• Nenhum resultado encontrado

GESTãO DA SUSTENTABILIDADE

No documento RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE (páginas 43-46)

G4-15, G4-41, G4-45

lista do Carbon disclosure Program (CdP) da qual a

EcoRodovias faz parte

a Companhia é uma das duas brasileiras a fazer parte do grupo, que é conectado pelo CDP a uma ampla rede de investidores institucionais

A list

Na EcoRodovias, tópicos de susten- tabilidade diversos – como segu- rança dos usuários e colaboradores, implementação do Sistema de Ges- tão Integrado, eficiência no uso de recursos naturais, desenvolvimento da comunidade, boas práticas de governança e ética – vêm sendo incorporados à gestão. Exemplo disso são as metas de redução de emissões e acidentes, integradas à agenda da alta liderança; a ado- ção de certificações em normas internacionais nas unidades; e o desenvolvimento das Diretrizes de Sustentabilidade e sua aplicação às decisões corporativas.

Conjunto de direcionadores com capacidade de influenciar a estra- tégia, as diretrizes se combinam às ações de engajamento dos públi- cos de relacionamento internos e externos para garantir a perenida- de e a reputação corporativa do Grupo. As práticas também estão alinhadas à norma ISO 26000, a fim de garantir o equilíbrio entre o bem-estar econômico, social e ambiental.

A Companhia tem sido reconhe- cida por diferentes players do mercado e reforçado seu posicio- namento de compromisso com a sustentabilidade. Em 2016, voltou a compor a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa, que lista compa- nhias abertas brasileiras compro- metidas com a evolução de suas práticas em relação ao assunto.

Outro importante reconhecimento é a integração da EcoRodovias na “A List” do Carbon Disclosure Program (CDP), organização que conec- ta milhares de empresas e cerca de 850 investidores institucionais de todo o globo para fomentar a transição a uma economia de bai- xo carbono.

única brasileira do segmento de infraestrutura a compor essa lista, junto de outra empresa nacional do segmento químico/petroquímico, a EcoRodovias faz parte, desde 2017, de um seleto grupo de 193 organi- zações reconhecidas globalmente por suas estratégias climáticas. A EcoRodovias divulga seu balanço de emissões ao CDP desde 2012. Outros compromissos importantes do Grupo são:

• Pacto Global – o Grupo aderiu

aos compromissos da ONU em 2014 e, desde então, comunica seu desempenho em relação aos compromissos, que abrangem direitos humanos, desenvolvimen- to social, ética e condições dignas de trabalho.

• Objetivos do Desenvolvimento

Sustentável (ODS) – lançados em

2015, em continuidade aos antigos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), propõem 17 com- promissos e mais de 160 metas a serem adotadas por organizações de todo o planeta para contribuir para a melhoria dos padrões de vida. Por meio de um conjunto de compromissos, programas e metas em áreas como diversi- dade, inclusão, relacionamento com usuários e comunidade e

compliance, a EcoRodovias atua

de maneira alinhada aos ODS. Em 2016, além do exercício de incor- poração dos objetivos à estratégia de sustentabilidade, destacou-se a conexão entre os temas da nova materialidade da Companhia e os ODS (veja no Sumário de conteú-

do da GRI, por exemplo, a correla-

ção entre os indicadores materiais reportados neste relatório e os compromissos da onu).

• Global Reporting Initiative (GRI)

– metodologia global de referên- cia para comunicação de resul- tados, é adotada pelo Grupo há uma década em seus relatórios anuais e de sustentabilidade, além de compor a agenda da alta lide- rança como estímulo à gestão de impactos e indicadores econômi- cos, sociais e ambientais.

• Na Mão Certa – iniciativa da

Childhood Brasil que estimula o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A EcoRodo- vias recebeu reconhecimento do programa em 2016.

• Iniciativas Empresariais do Centro de Estudos em Sustenta-

bilidade (GVceS) – com o ob-

jetivo de fomentar a cocriação de estratégias, ferramentas e propostas de políticas públicas e empresariais em sustentabilidade, a parceria já trouxe estudos/resul- tados relevantes:

– Empresas pelo Clima (EPC) – o Grupo faz parte da plataforma desde 2009, comprometendo- -se com iniciativas de redução de emissões e controle dos riscos cli- máticos na operação e na cadeia de valor;

– Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de valor (ISCv) – busca desenvolver ações inovadoras protagonizadas com peque- nos e médios negócios inte- grados à cadeia produtiva de grandes empresas;

– Ciclo de vida Aplicado (CiviA) apoia o setor empresarial na gestão estratégica das externalidades relacionadas a seus produtos e serviços;

– Tendências em Serviços Ecos- sistêmicos (Tese) – desenvol- vimento de projetos baseados nas Diretrizes Empresariais para valoração Econômica de Servi- ços Ecossistêmicos.

Em parceria

com o Centro

de Estudos em

Sustentabilidade

da fGV, o Grupo

trabalha para

fomentar novos

métodos de

alinhamento

entre políticas de

gestão e critérios

socioambientais

leia mais

sobre os projetos da EcoRodovias nos temas de serviços ecossistêmicos e gestão de externalidades no capítulo capital natural.

DireTrizeS De

SUSTeNTaBiliDaDe

• Qualidade – com base na iSO 9001,

atender às necessidades das unidades de negócio e de seus colaboradores e equipes com base em elevados critérios de qualidade.

• gestão por processos – processos, indi- cadores e sistemas integrados e moni- torados de forma contínua em todas as controladas.

• Meio ambiente – com base na iSO 14001, manter modelos de gestão pautados pela eficiência nas unidades de negócio. • Mudanças climáticas – manter ações

voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa da Companhia, com ênfase em eficiência energética, uso de fontes renováveis e proteção da biodiversidade.

• Responsabilidade social – priorizar direitos humanos, ética e combate à corrupção, além da diversidade e do desenvolvimento de fornecedores, como pilares de gestão, seguindo as diretrizes da iSO 26000. • Segurança no trabalho – valorizar a inte-

gridade e o bem-estar de colaboradores e prestadores de serviço, em linha com os requisitos da OHSaS 18001.

• Ouvidoria – abrir e manter canais para denúncias, sugestões e queixas dos diversos públicos de relacionamento, mantendo o Grupo atento às demandas da sociedade.

• Conflito de interesses – controlar e prevenir riscos associados ao tema, com uma governança e uma estrutura de con- troles internos altamente eficientes.

PROCESSO DE

No documento RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE (páginas 43-46)

Documentos relacionados