• Nenhum resultado encontrado

Gerenciamento de licenças e sistema

No documento Guia de Administração (páginas 39-53)

É possível gerenciar as licenças, alta disponibilidade (HA) e os sistemas em sua implementação.

Você deve alocar uma licença para cada sistema em sua implementação, incluindo dispositivos de software.QFlow e Coletores de Eventos não requer uma licença. Quando você instala um QRadar do sistema, uma chave de licença padrão fornece a você acesso à interface com o usuário para cinco semanas. Antes da expiração da licença padrão, você deve alocar uma chave de licença para seu sistema. Você também pode incluir licenças para ativar produtos QRadar , como QRadar Vulnerability Manager.

Há um período de 14 dias para remanejar uma licença. Você pode desbloquear uma licença se a chave for transferida por upload, após um host é corrigido com uma correção, ou após uma chave desbloquear é transferido por upload. Após o período de carência passar, a licença é bloqueada para o sistema.

Se o seu status de licença for inválido, a licença deve ser substituída. O status pode indicar que a licença foi alterada sem autorização.

Uma licença removida permanece até que você implemente a alteração de licença.

Janela Visão geral de Gerenciamento e Licença do Sistema

Você pode utilizar a janela System and License Management para gerenciar suas chaves de licenças, reiniciar ou encerrar o sistema, e configurar as configurações de acesso.

A barra de ferramentas na janela System and License Management fornece as seguintes funções:

Tabela 10. Funções de Gerenciamento e Licensa do Sistema na barra de tarefas

Função Descrição

Alocar Licença para Sistema Use esta função para alocar uma licença para o sistema.

Se você selecionar Licenças a partir da lista de opções Exibir na caixa de listagem Detalhes de Implementação, as funções a seguir estão disponíveis no menu Ações :

Fazer Upload da Licença Use esta função para fazer upload de uma licença para o Console. Para obter informações adicionais, consulte “Fazendo Upload de uma Chave de Licença” na página 31. Ações (Licença) Se Licenças for selecionada a partir da caixa de seleção Exibir no painel detalhes de

implementação, as funções a seguir estarão disponíveis no menu Ações:

Se você selecionar Reverter Alocação em uma licença implementada dentro do período de carência de alocação, que é 14 dias após a implementação, o estado da licença é alterado para

Desbloqueadopara que seja possível realocar a licença para um outro sistema.

Tabela 10. Funções de Gerenciamento e Licensa do Sistema na barra de tarefas (continuação)

Função Descrição

Ações (Sistema) Se Sistemas da caixa de listagem Exibir for selecionada nos detalhes de implementação da janela, as funções a seguir estarão disponíveis no menu Ações.

v Visualizar sistema– Selecionar um sistema, e, em seguida, selecione esta opção para exibir a janela Detalhes do Sistema. Para obter informações adicionais, consulte “Visualizando Detalhes do Sistema” na página 34.

v Reverter Alocação– Selecione esta opção para desfazer alterações de licença. A configuração será revertido para o último implementado de alocação de licença.

Se você selecionar Reverter Alocação em uma licença implementada dentro do período de carência de alocação, que é 14 dias após a implementação, o estado da licença é alterado para

Desbloqueadopara que seja possível realocar a licença para um outro sistema.

v Gerenciar Sistema– Selecionar um sistema, e, em seguida, selecione esta opção para abrir a janela de Configuração do sistema , que pode ser utilizado para configurar regras de firewall, funções de interface, senhas, e a hora do sistema. Para obter informações adicionais, consulte “Gerenciamento da configuração de acesso” na página 37.

v Reiniciar Servidor da Web– Selecione essa opção para reiniciar a interface com o usuário, quando necessário. Por exemplo, você pode ser solicitado a reiniciar sua interface com o usuário depois de instalar um novo protocolo que apresenta os componentes da interface com o usuário novo.

v Encerramento do Sistema– Selecionar um sistema e, em seguida, selecione esta opção para encerrar o sistema. Para obter informações adicionais, consulte “Encerrando um Sistema” na página 36.

v Encerramento do Sistema– Selecionar um sistema e, em seguida, selecione esta opção para encerrar o sistema. Para obter informações adicionais, consulte “Reiniciando um Sistema” na página 36.

Quando você selecionar Licenças a partir da lista de opções Exibir na área de janela Detalhes de Implementação, a janela System and License Managementexibe as seguintes informações:

Tabela 11. Janela de parâmetros Gerenciador de Licença e Sistema. – visualizar licenças.

Parâmetro Descrição

Nome do host Exibe o nome do host do sistema que está alocada para esta licença.

