 0,5% Fucus Tintura 1% Gel carbopol qsp 250g

Lançamento 24 Setembro de 2007, Revisado 16/03/2018 Direitos Reservados

Uso local(coxas, nádegas e abdomen) por 15 minutos, em massagem circular. Após, retirar com água e aplicar um hidratante.

No inverno, recomenda-se não utilizar cânfora e mentol, dando-se preferência à forma de creme.

PERFUMES

Composição: EDTA solução 5% 1ml

Triclosan solução 10% 1ml

Glicerina 5ml

Água destilada 5ml Álcool de cereais 88ml

Homogeneizar todos os componentes e acondicionar em frasco de vidro âmbar. Deixar em repouso por 14 dias em local escuro, fresco e sem agitação. Colocar a embalagem com a fórmula na geladeira por 24 horas. Retirar e filtrar várias vezes com o auxílio de 0,1% de carbonato de magnésio ou talco até a solução apresentar-se completamente límpida.

Informações Técnicas de Essências O que é uma Essência?

É uma mistura de substâncias odoríficas líquidas, resinosas ou sólidas de origem natural ou sintética em um solvente apropriado. A essência ou fragrância confere propriedades odoríficas a um produto final cosmético, farmacêutico, domisanitário ou de decoração.

Partes de que compõem uma essência

Uma essência pode ser composta de muitas matérias primas diferentes e o Perfumista as organiza e arranja como um compositor elaborando uma obra musical. O resultado final de uma criação na perfumaria se compõe tecnicamente nas seguintes partes que devem ser harmoniosas e contínuas: Nota de Cabeça ou Nota de Saída Nota de Corpo Notas de Fundo

É a porção mais volátil da composição. É o impacto inicial que percebemos ao abrir o frasco do perfume, do amaciante, do sabão. É deliberadamente acentuada pelo uso de ingredientes altamente voláteis como: óleos cítricos (bergamota, limão, laranja), lavanda, petitgrain. Duração: aproximadamente 30 minutos porcentagem na composição: 15 a 20 % É o caráter do tema do perfume, a sua personalidade. Este caráter dura horas e será essencialmente responsável pelo sucesso do perfume. Faz-se uso, aqui, de produtos com grande tenacidade e baixa volatilidade: herbáceos (tomilho) especiarias (cravo) floral: rosa, jasmim, ylang ylang, compostos químicos como os aldeídos, amadeirados : patchouly, sândalo.Duração: 30 minutos a 8 horas.Porcentagem na composição: 50 a 60% É a terceira parte, o exame depois de algumas horas após a evaporação da parte volátil: notas pesadas, amadeiradas e almíscar.Duração: 8 a 24 horas.Porcentagem na composição: 20 a 30%. Deve ser destacado que não existe uma formulação de essência e um fixador adicionado separadamente. A composição harmoniosa e criteriosa das matérias primas por parte do perfumista confere características de personalidade e de fixação à mesma. A adição de um composto chamado de fixador a uma composição normalmente não resolverá problemas de fixação e de qualidade.

Exemplo das partes de um perfume: Chanel No. 5 Nota de Cabeça AldeídosBergamota, limão, neroli Aldeídica

Nota de Corpo Jasmim, rosa, Lírio do Vale, Oris, Ylang Ylang Floral elegante

Notas de Fundo VetivertSândalo, Cedro, Baunilha, Âmbar, Civet, Almiscar Feminina sensual Matérias Primas utilizadas na sua composição

Para elaborar uma formulação em perfumaria utilizamos matérias primas naturais e sintéticas. Existem, atualmente, mais de 3000 matérias primas disponíveis.

As matérias primas naturais podem ter origem:

a) Vegetal: extraídas de flores (rosa, jasmim, ylang ylang , gerânio, tuberosa, etc); extraídas de folhas e partes verdes: galbano, lemmongrass, eucalipto, citronela, etc; extraídas de madeira, cascas e raízes: sândalo, canela, vetivert, patchouly, musgos.

