• Nenhum resultado encontrado

Ao refletirmos acerca do processo de formação dos professores entrevistados sob o olhar da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, pudemos observar algo comum a todos, a formação inicial adquirida através do Magistério8 da Escola Normal

8No Estado da Paraíba o curso de formação de professores oferecido pelas Escolas Normais é chamado atualmente de Ensino Médio Modalidade Normal, em alguns momentos no texto, os professores mencionam Curso Normal ou Magistério.

92 situada em Alagoa Grande – PB, portanto, a partir daqui iniciamos nossas reflexões quanto à relação entre teoria e prática no contexto da vida profissional dos entrevistados. No resgate das experiências vividas quanto ao ensino de Geografia na formação do Curso Normal, no que diz respeito às metodologias utilizadas nessa fase da aprendizagem, os docentes relataram que:

Em termo de Geografia, existia sim a Geografia e Estudos Sociais e dentro dessas matérias existiam as didáticas delas e eram justamente essas didáticas que nos fornecia e até hoje no fornece uma base e uma alicerce, ela nos assegurou na nossa prática. Hoje que se apresenta mais a Geografia nas problematizações de meio ambiente na televisão, nos meios de informação nessas questões. (PAULA)

A Geografia vista na escola normal era como uma matéria decorativa, faz tanto tempo que eu estudei que nem me lembro de como a gente estudava Geografia nessa fase. Sim... eu lembro das didáticas, no meu tempo tinha a didática de Estudos Sociais, isso em 1987. Em história e geografia a gente fazia mais questionários, era nesse tempo, uma roda de conversa já predefinida, onde a gente já tinha que saber até o que os meninos iam nos perguntar (FRANCISCA)

Terminei em 1996, ensinava reforço em casa e fiz o concurso em 1999. De forma integral, porque nos víamos Geografia e Historia de forma integrada através dos Estudos Sociais, trabalhava de acordo com, por exemplo não tinha só Geografia, era Estudos Sociais naquela época. Estudava a família em História e em Geografia víamos a moradia e até hoje essas duas disciplinas tem uma relação muito próxima. (HELENA)

Eu lembro que na escola normal tinha as didáticas e foi onde eu aprendi a trabalhar em sala de aula. A Geografia e todo aquele processo de incentivar o aluno falar o que ele já sabia, dar a opinião dele e na época que eu estudei não existia isso. Na Escola Normal isso ajudou muito, na didática dos Estudos Sociais, ela trabalhava com as duas disciplinas, a parte científica e trabalhava com a parte de didática, foi com ela que eu aprendi. (MARTA)

Nesse momento da formação dos professores é possível compreender as contribuições da escola normal, porém, é válido ressaltar alguns assuntos. No período em que os professores cursaram o Magistério estavam contidas na estrutura curricular disciplinas direcionadas à Didática9 (as quais também seguiam essa nomenclatura)

9As disciplinas Didáticas Específicas que integravam o currículo do Curso Normal: Didática da Lingua Portuguesa, Didática da Matemática, Didática dos Estudos Sociais, Didática das Ciências.

93 propondo a relação entre os conteúdos e a prática pedagógica das disciplinas do currículo, logo, existia uma didática para Matemática, Português e Ciências; no que se refere à História e Geografia, a didática chamava-se Didática dos Estudos Sociais em referência ao contexto da época e a introdução dos Estudos Sociais em substituição da História e Geografia nas escolas brasileiras.

Melo e Vlach (2008) explicam essa mudança a partir da Lei 5692/71:

A disciplina Geografia ministrada nas escolas começou a sofrer mudanças profundas a partir da criação da “Integração Social” que, nos Programas escolares, tornou-se “Estudos Sociais”.

A Resolução número 8, de 1o de dezembro de 1971 do Conselho Federal de Educação, sob a Lei 5692/71, fixou o núcleo comum para os currículos do ensino de 1o e 2o graus (atuais ensino Fundamental e Médio), definindo-lhes os objetivos e a amplitude, confirmando o que a Lei 4024/61 já trazia em relação à Geografia na forma de Integração Social, depois chamada de Ciências Sociais pela Resolução número 96/68.

De acordo com o Artigo 1o da Resolução número 8/71, o Núcleo Comum a ser incluído abrangia obrigatoriamente as seguintes “matérias”: a) Comunicação e Expressão; b) Estudos Sociais; c) Ciências.

A Lei também acrescentava que era obrigatória a inclusão de conteúdos específicos nas matérias fixadas:

a) em Comunicação e Expressão, a Língua Portuguesa;

b).em Estudos Sociais, a Geografia, a História e a Organização Social e Política do Brasil;

c) em Ciências, a Matemática e as Ciências Físicas e Biológicas.

Melo e Vlach (2008) consideram que, na prática escolar, os Estudos Sociais assumiram o papel de diferentes áreas do conhecimento e, além disso, descaracterizaram conteúdos específicos como os de Geografia e História por ser superficial e ter um papel disciplinador.

No contexto da prática pedagógica, os professores, em algumas situações não conseguem diferenciar as duas disciplinas como bases distintas, e sim como se fossem um único campo de conhecimento.

Pudemos perceber certo saudosismo ao retomarem suas experiências no que diz respeito ao período que estudaram na escola normal. Os professores demonstraram ser uma fase importante para a vida profissional, relatando que os conhecimentos adquiridos no período em que estudaram ainda contribuem para as práticas diárias. Também percebem as mudanças que essa estrutura passou e como atualmente encontra-se o

94 Magistério, uma vez que a Paraíba ainda oferece esse nível de formação, nesse caso, o Ensino Médio Modalidade Normal.

É possível compreender pelas falas dos entrevistados que a Geografia, nesse primeiro período da formação, foi vista de forma superficial. Em virtude do tempo, muitos não têm lembranças das experiências, contudo, fica evidente a importância dada às disciplinas de didática no contexto dessa formação, conseguindo relacionar o aprendizado visto na Escola Normal com a sua prática cotidiana em sala de aula.

O domínio do conteúdo, a utilização do livro didático, a forma como a Geografia foi apresentada a esses professores no momento inicial de sua formação nos fazem refletir sobre como os professores a apresentam aos seus alunos. É possível ensinar aquilo que não aprendi? Com isso, possíveis lacunas ocasionadas no processo de formação poderiam se estender à prática pedagógica. Diante disso, podemos inferir que há, possivelmente, o comprometimento da aprendizagem em Geografia nos anos iniciais.

4.3 As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio Modalidade Normal no