IP do Host Exibe o endereço IP do sistema que é alocada para esta licença. Tipo de Dispositivo Exibe o tipo de dispositivo do sistema que é alocada para esta

licença.

Identidade da Licença Exibe o nome do IBM Security QRadar do produto dessa licença fornece.

Status da Licença Exibe o status da licença que está alocada para esse sistema. Os status incluem:

v Não alocada– Indica que esta licença não está alocada para um sistema.

v Não implementada- Indica que esta licença está alocada para um sistema, mas não é possível implementar a mudança de alocação. Isso significa que a licença não está ativa em sua implementação ainda.

v Implementada– Indica que essa licença é alocada e ativa em sua implementação.

v Desbloqueada– Indica que essa licença foi desbloqueada. É possível desbloquear uma licença se ela tiver sido implementada nos últimos 10 dias. Esse é o período de carência padrão para realocar uma licença. Após o período de carência passar, a licença é bloqueada para o sistema. Se você deve desbloquear uma licença após esse período, entre em contato com o Suporte ao Cliente.

v Nome– Indica que esta licença não é válida e deve ser substituída. Esse status pode indicar que sua licença foi alterada sem autorização.

Data de Expiração da Licença Exibe a data de expiração desta licença. Limite de Taxa do Evento Exibe a taxa de eventos limite sua licença permite. Limite de Taxa de Fluxo Exibe a taxa de fluxo limitar sua licença permite.

Lista de verificação de gerenciamento de licenças

Utilize as opções disponíveis na janela Gerenciamento de Sistema e Licença para gerenciar suas chaves de licença.

Uma chave de licença padrão fornece a você acesso à interface com o usuário por cinco semanas. Você deve alocar uma chave de licença para seu sistema.

Deve-se configurar o sistema QRadar antes de os usuários poderem usar as ferramentas. Comece obtendo uma chave de licença. Após ter uma chave de licença, você deverá fazer seu upload no console e alocá-la para um sistema. Durante a configuração inicial de um sistema, deve-se concluir as seguintes tarefas:

Procedimento

1. Obtenha uma chave de licença por um dos seguintes métodos:

v Para obter uma chave de licença nova ou atualizada, entre em contato com

seu representante de vendas local.

v Para todas as outras questões técnicas, entre em contato com o Suporte ao

Cliente.

2. Faça upload de sua chave de licença.

Quando você faz upload de uma chave de licença, ela é listada na janela Gerenciamento de Sistema e Licença, mas permanece não alocada. Para obter informações adicionais, consulte “Fazendo Upload de uma Chave de Licença”

3. Aloque sua licença para um sistema ou aloque um sistema para sua licença.

4. Para implementar suas mudanças, no menu da guia Admin, clique em

Avançado> Implementar Configuração Integral.

Fazendo Upload de uma Chave de Licença

Você deve fazer upload de uma chave de licença para o Console quando instala um novo sistema QRadar, atualiza uma licença expirada ou inclui um produto QRadar, tal como o QRadar Vulnerability Manager, em sua implementação.

Antes de Iniciar

Escolha uma das opções a seguir para obter assistência com sua chave de licença:

1. Para obter uma chave de licença nova ou atualizada, entre em contato com seu

representante de vendas local.

2. Para todas as outras questões técnicas, entre em contato com o Suporte ao

Cliente.

Sobre Esta Tarefa

Se você efetuar login na interface com o usuário e a chave de licença do Console expirou, você será automaticamente direcionado para a janela Gerenciamento de Sistema e Licença. Você deve fazer upload de uma chave de licença antes que possa continuar. Se um de seus sistemas não do Console incluir uma chave de licença expirada, uma mensagem será exibida quando você efetuar login,

indicando que um sistema requer uma nova chave de licença. Você deve acessar a janela Gerenciamento de Sistema e Licença para atualizar essa chave de licença.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na barra de ferramentas, clique em Fazer Upload da Licença.

5. Na caixa de diálogo, clique em Selecionar Arquivo.

6. Na janela Upload de Arquivo, localize e selecione a chave de licença.

7. Clique em Abrir.

8. Clique em Fazer Upload.

Resultados

A licença é transferida por upload para o Console e é exibida na janela Gerenciamento de Sistema e Licença. Por padrão, a licença não está alocada.

O que Fazer Depois

“Alocando um sistema para uma licença” na página 35

Alocando uma licença para um sistema

Utilize as opções na janela System and License Management para alocar uma licença.

Sobre Esta Tarefa

Quando você instala um QRadar do sistema, uma chave de licença padrão fornece a você acesso à interface com o usuário para cinco semanas. Antes da expiração da licença padrão, você deve alocar uma chave de licença para seu sistema. Você também pode incluir licenças para ativar os produtos QRadar, como QRadar Vulnerability Manager.