Lançamento 24 Setembro de 2007, Revisado 16/03/2018 Direitos Reservados

b) Animal: o civet (gato selvagem), o almiscar (veado), carstóreo (castor), âmbar (cachalote), praticamente totalmente substituídas por matérias primas sintéticas.

A obtenção destas matérias primas naturais, os óleos essenciais, se dá através dos seguintes processos: destilação de arraste a vapor, expressão, extração com solventes, enfleurage (extração em gordura).

A qualidade das matérias primas naturais depende de fatores ambienteis (clima) e da procedência. Desta forma o mesmo óleo essencial pode ter composições um pouco diferentes a cada lote. A demanda mundial é, na maioria das vezes, muito maior do que a capacidade produtiva para certa planta, logo existem problemas de fornecimento e de preço.

Se analisarmos uma matéria prima natural veremos que ela é composta de vários compostos orgânicos. O desenvolvimento da química orgânica, da analítica e da química fina possibilitou a análise mais precisa dos componentes orgânicos dos óleo essenciais e, a partir daí, a síntese de similares sintéticos. Os similares sintéticos possibilitam uma maior estabilidade em relação aos naturais, onde os componentes passíveis de oxidação ou reação são substituídos ou aprimorados, uma garantia de fornecimento e de preço constate. Além disto, a química fina possibilita que sejam criadas matérias primas únicas, exclusivas, com as quais cada empresa de perfumaria poderá criar fragrâncias exclusivas. Estas fórmulas são chamadas de Captives e são, geralmente, patenteadas.

Portanto, utilizamos na perfumaria matérias primas naturais, os óleos essenciais, e matérias primas de origem sintética. Uma essência é uma composição aromática que contém matérias primas naturais e sintéticas. Estas matérias primas podem ser líquidas, sólidas, resinosas e a sua homogeneização se dá por leve aquecimento e a adição de solventes apropriados.

Classificação olfativa das fragrâncias

Para que pudesse existir uma linguagem e um vocabulário que fossem comuns a todas as empresas foi criada uma classificação olfativa para as fragrâncias. Não se trata de uma classificação definitiva, mas de um vocabulário especializado que permite a compreensão e a separação das fragrâncias em famílias olfativas.

As fragrâncias podem ser classificadas em:

1. Cítricas 5. Frutais 9. Polvorosas 2. Aldeídicas 6. Especiarias 10. Doces 3. Florais 7. Amadeirados 11. Animais 4. Verdes 8. Coníferas 12. Musgosas O que é um perfume?

Livros e compêndios de química definem o perfume como sendo um "sistema em equilíbrio e de percepção agradável" . Trata-se de uma definição não muito precisa, já que o adjetivo agradável é muito vago.

Na verdade o perfume é uma composição de fragrância, álcool etílico e água destilada. As concentrações de cada componente podem variar dependendo do tipo da aplicação:

Nome da aplicação Concentração de essência Porcentagem de álcool utilizado Perfume 15-30% 90-95%

Eau de Parfum 8-15% 80-90% Eau de Toilette 4-8% Aprox. 80% Água de Colônia 3-5% Aprox. 70-80% Deo colônia 3% Aprox. 70-80%

Colônias Infantis 1-3% 60%

PERFUMES EM PASTA

Composição: BHT solução 5% 1ml Cera de abelha 70g Manteiga de cacau 20g Essência 10ml

Lançamento 24 Setembro de 2007, Revisado 16/03/2018 Direitos Reservados

LOÇÕES DE LIMPEZA

ÁGUA DE ROSAS

Composição: Essência de rosas 1ml

Nipagim solução 10% 2ml

Água destilada 197ml

Pingar a essência em um papel filtro e deixar em maceração na água já adicionada de nipagim. Deixar 2 horas e filtrar se necessário.

LEITE DE LIMPEZA

No documento APOSTILA DE COSMÉTICOS VOLUME V (páginas 46-50)

Documentos relacionados