Status de Licença exibe o status da licença que é alocada para esse sistema. Os status incluem:

v Não alocada - Indica que esta licença não está alocada para um sistema.

v Não implementada - Indica que essa licença está alocada para um sistema, mas

você não implementou a mudança de alocação. Isso significa que a licença não está ativa em sua implementação ainda.

v Implementada - Indica que essa licença está alocada e ativa em sua

implementação.

v Desbloqueada - Indica que essa licença foi desbloqueada. Você pode desbloquear

uma licença se tiver sido implementada nos últimos 14 dias. Esse é o período de carência padrão para realocar uma licença. Após o período de carência passar, a licença é bloqueada para o sistema. Se você deve desbloquear uma licença após esse período, entre em contato com o Suporte ao Cliente.

v Inválida - Indica que esta licença não é válida e deve ser substituída. Esse status

pode indicar que sua licença foi alterada sem autorização.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Licenças.

5. Selecione um sistema disponível.

6. Clique em Sistema para Alocar Licença.

7. Opcional: Para filtrar a lista de licenças, digite uma palavra-chave na caixa de

procura Upload da Licença.

8. Na lista de licenças, selecione uma licença.

9. Selecione um sistema.

10. Clique em Alocar Licença para Sistema.

Revertendo uma Alocação

É possível reverter uma licença alocada dentro do período de carência de 14 dias.

Sobre Esta Tarefa

Depois que você aloca uma licença para um sistema e antes de implementar suas mudanças na configuração, é possível desfazer a alocação de licença. Ao desfazer a alocação de licença, a licença que foi alocada e implementada pela última vez no sistema é mantida.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Licenças.

5. Selecione a licença que você deseja reverter.

6. Clique em Ações > Reverter Alocação.

Visualizando Detalhes da Licença

Uma chave de licença fornece informações e reforça os limites e habilidades em um sistema IBM Security QRadar.

Sobre Esta Tarefa

Na janela Gerenciamento de Sistema e Licença, é possível visualizar detalhes da licença, como o número de fontes de log permitidas e as datas de expiração.

Nota: Se você exceder o limite de fontes de logs configuradas, uma mensagem de erro será exibida. Se as fontes de log forem descobertas automaticamente e o limite for excedido, elas serão desativadas automaticamente. Para ampliar o número de fontes de log, entre em contato com seu representante de vendas.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Licenças.

5. Para exibir a janela Detalhes da Licença Atual para uma licença, clique duas

vezes na licença que você deseja visualizar.

O que Fazer Depois

Na janela Licença Atual é possível concluir as seguintes tarefas:

v Clique em Fazer Upload de Licenças para fazer upload de uma licença.

Consulte Fazendo Upload de uma Chave de Licença.

v Clique em Alocar Licença para Sistema na barra de ferramentas para designar

uma licença. Consulte Alocando um Sistema para uma Licença.

Exportando uma Licença

Exporte informações da chave de licença para um sistema de desktop.

Sobre Esta Tarefa

É possível exportar informações da chave de licença para um arquivo externo em seu sistema de desktop.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Licenças.

5. A partir do menu Ações, selecione Exportar Licenças.

6. Selecione uma das opções a seguir:

v Abrir com– Abre os dados da chave de licença utilizando o aplicativo selecionado.

v Salvar Arquivo– Salva o arquivo em seu desktop.

7. Clique em OK.

Gerenciamento de sistemas

Use a janela Gerenciamento de sistemas e licensas para gerenciar sistemas em sua implementação.

Use as opções disponíveis na janela Gerenciamento de sistemas e licensas para gerenciar sistemas em sua implementação. É possível visualizar detalhes do sistema, designar uma licensa a um sistema ou reiniciar e encerrar um sistema.

Visualizando Detalhes do Sistema

Visualize as informações sobre o sistema, incluindo licenças da janela Detalhes do Sistema.

Sobre Esta Tarefa

Abra a janela Detalhes do Sistema para visualizar informações sobre o sistema e a lista de licenças que estão alocadas para o sistema.

A lista de licenças fornece os seguintes detalhes para cada licença que está alocada para este sistema:

Tabela 12. Parâmetros de Licença

Parâmetro Descrição

Tabela 12. Parâmetros de Licença (continuação)

Parâmetro Descrição

Status da Licença Exibe o status da licença que está alocada para esse sistema. Os status incluem:

v Não alocada - Indica que esta licença não está alocada para um sistema.

v Não implementada - Indica que essa licença está alocada para um sistema, mas você não implementou a mudança de alocação. Isso significa que a licença não está ativa em sua implementação ainda.

v Implementada - Indica que essa licença está alocada e ativa em sua implementação.

v Desbloqueada - Indica que essa licença foi desbloqueada. É possível desbloquear uma licença se ela tiver sido implementada nos últimos 10 dias. Esse é o período de carência padrão para realocar uma licença. Após o período de carência passar, a licença é bloqueada para o sistema. Se você precisar desbloquear uma licença após esse período, entre em contato com o Suporte ao Cliente.

v Inválida - Indica que esta licença não é válida e deve ser substituída. Esse status pode indicar que sua licença foi alterada sem autorização.

Tipos de Dispositivo de Licença Exibe o tipo de dispositivo para o qual esta licença é válida. Data de Expiração da Licença Exibe a data de expiração desta licença.

Limite de Taxa do Evento Exibe o limite de taxa de eventos que essa licença permite. Limite de Taxa de Fluxo Exibe o limite de taxa de fluxo que esta licença permite.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Sistemas.

5. Para exibir os detalhes do sistema, dê um clique duplo no sistema que você

deseja visualizar.

O que Fazer Depois

Na janela Detalhes do Sistema, você pode concluir as seguintes tarefas:

v Selecione uma licença e clique em Visualizar Licença. Consulte “Visualizando

Detalhes da Licença” na página 33.

v Clique em Fazer Upload de Licenças para fazer upload de uma licença.

Consulte “Fazendo Upload de uma Chave de Licença” na página 31.

v Clique em Alocar Licença para Sistema na barra de ferramentas para designar

uma licença. Consulte “Alocando um sistema para uma licença”.

Alocando um sistema para uma licença

Após obter uma licensa, utilize as opções na janela System and License Management para alocar uma licença.

Você pode alocar várias licenças para um sistema. Por exemplo, adicionando o IBM Security QRadar SIEM, você pode alocar IBM Security QRadar Risk Managere IBM Security QRadar Vulnerability Manager para seu sistema QRadar Console.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Sistemas.

5. Selecione um sistema disponível.

6. Clique em Alocar Licença para Sistema.

7. Opcional: Para filtrar a lista de licenças, digite uma palavra-chave na caixa de

procura Upload da Licença.

8. Na lista de licenças, selecione uma licença.

9. Selecione um sistema.

10. Clique em Alocar Licença para Sistema.

Reiniciando um Sistema

Utilize a opção Reiniciar Sistema na janela Gerenciamento de Sistema e Licença para reiniciar um sistema em sua implementação.

Sobre Esta Tarefa

A coleta de dados para enquanto o sistema está encerrando e reiniciando.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Sistemas.

5. Selecione o sistema que você deseja reiniciar.

6. A partir do menu Ações, selecione Reiniciar Sistema.

Encerrando um Sistema

Utilize a opção Encerrar na janela Gerenciamento de Sistema e Licença para encerrar um sistema.

Sobre Esta Tarefa

A coleta de dados para enquanto o sistema está encerrando.

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

2. No menu de navegação, clique em Configuração do sistema.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Sistemas.

5. Selecione o sistema que deseja encerrar.

6. A partir do menu Ações, selecione Encerrar.

Exportando Detalhes do Sistema

Use a opção Exportar Sistemas na janela Gerenciamento de Licença e Sistema para exportar informações do sistema para um arquivo externo na área de trabalho do sistema

Procedimento

1. Clique na guia Admin.

3. Clique no ícone Gerenciamento de Sistema e Licença.

4. Na caixa de listagem Exibir, selecione Sistemas.

5. A partir do menu Ações, selecione Exportar Sistemas.

6. Selecione uma das opções a seguir:

v Abrir com– Abre os dados da chave de licença utilizando o aplicativo selecionado.

v Salvar Arquivo– Salva o arquivo em seu desktop.

7. Clique em OK.

Gerenciamento da configuração de acesso

É possível usar a janela Configuração de sistema para configurar regras de firewall, funções de interface, senhas e tempos de sistemas.

Se a rede exigir mudanças de configuração da rede, tal como uma mudança de endereço IP, para seus sistemas de console e que não são de console após a instalação inicial de sua implementação, você deverá usar o utilitário

qchange_netsetuppara efetuar essas mudanças. Para obter informações adicionais sobre configurações de rede, consulte o Guia de Instalação de seu produto.

Configurando o Acesso ao Firewall

É possível configurar o acesso ao firewall local para ativar as comunicações entre dispositivos e o IBM Security QRadar. Além disso, você pode definir o acesso à janela Configuração do sistema.

Sobre Esta Tarefa

No documento Guia de Administração (páginas 39-53)